TVGolo.com - Novos Golos

30 de set. de 2008

Luis Fabiano lesiona a coxa e preocupa o Sevilla e a seleção brasileira

O atacante brasileiro Luís Fabiano, com uma ruptura no músculo adutor da perna direita, desfalcará o Sevilla por pelo menos duas semanas. O jogador já foi cortado da relação para a partida contra o Red Bull Salzburg, pela primeira fase da Copa da Uefa. Ele só deve retornar após a pausa para as disputas das eliminatórias ao Mundial de 2010.


A notícia é ruim para o técnico Manolo Jiménez. Além da lesão do brasileiro, o marfinense Koné também está machucado, enquanto o malinês Frederic Kanouté acusa cansaço. A melhor opção no momento é o uruguaio Chevantón.

Por outro lado, o meia Renato está de volta ao grupo e pode ser escalado mais à frente no meio-campo. O argentino Lautaro Acosta também deve ganhar mais oportunidades.

O jogador está convocado para as duas próximas partidas da seleção brasileira pelas elimionatórias da Copa do Mundo de 2010, contra Venezuela, dia 12 de outubro, e contra a Colômbia, dia 15, e também não deve poder jogar. A CBF ainda não se pronunciou a respeito do assunto.

Diego Souza e Lenny liberados pelo STJD

O torcedor do Palmeiras pode respirar aliviado. Julgados nesta terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, por infrações na partida diante do Cruzeiro, Lenny e Diego Souza foram absolvidos. Com isso, eles estão livres para encarar o Atlético-MG, sábado, no Palestra Itália, pela 28ª rodada do Brasileirão. As informações são do site Justiça Desportiva.


Expulso na partida, Lenny foi denunciado no artigo 254 (praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Por unanimidade de votos, o atacante pegou um jogo de punição, já cumprido em suspensão automática. Já Diego Souza, que respondia pelo artigo 255 (praticar ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe), foi absolvido por maioria de votos.

Hertha e CSKA vão à fase de grupos da Copa da Uefa

Hertha Berlin e CSKA Moscou garantiram suas classificações para a segunda fase da Copa da Uefa nesta terça-feira. A equipe alemã empatou em 0 a 0 com o Saint Patricks Athletic, da Irlanda, em Dublin, pela volta da primeira fase.

Como havia vencido em Berlim por 2 a 0, o time dos brasileiros Cícero e Raffael garantiu o acesso à fase de grupos, cujo sorteio será realizado na próxima semana.


Já o CSKA venceu nesta terça o Slaven Koprivnica, da Croácia, por 1 a 0 no Estádio Olímpico Luzhniki de Moscou. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Aleksei Berezutski.
O resultado classificou o time russo, que havia vencido na ida por 2 a 1, com dois gols do atacante brasileiro Vágner Love.

A rodada será encerrada na quinta-feira, com destaque para os jogos entre Milan e Zurique, e Omonia e Manchester City. A equipe italiana vem embalada pela vitória no clássico contra a Inter de Milão, enquanto o clube de Robinho, Elano e Jô precisa apenas de um empate contra os romenos.

Liga dos Campeões > 2ª rodada (jogos de terça)

Manchester ganha a primeira; Senna dá vitória ao Villarreal

Após uma primeira rodada sem gols no Grupo E da Copa dos Campeões, a rede finalmente balançou, nesta terça-feira. O Manchester United derrotou o Aalborg, na Dinamarca, e o Villarreal triunfou sobre o Celtic, com gol do brasileiro Marcos Senna.

Assim, os vencedores do dia dividem a liderança da chave, com quatro pontos e vantagem para os ingleses nos critérios de desempate. As equipes escocesa e dinamarquesa aparecem atrás na classificação, com um ponto ganho cada.

Em Aalborg, o Manchester United soube impor seu ritmo com relativa tranqüilidade. A vitória por 3 a 0 começou a ser construída aos 22min do primeiro tempo, quando Wayne Rooney recebeu lançamento de Ryan Giggs e balançou a rede.

Na etapa final, foi a vez de Berbatov deixar sua marca. O búlgaro aproveitou falha da defesa, aos 10min, e ampliou a vantagem no marcador. Aos 34min, ele recebeu cruzamento de Cristiano Ronaldo e finalizou com estilo, dando números finais ao jogo.

Já no Estádio El Madrigal, em Villarreal, quem levou a melhor foi o time anfitrião. O gol que definiu o triunfo por 1 a 0 sobre o Celtic foi anotado pelo volante brasileiro Marcos Senna, em cobrança de falta precisa, aos 22min do segundo tempo.

Arsenal goleia Porto e assume ponta no Grupo G

O Arsenal assumiu nesta terça-feira a liderança do Grupo G da Copa dos Campeões da Europa. Atuando em Londres, a equipe inglesa goleou o Porto por 4 a 0 e subiu para o primeiro lugar da chave.

O Arsenal abriu o placar aos 30min de jogo. Após boa jogada feita por Fábregas e Adebayor, a bola sobrou para Van Persie e, na entrada da pequena área, o holandês completou para o gol vazio: 1 a 0.

Aos 39min, os ingleses chegaram ao segundo gol. Após cobrança de escanteio da direita, o atacante Adebayor subiu mais que a defesa para cabecear. A bola bateu no travessão antes de entrar no gol do Porto.

Logo no início do segundo tempo, o Arsenal chegou ao terceiro, novamente com Van Persie. Aos 3min, o holandês aproveitou a bobeada da defesa portista para marcar. Adebayor, de pênalti, aos 25min, fez o quarto gol dos donos da casa.

Com o resultado, o Arsenal chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo G, deixando o Porto em segundo, com apenas três pontos.

Os outros dois times do Grupo G também atuaram nesta terça, em Istambul. No entanto, Fenerbahce e Dínamo de Kiev seguem sem conhecer uma vitória nesta etapa da competição continental, uma vez que não saíram do 0 a 0.

Com o resultado, a equipe de Kiev está em terceiro no Grupo G, com dois pontos. O Fenerbahce, com apenas um, amarga a lanterna.

Na próxima rodada da chave, o Arsenal defenderá a liderança diante do Fenerbahce, em Istambul. O Porto tentará a recuperação diante do Dínamo de Kiev, em Portugal. Os dois jogos serão realizados no próximo dia 21 de outubro.

Zé Roberto marca, e Bayern empata com Lyon

A fase segue não muito boa para o Bayern de Munique. Jogando no Allianz Arena, a equipe alemã empatou com o Lyon por 1 a 1, nesta terça-feira, depois de sair atrás no placar em partida válida pelo Grupo F da Copa dos Campeões. No outro confronto, Fiorentina e Steaua Bucareste empataram sem gols.

Mesmo tendo estreado com vitória sobre o Steaua Bucareste, o Bayern não atravessa um bom momento na atual temporada. Nas duas últimas rodadas do Campeonato Alemão, o técnico Klinsmann viu uma goleada por 5 a 2 sofrida para o Werder Bremen e um revés diante do Hannover, pelo placar de 1 a 0.

Nesta terça, foi a vez do Lyon, atual líder do Campeonato Francês, tentar complicar o time dos brasileiros Lúcio, Breno e Zé Roberto. Mesmo fora de casa, a formação francesa, das estrelas Juninho Pernambucano e Fred, inicialmente assustou o adversário, após gol contra do zagueiro argentino Demichelis, aos 25min do primeiro tempo.

Mas foi justamente um brasileiro, o meio-campista Zé Roberto, o responsável por igualar o marcador em Munique, aproveitando cruzamento de Klose para marcar para o Bayern, aos 7min da etapa final.

Também pelo Grupo F, a Fiorentina não saiu de um empate diante do romeno Steaua Bucareste, por 0 a 0, mesmo atuando no Estádio Artemio Franchi.

Desse modo, a classificação após a segunda rodada tem na liderança o Bayern, que soma quatro pontos. Enquanto Lyon e o Fiorentina, respectivamente segundo e terceiro colocados, têm dois pontos ganhos, o Steaua ocupa a lanterna do grupo, com apenas um ponto.

Iaquinta livra Juventus de derrota na Bielo-Rússia

A Juventus por pouco não foi derrotada pelo Bate Borisov, nesta terça-feira, na Bielo-Rússia, pela segunda rodada do Grupo H da Copa dos Campeões. Depois de levar dois gols, o time italiano buscou o empate por 2 a 2 graças ao atacante Iaquinta, que balançou a rede em duas oportunidades.

O resultado deixou a equipe de Turim com quatro pontos ganhos no Grupo H, dois a menos que o líder Real Madrid. Logo atrás vem o Bate Borisov, com um, enquanto o Zenit, da Rússia - atual campeão da Copa da Uefa -, ainda não pontuou na Copa dos Campeões.
Por jogar em casa, o Bate Borisov partiu para cima da Juventus e abriu 2 a 0 antes dos 25 minutos iniciais, com os gols de Krivets, aos 17min, e Stasevich, aos 23min. Iaquinta, porém, marcou aos 29min e aos 45min do primeiro tempo e decretou a igualdade no duelo.

No próximo dia 21, a Juventus disputará a liderança do Grupo H com o Real Madrid, na Itália, sendo que os espanhóis precisarão de um empate para seguir na ponta. No mesmo dia, o Zenit receberá o Bate Borisov.
Real vence na Rússia e mantém 100%

O Real Madrid conquistou, nesta terça-feira, a sua segunda vitória na fase de grupos da Copa dos Campeões da Europa. Mesmo jogando fora de casa, a equipe espanhola superou o emergente Zenit por 2 a 1 e chegou aos seis pontos no Grupo H da competição continental.

Todos os gols saíram ainda no primeiro tempo, com o Real abrindo o placar logo aos 3min. Van der Vaart fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro e, na tentativa de afastar pela linha de fundo, Hubocan acabou mandando a bola contra as próprias redes.

O empate do Zenit veio aos 24min. Após cruzamento da esquerda, o português Danny, um dos destaques da equipe russa, igualou o marcador para os anfitriões.

O gol da vitória do Real Madrid veio aos 30min. O holandês Van Nistelrooy aproveitou a sobra da defesa do time de São Petesburgo para chutar cruzado e colocar a equipe espanhola na frente do placar.

Com a vitória fora de casa, o Real Madrid dá um passo importante na luta pela classificação às oitavas-de-final. O time espanhol assume a liderança provisória do Grupo H, com seis pontos. O Zenit, por sua vez, segue sem nenhum ponto.

Na próxima rodada da chave, o Zenit tentará a recuperação diante do Bate Borisov, da Bielo-Rússia, novamente em casa. O Real Madrid, por sua vez, vai a Turim enfrentar a Juventus. Os dois jogos serão realizados no dia 21 de outubro.

Copa de 2014: candidatura do Rio de Janeiro tem Maracanã como carro-chefe

Representantes do Rio de Janeiro apresentaram nesta terça-feira a candidatura da cidade a uma da sedes para Copa do Mundo de 2014. E o Maracanã foi colocado como carro-chefe do projeto que foi exposto ao comitê organizador do torneio e também a membros da Fifa que estão reunidos desde sábado em um seminário que acontece em um bairro da Zona Oeste carioca.


- O Maracanã é o segundo ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro e apresenta uma magnitude internacional. O estádio é um templo único e que tem uma imagem importante no mundo todo – afirma Márcia Lins, Secretária Estadual de Esportes, Lazer e Turismo do Rio de Janeiro.

Segundo Márcia, que não pôde responder todas perguntas feitas pelos jornalistas devido a um contrato de confiabilidade feito com a Fifa, apenas o Maracanã deverá ser usado para receber jogos da Copa. O Engenhão, construído recentemente para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, sequer teve seu nome citado durante a apresentação.

Sobre as obras para o Maracanã se adequar às normas pedidas pelo caderno de encargos da Fifa, a comissão de candidatura do Rio de Janeiro revela que ainda não definiu se o estádio será reformado por intermédio de uma concessão (iniciativa privada) ou por uma PPP (Parceria Público-Privada).

- Como o estádio é tombado, temos uma limitação em relação a fachada. Mas, no restante, o estádio terá todos quesitos de qualidade e infra-estrutura para receber a Copa do Mundo – revela Márcia, citando Wembley, na Inglaterra, como exemplo a ser seguido. O estádio britânico, que também era tombado, foi totalmente reformulado.

Ainda nesta terça-feira, último dia do seminário, as cidades de São Paulo e Belo Horizonte apresentam suas candidaturas.

Gre-Nal sem fim: colorados criam o chocolate galáctico


A alegria dos colorados e a decepção dos gremistas não têm data para terminar depois do Gre-Nal 373, o mais importante do novo milênio. A goleada de 4 a 1 sobre o Grêmio fez com que torcedores do Inter criassem o chocolate galáctico. Circula pela internet a imagem do doce fictício, uma brincadeira dos vermelhos com o presidente do Tricolor, Paulo Odone, que chamou o adversário de time galáctico antes do clássico. A embalagem traz uma maldosa promoção para os gremistas: pague um e leve quatro.

Mundial de Futsal

Brasil atropela e faz 12 no Japão na abertura do Mundial

O Brasil não poderia ter estréia mais positiva no Mundial de Futsal. Na manhã desta terça-feira, pela primeira rodada da edição de 2008 da competição, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, a equipe do técnico Paulo César de Oliveira atropelou o Japão e goleou com facilidade por 12 a 1.

Os japoneses entraram em quadra determinados, chegaram a manter a posse de bola, mas encontraram um Brasil inteligente, que respondia bem às tentativas de ataques do rival e trabalhava as jogadas com paciência.

O técnico PC começou a partida com o ídolo Falcão, principal nome da modalidade no País, na reserva. Não era apenas menosprezo aos japoneses, mas sim poupar o camisa 12. Apesar das dificuldades normais de uma estréia, deu certo.

O primeiro gol veio mais tarde do que os torcedores queriam, mas no tempo ideal. Lenísio arrancou pela direita, puxou o lance para o meio e bateu forte, no canto. Pouco depois, Marquinho aplicou lindo drible em Kanayama e chutou no ângulo para ampliar.

Eram menos de dez minutos corridos de jogo e a vantagem era satisfatória. Mesmo assim, o Brasil seguia trabalhando o jogo, evitava correr e, dessa forma, se desgastar rapidamente. Nada mais justo, afinal após Falcão converter uma penalidade sofrida por Lenísio, Osodo aproveitou um vacilo de Marquinho, recuperou a bola e diminuiu.

Nem o mais otimista dos jogadores japoneses poderia esperar uma queda de rendimento do Brasil no segundo tempo. Mas o que se viu depois do intervalo, surpreendeu o público regular que compareceu ao ginásio em Brasília.

O Brasil passeou e mostrou porque é um dos favoritos. Vinícius rolou e Wilde bateu para marcar. Pouco depois, Ari avançou pela esquerda e chutou cruzado, por baixo do goleiro Kawahara. Pouco depois, foi a vez de outro ídolo, Schumacher, aproveitar um rebote para ampliar.

O Brasil já abria 6 a 1 no placar, mas era pouco. O Japão havia sumido na etapa final. Melhor para Ari, que aproveitou um cruzamento de Vinícius e converteu às redes. O lance anterior de Wilde incentivou Betão, que arrancou pelo meio de finalizou forte, sem permitir defesa.

O que já estava fácil, ficou ainda mais tranqüilo para os brasileiros com a expulsão de Inaba, após dura falta e o segundo amarelo. Caminho aberto para o Brasil deslanchar. Ciço chutou e marcou.

Pouco depois, Falcão fez o segundo, e incentivou Ari, Lenísio e Schumacher, outros a terminarem com dois gols marcados e a artilharia do jogo. Ciço também o seu, definindo a vitória por 12 a 1.

O dilatado placar deve deixar a Seleção Brasileira na liderança do Grupo A da Copa do Mundo de futsal, cuja primeira rodada será completada ainda nesta terça. O time do técnico PC volta à quadra na quinta, às 10h30 (de Brasília), quando enfrenta as Ilhas Salomão, novamente em Brasília. No mesmo ginásio, só que somente no sábado, o Japão tentará se recuperar contra os mesmos rivais dos mandantes.

Em oito edições do Mundial de Futsal, cuja organização passou a ser de responsabilidade da Fifa apenas em 1989 (antes era da extinta Fifusa), o Brasil venceu cinco. Entretanto, a hegemonia ficou para trás e o País não vence desde 1996. A Espanha é a atual bicampeã (2000 e 2004), com o Paraguai completando a lista de vencedores, campeão em 1988.

Itália estréia com vitória no Mundial de Futsal

A Itália estreou com vitória no Mundial de Futsal na manhã desta terça-feira. Jogando no Rio de Janeiro, a equipe européia, atual vice-campeão do torneio, venceu a Tailândia por 1 a 0.

Com este resultado, a Itália faz seus primeiros três pontos no Grupo B. Os dois times voltam a campo contra os Estados Unidos. Os europeus jogam na quinta-feira e a Tailândia, no sábado.
A equipe italiana, repleta de brasileiros naturalizados, sofreu com a pressão dos tailandeses e quase foi vítima da primeira zebra do torneio.

Os italianos fizeram o único gol do confronto aos 15min da etapa inicial, quando Adriano sofreu pênalti. O capitão Grana bateu no canto esquerdo do goleiro e decidiu o jogo.

O time asiático quase chegou ao empate quatro minutos depois, em uma jogada de Innui. O tailandês bateu e conseguiu acertar a trave do goleiro Feller.

A situação da equipe asiática na partida ficou ainda mais complicada aos 8min da etapa complementar, quando Saisorn recebeu o seu segundo cartão amarelo e foi expulso.
A Itália se salvou graças ao goleiro Alexandre, que fez belas defesas na etapa final. Pela mesma chave, Paraguai e Estados Unidos jogam ainda nesta terça-feira, às 12h30.
Aqui no JG você terá uma goleada de notícias do Mundial de Futsal!

Henry e Gerrard lançam livro de culinária contra obesidade

Alguns dos principais ídolos do futebol europeu publicaram um livro de receitas para incentivar as crianças a ter uma alimentação mais saudável e ajudar a combater o problema de obesidade no continente.


Especialistas em saúde afirmam que cerca de 20% das crianças européias estão acima do peso e o nível de obesidade infantil é 10 vezes maior do que o registrado na década de 70.

Intitulado Eat for Goals! ("Coma para gols!", em tradução livre), o livro foi criado pela Uefa, a confederação européia de futebol e pela Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia, para tentar combater o problema da obesidade.

Para incentivar as crianças a comerem alimentos saudáveis e saborosos, o livro traz receitas simples, como uma salada de frutas frescas elaborada pelo capitão do time escocês Rangers, Barry Ferguson.

No entanto, o livro traz receitas mais elaboradas, como a do peixe aromático feito pelo capitão do clube inglês Liverpool, Steven Gerrard.

Entre os outras craques que mostraram seus dotes de chef estão o francês Thierry Henry, o alemão Miroslav Klose e o holandês Ruud Van Nistelrooy.

"As estimativas indicam que cerca de 22 milhões de crianças na União Européia são obesas ou acima do peso ¿ e esse número cresce em 1,3 milhão todos os anos", disse à BBC a comissária européia de saúde, Androulla Vassiliou.
Aula de culinária
O livro de receitas foi lançado durante uma aula de culinária na Escola Britânica de Bruxelas e o lançamento contou com a presença de Vassiliou e do presidente da Federação Mundial de Cardiologia, Pekka Puska.

"Nós não queremos que vocês sejam gordos quando vocês crescerem. Queremos que cresçam bem, magros e saudáveis", disse Vassiliou aos alunos.

Uma das alunas, Sophie Corrigan, 11 anos, seguiu a receita de salada de frutas do ídolo do Rangers. "Cortei maçãs, mangas, uvas e maracujá e vou colocar tudo dentro desse abacaxi. Deve ter um gosto bom. Tomara que sim", disse.

Do outro lado da sala, Puska experimentou um macarrão feita pelas crianças ¿ receita do ídolo do futebol alemão Lukas Podolski.

"Isso é muito bom e cumpre o objetivo", disse Puska. "Comida boa e saudável não precisa ser sem gosto ou sem graça, mas pode e deve ser saborosa e saudável", disse.

Pelé "dribla" presentes na inauguração do Museu do Futebol

Na inauguração do Museu do Futebol, em São Paulo, o maior jogador de todos os tempos passou a perna nos presentes. Em uma jogada que muito lembrou algumas das exibidas no próprio museu, de 6.900 m², no Estádio do Pacaembu, Pelé teve a oportunidade de ver tudo de modo sossegado, sem marcação.

No hall de entrada, dezenas de jornalistas esperavam uma fala, um aceno qualquer do protagonista da festa. Nada. Ou ao menos a sala Grande Área: paredes cheias de quadros que já davam mostra de que o museu mereceria de fato ser visitado. Por cerca de uma hora, imagens ampliadas de escudos, futebol de botão, mini-craques, taças, flâmulas, cinzeiros, óculos e canecas foram a visão de quem esperava por Pelé.


Na parte avessa das arquibancadas do Pacaembu, uma grade separava a imprensa dos convidados, os primeiros a ver de perto o espaço dedicado à celebração do esporte bretão, de origem elitista, mas que aos poucos "tornou-se brasileiro, popular e mestiço - espelho da nossa cultura", como bem aponta o material distribuído pelos organizadores.

Em um dos telões espalhados pela fachada do museu, sem firulas, o herói das conquistas das Copas de 1958 e 1970 disse que ficou surpreso ao saber que o ex-companheiro Zagallo guardou uma camisa que ele havia usado na Seleção, e que agora será parte dos objetos que ficarão expostos no novo museu paulista.

Foi então que, de longe, Pelé teve pessoalmente uma aparição repentina, cercado de inúmeros seguranças, até uma porta de acesso exclusiva. Assim, o ex-santista se foi. Ele já tinha visto tudo: ao vivo e em história.

Mas para os que ainda não viram o que viu o rei do futebol, o museu tem 15 salas dedicadas a temas variados, como a torcida, as Copas, as origens do futebol no País e grandes nomes da cultura nacional.

Orçado em R$ 32,5 milhões, o Museu do Futebol, iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, foi inaugurado com a exposição temporária "As Marcas do Rei", uma homenagem a Pelé, mas só será aberto ao público a partir de quarta-feira, funcionando de terça a domingo e fechado sempre nos dias de jogos no Pacaembu.

Um dos destaques do novo museu é a acessibilidade. Em uma das salas, por exemplo, pessoas que não enxergam poderão tocar em diversas placas para ler, em braile, textos explicativos sobre o futebol. Em recurso semelhante ao Museu da Língua Portuguesa, também na capital paulista, o Museu do Futebol traz recursos multimeios, com vasto material em áudio e texto.

Ao todo, seis horas de vídeo estão disponíveis aos visitantes. Dentre as principais diversões, estão o simulador de cobranças de pênalti, três mesas de pebolim e uma sala interativa com um filme 3D (em terceira dimensão), com o meia-atacante Ronaldinho fazendo embaixadinhas.

Após título, Kirilenko é eliminada em Tóquio

Dois dias após conquistar o Torneio de Seul, a russa Maria Kirilenko foi derrotada no Torneio de Tóquio e se despediu logo na primeira rodada. Klara Zakopalova, da República Checa, eliminou a número 31 do ranking por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/5.

Zakopalova, número 75 do mundo, enfrentará a polonesa Marta Domachowska, que derrotou, na última segunda-feira, a japonesa Aiko Nakamura por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 e 7/5.
O torneio também já conhece duas classificadas às oitavas-de-final. Ayumi Morita, do Japão, passou por Marina Erakovic, da Nova Zelândia. A japonesa fez 2 sets a 1 com facilidade, com parciais de 6/1 e 6/4.


Já a cabeça-de-chave número 5 Kaia Kanepi, da Estônia, passou com dificuldade pela checa Lucie Safarova. A número 34 fechou sua partida por 2 sets a 1, com 4/6, 6/3 e 6/4. O Torneio de Tóquio é disputado em quadra de cimento, e a vencedora receberá prêmio de US$ 175 mil (aproximadamente R$ 343 mil).