TVGolo.com - Novos Golos

2 de nov. de 2008

Massa vence GP do Brasil; Hamilton é campeão

Precisando de uma combinação de resultados para ser campeão, Felipe Massa cumpriu o seu programa e venceu, pela segunda vez consecutiva, o GP do Brasil, neste domingo, em Interlagos, em São Paulo. Porém, o título da temporada 2008 da Fórmula 1 é do inglês Lewis Hamilton, que com uma prova cautelosa e um susto nas últimas voltas, terminou em quinto lugar na última curva, o suficiente para estragar a festa brasileira.

A duas voltas do final, debaixo de chuva, Hamilton caiu para a sexta colocação com a ultrapassagem sofrida para o alemão Sebastian Vettel, o que lhe tiraria o título. Porém, na volta final, outro alemão, Timo Glock, que ainda estava com pneus para pista seca, perdeu a posição para o inglês. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, foi o segundo e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, o terceiro.


Hamilton chegou ao GP do Brasil com sete pontos de vantagem e encerra a temporada com apenas um (98 a 97) em relação ao rival, que perde a chance de se tornar o quarto brasileiro campeão da categoria. Os tricampeões Ayrton Senna e Nelson Piquet e o bicampeão Emerson Fittipaldi seguem como únicos vencedores no País.

Com o título, Hamilton entra na história como o mais novo vencedor da categoria. No dia de sua conquista, o inglês soma exatamente 23 anos, 9 meses e 26 dias, cerca de três meses a menos do que a idade do espanhol Fernando Alonso na conquista de seu primeiro título, em 2005: 24 anos, 1 mês e 27 dias.

Fora isso, a Inglaterra tem dois motivos para festejar ainda mais. Há 12 um piloto do país não vencia o título da categoria: o último foi Damon Hill, com a Williams, em 1996. Já a McLaren, que tem sede na Inglaterra, não ganhava o titulo do Mundial de Pilotos desde 1999, com o finlandês Mika Hakkinen.

Hamilton também apaga a pecha de falhar nos momentos decisivos, adquirida após as corridas finais da temporada de 2007. Com grande vantagem, o inglês permitiu a aproximação dos rivais e viu Raikkonen comemorar com a Ferrari o título em São Paulo.

Para a escuderia italiana, fica o gosto amargo. Durante a temporada, a equipe acumulou erros, dos quais o mais notável ocorreu no GP de Cingapura, quando a mangueira de reabastecimento ficou presa no carro e prejudicou a prova de Massa.

Como consolação, a Ferrari ficou com o título do Mundial de Construtores, somando 172 pontos contra 151 da McLaren.

As emoções em Interlagos começaram antes da largada. Quando os carros já estavam perfilados à espera do sinal verde, um temporal atrasou o início em dez minutos, tempo para as equipes colocarem os pneus de chuva.

Já sem chuva, a largada não alterou as quatro primeiras posições. O finlandês Heikki Kovalainen serviu de escudo para Hamilton, que manteve a quarta colocação, com o italiano Jarno Trulli e Kimi Raikkonen entre ele e o líder Massa.

O brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, rodou e se despediu sem completar voltas no seu 1º GP em casa. O mesmo ocorreu com o escocês David Coulthard, que encerrou a carreira com um acidente envolvendo também o japonês Kazuki Nakajima.

Com a pista em processo de secagem, os pilotos anteciparam a parada nos boxes. Com trocas de pneus em voltas distintas, Massa manteve a ponta, mas Hamilton perdeu posições e foi para sétimo. Só que nas voltas seguintes o inglês ganhou as posições de Trulli, que saiu da pista, e do Giancarlo Fisichella, com uma ultrapassagem.

Apesar da ameaça de chuva, as equipes optaram pela manutenção do pneu para pista seca na segunda rodada de parada dos boxes. Após todos os pit stops, nenhuma mudança ocorreu nas cinco primeiras posições, o que deixava Hamilton na posição limite na levar o título sem depender de Massa.

As voltas eram completadas, a chuva não caía e Hamilton seguia sua conduta cautelosa. Sem arriscar ultrapassagens, o inglês ainda tinha o seu companheiro de equipe como escudo na sexta colocação. A situação melhorou ainda mais para a McLaren quando o alemão Sebastian Vettel parou e perdeu lugar para Hamilton.

A cinco voltas do final, a chuva apertou e os carros voltaram aos boxes. O alemão Timo Glock, da Toyota, não parou e ganhou a posição de Hamilton, que voltou a ficar na quinta posição, o limite para ser campeão. Só que a duas voltas do final Vettel aprontou ao ultrapassar o inglês e, momentaneamente, dar o título a Massa.

Só que a sorte estava ao lado do campeão. Com a pista molhada, Glock perdeu a velocidade e foi ultrapassado por Hamilton e Vettel a poucos segundos do final, frustrando a torcida brasileira que já comemorava o título. A festa voltou a ser inglesa.
Confira a classificação final do GP do Brasil:
1- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min27s721
2- Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s2
3- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 16s2
4- Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 38s
5- Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 38s9
6- Timo Glock (ALE/Toyota) - a 44s3
7- Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 55s
8- Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 68s4
9- Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 79s6
10- Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta
11- Robert Kubica (POL/BMW) - a 1 volta
12- Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1 volta
13- Jenson Button (ING/Honda) - a 1 volta
14- Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
15- Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta
16- Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
17- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas
18- Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 2 voltas
19- Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - abandonou
20- David Coulthard (ESC/Red Bull) - abandonou

Seleção brasileira feminina sub-17 perde outra e fica perto do adeus no Mundial

O talento da seleção feminina brasileira é inquestionável. Marta, Cristiane, Daniela Alves e companhia já mostraram isso em várias competições nos últimos anos. Mas o desempenho das meninas da equipe sub-17 do Brasil na Copa do Mundo da categoria, na Nova Zelândia, sugere que algo precisa ser feito para que no futuro a equipe principal tenha a renovação que merece. Neste domingo, a equipe perdeu o segundo jogo na competição, desta vez para a Coréia do Sul, por 2 a 0, e praticamente deu adeus à competição.

Os gols da vitória da Coréia do Sul foram marcados por Lee Hyun Young e Lee Min Sun. A meio-campo Raquel descontou para a seleção brasileira. O time do técnico Marcos Gaspar ainda tem chances matemáticas de classificação. Com nenhum ponto ganho, precisa vencer a Nigéria na última rodada por uma boa diferença de gols e torcer ainda por uma esmagadora vitória da Inglaterra sobre a Coréia do Sul. As inglesas lideram com seis pontos. sul-coreanas e nigerianas têm três.

Thiago Pereira conquista mais um ouro na Copa do Mundo de Cingapura

Um dia após ter conquistado um ouro e duas pratas, Thiago Pereira voltou a subir ao lugar mais alto do pódio na etapa de Cingapura da Copa do Mundo de Natação em Piscina Curta. Neste domingo, o nadador venceu os 200m medley. Fabíola Molina, Rodrigo Castro e Eduardo Fisher também subiram ao pódio.


Desde os primeiros metros de prova, Thiago Pereira esteve na liderança. No nado peito, o brasileiro conseguiu abrir boa vantagem para o tunisiano Oussama Mellouli. Nos últimos 100m, nado livre, o tunisiano chegou a ameaçar Thiago, mas ele conseguiu bater na frente em 1m53s76. Oussama completou a prova em 1m53s78, seguido pelo australiano Christopher Wright (1m59s10).

Mesmo não sendo sua especialidade, Fabíola Molina conquistou a medalha de prata nos 100m medley com o tempo de 1m02s01. A russa Svetlana Karpeeva foi ouro (1m01s61), e a australiana Sophie Edington (1m02s36) bronze. Nos 100m costas feminino, a brasileira garantiu mais uma medalha, desta vez de bronze, com o tempo de 59s33. O ouro e a prata ficaram com a australiana Sophie Edington (59s02) e a russa Anastasia Zueva (59s14).

Rodrigo Castro, nos 200m livre, conquistou mais um bronze para o Brasil. Ele terminou em terceiro com o tempo de 1m45s64. O ouro e a prata foram conquistados pelo tunisiano Oussama Mellouli (1m44s47) e o australiano Nicholas Frost (1m45s53). Thiago Pereira terminou em quarto nesta prova com o tempo de 1m46s23.

Nos 100m peito, Eduardo Fisher também garantiu outro bronze para o Brasil ao terminar em terceiro com o tempo de 59s01. O sul-africano Cameron Van der Burgh foi ouro (58s19), e Christian Sprenger prata (58s54). Henrique Barbosa foi o quarto colocado (59s52).

Jogador de 19 anos tem parada cardíaca e morre em campo na Argentina

Um jogador argentino de 19 anos morreu neste sábado devido a uma parada cardíaca durante uma partida do campeonato das divisões de base de Mendoza, no oeste da Argentina.

Renzo Cataldo, do clube Boca Juniors de Bermejo, teve um colapso em campo aos 37 minutos do segundo tempo de uma partida oficial contra o Municipal Godoy Cruz. Os médicos que o atenderam no local afirmaram minutos depois que ele tinha morrido subitamente.

Segundo a Polícia, o pai do jogador, presente no local, tentou levá-lo por conta própria a um hospital e teve que ser atendido pelos médicos por ter sofrido uma crise nervosa.

Mario Olguín, coordenador das divisões de base do clube, disse à imprensa que Cataldo não tinha problemas de saúde.

A entidade organizadora da competição suspendeu os jogos de todas as categorias programados para este domingo.

Udinese empata em casa e perde chance de disparar

O domingo foi de frustrações para a torcida da Udinese. Jogando em casa, a equipe não saiu de um empate por 2 a 2 com o Genoa, pelo complemento da décima rodada do Campeonato Italiano, e alcançou a liderança temporária da disputa.

No final, a igualdade acabou sendo positiva para o time de Udine. D'Agostino abriu o placar para os mandantes aos 4min, de pênalti, mas o jogo foi difícil.

Na etapa final, Milito empatou aos 29min, também de penalidade. Pouco tempo depois, Sculli surpreendeu os locais e virou o placar, aos 32min. Para a sorte dos mandantes, Quagliarella selou o empate somente aos 33min.

A Udinese chega aos 21 pontos, mesmo número da Inter de Milão, mas à frente pelos critérios de desempate. Ambos podem ser ultrapassados pelo Napoli, dono de 20 pontos, que entra em campo ainda neste domingo para enfrentar o Milan, em San Siro. A equipe milanesa, com 19, também assume a ponta em caso de vitória.

O empate muda pouco a situação do Genoa no Italiano. A equipe alcança os 17 pontos, mesmo número da Fiorentina, que perdeu por 1 a 0 neste domingo para o Siena, fora de casa.

Confira outros jogos da rodada do Italiano:
Atalanta 0 x 0 Lecce
Cagliari 5 x 1 Bologna
Lazio 1 x 0 Catania
Palermo 3 x 0 Chievo
Sampdoria 1 x 0 Torino
Siena 1 x 0 Fiorentina