TVGolo.com - Novos Golos

5 de nov. de 2008

Liga dos Campeões

Manchester empata no fim e segue líder no Grupo E

Até então com 100% de aproveitamento na Copa dos Campeões, o Manchester United perdeu seus primeiros pontos na competição. Nesta quarta-feira, o time inglês empatou com o Celtic, na Escócia, por 1 a 1, tomou seu primeiro gol no campeonato, mas segue na liderança do Grupo E.

Com a cabeça no clássico de sábado, contra o Arsenal, pelo Campeonato Inglês, o Manchester entrou em campo na Escócia com um time misto. Os atacantes Rooney e Berbatov e até o goleiro Van der Sar foram poupados por Alex Ferguson, que deu uma chance ao jovem lateral brasileiro Rafael, ex-Fluminense, no time titular.

Mesmo sem a sua força máxima, os ingleses tiveram mais posse de bola e dominaram o primeiro tempo. O problema é que o Celtic, logo em sua primeira chance real, acabou marcando o gol que abriu o placar.

Logo aos 13min, McDonald aproveitou confusão na área e, com um lindo toque de cobertura, estufou as redes de Foster.

Com Cristiano Ronaldo apagado, o português Nani e o ex-corintiano Tevez criavam as principais jogadas do Manchester. A primeira boa chance, porém, foi de um zagueiro.

Ferdinand desviou escanteio rente ao travessão do Celtic. Depois, Nani fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola atravessou a pequena área e ninguém de vermelho conseguiu desviar.
No intervalo, Ferguson decidiu escalar Berbatov, autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o mesmo Celtic, há duas semanas, no lugar de Nani.

O panorama do jogo seguiu o mesmo, com o Manchester no ataque e os anfitriões com dificuldades de atravessar o meio-campo. Em quatro minutos, Fletcher, Carrick e Cristiano Ronaldo arriscaram, mas não assustaram o goleiro Boruc. A pressão não parou por aí: aos 11, o zagueiro Vidic ficou com a sobra da defesa e arriscou para o gol. Maloney tirou em cima da linha e salvou os donos das casa.

Nove minutos depois, Rafael cruzou da direita na cabeça de Berbatov, que desviou com muito perigo. O brasileiro, logo em seguida, daria lugar ao titular Evra. Na frente, Rooney substituiu Tevez.

No entanto, quem passou a comandar os visitantes foi Cristiano Ronaldo, até então sumido. Primeiro ele obrigou Boruc a fazer defesa complicada em dois tempos. Depois, aos 39min chutou forte, o goleiro do Celtic não conseguiu segurar e o veterano Giggs desviu de cabeça para empatar o jogo e definir o resultado.

No outro jogo válido pelo Grupo E da Copa dos Campeões, o Villarreal esteve à frente do marcador em duas ocasiões, mas cedeu o empate ao Aalborg na casa do rival. O italiano Giuseppe Rossi abriu o placar para os espanhóis aos 41min do primeiro tempo, mas Jeppe Curth, aos 9min da etapa final, empatou o duelo.

Os espanhóis ficariam novamente em vantagem aos 30min, quando Guillermo Franco deixou a sua marca. Os donos da casa, porém, não demoraram para reagir. Due, logo aos 36min, decretou a igualdade.

Com os resultados da quarta rodada, o Manchester United segue na liderança da chave com oito pontos, mesma pontuação do Villarreal, que fica na segunda colocação por ter um saldo de gols pior que os inglês.

O mesmo acontece com o Celtic que fica em terceiro no grupo com dois pontos, por ter um saldo melhor do que o do lanterna Aalborg.

Com a disputa ainda em aberto, a chave E da Copa dos Campeões será novamente movimentada dia 25 de novembro. Na Espanha, Villarreal e Manchester United fazem o duelo dos líderes. Um empate classifica os dois times às oitavas. No mesmo horário, Aalborg e Celtic se enfrentam na Dinamarca.

Sob olhar de Maradona, Del Piero classifica Juventus

No dia em que o novo técnico da Argentina, Diego Armando Maradona, foi ao Estádio Santiago Bernabéu, o veterano atacante Del Piero roubou a cena novamente nesta quarta-feira e comandou outra vitória da Juventus contra o Real Madrid ao marcar os dois gols do duelo, que garantiram a vaga da equipe de Turim nas oitavas-de-final da Copa dos Campeões.

Autor de um golaço de falta no primeiro encontro entre as equipes, realizado no final do mês passado e que terminou com o triunfo por 2 a 1 dos italianos, Del Piero tirou a atenção do ídolo argentino, que estava na capital espanhola para observar os atletas que podem servir à seleção, Heinze, Higuaín e Gago, todos do lado do Real.

Com mais três pontos obtidos, a Juventus alcança os dez na classificação do Grupo H e não poderá ser mais ultrapassado por outras duas equipes, garantindo assim uma das vagas para a próxima fase. Em outro duelo da chave, o Zenit conseguiu a sua primeira vitória na competição ao passar pelo Bate Borisov por 2 a 0, na Bielorússia.

Após os resultados da quarta rodada, o Real Madrid estaciona nos seis pontos, mas mantém a segunda colocação do grupo. Já os russos, que foram os outros vencedores do dia, deixam a lanterna e passam para o terceiro lugar, com quatro pontos, dois a mais que o Bate Borisov.

Precisando da vitória para superar os rivais na classificação e chegar à ponta da chave, o time da casa iniciou a partida com mais domínio de bola. No entanto, sem encontrar espaços na defesa italiana, o Real pouco ameaçou e ainda ficou exposto aos contra-ataques.

E, em uma das escapadas da equipe de Turim, aos 17min, o artilheiro Del Piero conseguiu abrir vantagem para os visitantes. Depois de receber passe de Marchionni, o atacante encontrou espaços no meio dos zagueiros adversários e finalizou de fora da área com a perna esquerda, sem dar chances ao goleiro Casillas.

Em desvantagem, a equipe espanhola passou a pressionar os rivais e por pouco não voltou a igualar o marcador. Depois de cobrança de falta de Sneijder, Sérgio Ramos foi a área e completou de primeira, mas viu a bola passar raspando à trave de Manninger.

Antes do final do primeiro tempo, os comandados de Bernd Schuster ainda criaram mais três boas chances, mas não balançar as redes do rival. Na primeira, o centroavante Van Nistelrooy recebeu de Guti, se livrou da marcação e concluiu forte, sobre a meta italiana. Já nos últimos minutos, Diarra subiu sozinho na área após cobrança de falta da esquerda, mas mandou sem direção e perdeu grande oportunidade.

Na volta para o segundo tempo, o Real continuou a pressão e ameaçou no primeiro minuto, quando Drenthe fez jogada individual e finalizou para fora. No entanto, aos 12min, Del Piero reapereceu para tirar a Juventus do sufoco. Da mesma posição em que balançou as redes no primeiro encontro, o atacante bateu outra falta com precisão e correu para comemorar, sendo aplaudido pelos torcedores espanhoís.

Já no final do duelo, o destaque da partida quase voltou a balançar as redes depois de receber passe de Iaquinta. De costas para o gol, o veterano goleador girou e bateu de esquerda, vendo a bola passar próxima à trave de Casillas.

Depois de se reencontrarem, as duas equipes terão vinte dias de preparação antes da quinta rodada do Grupo H, quando jogam fora de casa. No dia 25 deste mês, enquanto a Juventus irá à Rússia encarar o Zenit, o Real Madrid visitará o Bate Borisov, na Bielorússia.

Arsenal empata em casa e se aproxima das oitavas

O Arsenal recebeu o Fenerbahce, nesta quarta-feira, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo G da Copa dos Campeões. No Emirates Stadium, as equipes não saíram de um empate por 0 a 0.

O resultado faz com o que o time inglês permaneça na liderança do grupo, agora com oito pontos, e se aproxime de uma vaga para as oitavas-de-final do torneio intercontinental.
Os turcos, por sua vez, vêem a vaga cada vez mais distante. Com apenas dois pontos conquistados, o Fenerbahce ainda ocupa a lanterna e tem remotas chances de avançar.

Na última rodada, o Arsenal goleou o Fenerbahce, fora de casa, por 5 a 2. Nesta quarta, contudo, a equipe de Londres não repetiu o bom futebol e ficou em um empate sem gols.

As duas equipes voltam a jogar no dia 25 de novembro. O time turco receberá o Porto, na Turquia, ao passo que o Arsenal atuará novamente em seus domínios, desta vez diante do Dínamo de Kiev.

Em outro jogo da chave, o Porto venceu o Dínamo de Kiev, por 2 a 1, de virada, na Ucrânia. Milevskyy, aos 21min do primeiro tempo, anotou o gol dos donos da casa.

Na etapa final, Rolando, aos 24min, e Lucho Gonzalez, aos 45min, decretaram o triunfo português, no Estádio NSK Olimpiyskyi.

Com isso, a formação portuguesa chega a seis pontos na tabela, na vice-liderança da chave. Já os ucranianos somam um a menos, mas ainda se mantêm na briga por uma vaga vaga à próxima fase da competição.

Juninho brilha no líder Lyon; Bayern arranca empate

Ídolo do Lyon, o brasileiro Juninho Pernambucano marcou o primeiro gol da vitória sobre o Steaua Bucarest, nesta quarta-feira. O ex-vascaíno balançou as redes no triunfo de seu time por 2 a 0 e colocou o heptacampeão nacional na liderança do Grupo F da Copa dos Campeões. O Bayern de Munique arrancou um empate por 1 a 1 com a Fiorentina, em Florença, e caiu para a segunda posição.

Com o resultado, a equipe francesa chega aos oito pontos, mesmo número que o Bayern de Munique. No entanto, os alemães levam a pior nos critérios de desempate. Logo atrás vem a Fiorentina que vai a três e pode ficar fora da próxima fase. O Steaua segue na lanterna com apenas um ponto ganho.

Jogando em Lyon, Juninho marcou o gol do triunfo dos franceses aos 44min do primeiro tempo. Revelleire ainda teve tempo de marcar o segundo a um minuto do apito final do árbitro e sacramentar a vitória francesa.

No outro duelo do dia pelo Grupo F, a Fiorentina não conseguiu segurar a vitória contra o Bayern. Mutu abriu o marcador logo aos 11min do primeiro tempo, mas os italianos permitiram a reação da equipe visitante, que marcou com Borowski aos 33min da etapa final.

Na próxima rodada, a penúltima da fase de grupos da Copa dos Campeões, o Bayern de Munique receberá o Steaua Bucarest na Alemanha, dia 25, às 17h45 (de Brasília).

Já o Lyon viajará para a Itália, onde enfrentará a Fiorentina, também dia 25 e no mesmo horário do outro confronto do Grupo F.

Murer tem mais técnica que Isinbayeva, diz técnico da russa

Com a marca de 5,05m, a russa Yelena Isinbayeva conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Pequim e ainda estabeleceu um novo recorde mundial. Já Fabiana Murer, vítima de um erro da organização, foi eliminada de forma precoce na China.

O ucraniano Vitaly Petrov é técnico da russa e consultor da brasileira. Para ele, Murer tem uma técnica mais apurada que a concorrente. "A Yelena é geneticamente mais forte, mas a Fabiana é melhor tecnicamente", afirmou o treinador.


A explicação para a teorica é o tempo de treinamento de cada saltadora com o treinador. Ele começou a trabalhar com a brasileira em 2001, então uma atleta sem resultados de grande expressão. "Encontrei um material bruto", afirmou Petrov.

O ucraniano passou a comandar Yelena Isinbayeva apenas no final da temporada de 2005, quando a russa já era famosa e recordista mundial. Desta forma, Petrov teve mais dificuldades para implantar sua técnica com a saltadora.

"A Isinbayeva já tinha uma técnica anterior, já era recordista. Por isso, ficou mais difícil para ele trabalhar. Toda mudança exige um tempo de adaptação", explica Élson Miranda, treinador da atleta brasileira e discípulo de Petrov.

Amiga de Isinbayeva, Murer fala com modéstia sobre o assunto, mas não tem receio de afirmar que tem mais técnica que a russa. "Ela é uma grande atleta e nasceu para o salto com vara, mas acho que tenho melhor técnica pelo maior período de treino com o Vitaly", explicou.

Petrov fica no Brasil até o dia 12 de novembro para dar uma clínica aos atletas da equipe da BM&F. Miranda aposta na evolução de Murer ao lado do ucraniano. "Ele acreditava que a Fabiana poderia chegar até 4,80m, agora que pode chegar até 4,90. Talvez até a 5,0m, que seria o auge".

Zvonareva vence Ivanovic e se classifica às semis

A russa Vera Zvonareva se classificou para a semifinal do Masters de Doha, no Catar, nesta quarta-feira, ao derrotar a sérvia Ana Ivanovic pela segunda rodada do grupo branco da competição, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (5/7) e 6/4. Esta foi a segunda derrota da tenista da Sérvia, que na última terça-feira havia perdido para a compatriota Jelena Jankovic, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).

Após um primeiro set em que esteve apática em quadra e até precisou de atendimento médico devido à queda de pressão por causa do alto calor de Doha, Ivanovic tentou se recuperar na segunda parcial, empatando o jogo no tie-break. Já no terceiro set, Zvonareva resistiu mais e se aproveitou da debilidade da adversária para vencer.


Come esta vitória, Zvonareva lidera provisoriamente o grupo branco, com duas vitórias (quatro sets a favor e um contra) e já está classificada para as semifinais. A russa disputará o primeiro lugar da chave com a sérvia Jelena Jankovic, favorita ao título e que jogará pela segunda rodada com a russa Svetlana Kuznetsova.

Por sua vez, Ivanovic, que acumula duas derrotas, terá que torcer para que Kuznetsova vença a número um do mundo para continuar sonhando coma vaga. Porém, se Jankovic vencer, a ex-número um do mundo estará automaticamente eliminada.

Com gol de brasileiro, Osaka derrota Adelaide

O Gamba Osaka ficou mais perto de conquistar o troféu da Copa dos Campeões da Ásia ao derrotar o Adelaide pelo placar de 3 a 0 nesta quarta-feira, contando com o auxílio do brasileiro Lucas, que abriu o placar para a equipe japonesa.

O ex-jogador de Atlético-PR e Corinthians marcou o primeiro aos 37min e, seis minutos depois, Yasuhito Endo aumentou para o time de Osaka. Aos 23min do segundo tempo, Michihiro Yasuda fez mais um e carimbou a vitória.

Com o resultado, a equipe japonesa contabiliza três gols de vantagem em cima dos australianos. Os dois times se enfrentam novamente no próximo dia 12, em partida que decidirá o campeão.

Hamilton é recebido com "chuva de papel" na McLaren

Campeão mais jovem da história da Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton foi recebido nesta quarta-feira, no Centro Tecnológico da McLaren, com uma "chuva de papel picado" em Woking, na Inglaterra. O título da temporada foi garantido após um quinto lugar no GP do Brasil, no último domingo.

O "Carnaval" inglês em uma das sedes da equipe contou ainda com uma encenação do campeão. De macacão e capacete, Hamilton subiu em cima do carro e ergueu os braços, relembrando o momento da conquista de seu título.

Em um palco improvisado, o piloto ainda posou ao lado de todos os troféus conquistados em sua curta carreira na categoria. Em apenas dois anos, o inglês soma nove vitória, vice-campeonato e um título da temporada.

Hamilton não esqueceu da equipe. O inglês pegou o microfone e fez um discurso agradecendo o apoio de todos os funcionários, que ouviram atentamente as palavras do campeão.

O título de Hamilton veio de maneira dramática. Precisando de um quinto lugar em Interlagos, o inglês caiu para a sexta colocação a duas voltas do final, com uma ultrapassagem do alemão Sebastian Vettel.

A salvação do campeão também foi alemã. Timo Glock, único entre os primeiros com pneus para pista seca, perdeu rendimento com o aumento da chuva e perdeu a quinta posição para o inglês na última volta.