TVGolo.com - Novos Golos

23 de out. de 2008

CNN coloca clássico Palmeiras x Timão entre os dez maiores do mundo

Nesta quinta-feira, a rede americana CNN publicou em seu site a lista das dez maiores rivalidades mundiais, segundo a empresa. O único clássico brasileiro mencionado no texto foi o Palmeiras x Corinthians. O duelo paulista aparece em nono lugar. A matéria destaca como começou a rivalidade entre os dois clubes: ”O Corinthians era o único time da cidade, mas um grupo de italianos fundou o Palmeiras.”

Em primeiro na lista, a CNN destaca a rivalidade escocesa entre o Celtic e o Rangers. O duelo mexe não só com o futebol, mas também com o fanatismo religioso do país. Em segundo aparece o clássico italiano Lazio x Roma.

A rivalidade entre Boca Juniors e River Plate não poderia ter ficado fora da lista. O “duelo hermano” figura na terceira posição da lista da rede, que o classifica como “o mais intenso da América do Sul”.

Confira a lista completa:
1) Celtic e Rangers, Escócia
2) Lazio e Roma, Itália
3) Boca Juniors e River Plate, Argentina
4) Al Ahly e Zamalek, Egito
5) Galatasaray e Fenerbahce, Turquia
6) Olympiakos x Panathinaikos, Grécia
7) Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Sérvia
8) Wydad x Raja Casablanca, Marrocos
9) Corinthians x Palmeiras, Brasil
10) Peñarol x Nacional, Uruguai

Se Corinthians x Palmeiras ficou entre os 10, por que não o Grenal e o Flamengo x Vasco?

Série A > 31ª rodada (jogos de quinta)

São Paulo sofre para bater Vitória e é vice-líder

Em uma noite marcada pela forte chuva que atingiu o gramado do Morumbi, o São Paulo conseguiu uma importante resultado nesta quinta-feira, quando superou o Vitória pelo placar de 2 a 1, de virada, e chegou à vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro , na disputa da 31ª rodada.

O time do técnico Muricy Ramalho, que ainda luta pelo tricampeonato nacional e não pôde contar com o artilheiro Borges nesta noite, teve bastante dificuldade para conseguir triunfar, mas chegou aos 56 pontos e passa a ocupar, provisoriamente, o segundo lugar do torneio.
No entanto, com uma rodada a mais, o São Paulo ainda pode ser ultrapassado novamente por Cruzeiro e Palmeiras, que completam a rodada no próximo sábado. Com o triunfo conhecido no Morumbi, o time tricolor ampliou para 11 jogos a sua invencibilidade.

Com gol de goleiro, Fla vence e tira Palmeiras do G-4

Com uma grande atuação do xodó rubro-negro Obina, que marcou um gol, sofreu o pênalti para que Leonardo Moura marcasse e deu o passe para o de Maxi, quem roubou a cena na vitória por 5 a 0 do Flamengo sobre o Coritiba foi o goleiro Bruno. Além de fazer importantes defesas, o camisa 1 cobrou um pênalti já nos acréscimos para decretar a goleada rubro-negra, nesta quinta-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Somando os três pontos, a equipe carioca alcança os 55 e iguala o Palmeiras na pontuação, mas passa a equipe paulista no saldo de gols (18 a 14). Já o Coritiba, que ainda sonhava com uma vaga na Libertadores vê longe a possibilidade e tenta se manter na zona de classificação para a Sul-Americana, com 46 pontos.

O Flamengo conseguiu superar importantes desfalques na noite desta quinta, já que o zagueiro Fábio Luciano, capitão da equipe, e o lateral-esquerdo Juan - algumas vezes convocado para a Seleção Brasileira - estão suspensos e não puderam jogar. Kléberson ficou perto de não atuar, mas se recuperou de uma forte gripo e entrou em campo, inclusive dando passe para um dos gols.

Já o lateral-direito Leonardo Moura teve um dia perfeito. O jogador completou 30 anos nesta quinta-feira e ganhou dois presentes: a vitória rubro-negra e o segundo gol flamenguista.

Pelo lado do Coritiba, a principal estrela do time, o atacante Keirrison teve um dia movimentado, mas acabou não rendendo o esperado dentro de campo. Autor de 16 gols no Brasileiro, o jovem jogador foi negociado com a Traffic, parceira do Palmeiras, e pode reforçar a equipe paulista na próxima temporada.

O jogo
O Flamengo esteve melhor desde o apito inicial do árbitro. Logo aos 13min, a equipe carioca conseguiu acertar a trave do goleiro Vanderlei. O lateral Luizinho encontrou Obina na área e cruzou. O atacante meteu a testa na bola e acertou o poste do arqueiro do Coritiba.

O gol amadurecia até que, aos 19min, Obina entrou na área e foi derrubado por João Henrique. Carlos Eugênio Simon entendeu que foi pênalti. O lateral Leonardo Moura foi para a cobrança e perdeu, mas o próprio camisa 2 pegou o rebote e estufou a rede do Maracanã.

A equipe comandada por Caio Júnior seguia superior e o Coritiba não apresentava perigo ao gol de Bruno. Aos 35min, a equipe da casa encaixou um rápido contra-ataque e ampliou o marcador. Kléberson entrou na área pela direita e só rolou para Obina. O baiano teve tempo de dominar e chutar sem chances para Vanderlei.

Para a segunda etapa, bem que o Coritiba conseguiu ser mais ofensivo e chegou a assustar o gol de Bruno, mas sem sucesso. O Flamengo obteve uma marcação eficiente e impediu os rápidos ataques adversários.

O time da casa ainda conseguiu marcar mais três vezes. Aos 32min, Ibson fez boa jogada com Maxi e deixou sua marca no Maracanã. Dois minutos mais tarde foi a vez do argentino balançar as redes. Obina encontrou Maxi na pequena área, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Já nos acréscimos, foi a vez do goleiro Bruno marcar o seu. A vitória já estava assegurada e Ibson acabou sofrendo mais um pênalti. A torcida pediu para que o camisa 1 cobrasse. Bruno atendeu aos pedidos, bateu com categoria e decretou a goleada rubro-negra.

Na próxima rodada, o Flamengo encara o Vitória, no Barradão, na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). Já o Coritiba recebe o Atlético-MG no Couto Pereira, no mesmo dia, mas às 19h30

Com gol relâmpago, Grêmio vence e segura liderança

Com um gol marcado logo aos 2min de jogo e com direito à pressão do rival, o Grêmio teve trabalho, mas conseguiu manter a liderança do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira, ao vencer o Sport pelo placar mínimo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em jogo da 31ª rodada da competição nacional.

Logo na primeira subida, o Grêmio teve sucesso e conseguiu manter a boa fase na competição e abrir vantagem no placar. Aos 2min, William saiu da marcação pernambucana e arriscou o chute de fora da área. No meio do caminho, Reinaldo esticou o pé e desviou, tirando as chances de defesa de Magrão.

Com a força da torcida, que pôde comemorar no primeiro lance de perigo, o time da casa foi para cima e por pouco não ampliou a vantagem. Aos 16min, Tcheco levantou bola na área, em cobrança de falta, e novamente Reinaldo apareceu para testar no travessão.

No entanto, a equipe tricolor teve o desempenho prejudicado pelo excesso de passes errados no meio-campo e viu o crescimento do rival na partida. Dessa forma, aos 34min, o Sport quase empatou em uma cabeçada de Wilson, após cruzamento da direita de Sandro Goiano. Bem posicionado, o goleiro Victor se esticou e salvou a equipe da casa.

Na próxima quarta-feira, o Grêmio terá novo compromisso na busca pelo título brasileiro, quando irá ao Mineirão encarar o Cruzeiro, em briga direta pelos primeiros lugares. Já no dia seguinte, o Sport encara o Santos no Estádio Ilha do Retiro, no Recife.

Após desgosto, técnico croata se suicida

Nedim Kovacevic, treinador do Rabac (CRO), se suicidou nesta quinta-feira, ao se jogar do terceiro andar de um prédio. As primeira informações dão conta que denúncias sobre violência e uma suposta perseguição ao time foram o motivo do ato.

O técnico tinha dirigido o seu último jogo no domingo passado. No dia seguinte, em uma entrevista a uma rádio local, Kovacevic expressou desgosto pela forma como o futebol regional estava sendo tratado.

"Os culpados são os dirigentes do país. Não me importa o que vai acontecer comigo, já que vou sair do futebol", dissera Kovacevic.

Lula recebe campeões mundiais de futsal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a Seleção Brasileira de futsal, campeã da última Copa do Mundo da categoria, realizada no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro.

Durante a solenidade, Lula elogiou muito os jogadores da Seleção que conquistou o hexacampeonato mundial, recebeu de Lenísio uma camisa da equipe com seu nome estampado nas costas, além de levantar o troféu de campeão do mundo.

Em uma final dramática, disputada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Brasil empatou com a Espanha por 2 a 2 e a final foi decidida na disputa por pênaltis. Franklin, que entrou no lugar de Tiago só para os penais, defendeu as cobranças de Torras e Marcelo e levou o Brasil ao hexa.

Os espanhóis foram responsáveis por tirar o título brasileiro em 2000, na Guatemala, e eliminar os atuais mandantes da competição na semifinal da última edição, em Taiwan 2004. Em 1996, o Brasil levou a melhor na final contra os espanhóis, em Barcelona.

Além dos títulos de 96 e de 2008, o Brasil já havia sido campeão mundial em 1982, 1985, 1989 e 1992.

Interlagos já recebe carros para o GP Brasil

O circuito de Interlagos, mais uma vez palco da decisão da Fórmula 1, já recebeu, nesta quinta-feira, alguns carros para a etapa brasileira da maior categoria do automobilismo mundial, entre eles os da Ferrari e da McLaren, que brigam pelo título do Mundial de Pilotos e de Construtores.

Coberto por uma lona preta, o monoposto da McLaren de Lewis Hamilton, líder da competição, já está em solo brasileiro e deve receber os últimos ajustes para a corrida do dia 2 de novembro.
A Ferrari também já se prepara para a decisão do Mundial e o carro de Felipe Massa deve ser preparado adequadamente para a corrida.


O britânico da McLaren lidera a competição com 94 pontos, sete à frente do brasileiro da Ferrari, com 87. Os dois pilotos são os únicos capazes de conquistar o campeonato da F-1 deste ano. Independente de quem for campeão, a categoria terá um piloto inédito como o melhor do ano.

Fernando Henrique deixa treino chorando

O técnico René Simões recebeu uma notícia nada agradável logo no começo do treinamento desta quinta-feira, nas Laranjeiras. O goleiro Fernando Henrique machucou a mão direita, deixou o gramado chorando e passa a ser dúvida para a partida de sábado, contra o Palmeiras, no Maracanã.


Logo após o início do treino, comandado pelo preparador Victor Hugo, o goleiro reclamou de dores na mão direita. Os médicos Michael Simoni e Carlos Veiga foram atender o camisa 1 tricolor, que deixou o gramado segurando o local dolorido.

- Não teve edema grande, ele ainda sente dores na mão, mas esperamos que não seja nada grave. Já fizemos alguns exames e vamos aguardar até esta sexta-feira para fazer uma análise mais detalhada. Por enquanto preocupa, mas já podemos adiantar que não teve qualquer tipo de fratura - explica Michael Simoni.

Caso seja vetado para a partida de sábado, contra o Palmeiras, Diego será efetivado como titular e Ricardo Berna fica como opção no banco de reservas.

Federer passa por finlandês e chega às quartas

O suíço Roger Federer confirmou presença, na tarde desta quinta-feira, na fase de quartas-de-final do Torneio da Basiléia de tênis. Atuando em casa, onde busca o tricampeonato, o ex-número um do mundo aplicou um duplo 7/6 (8-6 e 7-1) sobre o finlandês Jarkko Nieminen, em uma hora e 32 minutos de jogo.

A vitória desta quinta representa a décima consecutiva do suíço sobre Nieminen, atual 29º colocado no ranking da ATP e um de seus maiores fregueses no circuito profissional. No entanto, depois de superar o norte-americano Bobby Reynolds na estréia, por 2 sets a 1, Federer novamente não mostrou brilho e jogou apenas o necessário para seguir vivo no torneio.

Além do bom retrospecto contra o finlandês, Federer tem boas lembranças dos últimos encontros, já que foi campeão de cinco torneios em que cruzou com o nórdico na chave. Os dois tenistas, aliás, disputaram a final da edição de 2007 do Torneio da Basiléia.

Em seus domínios, o tenista busca esquecer a derrota sofrida no último final de semana, quando foi eliminado do Masters Series de Madri pelo britânico Andy Murray.

Na próxima fase, o suíço vai encarar o italiano Simone Bolelli, que superou o espanhol Marcel Granollers por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. O rival de Federer tem como melhor resultado nesta temporada o vice-campeonato do Torneio de Munique, em quadra de saibro.

Copa da Uefa

Kaká brilha, e Milan passa fácil por Heerenveen

No Estádio Abe Lenstra, o Milan começou com o pé direito a fase de grupos na Copa da Uefa. A equipe italiana foi à Holanda e derrotou o Heerenveen por 3 a 1, nesta quinta-feira, em partida válida pela primeira rodada do Grupo E da competição.


O técnico da equipe italiana, Carlo Ancelotti, escalou uma equipe mista, deixando no banco Ronaldinho e Alexandre Pato, além do meia holandês Clarence Seedorf. O goleiro brasileiro Dida, que vem sendo pouco aproveitado na temporada, ganhou mais uma chance e começou jogando.

Jogando melhor, o Milan abriu o placar logo aos 19min do primeiro tempo. Após cobrança de estanteio, Kaká cruzou e a bola desviou em Jong-A-Pin e no atacante italiano Filippo Inzaghi antes de entrar.

O segundo gol saiu apenas três minutos depois. Kaká fez boa jogada pela esquerda, driblou o zagueiro Breuer e deu um belo passe para o volante Gennaro Gattuso, que chegou chutando forte para o fundo da rede. Campeão mundial pela Itália, em 2006, ele não marcava desde o mês de janeiro.

Os comandados de Ancelotti ampliaram aos 23min da etapa final, quando Gattuso puxou um contra-ataque pela direita e tocou para Inzaghi, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Vandenbussche.

Aos 38min, o lateral-esquerdo Giuseppe Favalli derrubou dentro da área o atacante brasileiro Paulo Henrique, ex-jogador do Atlético-MG, e o árbitro espanhol Julian Rodriguez Santiago assinalou pênalti. O meia croata Danijel Pranjic cobrou com muita categoria e diminuiu para a equipe holandesa.

Em outro jogo da chave, o Sporting Braga venceu o Portsmouth por 3 a 0.
O atacante uruguaio Luis Aguiar abriu o placar no Estádio Municipal de Braga logo aos 8min do primeiro tempo, cobrando falta.

O atacante colombiano Wason Rentería, ex-jogador do Internacional, ampliou para o Braga no primeiro minuto da etapa final, com um forte chute de perna esquerda.
Faltando três minutos para o fim da partida, o atacante brasileiro Alan, ex-jogador Ipatinga, fez o terceiro do Braga.

Com gol de Love, CSKA bate La Coruña por 3 a 0

O CSKA estreou bem na segunda fase da Copa da Uefa. Jogando em Moscou, a equipe russa derrotou o La Coruña por 3 a 0, pelo Grupo H da competição, com direito a gol do atacante brasileiro Vágner Love.

Os donos da casa começaram a construir o triunfo logo aos 9min do primeiro tempo, com Dzagoev, que ampliou a vantagem russa cinco minutos depois. Aos 5min da etapa complementar, Vágner Love marcou o terceiro e sacramentou a vitória do CSKA.

No dia 6 de novembro, o CSKA volta a campo, quando enfrenta o Feyenoord, fora de casa. O La Coruña, por sua vez, só atua novamente pela competição no dia 27 de novembro, diante do Feyenoord, na Espanha.

Em outra partida da chave, jogando no Estádio Marcel Picot, o Nancy venceu o Feyenoord por 3 a 0.

O Nancy abriu o placar aos 2min do segundo tempo, com um chute rasteiro do meia marroquino Monsef Zerka. A equipe francesa ampliou aos 8min, com uma forte chute do meia francês Julien Feret.

O time da casa continuou dando trabalho ao Feyenoord, que teve o zagueiro André Bahia, ex-jogador do Flamengo, entre os titulares. E o terceiro gol saiu aos 39min, quando o também brasileiro Hélder, ex-jogador do Juventude, deu números finais à partida.

Renato marca, e Sevilla supera Stuttgart

O Sevilla começou com vitória a fase de grupos da Copa da Uefa. Em jogo válido pela primeira rodada do Grupo C, a equipe espanhola derrotou o Stuttgart por 2 a 0, nesta quinta-feira.

Aos 15min do primeiro tempo, Romaric inaugurou o marcador a favor dos donos da casa, em cobrança de falta. Um minuto depois, o volante brasileiro Renato escorou de cabeça cruzamento de Konko, pela direita, e fez o segundo do Sevilla, definindo a vitória.

Além de Renato, outro brasileiro do Sevilla, o meia Adriano, também esteve em campo pelo Sevilla. Já pelo Stuttgart, Elson e Cacau começaram no banco de reservas e entraram no decorrer da partida.

Em outro jogo da chave, a Sampdoria conseguiu um bom resultado ao vencer o Partizan por 2 a 1, na Sérvia.

A equipe de Gênova abriu o placar aos 20min do primeiro tempo, após jogada de sua dupla de ataque. Antonio Cassano cruzou da direita e Emiliano Bonazzoli completou com o pé direito para o fundo do gol.

O Partizan empatou aos 34min, com o senegalês Lamina Diarra, que chutou forte de dentro da área.

O gol da vitória da Sampdoria saiu aos 10min da etapa final, quando Daniele Dessena ficou frente a frente com o goleiro Bozovic e chutou forte para o fundo da rede.
Outros Resultados
Schalke 04 3 - 1 Paris Saint-Germain
Twente 1 - 0 Racing de Santander
Galatasaray 1 - 0 Olympiakos
Hertha 1 - 1 Benfica
FK Partizan 1 - 2 Sampdoria
Udinese 2 - 0 Tottenham Hotspurs
Dinamo de Zagreb 3 - 2 NEC Nimega
Sporting Braga 3 - 0 Portsmouth
MSK Zilina 1 - 2 Hamburgo
Aston Villa 2 - 1 Ajax
Nancy 3 - 0 Feyenoord
Rosenborg 0 - 0 Brujas
Copenhague 1 - 3 Saint-Etienne

Pelé completa 68 anos nesta quinta-feira

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completa 68 anos nesta quinta-feira. Fenômeno mundial e considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, o ídolo segue com seus recordes intactos do Santos e da Seleção Brasileira mesmo decorridos 31 anos de sua aposentadoria.


Nascido na pequena cidade de Três Corações em 23 de outubro de 1940, Pelé mudou-se com apenas cinco anos de idade para Bauru, no interior de São Paulo, onde começou a dar seus primeiros passos no futebol pelo extinto BAC (Bauru Atlético Clube).

Porém, foi mesmo no Santos, seu primeiro e único clube como profissional no Brasil que ele brilhou, tendo, com seus 1.091 gols marcados, o maior artilheiro da história do time, pela qual conquistou por duas vezes os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de ter sido pentacampeão da Taça Brasil e de ter vencido o Paulista em dez oportunidades.

Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador também marcou época, participando das campanhas que culminaram nas três primeiras taças da Copa do Mundo (em 1958, 1962 e 1970). Com a camisa amarela, ele marcou 95 gols.

Phillies vencem primeiro jogo da World Series

O Philadelphia Phillies venceu o primeiro jogo da World Series 2008, a final da MLB (Majos League Baseball), a liga profissional de beisebol dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, a equipe superou o Tampa Bay Rays por 3 a 2, na casa do adversário.


A partida foi marcada pela rebatida certeira de Chase Utley, dos Phillies, em sua primeira tentativa. O jogador se transformou no 34º atleta da história do beisebol americano a conseguir o feito na World Series.

"É apenas o primeiro jogo, mas essa vitória foi muito importante. Vir até aqui e conseguir uma vitória foi sensacional", disse Brad Lidge, dos Phillies.

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, novamente em Tampa Bay. A World Series é disputada em uma série melhor-de-sete partidas.

Copa Sul-Americana > Quartas (jogos de ida)

Palmeiras erra pênalti e perde para Argentinos Jrs em casa

O Argentinos Juniors surpreendeu o Palmeiras, no Estádio Palestra Itália, nesta quarta-feira. Em confronto de ida válido pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, a equipe argentina superou o time alviverde por 1 a 0, com gol de Escudero. Antes, o árbitro não havia validado gol legal do Palmeiras e Diego Souza também desperdiçara um pênalti.

O resultado deixa os argentinos em boas condições no torneio. Com o êxito, a equipe dependerá de um empate no jogo de volta, em 5 de novembro, em Buenos Aires, para avançar à semifinal da competição. Ao Palmeiras, resta vencer fora de casa.

Agora, o Palmeiras volta as atenções novamente para o Campeonato Brasileiro, em que ocupa a terceira colocação, com um ponto a menos que o líder Grêmio. No sábado, a equipe alviverde encara o Fluminense, no Maracanã.

O jogo
Luxemburgo mandou a campo uma formação mista. Somente Marcos, Roque Júnior, Léo Lima e Diego Souza haviam começado o clássico do último domingo, diante do São Paulo, como titulares. À exceção do goleiro, os três estão suspensos para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro.

Tecnicamente fraco, o jogo não teve grandes emoções no primeiro tempo, a não ser em jogadas individuais de Denílson, que deu trabalho para a defesa argentina em lances isolados na ponta direita do ataque alviverde.

O primeiro momento de maior perigo na etapa inicial ocorreu apenas aos 17min da etapa inicial. Em cobrança de falta de Léo Lima, a bola acertou o travessão, quicou dentro da meta e voltou ao jogo. O árbitro colombiano José Buitrago não validou o gol legal do Palmeiras.

Aos 30min, foi a vez de Diego Souza, que enfaixou a cabeça após dividida ríspida com um adversário, dar trabalho ao goleiro Sebastián Torrico. O meio-campista palmeirense chutou forte no canto esquerdo do arqueiro, que espalmou para a defesa afastar.

Atuando nos erros dos donos da casa, o Argentinos Jrs assustou Marcos nove minutos mais tarde. Hauche recebeu bom passe de Pavlovich e, dentro da área, parou no guarda-metas alviverde, que defendeu por baixo, com os pés.

Os visitantes se empolgaram e adiantaram a marcação, mas não levaram mais riscos à meta do Palmeiras no Palestra Itália até o final do primeiro tempo.

No intervalo, Luxemburgo promoveu duas alterações. Maicosuel entrou no lugar de Fabinho Capixaba, ao passo que Evandro substituiu Thiago Cunha.

Aos 13min do segundo tempo, Evandro aproveitou rebote e chutou forte em direção ao gol, Mercier tocou a mão na bola e o bandeirinha indicou penalidade máxima, decisão seguida pelo árbitro.

Na cobrança, Diego Souza marcou com paradinha, o juiz fez voltar a cobrança e deu cartão amarelo ao meia do Palmeiras. Em nova tentativa, Torrico, adiantado, fez a defesa.

Mesmo sem marcar, os donos da casa partiram para cima do Argentinos Jrs e, quando estavam melhor na partida, sofreram o gol. Aos 21min, Escudero recebeu cruzamento da esquerda, se antecipou e chutou cruzado, sem defesa para Marcos: 1 a 0.

Nervoso em campo, o Palmeiras ainda teve dois jogadores expulsos: Evandro e Gladstone. Após o apito final, alguns jogadores se revoltaram e houve um princípio de confusão ainda no gramado.

Alex faz 2 e Inter sai em vantagem contra o Boca

No primeiro duelo válido pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o Internacional mais uma vez contou com a atuação decisiva de Alex para sair em vantagem contra o Boca Juniors. No Beira-Rio, diante de um estádio praticamente lotado, o meia marcou duas vezes na noite desta quarta-feira e garantiu a vitória por 2 a 0, colocando a equipe colorada em vantagem para o jogo de volta.

Com o triunfo conquistado contra os reservas do Boca Juniors, o time do técnico Tite pode até perder por um gol de diferença no segundo confronto, marcado para o dia 6 de novembro, no Estádio La Bombonera, na Argentina. O vencedor do duelo entre brasileiros e argentinos encara quem passar no encontro entre River Plate e Chivas. No jogo de ida, também nesta quarta, os mexicanos surpreenderam e venceram por 2 a 1, em Buenos Aires.
Antes do encontro desta noite, as equipes já se enfrentaram em duas oportunidades na competição internacional, com más lembranças para os gaúchos. Em 2003, o time do Beira-Rio levou 4 a 2 na Argentina e ficou em um empate sem gols dentro de casa. Já em 2005, o Inter venceu a primeira pelo placar mínimo, mas foi derrotado por 4 a 1 em Buenos Aires.

Com todos os seus titulares em campo, ao contrário da opção feita pelo rival, o Inter começou a partida pressionando e, para isso, apostava na habilidade dos meias D'Alessandro e Alex e a velocidade do atacante Nilmar. Com mais domínio de bola, os colorados ameaçavam os rivais desde os primeiros minutos.

Aos 13min, depois de falta sofrida por Nilmar no lado direito do ataque, o meia D'Alessandro acertou a trave de Javier García na cobrança e empolgou os torcedores, que lotaram o Beira-Rio. Em outra batida, desta vez aos 25min, o argentino exigiu boa defesa do arqueiro rival.
Principal destaque da equipe gaúcha na temporada, Alex apareceu bem no ataque aos 26min, quando fez jogada individual na entrada da área e arriscou chute forte, que García soltou. No rebote, Magrão cruzou e Bolívar só não marcou de cabeça porque o arqueiro adversário se esticou e fez nova intervenção importante.

Mesmo dominando o Boca Juniors durante todo o primeiro tempo, os comandados de Tite tinham dificuldades para entrar na área argentina e acionar o centroavante Nilmar. Desta forma, o resultado sem gols persistiu até o apito final e a ida das equipes para o vestiário.

No entanto, bastaram quatro minutos após o reinício para o Inter chegar ao seu gol, em jogada característica de seu maior organizador. Aos 4min, Alex chamou a marcação no meio-campo, avançou ao ataque e finalizou de fora da área, no canto direito, para vencer o goleiro García pela primeira vez no duelo.

Empolgados pelo gol e vendo a grande festa da torcida, os jogadores colorados quase aumentaram a vantagem cinco minutos depois, quando D'Alessandro cruzou da direita e viu a bola parar no travessão adversário após desvio dos defensores argentinos. Com a vitória parcial, o Inter passou a tocar a bola e envolver os rivais no campo de ataque.
No entanto, os meias não conseguiam acionar Nilmar e as principais jogadas continuavam sendo os chutes de longa distância. Mas, aos 33min, o jovem atacante Ricardo Noir, que havia entrado na vaga de Luciano Figueroa poucos minutos antes, tratou de facilitar o trabalho para os brasileiros e foi expulso após fazer falta violenta em Nilmar.

Com a vantagem também no número de jogadores em campo, o time da casa aumentou a pressão e passou a ameaçar mais o gol de García. Aos 38min, D'Alessandro escapou da marcação argentina e finalizou da entrada da área para nova intervenção do goleiro rival. Mas, aos 43min, Alex novamente desequilibrou ao superar os marcadores e finalizar com força no ângulo esquerdo, em chute de longa distância.

Chivas surpreende e bate River na Argentina

O Chivas foi à Argentina e derrotou o River Plate por 2 a 1, nesta quarta-feira, em partida de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, no Estádio Monumental, em Buenos Aires.
Com o resultado, a equipe mexicana dependerá de um empate em casa para avançar à semifinal da competição, no dia 6 de novembro, em Guadalajara. Já o River, que se encontra em má fase no Campeonato Argentino, precisará vencer.

O próximo adversário de quem sair vencedor deste confronto sairá da disputa entre Boca Juniors e Internacional, que fazem o jogo de ida também nesta quarta-feira, em Porto Alegre.

Os donos da casa dominaram a partida desde o início, mas não tiveram sucesso nas finalizações. Aos 45min da etapa inicial, Omar Arellano estufou as redes da equipe argentina e inaugurou o marcador.

À frente no placar, o Chivas passou a explorar os contra-ataques oferecidos pelo River, que não conseguiu impor o mesmo ritmo de jogo do primeiro tempo.

Aos 36min da etapa complementar, o time de Guadalajara emplacou um contragolpe e sacramentou a vitória. Fabián de la Mora recebeu passe e, dentro da área, fez o segundo do Chivas.

O elenco argentino ainda conseguiu diminuir. Já nos acréscimos, aos 46min, Abreu cobrou pênalti e balançou as redes para a equipe da casa em Buenos Aires.

Na volta de Edmundo, Vasco se reencontra com a vitória

Após duas rodadas sem contar com o atacante Edmundo, suspenso pelo STJD, o Vasco viu seu camisa 10 voltar a campo e virar o herói da vitória cruzmaltina por 4 a 2 sobre o Goiás, ao balançar redes duas vezes, na noite desta quarta-feira, pela abertura da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Vasco vai a 30 pontos e empurra o Ipatinga para a lanterna da competição, com 28. Já o Goiás permanece com 45 e pode ver o Vitória ultrapassar na classificação.
Além disso, o time carioca quebra um jejum negativo e volta a vencer na competição nacional. A última vitória da equipe ocorreu dia 21 de agosto, quando derrotou a Portuguesa por 1 a 0, pela 21ª rodada da competição nacional.

Dia 6 deste mês, o Vasco perdeu o atacante Edmundo por dois jogos. O Tribunal suspendeu o veterano, em decisão unânime, por meio de uma prova de vídeo da partida contra o Ipatinga, que mostra o jogador empurrando o rosto de um adversário com o mão.

Com isso, o vascaíno foi enquadrado no artigo 255 (ato hostil) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e ficou fora da partida contra o Sport e do clássico contra o Flamengo, mas voltou de maneira brilhante a foi o principal jogador na vitória desta quarta.

Com esses dois gols no Campeonato Brasileiro, Edmundo chega a 12 na competição nacional, oito atrás do artilheiro Kléber Pereira, que balançou as redes em 20 oportunidades com a camisa do Santos.

Na 33ª rodada do Brasileiro, o Vasco receberá o Atlético-PR em São Januário, na próxima quinta-feira, dia 30, às 20h30 (de Brasília). Já o Goiás pegará o Palmeiras, um dia antes, no Palestra Itália, também às 20h30.

O jogo
Mesmo com o Vasco precisando muito mais do resultado, a partida começou bastante equilibrada até que, aos 20min, Edmundo apareceu.

Matheus chutou forte da entrada da área, o goleiro Harlei não conseguiu segurar e a bola caiu nos pés do camisa 10, que acertou de primeira para abrir o marcador para a equipe visitante. Oito minutos mais tarde, o Vasco conseguiu ampliar.

O atacante Alex Teixeira ganhou do adversário na corrida e bateu cruzado. O camisa 1 alviverde não alcançou e o time cruzmaltino marcou o segundo. Mesmo assim, o Vasco não teve muito tempo para comemorar e aos 32min, o Goiás diminuiu.

Vitor invadiu a área e o lateral Valmir derrubou o adversário. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti. Paulo Baier soltou a bomba no meio do gol e marcou o primeiro do time goiano.

O grupo da casa voltou para o segundo tempo disposto a igualar o marcador. E obteve êxito. Aos 9min, Iarley recebeu cruzamento de Vitor, dominou e chutou forte para fazer o segundo.

No entanto, a alegria alviverde durou pouco. Três minutos mais tarde, em um contra-ataque rápido, Edmundo passou para Jorge Luiz, que só rolou para Madson chutou cruzado e colocar novamente o Vasco na frente no Serra Dourada.

E a noite era do camisa 10 Edmundo. O atacante foi puxado dentro da área por Paulo Henrique e o juiz marcou a penalidade. O próprio atacante cobrou no ângulo para marcar seu segundo nesta noite e o quarto do Vasco, sacramentando a vitória cruzmaltina fora de casa.