Após uma contagem regressiva marcada pelo forte som dos 2.008 tambores chineses, e mais cores no céu de Pequim, 56 crianças entraram no Estádio Olímpico, representando as 56 etnias do país e carregando a bandeira da China.

Mas os organizadores não deixaram de lado os tradicionais símbolos da Olimpíada. O logo olímpico, formado pelos cinco aros que representam os continentes, surgiu no centro do palco. Os anéis, feitos com milhares de mini-lâmpadas, "flutuavam" pelo estádio.
Nesse mesmo palco, surgiam surpresas para os espectadores, como um globo terrestre gigante e um piano. Nesse momento, um músico chinês e uma criança de 5 anos tocaram o instrumento, enquanto dançarinos, vestidos com roupas inteiramente verdes fizeram coreografia em meio a luzes, para representar a alta tecnologia chinesa.
Além dos tambores, outros antigos instrumentos e modalidades musicais da China apareceram na performance da cerimônia. O Fou, instrumento mais antigo do país, é feito pelo barro ou bronze. Já o Guqin é um antigo instrumento de corda. No evento, foi exibido Guqin feito há mais de 1 mil anos.

Na Cerimônia, foi possível ouvir também a Ópera de Pequim, bem como a canção de Kunqu, uma forma de teatro chinês tradicional listada como patrimônio cultural do mundo.
Com território vasto e numerosos dialetos, existem centenas de óperas locais tradicionais na China.
Dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre eles o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o presidente francês Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros, assistiram à cerimônia dos Jogos organizados pela China.
Além disso, mais de 10 mil atletas de 204 países e regiões participaram do desfile na cerimônia no Ninho de Pássaro, situado no norte da capital chinesa.
0 comentários:
Postar um comentário