TVGolo.com - Novos Golos

25 de nov. de 2008

Tabela do Campeonato Mineiro 2009 é divulgada

Enquanto Atlético-MG e Cruzeiro ainda se concentram no Campeonato Brasileiro, a Federação Mineira de Futebol divulgou, nesta terça-feira, a tabela do campeonato estadual da próxima temporada. As datas e horários ainda não foram precisamente definidos, mas a primeira rodada está prevista para o fim de semana do dia 25 de janeiro.

Na estréia, os dois grandes enfrentam adversários que vieram do Módulo II, como é chamada a segunda divisão do Campeonato Mineiro. No Mineirão, o Atlético faz o clássico contra o América.
Já o Cruzeiro viaja até o Triângulo Mineiro para enfrentar o Uberlândia. O clássico entre as duas potências da capital será na quinta rodada, prevista para 8 de fevereiro. Vale lembrar que o Ipatinga não participa da competição, já que foi rebaixado em 2008.

O regulamento deste ano tem uma pequena alteração em relação ao do ano passado. O número de participantes é o mesmo, 12, e eles continuam se enfrentando em turno único. Os dois últimos serão rebaixados, como em 2008, e a diferença está na segunda fase.

Antes, quatro equipes se classificavam para as semifinais, disputadas em ida e volta. Desta vez, oito times se classificam, havendo quartas-de-finais, também em dois jogos.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Mineiro 2009:
Uberlândia x Cruzeiro
Atlético-MG x América
Social x Tupi
Uberaba x Ituiutaba
Democrata-GV x Guarani
Rio Branco x Villa Nova

Yankees têm esperança com rebaterores

Joe Girardi não escalará o time titular do New York Yankees para a próxima temporada do beisebol norte-americano por ainda mais quatro meses. Mas Kevin Long, o técnico dos rebatedores da equipe, é capaz de projetar qual será a situação do time em abril, e estimar os dois rebatedores que provavelmente farão a diferença. Ele já dedicou um bom tempo a eles nesses meses de frio.


Long, que vive no Arizona, acaba de voltar de viagens de treinamento nas quais trabalhou com Robinson Cano, na República Dominicana, e Alex Rodriguez, em Miami. Nos cálculos de Long, Cano pode rebater imediatamente antes de Rodriguez, que em geral é o quarto rebatedor, ou rebatedor de força, da equipe, ou logo depois dele. De qualquer maneira, a expectativa de Long é que ambos venham a apresentar melhoras em seu desempenho.

O técnico diz que Cano está dedicando os meses de pausa no beisebol ao condicionamento físico, e que ele está em "condição imaculada". E Rodriguez, afirma, também está em melhores condições mentais, depois de passar por um divórcio na temporada passada.

"Afirmar que aquilo por que ele passou em sua vida pessoal não afetou o seu desempenho no campo de beisebol é impossível. Seria muito difícil afirmar que a situação não o afetou em nada", afirma Long. "Mas ele parece estar melhorando gradualmente, e sua condição é boa. Ele mantém contato constante com as filhas, e parece estar se saindo bem de sua crise pessoal".

Dois anos atrás, o trabalho intensivo que Long conduziu com Rodriguez durante o inverno o ajudou a conseguir o melhor início de temporada de sua carreira e o título de melhor jogador da temporada pela American League. Neste inverno, diz Long, o foco do trabalho deles já não envolve as mecânicas da rebatida.

"O braço dele certamente não perderá a força", disse Long. "Nós reformulamos a maneira pela qual ele movimenta o braço para rebater, dois anos atrás, e agora ele só precisa manter a consistência quanto a isso jogo após jogo. E boa parte disso tem a ver com aquilo que um jogador está passando em sua vida pessoal - que vai muito bem para ele, no momento".

"Não posso nem imaginar a sensação que um jogador sente ao passar por um divórcio no meio de uma temporada na qual ele está tentando competir em seu melhor nível. Rodriguez conseguiu fazer um bom trabalho em campo apesar de tudo, mas havia partidas no ano passado em que era perceptível que ele tinha muitas preocupações em mente", disse Long.

"Ele olhava para você sem prestar atenção, e não tinha a concentração completa que me acostumei a ver de sua parte quando está em campo. A pessoa tenta deixar seus problemas de lado por duas horas e jogar o melhor possível, mas isso é mais fácil falar do que fazer", afirmou.

Como jogador de mais alto salário do beisebol e três vezes eleito como melhor jogador da temporada, os padrões que Rodriguez estabeleceu são tão elevados que a produção que registrou na temporada passada - média de 0,302, 35 home runs e 103 rebatidas que resultaram em corridas - pode ser vista como decepcionante.

Mas a queda no desempenho de Cano foi ainda mais grave. Os números dele caíram em todas as categorias, e ele precisou de uma seqüência de 11 jogos rebatendo para conseguir terminar a temporada com média superior a 0,270.

Com os Yankees preparados para perder Jason Giambi e Bobby Abreu, cujos contratos vencem nesta temporada, e concentrados primordialmente em sua equipe de arremessadores depois da troca que trouxe ao time Nick Swisher, eles precisam que Cano cumpra as expectativas de desempenho que a equipe tem sobre ele.

O nome de Cano foi o primeiro a ser mencionado pelo diretor de beisebol Brian Cashman quando perguntado na segunda-feira sobre até que ponto confia no ataque de seu time.

"Acreditamos que nosso ataque será melhor que o do ano passado", disse Cashman. "Passamos por algumas lesões e jogadores que registraram desempenho inferior ao esperado. Acredito que Robinson Cano terá um excelente ano e que voltará não ao ano passado mas aos dois precedentes".

Cashman disse não acreditar que Cano, Melky Cabrera ou Swisher possam jogar pior que na temporada passada, e acrescentou que o catcher Jorge Posada e o rebatedor Hideki Matsui devem estar recuperados de suas lesões. A idéia de assinar com um rebatedor de primeiro nível como Mark Teixeira ou Manny Ramirez - além de C. C Sabathia e outro titular - parece implausível.

"Em geral, os boatos que estão correndo são pura fantasia", disse Cashman. "Temos trabalho a fazer, e não há dúvida de que teremos dinheiro para agir, mas muitos rumores não estão nem perto de serem realistas".

Cano poderia ter valor elevado em trocas, e Orland Hudson, um antigo vencedor do troféu Golden Glove, está disponível e sem contrato. Mas Cashman parece determinado a manter Cano, que conseguiu média de 0,452 nos 11 jogos de final de temporada - uma seqüência que surgiu depois de o técnico Girardi o deixar no banco por alguns jogos em função de sua falta de garra.

Long diz que tinha certeza de que a rebatida de Cano estaria bem quando o visitou algumas semanas atrás, mas que não fazia idéia de que o jogador estaria em tão boa forma. "Ele está trabalhando com um personal trainer e reduziu seu índice de gordura corporal a 10% ou 11%", diz Long.

"Ele está determinado, concentrado. Jamais o vi com tanta fome de jogo. Os músculos de seus braços e estômago jamais estiveram tão definidos. Ele está malhando forte, e eu disse a ele que estava muito orgulhoso de seu esforço".

A maior preocupação de Long é o quadro de arremessadores. Quanto melhores os arremessos, ele sabe, mais fácil o trabalho de seus rebatedores. "Se tivermos C. C., A. J. Burnett, Chien-Ming Wang, Joba e Pettitte, é fácil marcar pontos em qualquer jogo, e isso deve bastar", disse Long. "Seria uma boa sensação, sabe?".

Sport cai em grupo do atual campeão da Libertadores

O Sport Recife terá a chance de vingar o Fluminense em sua segunda participação na Copa Libertadores, em 2009. Isso porque, sem ser cabeça-de-chave no sorteio realizado nesta terça-feira, em Luque, Grande Assunção, capital paraguaia, a equipe pernambucana caiu no Grupo 1 da competição continental, a mesma em que está a atual campeã, a LDU, do Equador, que venceu os cariocas na decisão da edição deste ano.

Os pernambucanos já haviam disputado a edição de 1988, indicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como os campeões brasileiros do ano anterior.

Neste ano, além dos equatorianos, o time rubro-negro, classificado por ter conquistado a Copa do Brasil, enfrentará também o segundo representante do Chile, além do vencedor do jogo 5 da primeira fase da Copa Libertadores, entre o quarto colocado do Campeonato Brasileiro e o terceiro representante da Bolívia, que sairá de um playoff eliminatório ainda no final deste ano.

Caso o quarto colocado do Brasileiro passe pelo adversário boliviano (disputará a vaga em casa), será o primeiro duelo brasileiro na competição do próximo ano.

O sorteio foi realizado ainda sem uma definição quanto aos clubes peruanos, impedidos de participar de competições continentais pela Fifa devido aos conflitos entre Federação e governo local. Por isso, a Conmebol sorteopu os representantes do país com a alcunha de "vagas aberta".

A decisão final sobre o recurso sairá no dia 17 de dezembro e a entidade continental não decidiu o que será feito caso os peruanos continuem tendo sua participação vetada.

Do atual Campeonato Brasileiro, apenas o São Paulo tem sua vaga garantida. O clube disputará a competição pela sexta vez consecutiva, recorde de uma equipe do País, e se vencer o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, e chegar ao hexacampeonato brasileiro, entrará no Grupo 4, ao lado de Defensor Sporting (URU), segundo representante da Colômbia e o vencedor do Jogo 1 da primeira fase, entre o terceiro colombiano e o tradicional Peñarol, do Uruguai.

A Conmebol deve divulgar as datas e a tabela da Libertadores 2009 em breve.

Confira como ficou a divisão dos grupos da Libertadores 2009
>> Primeira Fase
Jogo 1: Colômbia 3* x Peñarol (URU)
Jogo 2: Vaga aberta 3* x Argentina 5
Jogo 3: Equador 4* x Paraguai 3
Jogo 4: Deportivo Anzoátegui (VEN)* x Equador 3
Jogo 5: Quarto colocado do Brasileiro* x Bolívia 3
Jogo 6: Universidad de Chile (CHI)* x México 3
*Decidem a vaga em casa

>> Fase de Grupos
Grupo 1
LDU (EQU)
Sport Recife (BRA)
Chile 2
Ganhador jogo 5

Grupo 2
Argentina 3
Paraguai 2
Deportivo Táchira (VEN)
Ganhador jogo 4

Grupo 3
River Plate (ARG)
Nacional (URU)
Vaga aberta 2
Ganhador jogo 3

Grupo 4
Brasil 1 (campeão brasileiro)
Defensor Sporting (URU)
Colômbia 2
Ganhador jogo 1

Grupo 5
Brasil 3 (terceiro colocado do Brasileiro)
Equador 2
Universidad Sucre (BOL)
Ganhador jogo 2

Grupo 6
Lanús (ARG)
Everton (CHI)
Caracas (VEN)
México 2

Grupo 7
Brasil 2 (vice-campeão brasileiro)
Aurora (BOL)
Boyaca Chicó (COL)
Ganhador jogo 6

Grupo 8
Argentinos Juniors (ARG)
Libertad (PAR)
Vaga aberta 1
San Luís (MEX)

Simon é afastado da Série A após polêmica com Fla

O árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon foi afastado pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) da próxima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Após polêmicas na vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Flamengo, no último domingo, ele foi incluído no sorteio da Série B.

O lance em maior discussão ocasionado pelo árbitro na partida ocorreu depois da reclamação de um pênalti por parte dos jogadores do Flamengo, que teria sido cometido pelo zagueiro Léo Fortunato no atacante Diego Tardelli, nos minutos finais e após o término do confronto.

A diretoria rubro-negra enviou um protesto formal à CBF e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo que Simon não apite mais jogos decisivos do Flamengo, nem mesmo na próxima temporada. Além disso, o clube deve protestar junto à Fifa, entidade a que o árbitro é filiado.

Na súmula do jogo, Simon garantiu ter sido ofendido por Tardelli e levado uma peitada do jogador rubro-negro pelas costas. Na seqüência, o atacante foi expulso de campo.

Por "novo" mascote, Corinthians anuncia parceria com Ziraldo

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira os detalhes da parceria com o cartunista Ziraldo. O criador da Turma do Pererê e do Menino Maluquinho é o responsável pelo novo visual do mascote da equipe do Parque São Jorge, o Mosqueteiro, que ganhou nova forma no traço do cartunista.

"Considero uma honra ter sido convidado para desenhar o mosqueteiro oficial de um clube tão querido como o Corinthians", diz Ziraldo.

O objetivo do clube é revitalizar e fortalecer seu mascote. "O Corinthians está fazendo parcerias sempre com os melhores. E falou em expressão visual, nada mais emblemático do que o Ziraldo para revigorar o nosso mascote", destacou o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg.

O Corinthians vai lançar uma série de produtos licenciados com o mascote: linha infantil, camisetas, bonés, chaveiros, bonecos, entre outros. Cerca de 500 itens serão desenvolvidos até o ano que vem e estarão à venda nas lojas do Corinthians.

O clube pretende abrir cerca de 40 lojas até no final de 2009. O segundo passo, também previsto para 2009, será o lançamento de álbuns de figurinhas e histórias em quadrinhos com o personagem, que ganhou uma nova versão para as crianças, o Mosquetinho.

"A torcida infantil do Corinthians é gigantesca e é justo que seja representada na figura de um Mosqueteiro mirim, pois uma das marcas do time é a paixão familiar que ele provoca. É quase sempre certo que, se um pai é corintiano, a família toda o acompanha. Como nos mosqueteiros, é um por todos e todos pelo Corinthians", destacou Ziraldo.

O cartunista acredita que o Mosquetinho será uma "coqueluche". "Todo pai vai querer dar um produto com o Mascotinho de presente para seus filhos", diz Ziraldo, que em breve vai criar também duas versões femininas para o Mosqueteiro: a Mosqueteira e a Mosquetinha.

Inter pode ceder Adriano em troca de Benzema, do Lyon

Um dos destaques do Lyon, da França, o atacante Karim Benzema entrou na mira de outro clube europeu: a Inter de Milão. O time italiano, inclusive, pode ceder o também avante Adriano em troca do jovem, 20 anos, segundo o jornal Corriere dello Sport.

O Lyon, dos brasileiros Cris, Juninho, Fábio Santos e Fred, quer receber 100 milhões de euros (cerca de 297 mi) por Benzema. Com o alto valor, a Inter estuda a liberação de Adriano aos franceses, reduzindo o débito.

Depois de seis meses no São Paulo, Adriano retornou à Inter de Milão no meio deste ano e teve boas atuações de início, mas faltou a um treino da equipe italiana, o que o deixou em descrédito com o técnico Mourinho.

Após ser afastado dos jogos da Inter, Adriano teve seu nome especulado como possível reforço de São Paulo, Corinthians, Fluminense ou Flamengo, além do Atlético de Madrid, da Espanha, em troca do argentino Agüero.

CBF confirma Goiás x São Paulo no Distrito Federal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na manhã desta terça-feira que a partida entre Goiás e São Paulo, válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 7 de dezembro, às 17h (de Brasília) será realizada no Estádio Bezerrão, no Gama, cidade-satélite a 30 km de Brasília.

O time goiano acabou punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelas brigas protagonizadas pela sua torcida no duelo contra o Cruzeiro, no Serra Dourada.

Pensando na festa pelo título brasileiro, que pode vir neste domingo, com uma vitória sobre o Fluminense, no Morumbi, o São Paulo pediu à diretoria goiânia que mandasse o jogo em um local mais próximo de São Paulo. O palco ideal para os dirigentes tricolores seria o Rio de Janeiro.

Para o técnico Muricy Ramalho, contudo, a escolha do estado brasiliense foi boa. "Eu jogo em qualquer lugar, desde que tenha condições. Foi um bom lugar, está bem escolhido", disse, após o treino desta terça no CCT da Barra Funda.

Reformado completamente, o Estádio Bezerrão é o local onde o Gama, recém-rebaixado à terceira divisão - mandará seus jogos.

Até agora, apenas uma partida aconteceu no local, adequado às exigências da Fifa e candidato a receber jogos da Copa do Mundo de 2014, que será no País: a goleada da Seleção Brasileira sobre Portugal por 6 a 2, em amistoso realizado na última quarta-feira.