TVGolo.com - Novos Golos

8 de ago. de 2008

Empolgados, Nadal e espanhóis comandam "bagunça" na festa

A delegação espanhola foi a que mais demonstrou empolgação durante o desfile das delegações na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, nesta sexta-feira. Liderados pelo tenista Rafael Nadal, que assumirá a liderança do ranking mundial, os europeus foram os que mais levantaram a torcida.

Pulando e gritando, os espanhóis jogaram os chapúes para o alto e cativaram o público com a alegria.


Empolgados, os europeus quebraram até o protocolo, saindo da faixa limite para se aproximarem das câmeras de TV para mandar recados e beijos.

As pessoas que cuidavam da organização da festa levaram a alegria espanhola no bom humor e tiveram paciência para afastar os atletas, entre eles Nadal, um dos mais eufóricos.

Com gol de estreante, Real Madrid vence de virada

O meia holandês Rafael Van der Vaart estreou com gol pelo Real Madrid, nesta quinta-feira, na Colômbia. O jogador entrou no segundo tempo do amistoso contra o Independiente Santa Fé e ajudou o time espanhol a vencer por 2 a 1, de virada, no Estádio El Campín, em Bogotá.


Com Júlio Baptista e Robinho (sobre quem o Real alegou lesão no púbis para impedir a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, competição em que a Seleção Brasileira estreou justamente nesta quinta), a equipe merengue não conseguiu encantar no primeiro tempo.
Aos 20 min, a situação piorou para os visitantes. Sem economizar cartões na partida amistosa, o árbitro Óscar Ruiz expulsou o lateral-direito Michel Salgado por reclamação. Com isso, Júlio Baptista foi sacrificado pelo técnico Bernd Schuster para a entrada do defensor luso-brasileiro Pepe.

O reforço na zaga não bastou ao Real Madrid. Aos 40 minutos, o venezuelano Seijas aproveitou bom passe de Bernal e abriu o placar para o Independiente Santa Fé, pouco depois de Óscar Ruiz anular gol de Valoyes, por impedimento.

No intervalo, o técnico do clube espanhol mandou a campo pela primeira vez Van der Vaart, que entrou no lugar de Guti. Contratado junto ao Hamburgo por 13 milhões de euros (cerca de R$ 31,5 milhões), o holandês quis justificar o investimento logo nos primeiros minutos. Determinado, também teve um gol anulado, aos 9 min, porque tocou a bola com mão.

Van der Vaart empatou o jogo aos 32 min da etapa final, em gol de falta cobrada da esquerda. Em seguida, Pepe, com assistência do holandês, virou para o Real Madrid.

China abre Jogos com megaespetáculo de tecnologia e luzes

Segredo desvendado. Tecnologia, luzes e a força de 14 mil artistas deram o tom da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de 2008, nesta sexta-feira, em Pequim. Foram 44 mil lâmpadas, 10 mil metros de fibra óptica, 11.456 mil fogos de artifício em imenso palco de 400 toneladas, formado no centro do Estádio Olímpico, o Ninho de Pássaro, com uma aparelhagem sonora de 516 amplificadores.

Nas arquibancadas, cerca de 90 mil pessoas. Em todo o mundo, bilhões de espectadores assistindo a um megaespetáculo com um show pirotécnico, que coloriu a noite da capital chinesa. Grandes "pegadas", que caminhavam em direção ao Ninho de Pássaro, foram "construídas" por meio dos fogos, simbolizando os países que vieram de longe e percorreram milhares de quilômetros para participar da Olimpíada.

Após uma contagem regressiva marcada pelo forte som dos 2.008 tambores chineses, e mais cores no céu de Pequim, 56 crianças entraram no Estádio Olímpico, representando as 56 etnias do país e carregando a bandeira da China.

Mas os organizadores não deixaram de lado os tradicionais símbolos da Olimpíada. O logo olímpico, formado pelos cinco aros que representam os continentes, surgiu no centro do palco. Os anéis, feitos com milhares de mini-lâmpadas, "flutuavam" pelo estádio.

Nesse mesmo palco, surgiam surpresas para os espectadores, como um globo terrestre gigante e um piano. Nesse momento, um músico chinês e uma criança de 5 anos tocaram o instrumento, enquanto dançarinos, vestidos com roupas inteiramente verdes fizeram coreografia em meio a luzes, para representar a alta tecnologia chinesa.

Além dos tambores, outros antigos instrumentos e modalidades musicais da China apareceram na performance da cerimônia. O Fou, instrumento mais antigo do país, é feito pelo barro ou bronze. Já o Guqin é um antigo instrumento de corda. No evento, foi exibido Guqin feito há mais de 1 mil anos.

Na Cerimônia, foi possível ouvir também a Ópera de Pequim, bem como a canção de Kunqu, uma forma de teatro chinês tradicional listada como patrimônio cultural do mundo.

Com território vasto e numerosos dialetos, existem centenas de óperas locais tradicionais na China.
Dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre eles o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o presidente francês Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros, assistiram à cerimônia dos Jogos organizados pela China.

Além disso, mais de 10 mil atletas de 204 países e regiões participaram do desfile na cerimônia no Ninho de Pássaro, situado no norte da capital chinesa.

Desfile de delegação brasileira emociona Lula

Após a Grécia abrir o desfile de delegações e mais 36 países passarem pelo Estádio Nacional de Pequim, o velejador Robert Scheidt adentrou ao Ninho de Pássaro guiando a delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2008 e emocionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Da delegação de 277 atletas que o País levou ao Oriente, algumas modalidades não estiveram representadas, como as Seleções masculina e femina de futebol, concentrada em Shenyong, integrandes do time de atletismo, treinando em Xangai, e a equipe feminina de vôlei, que preferiu se dedicar aos treinamentos.

Ao todo 181 competidores brasileiros entraram no gramado do Ninho de Pássaro. Jogadores da Seleção masculina de vôlei, o triplista Jadel Gregório e os judocas da equipe brasileira estavam entre os principais atletas do país no desfile.

O presidente acompanhou de perto a passagem dos atletas, da primeira fila da tribuna de celebridades do Ninho. Lula ficou de pé desde que o País foi anunciado e assim permaneceu por toda a passagem da delegação na parte lateral do campo do estádio.

Lula acenou a todo instante para Scheidt, demonstrou estar muito emocionado e, apesar do calor - que o fez tirar o paletó e abrir a camisa, foi bastante participativo e enérgico com a delegação brasileira. O presidnete é o único chefe de Estado latino-americano que compareceu à Cerimônia.
Os brasileiros desfilaram vestidos de camiseta branca com o logo do "Time Brasil" (uma bandeira verde-amarela ao lado de uma estrela, com a palavra Brasil, e os anéis olímpicos), casaco verde com lapela azul marinho, calça também azul ¿ saia para as mulheres ¿ e um chapéu branco com uma faixa verde-amarela.

Os atletas da delegação tiraram fotos e fizeram gravações do estádio e da torcida, que também aplaudiu muito os brasileiros. Ao final, devido ao calor, muitos resolveram tirar e segurar o paletó e o chapéu.

A ordem de entrada das delegações no Ninho do Pássaro seguiu um curioso sistema: o número de caracteres que formam cada ideograma referente ao nome do país em mandarim (o que justifica, por exemplo, a entrada do Brasil antes de Austrália e Argentina, por exemplo).

A Grécia, por ser o país-símbolo das Olimpíadas, sempre inaugura o desfile das delegações. A China, por ser anfitriã, segue a tradição de encerrar a festa, que contará com 204 países. Brunei acabou excluído pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por não entregar o registro dos participantes.

Anderson é relacionado, e Borges segue fora do São Paulo

Depois de perder para o Fluminense por 3 a 1 na última quarta-feira, o São Paulo voltou aos treinos na manhã desta sexta-feira, debaixo de muita chuva no centro de treinamento da Barra Funda. Esse foi o único trabalho do time antes da partida contra o Goiás, neste sábado, no estádio do Morumbi, às 18h20, pela última rodada do primeiro turno.

Enquanto os titulares da partida passada fizeram apenas um trabalho de recuperação física no Reffis e deram voltas no gramado em seguida, os reservas tiveram um movimentado - e molhado - treino coletivo. E alguns dos jogadores que treinaram com bola podem estar em campo na próxima partida do time.


Contratado no último mês, o zagueiro Anderson foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estréia com a camisa do time do Morumbi, caso o técnico Muricy Ramalho opte por colocar a equipe com três zagueiros, já que André Dias e Rodrigo devem seguir como titulares do São Paulo.

Já o atacante Borges continua fora do time. Recuperado de uma grave luxação no cotovelo esquerdo, sofrida há quase um mês, ele ainda não está com a confiança necessária para voltar, como explicou o treinador. "Ele teve uma contusão séria, e como usa muito braço, ainda está com medo de apoiar.

"Quem também treinou normalmente e deve voltar ao time é o atacante Dagoberto. Ele cumpriu suspensão automática na última partida, por ter levado o terceiro cartão amarelo. Mesmo com o jogador passando por boa fase, Muricy evita confirmar a escalação. "Sem treino, tem que esperar um pouco mais."

Brasileirão Série A - 18ª rodada (jogos de quinta)

Cruzeiro vence Inter e segue na disputa por "título" do 1º turno

A vitória do Cruzeiro sobre o Internacional, por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Mineirão, adiou a definição do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O clube celeste, que chegou ao seu quarto triunfo consecutivo, manteve a vice-liderança, com 36 pontos - dois a menos que o tricolor gaúcho - e ainda sonha com o título simbólico da fase inicial. Já o Colorado não conseguiu o seu segundo triunfo como visitante na competição, após ter vencido o Fluminense, sábado passado, no Rio.

>>Brasileirão Série A > 18ª rodada (jogos de quarta)

Para ficar com o título simbólico do primeiro turno, na 19ª rodada, no final de semana, o Cruzeiro terá de torcer para o Grêmio não vencer o seu maior rival, o Atlético-MG, no próximo sábado, no Mineirão, além de fazer a sua parte e derrotar a Portuguesa, em São Paulo, no domingo. Vale lembrar que desde 2003, quando o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos, o vencedor do turno é o campeão nacional.

Ao contrário do Cruzeiro, que conseguiu somar 12 pontos nas últimas quatro rodadas, com duas vitórias fora e outras duas em casa -, o Internacional voltou a se caracterizar pela irregularidade. Depois de bater o Fluminense, por 2 a 1, no Maracanã, na rodada anterior, não conseguiu um resultado positivo contra o Cruzeiro, em jogo em que Nilmar desperdiçou cobrança de pênalti, defendida por Fábio, ainda no primeiro tempo.

Dessa forma, o time gaúcho, que se manteve com 25 pontos (aproveitamento de 46,29%) segue em busca de uma seqüência maior de triunfos para tentar se aproximar da parte de cima da tabela de classificação. O Internacional só conseguiu duas vitórias seguidas no atual Brasileirão na 9ª e 10ª rodadas, quando derrotou Coritiba e Goiás, por 3 a 0 e 1 a 0, respectivamente.

O Cruzeiro, que tem aproveitamento de 66,66% no Brasileirão, conseguiu sua 11ª vitória, sendo a oitava em casa, onde tem aproveitamento de 83,33%. No Mineirão, em 10 partidas, o time do técnico Adilson Batista obteve 25 pontos, empatando uma vez e perdendo apenas um jogo.

Palmeiras supera chuva e vence Vitória por 3 a 0 em confronto direto

Pela oitava vez na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras fez a lição de casa. Na noite desta quinta-feira, o time alviverde explorou o jogo aéreo para superar o gramado encharcado do estádio do Parque Antarctica e ganhar do Vitória por 3 a 0, em confronto direto pelas primeiras colocações na tabela.

Com mais um triunfo em casa, a equipe paulista soma 34 pontos e segue na terceira colocação, quatro pontos atrás do líder Grêmio e a dois do vice-líder Cruzeiro.

Além disso, abriu cinco pontos de vantagem sobre o time baiano e quatro sobre o São Paulo, que fecha o G-4, zona de classificação para a Copa Libertadores da América 2009.

Botafogo derrota o Figueirense e se aproxima ainda mais do G-4

O Botafogo continua subindo de produção no Campeonato Brasileiro. Mesmo atuando longe do Rio de Janeiro, o Alvinegro derrotou o Figueirense por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 18ª rodada, e se aproximou ainda mais do G-4 (grupo de classificação para a Copa Libertadores da América). Foi o terceiro triunfo seguido do time, que não perde há cinco jogos.

Com a vitória, gols de Túlio e Thiaguinho, o Botafogo, na oitava posição, chegou aos 28 pontos, apenas dois do São Paulo, que fecha o G-4. Já o Figueirense, com 24, está em 12º lugar.

O Botafogo jogou boa parte da partida com um jogador a menos, pois, aos 24 minutos do primeiro tempo, a equipe perdeu, por cartão vermelho, o apoiador Carlos Alberto.

Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Botafogo recebe o Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Engenhão. No mesmo dia, mas às 18h10, o Figueirense vai até Porto Alegre enfrentar o Internacional, no Beira-Rio.