TVGolo.com - Novos Golos

12 de jan. de 2009

Sem craques, Palmeiras promete estilo guerreiro

A esperança da diretoria do Palmeiras é trazer um nome forte para o ataque, mas Kléber, Keirrison e Brandão seguem fora do Parque Antártica. Cientes das dificuldades da equipe no início da pré-temporada, sobretudo no setor ofensivo, os jogadores do Palmeiras prometem fazer a diferença por meio da superação.

"Já foi provado que um time só de craques não dá certo. Hoje, vejo nossa equipe com estilo guerreiro", disse o volante Sandro Silva, após o treino da tarde desta segunda-feira no Hotel Bourbon, em Atibaia.

Para o meia Evandro, a expectativa é de crescimento após um ano de adaptação no Palmeiras. Apesar disso, ele segue o discurso de Sandro Silva e mostra-se pronto para se dedicar ao máximo.

"Se você tiver na sua cabeça que precisa correr o tempo todo para alcançar os objetivos, a coisa dá certo. Caso o contrário, fica complicado", explicou.

O Palmeiras pode não contar com nomes consagrados como os atacantes Ronaldo (Corinthians) e Washington (São Paulo), mas as aquisições de jovens, como os casos de Willians e Marquinhos (ambos ex-Vitória), são motivo de elogios dos integrantes do grupo campeão paulista.

"Eles foram revelações de sua equipe no Campeonato Brasileiro e possuem qualidade para ajudar o Palmeiras", ressaltou Sandro Silva.

À espera de Zé Roberto, Cuca elogia elenco

O técnico Cuca se confessou impressionado com a dedicação mostrada pelos jogadores do Flamengo na pré-temporada que está sendo realizada em Teresópolis. O treinador afirmou que o grupo tem se empenhado bastante, seja nos exercícios físicos, ou nos trabalhos técnicos.

Na manhã desta segunda-feira, em mais um dia de sol forte na Granja Comary, o treinador deixou claro que o empenho mostrado é fundamental para o sucesso durante todo o ano.

"A família faz falta e conversamos sobre isso assim que chegamos aqui na Granja. Não é fácil para ninguém ficar 10, 15 dias longe de casa, mas é muito importante para o futuro. Não é um ou outro que deixou a família no Rio de Janeiro, são todos os profissionais que estão aqui envolvidos no trabalho. Mais para frente, todos vão ver como foi importante esse período agora", analisou Cuca.

O treinador reconheceu que espera a contratação do meia Zé Roberto, mas prefere pensar na melhor forma de aproveitar o jogador somente depois de a negociação estar concluída.

"O Zé Roberto se encaixa em qualquer equipe. Ele vai precisar de mais tempo para entrar no time, porque, se a contratação for mesmo acertada, terá que fazer o mesmo trabalho que os outros jogadores. Por enquanto tudo é hipótese e prefiro esperar para pensar nele quando já estiver aqui", afirmou Cuca ao site oficial do Flamengo, sem se preocupar com alguns problemas vividos por Zé Roberto no passado.

"Ele deve ter aprendido muito. Já conversamos e o Zé Roberto vive um momento de afirmação. Isso mexe com o jogador e com certeza ele vai se dedicar para corresponder ao que se espera aqui no Flamengo", concluiu.

Morais se machuca em jogo-treino do Corinthians

Suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o meia Morais poderá desfalcar também as atividades do Corinthians, em Itu. O jogador sofreu uma subluxação no ombro direito durante jogo-treino contra o São José, nesta segunda-feira, e acabou substituído pelo zagueiro Renato.

A lesão é leve e não tornaria Morais um problema para o técnico Mano Menezes nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, se o jogador já não estivesse suspenso. O meia se envolveu em briga durante a partida contra o Avaí, pela Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, e terá recurso julgado pelo STJD em 16 de janeiro.

Já sem contar com Morais, Mano Menezes o escala entre os reservas do Corinthians nos treinamentos técnicos da equipe em Itu (SP). Elias, avançado após a chegada do ex-botafoguense Túlio ao clube, ocupa a posição ao lado de Douglas.

Marta iguala Prinz e leva tri em premiação da Fifa

A atacante brasileira Marta confirmou na tarde desta segunda-feira o domínio dos últimos três anos e faturou mais uma vez o prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo. Em cerimônia realizada na sede da entidade, em Zurique, a nova camisa dez do Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, superou as concorrentes e repetiu os feitos conquistados em 2006 e 2007, igualando a marca da alemã Birgit Prinz.

Para levar o terceiro prêmio, Marta superou outras quatro rivais. Além de Prinz, que venceu as edições de 2003, 2004 e 2005, a brasileira concorreu com a compatriota Cristiane, a goleira alemã Nadine Angerer e a inglesa Kelly Smith.


Na eleição, a camisa dez brasileira não deu chances às rivais e venceu com um placar esmagador, recebendo 1.002 votos na premiação, muito à frente de Prinz, que ficou com o segundo lugar ao obter 328 pontos. A compatriota Cristiane terminou com a terceira colocação, com 275 pontos, superando Angerer, que teve 198, e Smith, que foi lembrada por 150 integrantes.

O reconhecimento da entidade máxima do futebol chega no momento em que Marta decide trocar o futebol sueco pela nova liga norte-americana. Apesar de brilhar nos gramados em 2008, a brasileira fechou a temporada com apenas um título, o Nacional conquistado com o Umea.

Nas outras competições que disputou no ano, a camisa dez ganhou destaque nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas viu a Seleção Brasileira cair na final diante dos Estados Unidos, garantindo a prata. Já na Copa da Uefa, a brasileira terminou na mesma colocação defendendo as cores do Umea, derrotada na decisão contra o Frankfurt.

Ao ser anunciada no palco da cerimônia, a brasileira recebeu a terceira estatueta da carreira das mãos do craque alemão Franz Beckembauer. Emocionada, a atacante lembrou das outras edições da premiação e fez seus agradecimentos à família e às suas companheiras de Seleção e do Umea.

C. Ronaldo leva prêmio da Fifa em ano "iluminado"

O atacante português Cristiano Ronaldo confirmou as previsões na tarde desta segunda-feira, em cerimônia realizada na cidade suíça de Zurique, e foi coroado pela Fifa o melhor jogador de 2008, apontado por ele mesmo como um ano "iluminado" em sua carreira.

Vencedor do Campeonato Inglês, da Copa dos Campeões e do Mundial de Clubes, o principal destaque do Manchester United já havia faturado o prêmio Bola de Ouro, concedido pela revistaFrance Football ao melhor atleta da temporada, e ganhou eleição semelhante realizada pela FIFPro, a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol.


Antes mesmo do anúncio oficial, o atacante português já comemorava o desempenho mostrado ao longo do ano. "Foi um ano muito iluminado, tanto para mim quando para o Manchester. Conseguimos vencer todas as competições que disputamos. Fiquei muito feliz e foi maravilhoso. Foi um ano muito especial", afirma.

Para coroar a sua melhor temporada da carreira, Cristiano Ronaldo venceu na eleição quatro concorrentes. Além do brasileiro Kaká, ganhador da última edição ao ser o destaque do Milan, o português superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e os espanhóis Fernando Torres (Liverpool) e Xavi Hernandez (Barcelona), que tiveram grande importância para sua seleção no título da Eurocopa.

Sucessor de Kaká na premiação, Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio das mãos do brasileiro Pelé, que mais uma vez se mostrou emocionado no palco da cerimônia. Discursando em português, o craque do Manchester agradeceu seus companheiros de equipe e da seleção e mandou um recado a seus familiares para começarem a festa.

A cerimônia de premiação foi aberta com a apresentação dos candidatos ao prêmio, tanto na disputa feminina como na masculina. A entidade também falou sobre o movimentado ano de 2008, com rápidas citações dos Jogos Olímpicos de Pequim, do Mundial de Futsal, Copa do Mundo de futebol de areia, Mundial de Clubes e Mundial Sub-20 feminino.

Em seguida, a Fifa deu destaque aos preparativos para a Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul, e citou também as mudanças que o país atravessa no ano em que receberá a Copa das Confederações. Através de seu vice-presidente, Senes Erzik, a entidade anunciou também que as seleções da Armênia e da Turquia levaram o prêmio Fair Play da temporada.

Marta confirma acerto com time americano

A atacante brasileira Marta confirmou nesta segunda-feira, em entrevista antes da premiação de melhor jogadora do mundo pela Fifa, em Zurique, na Suíça, que acertou com o Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, por três temporadas. Até 2008 ela defendeu o Umea, da Suécia.

"Eu acertei com o Los Angeles Sol. Foram alguns meses de negociação. Resolvi acertar com o Los Angeles por me apresentar um projeto bem ambicioso. Eles querem fazer uma liga muito competitiva, talvez a melhor do mundo, e isso atrai a jogadora. Minha próxima equipe, neste ano, será o Los Angeles", afirmou.

Emocionada, Marta afirmou que sentirá saudades de seu antigo clube, com o qual jogou por cinco anos. No entanto, a brasileira se diz pronta para o desafio nos Estados Unidos.

"Não vou esquecer de uma hora para outra o Umea. Foram cinco anos de muita alegria. Saio triste por um lado, mas feliz por este novo desafio. Eles (do Umea) nunca fecharam a porta. Eu tenho a desejar que eles tenham uma boa temporada e continuem brilhando", disse, quase chorando.

"Eu não penso somente no Los Angeles, e sim em todo os Estados Unidos. Quero chegar e fazer o que sei de melhor. Quero ajudar a liga tornar uma das mais competitivas. Isso é possível porque os Estados Unidos são fortes", completou.

Além de Marta, concorrem ao prêmio de melhor jogadora do mundo as alemãs Nadine Angerer e Birgit Prinz, a brasileira e Cristiane e a inglesa Kelly Smith. A vencedora será anunciada às 17h (de Brasília) desta segunda-feira.

Desiludida com Brasil, Cristiane deve seguir rota de Marta

Entre as cinco finalistas do prêmio de melhor jogadora do ano oferecido pela Fifa, em Zurique, na Suíça, a atacante brasileira Cristiane pode seguir o caminho de Marta e jogar nos Estados Unidos em 2009. Desiludida com o tratamento dado ao futebol feminino no Brasil, a jogadora do Corinthians está em negociação com o Chicago Red Stars.

"Tenho proposta de jogar no Chicago. Nas duas primeiras semanas de fevereiro devemos acertar os últimos detalhes. Estão indo muitas brasileiras para lá (Estados Unidos) e vai ser muito bom. Será muito legal na minha carreira. Espero ajudar a equipe com meu futebol", afirmou durante entrevista realizada antes da premiação da Fifa.

Cristiane voltou a reclamar da falta de incentivo ao futebol feminino no Brasil. Para ela, o panorama atual afasta as melhores jogadoras do País e retarda a evolução da modalidade.

"Esperança sempre tivemos, mas cada vez mais parece mais distante. Nosso País não tenta segurar essas aletas. Desde 2004 jogamos um bom futebol e não temos nada para provar. É uma esperança que não dá em nada. Esperamos que daqui a cinco e dez anos, mude alguma coisa. Tem muita menina querendo jogar", afirmou.

Acertada com o Los Angeles Sol, também dos Estados Unidos, Marta fortaleceu as palavras da companheira. "O futebol no Brasil é ainda imprevisível. Nós jogadoras não temos muito que fazer. Falta muito. Tem falta de interesse, não do povo, mas das pessoas que podem fazer alguma coisa", disse.

"No Pan tinham 70 mil pessoas no Maracanã. O brasileiros gostam de futebol, mas não tem investimento. Não temos uma noção de quando pode ocorrer uma liga no Brasil", completou.
Além de Marta e Cristiane, concorrem ao prêmio de melhor jogadora do mundo as alemãs Nadine Angerer e Birgit Prinz e a inglesa Kelly Smith. A vencedora será anunciada às 17h (de Brasília) desta segunda-feira.

Dakar já conta com 168 abandonos

O Rally Dakar já contabilizou 169 abandonos, sendo 86 baixas em motos, três expulsos por infrações no regulamento, 65 em carros, e 14 em caminhões. A ausência mais considerável até o momento foi na categoria dos quadriciclos, com o acidente do líder Juan Manuel González "Pedregá".

Os abandonos de carros foram os mais significativos. Desde Hiroshi Masuoka e Luc Alphand, Stephane Peterhansel a Yvan Muller, o campeão mundial de turismo, passando por Máximo Biasion, campeão do mundo de rallis.

Também não segue na disputa Alfil Cox, o sul-africano que foi terceiro nas motos em 2005, além dos que atuaram pela Fórmula 1, o japonês Ukyo Katayama e o chileno Eliseo Salazar. Além destes, abandonaram a disputa Takuma Aoki, ex-piloto de motos e o único paraplégico na disputa.

Morre autor do gol do Brasil no Maracanaço

O ex-jogador de futebol Albino Friaça Cardoso, conhecido como Friaça, 84 anos, morreu nesta segunda-feira, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. A causa da morte não foi divulgada.

Além de ter sido o autor do gol do Brasil na final da Copa de 1950, contra o Uruguai, no Estádio do Maracanã, em partida conhecida como Maracanaço, Friaça foi jogador do Vasco.


O prefeito de Porciúncula, Antonio Jogaib, anunciou que será decretado luto por 3 dias no município.

Nascido em 20 de outubro de 1924, o atleta, além de atuar pelo Vasco, teve passagens por São Paulo e Ponte Preta.

Beckham prevê Pato entre os melhores do mundo

Os dois gols de Alexandre Pato no empate por 2 a 2 entre o Milan e a Roma, no último domingo, pelo Campeonato Italiano, fizeram o atacante ser muito elogiado. Emprestado ao time de Kaká, o inglês David Beckham previu um futuro promissor para o brasileiro.

"Gostei muito do Alexandre Pato, já o tinha visto em treinamento e no campo, só tem 19 anos e acredito que possa se tornar um dos maiores jogadores do mundo", declarou o meia.

O resultado, que fez o Milan permanecer na terceira colocação do campeonato nacional, com 34 pontos, não foi muito comemorado por Pato. Mesmo marcando duas vezes, o ex-colorado lamentou não ter os três pontos.

"Foi uma bela partida das duas equipes porque, tanto a Roma, quanto o Milan jogaram muito bem. Foi uma pena não termos conseguido os três pontos. A temporada de Dubai foi útil para eu trabalhar bastante, fiz bons treinamentos e me sinto em uma equipe que para mim é como uma família", afirmou Pato.

Steelers vencem e decidem AFC

O Pittsburgh Steelers bateu o San Diego Chargers por 35 a 24 e se manteve na briga pelo título da NFL (Liga de Futebol Americano). Com o resultado, a equipe vai à decisão da AFC (Conferência Americana) diante do Baltimore Ravens e o vencedor irá para o Super Bowl.

Os Steelers, que levaram o último Super Bowl em 2006, tomaram um susto no início do jogo ao levar um touchdown, mas conseguiu se recuperar diante da sua torcida e virar o jogo.

O destaque da vitória dos Steelers foi Willie Parker, que contribuiu com dois touchdowns e 145 jardas percorridas.

O adversário dos Stellers na final da AFC foi definido ainda no sábado, quando o Baltimore superou o Tennesee Titans por 13 a 10, fora de casa.

Mano elogia, mas quer Ronaldo com peso de 2002

Treinando para entrar em forma e estrear pelo Corinthians, Ronaldo ganhou um incentivo a mais nesta segunda-feira. O treinador Mano Menezes fez elogios à dedicação do jogador que, segundo ele, precisa retomar o peso da Copa do Mundo de 2002 para estar perto do ideal.

"A gente quer que o Ronaldo reduza a massa gorda e transforme isso em músculo. O ideal é que ele se aproxime do peso de 2002, que era de 90 kg, e assim ganhe mais mobilidade", explicou o comandante, em entrevista à Rádio Jovem Pan .

Mano disse ainda como é preciso trabalhar na recuperação física de Ronaldo e ressaltou sua vontade.

"A dedicação dele para atuar em alto nível é que é o maior ponto nesse processo. Nós pressionamos de maneira inteligente, com o conhecimento técnico, e essa dedicação que ele tem tido está muito próximo do que nós queremos", contou.

O treinador corintiano ressaltou a força de Ronaldo em superar dificuldades e lesões delicadas que teve ao longo da carreira.

"Ele é muito inteiro e foi certamente por isso que suportou todas as recuperações difíceis e sempre teve retornos espetaculares. Sempre que se questiona, ele vai lá e prova", lembrou, ainda sem querer indicar uma data para a estréia do jogador com a camisa do Corinthians.

Lula ganha camisa em homenagem ao centenário do Inter

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta manhã de segunda-feira uma camisa do Internacional com o número 100 nas costas, em alusão ao centenário da equipe gaúcha, que será comemorado no próximo 4 de abril.

Lula ganhou o presente das mãos de Francisco Santos, presidente da Couromoda, após visitar o estande do Grupo Vulcabras-Azaléia no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.


Além do presidente, estavam no evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, e Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil.