TVGolo.com - Novos Golos

9 de abr. de 2008

Campeonato Sueco abre com Marta em ação

Melhor liga feminina de futebol do mundo tem muitas outras atrações nesta temporada

Doze clubes, 42 estrangeiras, a melhor jogadora e a melhor goleiro do mundo, e agora também a atacante terceira colocada no prêmio de melhor do ano da Fifa em 2007. O Campeonato Sueco feminino de futebol, o Damallsvenskan, começa nesta quarta-feira com o mais que justificado título de liga feminina número um do planeta.

Apenas a presença de Marta já seria suficiente para botar o Campeonato Sueco entre os maiores. Mas para acabar com o reinado do tricampeão Umea, equipe da craque brasileira, os adversários foram se reforçar com destaques das principais seleções do mundo e bateram o recorde de atletas estrangeiras.

Do Brasil chegou uma dupla que automaticamente transformou o Linkoping, sexto colocado de 2007, num dos candidatos ao título: Daniela e Cristiane.

- O nosso time é muito bom. O campeonato vai ser muito equilibrado e acho que temos chance de surpreender - diz Cristiane, terceira melhor do mundo em 2007.

As duas brasileiras têm contrato apenas até agosto, quando o campeonato pára por causa dos Jogos Olímpicos de Pequim.

- Se mostrarmos um bom futebol até lá teremos uma grande chance de continuar até o fim da temporada - afirma Daniela.

Elas ainda não tiveram chance de encontrar Marta. O duelo das brasileiras está marcado para a nona rodada, quando o Linkoping viaja até Umea. Até lá o Umea ainda não poderá contar com sua outra estrela brasileira, Elaine, que se recupera de uma grave lesão em um dos joelhos.

Para adversários, Marta é a razão do sucesso do Umea

Uma pesquisa com jogadores e treinadores das 12 equipes mostrou que 55% pensam que o Umea não seria campeão se não tivesse Marta. Para a craque, o torneio será o mais difícil desde sua chegada à Suécia em 2004:

- É bom ter a Cristiane e a Daniela na liga. O campeonato está mais forte do que nunca. Vamos ter que lutar duro para ganhar o título outra vez.

Malmoe e Djurgarden são os outros times apontados como principais adversários do Umea. O Djurgarden, de Estocolmo, trouxe a goleira alemã Nadine Angerer, que não sofreu gols na Copa do Mundo de 2007 e que defendeu um pênalti cobrado por Marta na final contra o Brasil.

- Na Alemanha, também temos um bom campeonato. Mas a liga sueca é a melhor do mundo. Eu vim em busca de desafios - diz Nadine.

Marta estréia nesta quarta-feira diante do AIK, em Estocolmo. O time da capital foi se reforçar na Austrália, buscando a principal jogadora da seleção local, a atacante Lisa de Vanna, que marcou quatro gols no Mundial e deu trabalho ao Brasil nas quartas-de-final.

Os outros jogos desta quarta são: Hammarby x Malmoe, Ballinge x Orebro e Umea Sodra x Sunnana. Daniela e Cristiane entram em campo apenas no domingo, quando o Linkoping estréia, em casa, contra o Umea Sodra.