TVGolo.com - Novos Golos

8 de ago. de 2008

Desfile de delegação brasileira emociona Lula

Após a Grécia abrir o desfile de delegações e mais 36 países passarem pelo Estádio Nacional de Pequim, o velejador Robert Scheidt adentrou ao Ninho de Pássaro guiando a delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2008 e emocionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Da delegação de 277 atletas que o País levou ao Oriente, algumas modalidades não estiveram representadas, como as Seleções masculina e femina de futebol, concentrada em Shenyong, integrandes do time de atletismo, treinando em Xangai, e a equipe feminina de vôlei, que preferiu se dedicar aos treinamentos.

Ao todo 181 competidores brasileiros entraram no gramado do Ninho de Pássaro. Jogadores da Seleção masculina de vôlei, o triplista Jadel Gregório e os judocas da equipe brasileira estavam entre os principais atletas do país no desfile.

O presidente acompanhou de perto a passagem dos atletas, da primeira fila da tribuna de celebridades do Ninho. Lula ficou de pé desde que o País foi anunciado e assim permaneceu por toda a passagem da delegação na parte lateral do campo do estádio.

Lula acenou a todo instante para Scheidt, demonstrou estar muito emocionado e, apesar do calor - que o fez tirar o paletó e abrir a camisa, foi bastante participativo e enérgico com a delegação brasileira. O presidnete é o único chefe de Estado latino-americano que compareceu à Cerimônia.
Os brasileiros desfilaram vestidos de camiseta branca com o logo do "Time Brasil" (uma bandeira verde-amarela ao lado de uma estrela, com a palavra Brasil, e os anéis olímpicos), casaco verde com lapela azul marinho, calça também azul ¿ saia para as mulheres ¿ e um chapéu branco com uma faixa verde-amarela.

Os atletas da delegação tiraram fotos e fizeram gravações do estádio e da torcida, que também aplaudiu muito os brasileiros. Ao final, devido ao calor, muitos resolveram tirar e segurar o paletó e o chapéu.

A ordem de entrada das delegações no Ninho do Pássaro seguiu um curioso sistema: o número de caracteres que formam cada ideograma referente ao nome do país em mandarim (o que justifica, por exemplo, a entrada do Brasil antes de Austrália e Argentina, por exemplo).

A Grécia, por ser o país-símbolo das Olimpíadas, sempre inaugura o desfile das delegações. A China, por ser anfitriã, segue a tradição de encerrar a festa, que contará com 204 países. Brunei acabou excluído pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por não entregar o registro dos participantes.

0 comentários: