TVGolo.com - Novos Golos

28 de nov. de 2008

Após atentados, ingleses do críquete devem deixar Índia

Os dirigentes que acompanham a seleção inglesa de críquete deixaram com os jogadores a decisão de sair da Índia, onde fazem sua preparação, após um atentado terrorista na cidade de Mumbai, que matou 125 pessoas e feriu outras 327 na última quinta-feira.

A informação foi passada pelo capitão da equipe, Kevin Pietersen, que ainda não confirmou se a equipe aproveitará as reservas do vôo para Londres nesta sexta. A princípio os atletas seguirão realizando compromissos profissionais na Índia.

Os ingleses têm três amistoso agendados para campos indianos. No dia 5 de dezembro, atuam em Baroda, para depois engatarem dois confrontos. O primeiro acontecerá em Ahmedabad, no dia 11 de dezembro, enquanto o segundo, o mais emblemático, será justamente em Mumbai, em 19 do próximo mês.

"Faremos todo o esforço possível para voltar a treinar até o final do dia. Se estivermos nos sentindo seguros, não iremos voltar", apontou Pieterson, à Rádio BBC, garantindo que quem optar por voltar não será repreendido. "Nunca forçaremos ninguém a fazer nada. Um homem é um homem e ele pode seguir suas próprias decisões", enfatizou.

Alguns integrantes da equipe sugeriram e, por enquanto, a hipótese mais palpável pelo grupo é a de se ausentar do país até que a situação se normalize. "Foi muito duro, era algo que não estávamos à espera. E aí, quando algo inesperado acontece, você tem que lidar com algumas situações. A decisão mais certa parece ser tirar os mais meninos daqui e levá-los para suas famílias, mesmo que seja só por uns dias", disse.

Pietersen descartou realizar a série de partidas para depois do Natal e lembrou que foi por sorte o atentado não ter afetado a seleção inglesa, já que de última hora a delegação saiu de Mumbai para se concentrar em Bangalore. "Foi apenas no último minuto que decidimos, não sei o motivo", completou, à emissora.

"Poderíamos estar em alguns dos hotéis que foram atacados. Em um dos hotéis onde sempre nos hospedamos ainda acontece o cerco dos terroristas. O perigo estaria por perto. É uma situação muito dura", reiterou o capitão.

Dirigentes falaram a jornais ingleses que apesar do risco de se perder dinheiro pela não-realização dos amistosos, a decisão de deixar a Índia seria apoiada devido ao bem-estar de atletas e torcedores.

Platini quer vetar transferências de menores na Europa

Principal nome de todos os tempos do futebol francês ao lado de Zinedine Zidane, o ex-jogador Michel Platini, hoje presidente da Uefa, irá propor aos 27 ministros dos Esportes da União Européia (UE) a aprovação de uma medida que poderá gerar polêmica, apesar de já ser adotada pela Fifa na maior parte do planeta.

O dirigente quer proibir as transferências internacionais de jogadores menores de idade em todo o continente europeu. O objetivo de Platini com tal medida é tratar da conciliação entre uma carreira esportiva e os estudos para os jovens talentos e o de dar proteção aos clubes formadores.


Contudo, o presidente da Uefa terá de ultrapassar a posição da Comissão Europeia, que se mostra reticente a qualquer reforma contrária à livre circulação de pessoas dentro da UE.

As transferências internacionais de menores são proibidas pela Fifa, mas, em 2001, a UE assinou um acordo com a entidade autorizando transferências na Europa para maiores de 16 anos, idade mínima legal para exercer atividades profissionais.

Seleção da Itália deve ter short marrom em 2009

A seleção da Itália deve estrear um novo uniforme na Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, e a maior novidade ficará por conta dos shorts marrons, segundo a imprensa do país. A Federação Italiana de Futebol (FIGC, em italiano) já enviou à Fifa uma nota técnica com os detalhes do novo uniforme.

A camisa principal ganhará um tom mais claro de azul, parecido com o que é utilizado por Napoli e Lazio. Já os atuais shorts brancos serão substituídos por marrons, segundo o jornal Corriere dello Sport.

O resultado parece não ter agradado a torcida, pois a mudança foi reprovada por 92,2% dos leitores, em enquete publicada no site do diário. Atuais campeões do mundo, os italianos estão no Grupo B da Copa das Confederações, ao lado de Brasil, Estados Unidos e Egito.

A Itália enfrentará os brasileiros na última rodada, marcada para 21 de junho, exatamente 39 anos depois da final da Copa do Mundo de 1970, entre as duas equipes. Naquela oportunidade, o Brasil venceu por 4 a 1 e conquistou seu terceiro título mundial.

Brasil vence e encerra primeira fase com 100%

A Seleção Brasileira enfrentou a Noruega, nesta quinta-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa Mundial Feminina Sub-20 da Fifa, na cidade de Coquimbo, no Chile, e conquistou a terceira vitória em três jogos pelo Grupo D. E mais uma vez com o placar dilatado: 3 a 0.

Com o resultado, as brasileiras asseguram também o primeiro lugar da chave, com nove pontos, 11 gols a favor e apenas dois contra, sofridos diante da Coréia do Norte. Já a Noruega se despede da competição, já que no outro duelo desta quinta, a Coréia atropelou o México por 5 a 0.


O primeiro gol da vitória brasileira foi marcado por Érika, aos 39min do primeiro tempo. Já na segundo etapa, a dez minutos do apito final, Daiane recebeu, dividiu com a goleira e só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.

Três minutos mais tarde, foi a vez de Pamela receber livre na pequena área, dominar com categoria e encher o pé, sem chances para a arqueira norueguesa.

Assim, a equipe verde e amarela garante vaga nas quartas-de-final da competição e aguarda o segundo colocado do Grupo C para saber quem será seu adversário, que pode ser Alemanha, Canadá ou Japão.

Mesmo sem adversário definido, o próximo duelo da Seleção será realizado nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), na cidade de Temuco.

Para Fifa, São Paulo está "pronto para festejar"

A Fifa também acompanha de perto a reta final do Campeonato Brasileiro. Para a entidade que rege o futebol mundial, o São Paulo, líder isolado e que pode faturar seu sexto título nacional - o terceiro consecutivo - neste domingo, contra o Fluminense, está "pronto para festejar" a conquista.

Em seu site oficial, a Fifa destaca o fim de uma "disputa emocionante, na qual Grêmio, Cruzeiro e Flamengo pareciam caminhar ao título em algumas partes do campeonato, mas que foram ultrapassados pelos paulistas, que buscam seu terceiro título consecutivo".

Além de se esquecer do Palmeiras na lista dos que brigaram pelo título brasileiro outrora, a Fifa também lembrou que "uma vitória em casa sobre o Fluminense selará o título (do São Paulo), mesmo com um triunfo do Grêmio, que visita o Ipatinga na (37ª) rodada".

O site oficial da entidade também comenta a disputa por uma vaga na Libertadores de 2009, concentrada entre Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo - um deles ficará de fora da competição -, além de pedir atenção especial ao atacante Keirrison, do Coritiba.