TVGolo.com - Novos Golos

16 de mai. de 2008

Libertadores > Cabañas 2 x 0 Peixe; San Lorenzo empata em casa

Cabañas faz dois e complica a vida do Peixe na Libertadores
Equipe tem gol legítimo anulado aos 45 minutos do segundo tempo e agora terá que lutar para inverter a vantagem do América-MEX na Vila Belmiro

Não era dia do Peixe. O Santos perdeu para o América-MEX por 2 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Azteca, em mais um dia inspirado do atacante paraguaio Salvador Cabañas, autor dos gols. Agora, a equipe santista terá que lutar muito para inverter a vantagem mexicana na Vila Belmiro, na próxima semana. Os brasileiros ainda foram prejudicados com um gol anulado aos 45 minutos do segundo tempo. Agora, o Peixe terá que vencer por três gols de diferença para se classificar diretamente para a semifinal da Taça Libertadores. Caso o time do técnico Emerson Leão vença por 2 a 0, a classificação será decidida nos pênaltis. Se o América perder por dois gols de diferença mas fizer gol, avança na competição. O grande destaque da partida foi Cabañas, que já havia sido o carrasco do Flamengo no Maracanã. O jogador mostrou muita categoria e deixou sua marca por duas vezes em grande estilo.

Cabañas faz jus à fama de artilheiro
O Santos começou fazendo tudo certo: marcando com correção e tocando a bola de primeira, buscando espaços, sem nenhuma afobação. Até teve chance para marcar logo no início, quando, aos dois minutos, Kléber Pereira arriscou de esquerda e obrigou Ochoa a espalmar. Encolhido, o América apenas assistia ao bom toque de bola do Peixe. A saída para os mexicanos eram os chutes para a frente, sempre na direção de Cabañas. Até os 20 minutos, o paraguaio esteve bem vigiado pela dupla Fabão e Marcelo.


Cabañas, porém, provou que é um jogador perigoso. O Peixe vacilou naquilo que não poderia jamais: deixar o atacante livre. Aos 24, em cobrança de escanteio da esquerda, a bola cruzou toda a área santista e sobrou para Cabañas. Sozinho, ele matou com tranqüilidade e chutou por baixo das pernas de Fábio Costa. Após sofrer o gol, o Santos se encolheu. Deu campo para o América jogar e tentava descolar um contra-ataque para diminuir o prejuízo. O time de Emerson Leão até encontrou espaços para tentar a resposta. No entanto, faltou capricho na hora do passe. Kléber Pereira, isolado, não conseguia dominar de frente para o gol. Lima, por sua vez, esteve tão mal que chegou a tropeçar na bola. No fim do primeiro tempo, o América teve duas chances para liquidar o Peixe. Aos 41, a bola foi cruzada da esquerda e Juan Carlos Silva subiu sozinho para cabecear. A bola passou à direita. Aos 43, Rojas entrou livre. A defesa santista parou pedindo impedimento e deixou o adversário chutar. Fábio Costa salvou. No rebote, Cabañas tentou encobrir o goleiro, que defendeu.

Peixe leva o segundo, parte para o ataque, mas peca nas conclusões
O segundo tempo começou bem aberto, com o Santos tomando a iniciativa, mas dando espaços para os perigosos contra-ataques do América. O Alvinegro criou sua primeira chance logo aos 4 minutos, quando Lima escapou pela direita e mandou uma bomba de pé direito, obrigando Ochoa a fazer boa defesa.

O América, por sua vez, ia explorando o enorme espaço que havia entre o meio-de-campo e a defesa alvinegra. Por ali, Cabañas desfilava, distribuindo o jogo e abrindo a defesa santista. Aos 17 minutos, o parrudo paraguaio recebeu lançamento pela esquerda, dominou no peito, invadiu a área e só rolou na saída de Fábio Costa. Um belo gol. Com tamanha desvantagem no placar, o Peixe se mandou para o ataque. Um tanto quanto desordenadamente. Aos 19, Rodrigo Souto tentou do meio da rua e quase surpreendeu Ochoa, que mandou para escanteio.

Atrás de um gol que facilitaria bastante a sua vida no jogo de volta, o Peixe foi para cima dos mexicanos, mas pecou muito no último passe e na pontaria. Aos 29, Trípodi arriscou de longe e mandou por cima do gol. Aos 34, o argentino fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou, mas Sebá conseguiu o corte antes de a bola chegar para Kléber Pereira. Os avanços do Santos deram ao time da casa mais espaço para contra-atacar. Aos 37, Cabañas recebeu novamente sozinho dentro da área, matou no peito com estilo e chutou de esquerda. Fábio Costa, bem posicionado, evitou o que seria o terceiro do atacante paraguaio. Aos 40, o lance de mais emoção para os brasileiros. Após um escanteio da direita, Fabão subiu e desviou, a bola sobrou dentro da área para Trípodi, que não conseguiu alcançar e perdeu uma boa chance.

Aos 45 minutos, um motivo de sobra para o Santos reclamar. Kléber Pereira invadiu a área, driblou o goleiro Ochoa e chutou para o fundo do gol. O árbitro Hector Baldassi, erradamente, anulou o gol e complicou a vida do Peixe.

LDU arranca empate com San Lorenzo, em Buenos Aires
Equatorianos sofrem para marcar Dalessandro no Estádio do Gasómetro

O San Lorenzo bem que tentou. Principalmente, nos 15 minutos finais da partida. Mas a LDU conseguiu o que mais queria: o empate em 1 a 1, na Argentina. No jogo de volta das quartas-de-final da Taça Libertadores, no Equador, basta um empate por 0 a 0 ou vitória simples para a equipe de Bieler, Suarez e Cia. avançar às semifinais da competição.

Algoz de Arsenal e Estudiantes, a LDU começou a partida disposta a eliminar o terceiro time argentino nesta Taça Libertadores. Com uma forte marcação no meio de campo, os equatorianos tentaram ganhar no quesito posse de bola. Mas a primeira boa chance do jogo foi da equipe anfitriã. Aos 12 minutos, Dalessandro bateu escanteio na pequena área e, após bate-rebate, Bergessio carimbou a trave esquerda do goleiro Cevallos. No direito de resposta, dois minutos depois, Bieler arrancou em velocidade, deixou o zagueiro Aguirre para trás e, cara a cara com Órion, chutou à esquerda do gol. Empurrado pela torcida, o San Lorezo tentou se impor. Aos 22 minutos, Cevallos foi obrigado a se esticar todo e defender chute de Dalessandro no cantinho esquerdo. No entanto, foi a LDU quem mexeu no placar primeiro no Estádio do Gasómetro, em Buenos Aires. Aos 35 minutos, o goleiro Orion arriscou umas embaixadinhas após receber bola recuada e acabou entregando o ouro para o atacante Bieler, que o desarmou e tocou para o fundo da rede. Três minutos depois, Gonzalez deixou tudo igual no marcador. O lateral-direito cobrou falta no cantinho esquerdo de Cevallos, que nem pulou na redonda.

Segundo ato
Único clube grande da Argentina que ainda não conquistou a Taça Libertdores, o San Lozenzo luta contra essa marca indigesta para se igualar de vez aos rivais Boca Juniors, Independiente e River Plate. Mas no início do segundo tempo, quem atacou pela primeira vez na etapa final foi a LDU.

Aos 12 minutos, Gonzalez salvou bola em cima da linha e evitou o segundo tento da LDU. Passado o sufoco, o camisa 10 do San Lorenzo, Dalessandro, foi caçado em campo. Mal tocava na bola, sofria falta.

Os equatorianos voltaram a incomodar a zaga argetina aos 25 minutos com Bolaños, que chutou cruzado da entrada da área e a bola bateu na rede... pelo lado de fora do gol. Gonzalez deu passe na medida para Dalessandro, que girou e bateu por cobertura. Mas Cevallos colocou para escanteio em defesa de mãos trocadas, aos 33 minutos.

Pressão argentina
Dalessandro, sempre ele, cobrou escanteio na área, Silvera dominou e emendou de primeira. A bola bateu na zaga do LDU e saiu pela linha de fundo, aos 39 minutos. Quatro minutos depois, mais chuveirinho. Dalessandro cruzou bola na área, e o time equatoriano, quase todo no campo de defesa, conseguiu recuperar a posse de bola. Fim de jogo, o San Lorenzo joga por empate com dois ou mais gols no Equador para avançar às semifinais da Taça Libertadores.
Ficou complicado pro Santos eu acho que o América-MEX passará. Seria uma pena não ter dois brasileiros na semi-final, e obviamnte um na final.
Também acho difícil o San Lorenzo se classificar. Sinceramente eu esperava uma vitória do time argentino nesse jogo de ida. A LDU é bem forte fisicamente e jogando em casa de ve passar.
E vocês concordam comigo? Se não, comentem