A Uefa divulgou, nesta sexta-feira, uma lista com 20 jogadores candidatos ao prêmio de Melhor Jogador da Temporada 2007/2008. O domínio da Inglaterra foi absoluto, já que apenas três dos atletas indicados não atuam no futebol do país.
O atacante português Cristiano Ronaldo, que está na lista divulgada, é apontado por muitos como o favorito a levar o prêmio, depois da temporada passada, quando comandou o Manchester United na vitória da Copa dos Campeões e no Campeonato Inglês.
A escolha foi realizada pelos treinadores das 16 equipes que chegaram às oitavas-de-final da última Liga. O vencedor do prêmio será divulgado na próxima quinta-feira, durante o sorteio dos grupos da competição contintental.
O Brasil, que teve Kaká e Ronaldinho como ganhadores das últimas duas edições do prêmio, não teve representantes desta vez.
Confira os 20 nomes indicados:
Goleiros: Manuel Almunia (Arsenal), Petr Cech (Chelsea), Manuel Neuer (Schalke 04), Pepe Reina (Liverpool) e Edwin van der Sar (Manchester United)
Defensores: Jamie Carragher (Liverpool), Rio Ferdinand (Manchester United), Carles Puyol (Barcelona), John Terry (Chelsea) e Nemanja Vidic (Manchester United)
Meiocampistas: Michael Essien (Chelsea), Cesc Fàbregas (Arsenal), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea) e Paul Scholes (Manchester United)
Atacantes: Didier Drogba (Chelsea), Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Wayne Rooney (Manchester United) e Fernando Torres (Liverpool)
22 de ago. de 2008
Sem Brasil e com domínio "inglês", Uefa divulga lista
Postado por Sivaldo às 18:44 0 comentários
Marcadores: Europeu 08/09
Dunga convoca 9 olímpicos; flamenguista é surpresa
No mesmo dia em que comandou a Seleção Brasileira na vitória sobre a Bélgica por 3 a 0, que garantiu à equipe a medalha de bronze olímpica, o técnico Dunga anunciou a convocação dos 22 jogadores para os confrontos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010.
Nove jogadores que fizeram parte da campanha brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim foram chamados pelo treinador. O lateral-esquerdo Juan, do Flamengo, foi a principal novidade da lista.
Quinto colocado das Eliminatórias com nove pontos, o Brasil encara a seleção chilena no dia 7 de setembro, em Santiago. Três dias depois, a Seleção recebe a Bolívia, no Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro.
Contestado após a derrota para a Argentina na semifinal do torneio e a conseqüente impossibilidade de conquista da inédita medalha de ouro, Dunga se manteve no cargo e desabafou nesta sexta, depois do triunfo sobre o time belga. "Posso até estar errado às vezes, mas pelo menos trabalho", afirmou o comandante.
Confira a lista de convocados:
Julio César - Inter de Milão
Renan - Internacional
Maicon - Inter de Milão
Rafinha - Schalke 04
Lúcio - Bayern de Munique
Alex Silva - São Paulo
Juan - Roma
Luisão - Benfica
Kleber - Santos
Juan - Flamengo
Gilberto Silva - Panathinaikos
Lucas - Liverpool
Elano - Manchester City
Josué - Wolfsburg
Anderson - Manchester United
Diego - Werder Bremen
Julio Baptista - Roma
Ronaldinho - Milan
Robinho - Real Madrid
Luís Fabiano - Sevilla
Rafael Sobis - Real Bétis
Jô - Manchester City
Postado por Sivaldo às 18:40 0 comentários
Marcadores: Eliminatórias 2010, Seleções
Com recorde mundial, Jamaica leva ouro no revezamento; Brasil é 4º
Com direito a mais um recorde mundial, a Jamaica consolidou a sua hegemonia nas provas de velocidade do atletismo no Ninho de Pássaro de Pequim ao dominar o revezamento 4 x 100 m masculino dos Jogos Olímpicos.
Postado por Sivaldo às 12:36 0 comentários
Marcadores: Atletismo, Olimpíadas 2008
Brasil vence Itália, vai à final do vôlei e tem chance de se vingar dos EUA
Demorou sete jogos, mas o verdadeiro voleibol do Brasil finalmente apareceu nos Jogos Olímpicos de Pequim. E justo no momento que mais precisava ser mostrado. Nesta sexta-feira, a equipe masculina do país fez uma grande partida, venceu a Itália por 3 sets a 1 (19-25, 25-18, 25-21 e 25-22) e se classificou para decidir o campeonato contra os Estados Unidos.
Postado por Sivaldo às 12:18 0 comentários
Marcadores: Olimpíadas 2008, Vôlei
Seleção de Dunga bate Bélgica e se despede da China com o bronze
A seleção brasileira juntou os cacos após a goleada sofrida para a Argentina e se despediu das Olimpíadas de 2008 com a medalha de bronze no futebol masculino. Nesta sexta-feira, o time de Dunga venceu a Bélgica por 3 a 0, em Xangai, e terminou o torneio em terceiro lugar.
Os gols de Diego e Jô (dois) garantiram a quarta medalha do Brasil no futebol masculino. Em 1984 e 1988, a equipe pentacampeã mundial ficou com a prata. Em 1996, o time também foi bronze. O futebol tem outras duas premiações em Jogos, mas com as mulheres: prata em 2004 e 2008.
A final das Olimpíadas entre Argentina e Nigéria será no sábado, à 1h (de Brasília), no estádio Ninho do Pássaro. Na semifinal, os hermanos venceram os brasileiros por 3 a 0 e acabaram com o sonho do Brasil em conquistar seu primeiro ouro olímpico no futebol. Os argentinos, campeões em 2004, tentam o bi.
A cerimônia de entrega das medalhas será após a decisão. Ao contrário de 1996, quando se recusou a subir no pódio, a CBF reserva espaço na programação para a presença da seleção no estádio para receber o bronze. A equipe deve chegar ao Brasil no domingo.
A situação da equipe nas eliminatórias não é confortável. Com apenas nove pontos em seis partidas, a seleção está na quinta colocação, atrás de Paraguai (13), Argentina (11), Colômbia e Chile (10).
Na etapa final, o Brasil pouco atacou, segurou o resultado e conseguiu o terceiro aos 47, em uma arrancada de Jô do meio-campo.
Postado por Sivaldo às 12:14 0 comentários
Marcadores: Futebol, Olimpíadas 2008, Seleções
Por um centímetro, Maurren leva o ouro no salto em distância
Sem a portuguesa Naide Gomes nem a russa Lyudmila Kolchanova na concorrência, a brasileira Maurren Maggi cumpriu o seu papel de grande favorita nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na final do salto em distância, nesta sexta-feira, a atleta atingiu a marca de 7,04 metros, a melhor dela na temporada, logo no primeiro salto e conquistou a medalha de ouro por um centrímetro de vantagem sobre a russa Tatyana Lebedeva.
O feito da atleta, 32 anos, quebra mais tabus para o esporte brasileiro em Pequim. É a primeira medalha de ouro de uma mulher em esporte individual, além do País voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio no atletismo desde a conquista dos 800 m por Joaquim Cruz em Los Angeles 1984.
Lebedeva, contudo, havia alcançado até então a distância máxima de 6,97 m na primeira tentativa. A disputa foi até o último salto, quando a rival da brasileira causou nervosismo e saltou 7,03 m para ficar com o segundo lugar.
Postado por Sivaldo às 12:08 0 comentários
Marcadores: Olimpíadas 2008
Duas duplas brasileiras no pódio do vôlei de praia masculino
Márcio e Fábio Luiz perdem para americanos e ficam com a prataSol, calor, arena cheia, dançarinas de biquíni e emoção até o último ponto. Todos os atrativos de um jogo de vôlei de praia apareceram nesta sexta-feira na final da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim. O resultado, entretanto, não foi o que o Brasil esperava. Márcio e Fábio Luiz perderam para os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers por 2 sets a 1, com parciais de 23-21, 17-21 e 15-4, e ficaram com a medalha de prata.
Desacreditados no começo do campeonato, pela temporada ruim que vinham fazendo, Márcio e Fábio Luiz levaram a terceira medalha de prata brasileira na Olimpíada de Pequim. O país ainda tem uma medalha de ouro e outras seis de bronze.
O pódio do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim tem duas bandeiras brasileiras, uma vez que Ricardo e Emanuel, campeões em Atenas-2004, conquistaram a medalha de bronze ao vencerem Jorge e Renatão, brasileiros que atuam pela Geórgia.
"Não tenho muitas palavras para dizer. Às vezes, não acertamos. Não é fácil. Em um momento como esse, ficamos com o gostinho de quero mais" - Márcio"Fiquei feliz por ter ficado com a medalha de prata, mas queria o ouro. Ninguém queria o ouro mais do que eu. Mas a vida é isso aí" - Fábio Luiz
Antes da decisão, as duplas de Estados Unidos e Brasil trocaram farpas. Os norte-americanos afirmaram que gostaram de escapar de Ricardo e Emanuel. Os brasileiros retrucaram, dizendo que iriam dar a resposta em quadra. Apesar disso, o jogo não foi tenso. Os jogadores não trocaram provocações ou ofensas.
Na final, a dupla brasileira começou de maneira arrasadora. Com um excelente desempenho de Fábio Luiz no bloqueio e dois erros dos norte-americanos, a parceira verde-amarela abriu 6 a 1 de vantagem.
Mas os brasileiros não souberam administrar o placar. Apoiados pela torcida, os norte-americanos reagiram. O empate (10-10) aconteceu em um bloqueio de Dalhausser sobre Fábio Luiz.
As equipes passaram a virar as bolas até Fábio Luiz errar um ataque e dar a vitória aos norte-americanos por 23 a 21 no primeiro set.
O equilíbrio se manteve na segunda parcial. O Brasil conseguiu uma pequena vantagem (5-3) após ataque de Márcio. Mas com dois erros de Fábio Luiz, os norte-americanos viraram o placar para 9-8.
Os brasileiros ficaram nervosos e passaram a cometer erros. O time dos Estados Unidos, jogando de maneira mais sólida, aproveitou o momento ruim do Brasil para fazer 13-10. Dois aces de Márcio, entretanto, colocaram os brasileiros de volta no jogo.
Foi então que apareceu o jogo de Fábio Luiz. Com dois bloqueios seguidos ele ajudou a equipe a fazer 18-15. Um erro de saque do carequinha Dalhausser fechou o set em 21 a 17 e levou a decisão para o tie-break.
No set de desempate, Dalhausser se redimiu, marcando 3 a 0 para os Estados Unidos. Os brasileiros se desesperaram. Com três erros seguidos, viram os adversários abrirem 6-1 no placar.
Márcio e Fábio Luiz pediram tempo, tentando acertar uma reação. Mas três bloqueios seguidos de Dalhausser deixaram a partida com incríveis 9-1 para os norte-americanos. A diferença foi crucial para a definição do campeão. Um bloqueio de Dalhausser fechou a partida em 15 a 4.
Ricardo e Emanuel vencem disputa 'brasileira' e ficam com o bronze

Esta foi a nona medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, sendo a sexta de bronze. Antes, o país conquistou também um ouro, obtido com César Cielo nos 50 m livre da natação, e duas pratas (futebol feminino e Robert Scheidt na classe Star da vela).
Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel começaram os Jogos de Pequim como favoritos ao ouro. Mas na China a dupla não conseguiu repetir o bom desempenho que a levou aos títulos das cinco temporadas do Circuito Mundial.
"Há dois dias sofri muito pela semifinal, mas sempre existe um sol depois da derrota e esse é o nosso sol. Obrigado a todos que nos apoiaram. Passamos quase 20 dias aqui focados e sentimos essa emoção agora. É muito bacana representar o nosso país e ganhar uma medalha" - Emanuel
A parceria sofreu com as dores de Ricardo, que teve uma pequena fratura no tornozelo esquerdo antes do início dos Jogos. Assim, acabou eliminada pelos brasileiros Márcio e Fabio Luiz nas semifinais.
Na disputa do bronze, Ricardo e Emanuel confirmaram o favoritismo e venceram Jorge e Renatão com facilidade. As duplas já haviam se enfrentado quatro vezes, e nas quatro vezes anteriores os campeões de Atenas também tinham saído vitoriosos.
Sem resultados de expressão no Brasil, Jorge e Renatão foram para fora do país tentar a vaga olímpica. E a dupla, que atua sob o pseudônimo de Geor e Gia, conseguiu um surpreendente quarto lugar em Pequim.
Diante de Ricardo e Emanuel, Jorge e Renatão pouco puderam fazer. Os georgianos sucumbiram diante da melhor qualidade técnica dos adversários. Os bloqueios de Ricardo e as defesas de Emanuel fizeram a diferença na partida, para a alegria da torcida brasileira, que compareceu em bom número na Arena de Chaoyang.
Depois, os torcedores ainda aguardaram a decisão do campeonato, entre os brasileiros Márcio e Fábio Luiz e os norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser, e viram a dupla nacional ficar com a prata.
Postado por Sivaldo às 11:28 0 comentários
Marcadores: Olimpíadas 2008, Vôlei