TVGolo.com - Novos Golos

27 de out. de 2008

Balanço - Fórmula 1 (segunda)

Para Fisichella, Hamilton deveria ter dois títulosF-1Da RedaçãoO piloto Giancarlo Fisichella (Force India) acredita que o líder do mundial Lewis Hamilton deverá ser campeão de F-1 em 2008. O italiano foi companheiro de equipe de Fernando Alonso na Renault, quando o espanhol sagrou-se bicampeão mundial.


O italiano contou sobre sua opinião para o desfecho da atual temporada. Para ele o campeão deve ser aquele que comete menos erros, e nesse caso trata-se de Hamilton.

"O piloto pode ser campeão quando comete menos erros do que os outros. Lewis é rápido e tem um carro fantástico. Ele deveria ter ganhado o campeonato do ano passado, mas acredito que ele não deixa passar nesta temporada," falou.

Massa treina de kart na Granja em dia corrido
Piloto da Ferrari tem segunda-feira agitada e até dá voltas em kartódromo

A segunda-feira de Felipe Massa foi intensa. O candidato ao título de 2008 foi a uma escola do Campo Limpo em evento do Unicef pela manhã, almoçou com jornalistas e dirigiu-se para o kartódromo da Granja Viana, onde treinou de kart para as 500 Milhas.

O piloto da Ferrari confirmou que disputará a prova de longa duração em novembro com o irmão Dudu, Xandinho Negrão, Allam Khodair, Vítor Guerin, Popó Bueno, Felipes Apezzato e um oitavo nome indefinido. "Ainda estou estudando as opções", disse Massa.

Rubens Barrichello também treinou e estará no evento. Formará quarteto com Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Renato Russo.

"Para dizer a verdade, o Russo ainda nem sabe que vai andar conosco, mas acho que não vai reclamar. Isso aqui é que é bom. Se pudesse, andaria aqui todos os dias", afirmou o piloto da Honda.

"E vai ser ainda mais legal na quarta-feira. Vou trazer os mecas da Honda. Eles adoram andar aqui, porque esta é uma pista de kart de verdade, não um indoor.

"Ex-piloto de F-1, Raul Boesel deu voltas nesta segunda-feira e estará ao lado dos sobrinhos Pedro, Lu e George. "Não basta ser tio, tem de participar", brincou Boesel, DJ da festa de encerramento de temporada da Ferrari do próximo domingo.

"Estou estranhando um pouco, porque há muito não pilotava um kart. Acho que dá para contar em décadas, e não apenas em anos, o tempo que fiquei sem andar", contou o veterano.

Amoroso denuncia dirigentes gregos por "saquearem" sua casa

O atacante brasileiro Amoroso denunciou nesta segunda-feira que a sua casa, localizada na cidade grega de Salónica, foi saqueada por dirigentes do Aris de Salónica, sua última equipe. Aos 34 anos, o atleta chegou como a estrela do time, em janeiro de 2008, mas, em junho, ele rompeu o contrato, alegou que ficou três meses com salários atrasados e denunciou isso para a Fifa.

De acordo com o jogador, a reação dos dirigentes da equipe foi invadir a sua casa, há poucos dias, e confiscar objetos de valor de cerca de 300 mil euros (aproximadamente R$ 840 mil).

"Marco Aurelio (zagueiro do Aris), Thiago Gentil (meio-campo) e Wellerson (preparador de goleiros) me chamaram esta semana para avisar que os dirigentes se apoderaram de alguns pertences meus sem a minha autorização", afirmou Amoroso.

Segundo o jogador brasileiro, os dirigentes "levaram" seis relógios, dois computadores, jóias da sua mulher e videogames de seus filhos. "De uma hora para outra, perdi 300 mil euros em uma brincadeira", disse Amoroso. "O atacante afirmou que tem medo de voltar para a cidade grega para solucionar o assunto", completou.

"O pior é que não posso recuperar meus bens. Tenho medo de viajar para a Grécia e sofrer uma represália ainda maior dos dirigentes, que podem colocar os torcedores contra mim. Meus filhos estão traumatizados, estão recebendo tratamento psicológico depois de tudo isso", enfatizou.

Finasterida, substância anti-queda de cabelo, não será doping em 2009

A finasterida, substância presente em tônicos que retardam a queda de cabelo, foi retirada da lista de produtos proibidos pelo Código Mundial Antidopagem, porque os avanços científicos permitem anular seu efeito, informou nesta segunda-feira a Agência Mundial Anti-Doping (AMA).

A substância ficou conhecida no Brasil após o ex-atacante Romário ser flagrado no doping por uso da finasterida, no ano de 2007. Outro caso no país aconteceu com o defensor do Internacional Marcão. O produto entrou na lista negra das comissões antidopagem em 2005, após investigações do laboratório de Colônia (Alemanha) demonstrar claramente sua capacidade de mascarar certos esteróides, como a nandrolona.

Mas, com o avanço tecnológico, os laboratórios hoje têm condições de detectar qualquer substância proibida, independentemente do uso da finasterida. "Isso é parte do esforço que fizermos a diferentes níveis, para evitar colocar muitos obstáculos na vida dos atletas quando se podem encontrar outras estratégias que são igualmente válidas no contexto da luta contra o doping", disse Olivier Rabin, diretor científico da AMA.

Em quatro anos, diversos atletas foram flagrados por uso de finasterida, sem terem apresentado uma autorização para o consumo com fins terapêuticos e foram punidos com suspensões de até dois anos. "Os casos foram julgados e, se os atletas foram punidos, é porque ao menos houve negligencia de sua parte", ratificou Rabin.

Clube decide distribuir ingressos para sócios que vão à Bombonera

O Inter quer contar com uma grande torcida na Bombonera no dia 6 de novembro, quando disputará com o Boca Juniors uma vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. Para incentivar os colorados, a diretoria decidiu distribuir, de forma gratuita, 500 ingressos para o jogão. Os bilhetes são destinados a associados em dia. Os interessados devem ir até sexta-feira à Central de Atendimento ao Sócio do Beira-Rio. É preciso comprovar a viagem - apresentando nota fiscal da agência de turismo ou voucher da empresa aérea. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3230-4600.

Para os demais torcedores, o ingresso custa R$ 50,00. A venda ocorre na Bilheteria C do Gigante, das 9h30m às 18h, até quarta-feira. A partir da quinta, é na Central de Atendimento ao Sócio, no mesmo horário.

No jogo de ida, o Inter venceu por 2 a 0 no Beira-Rio. Assim, pode perder por dois gols de diferença, a partir do 3 a 1, na Bombonera. Se os argentinos devolverem o placar de Porto Alegre, a decisão vai aos pênaltis. O vencedor pegará Chivas, do México, ou River Plate, da Argentina, nas semifinais. Os mexicanos têm boa vantagem, já que ganharam o jogo de ida, em Buenos Aires, por 2 a 1.

Com gol de Love, CSKA vence e mantém briga pelo título

O atacante brasileiro Vágner Love manteve a regularidade nesta segunda-feira ao balançar as redes pelo Campeonato Russo. O jogador marcou uma vez na vitória do CSKA sobre o Dínamo Moscou por 3 a 1, no fechamento da 26ª rodada da competição, mantendo o time na briga pelo título.


"Foi uma vitória muito importante, pois o Dínamo era nosso rival direto na luta pela vaga na Copa dos Campeões e agora abrimos seis pontos. Além disso, continuamos vivos na luta pelo título", comemorou. O CSKA é vice-líder do campeonato russo, sete pontos atrás do Rubin.

Ignashevich e Jirkov marcaram os outros gols na vitória da equipe e Uilkshir descontou para o Dínamo.

Além de manter o time na corrida pela taça, o gol de Love o isolou ainda mais na artilharia do Campeonato Russo, com 13 gols marcados. Na competição, o CSKA não é derrotado há 17 jogos.

Zetti inaugura academia para goleiros em São Paulo

Em 2006, enquanto cursava Gestão do Esporte, Zetti foi procurado por Branco Mello. O vocalista do grupo Titãs mudava do Rio de Janeiro para São Paulo e queria uma ajuda para o seu filho seguir treinando no gol. Sem querer, o músico deu a idéia para que o treinador criasse a "Fechando o Gol", uma academia específica para goleiros inaugurada nesta segunda-feira em São Paulo.


Com a presença de nomes que fizeram história em sua posição, como Taffarel, Valdir de Moraes, Ado, Félix, Gilmar Rinaldi e Ronaldo, Zetti deu o pontapé inicial para um projeto que tirou do papel em sociedade com o ex-meia são-paulino Fábio Melo, hoje empresário.

"A idéia que surgiu há dois anos. O Branco Mello mudou do Rio de Janeiro para São Paulo e o filho dele, que treinava como goleiro no CFZ, não estava achando lugar para treinar. O Branco me pediu um socorro e senti essa dificuldade", contou o ex-camisa 1 de São Paulo, Palmeiras e Santos, que conversou com Fábio Melo, companheiro na faculdade de Gestão do Esporte, e tratou de tentar minimizar a necessidade de Branco Mello.

"Até o meu filho Pedro, 15 anos, também gosta de pegar no gol, mas eu não tenho tempo para treinar com ele. Esta academia surgiu exatamente para isso. O goleiro é uma posição que tem que se treinar ao máximo", justificou Zetti, abraçando o músico, que compareceu ao evento prometendo matricular seu filho em breve.

Com sede no Esporte Clube Banespa, a "Fechando o Gol" pretende se tornar uma marca de referência quando o assunto é goleiro e promete atender apaixonados pela posição de qualquer idade, desde a criança que sonha em ser profissional a quem quer se aperfeiçoar para jogar entre amigos.

Atleta profissional por 18 anos, Zetti quer oferecer as melhores condições a quem "comprar" sua intenção. "O Zetti me convidou para fazer a gestão desta academia e só fez uma exigência: que o treinamento seja feito em grama natural. Ele quer tratamento VIP para os alunos, ficou cansado de cair no chão duro", disse Fábio Melo, que engajou sua empresa no projeto para aproveitar a valorização dos goleiros brasileiros - Doni, da Roma; Júlio César, da Inter de Milão; Dida, do Milan; Gomes, do Tottenham; e Helton, do Porto, eram os mais citados como exemplos de sucesso.

No planejamento da academia está o fornecimento da área para os treinos de times profissionais. De acordo com Fábio Melo, o preparador físico do Atlético-PR, Moraci Sant'anna levou o preparador de goleiros Eduardo duas vezes ao local e ouviu a promessa de que o clube rubro-negro deve voltar em breve.

A criação de mais sedes também está nas previsões. Agora empresário, Taffarel até se ofereceu publicamente a abrir uma filial no Sul. Zetti, no entanto, é cauteloso quanto ao crescimento do negócio.

"Temos que estudar bem isso. É algo que deve acontecer e queremos abrir mais filiais em São Paulo e depois em outros estados. Mas estamos fazendo tudo com calma. Esperamos seis meses só para esperar a grama crescer. Não temos pressa", argumenta o ex-goleiro, adotando a mesma postura "pés no chão" para quem pensa que basta se matricular para se tornar um goleiro de sucesso.

"A nossa idéia é dar estrutura para que o goleiro jogue em qualquer lugar. Nosso objetivo não é revelar novos atletas como Marcos, Rogério Ceni, Zetti ou Taffarel. Mas isso vai acabar acontecendo. Se percebermos que um goleiro tem condições, tentaremos usar nossa relação com o futebol para encaixar", explicou.

A escola, contudo, já atrai crianças e até meninas. Todos se aglomeravam para ter suas luvas assinadas pelos ídolos presentes na inauguração. Alguns já treinam há seis meses e o sonho de se tornar um "mito" no gol é unanimidade entre todos. A motivação juvenil anima Zetti, mas não a ponto de fazer o atualmente desempregado técnico de futebol "pendurar sua prancheta".

"Sou treinador há sete anos e continuo me vendo assim. Enquanto a academia não engrenar, vou aparecer diariamente, mas minha função será de orientação. Escolhi uma equipe para trabalhar com o projeto e vou procurar estar sempre presente", prometeu.

Borges e Jancarlos correm atrás de vaga no time titular no Engenhão

Após cumprir suspensão automática, atacante assume a vaga de André Lima. Já o lateral está de olho na posição de Zé Luís, suspenso


Dois jogadores estão de olho em vagas no time titular do São Paulo, o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro. O atacante Borges, após cumprir suspensão automática pela expulsão no clássico diante do Palmeiras, tem tudo para mandar André Lima para o banco de reservas na partida contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Já o lateral-direito Jancarlos está animado com a possibilidade de voltar ao time titular. Com a suspensão do volante Zé Luís, que vinha atuando improvisado no setor, ele tem tudo para ganhar mais uma chance com a camisa do São Paulo.

O técnico Muricy Ramalho, como de costume, não gosta de antecipar a escalação do time titular. Porém, o atacante Borges é considerado titular, ao lado de Dagoberto, além de ser o artilheiro da equipe na temporada, com 18 gols.

Jancarlos esteve próximo de deixar o São Paulo. Ele só não mudou de ares porque não entrou em acordo financeiro com o Fluminense. Mas, agora que Joilson está se recuperando de uma entorse no tornozelo, Muricy pode lhe dar outra chance.