TVGolo.com - Novos Golos

13 de ago. de 2008

Sob névoa, Federer se vinga de checo e avança

Nem a densa névoa que envolvia a quadra central do complexo olímpico de tênis tirou a concentração de Roger Federer. Muito menos os leques constantemente abanados e os flashes das câmeras fotográficas na arquibancada. O suíço, ainda número um do mundo, se vingou do checo Tomas Berdych, venceu por 6/3 e 7/6 (7/4) e garantiu presença nas quartas-de-final do torneio de simples em Pequim.

Quando tinha apenas 18 anos de idade, Berdych deixou o mundo do tênis boquiaberto ao eliminar Federer na segunda rodada da Olimpíada de Atenas, quatro anos atrás. O suíço já era o dominante número um do mundo, enquanto o checo, hoje número 20, era só o 79 do ranking.

É verdade que, desde então, eles se enfrentaram seis vezes e Federer ganhou todas as partidas. Mas a sétima vitória seguida tem o gosto da vingança olímpica.

É verdade, também, que desde então Federer ganhou nove torneios de Grand Slam. Mas se naquela época ele apenas iniciava o reinado no tênis, em Pequim ele encerra momentaneamente. A partir da segunda-feira que vem, o espanhol Rafael Nadal vai liderar o ranking da ATP.

Federer tem nesta semana a oportunidade de ouro para provar que perdeu a coroa, mas segue sendo rei.

Nas quartas-de-final, ele vai enfrentar o norte-americano James Blake, que venceu o francês Gilles Simon por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/2) e é freguês de Federer, afinal o suíço venceu todos os oito confrontos realizados entre ambos até hoje.

Nesta quarta, a quadra central estava quase cheia para ver o suíço. Os gritos de apoio a "Roger" foram uma constante na partida, tanto quanto a névoa provocada pela umidade na capital chinesa.

Federer começou jogando bem e logo quebrou o saque de Berdych no segundo game. Na sequência, no entanto, o checo devolveu a quebra e mostrou que a partida não seria tão fácil. No sexto game, o suíço voltou a se aproveitar dos erros para derrubar o saque do rival e abrir 4/2 de vantagem. Confirmando o seu serviço, ele fechou o primeiro set em 6/3.

A segunda parcial foi ainda mais equilibrada. Berdych controlou no início com uma quebra de serviço e 3/0 de vantagem no placar. No game da quebra, Federer cometeu duas duplas faltas e parecia estar saindo da partida.

O suíço reagiu, no entanto. No quinto game, devolveu a quebra e logo sacou para empatar em 3/3. Com fortes saques, os dois tenistas conseguiram confirmar os games de serviço até o decisivo tie-break. Berdych, novamente, teve a vantagem e liderou por 3/1. Permitiu a reação do suíço, que virou e fechou em 7/4.

Foi só após o ponto decisivo que Federer gritou mais alto que os fãs chineses e soltou um "Yes". Ele atirou quatro toalhas para a arquibancada e assinou alguns autógrafos para os gritos de "óóóóóó" vindos do público.

0 comentários: