TVGolo.com - Novos Golos

20 de set. de 2008

Suíça, de Roger Federer, retorna para a elite, o Grupo Mundial da Copa Davis

A Suíça está de volta ao Grupo Mundial, a primeira divisão da Copa Davis. Neste sábado, a dupla formada por Roger Federer e Stanislas Wawrinka, venceu a parceria da Bélgica, Xavier Malisse e Olivier Rochus, por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (8/6), 6/3 e 6/3, e fechou o confronto em 3 a 0.


Na partida de abertura entre Suíça e Bélgica, Wawrinka, número 9 do mundo, precisou de cinco sets e 4h04m para superar Steve Darcis: 6/7(3), 6/1, 6/3, 3/6 e 6/4. Em seguida, Federer superou Kristof Vliegen por 3 sets a 0 (7/6(1), 6/4 e 6/2), em 2h01m, e deixou a Suíça em vantagem. Bastava apenas uma vitória, que foi alcançada no duelo de duplas.

No entanto, o status de campeões olímpicos não deu facilidade aos suíços. Eles foram surpreendidos no primeiro set, com duas quebras dos rivais. O equilíbrio foi a tônica do período seguinte, que só foi decido no tié-break a favor de Federer e Wawrinka. Com o apoio da torcida, os tenistas da casa foram abrindo vantagem em quadra e venceram as parciais necessárias para fecharem a partida e levarem a Suíça de volta à elite da Davis.

Mesmo com o confronto fechado, o terceiro jogo de simples, entre Federer e Darcis, está marcado para começar às 7h (de Brasília) do domingo. Se quiserem entrar em quadra, Wawrinka e Vliegen farão o último jogo.

Sem Juliana, Larissa é campeã ao lado de Vivian no Brasil

Sem a parceira Juliana, que se recupera de uma lesão no joelho, Larissa faturou a etapa brasileira do Circuito Mundial do vôlei de praia, na manhã deste sábado, no Guarujá, em São Paulo, ao lado de Vivian. A dupla brasileira derrotou as compatriotas Ágatha e Shaylyn por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 29/27.

Mais cedo, outra dupla brasileira, Ana Paula e Shelda, campeãs mundiais, ficaram com a medalha de bronze da etapa brasileira.

O primeiro set do duelo foi tranqüilo e Larissa e Vivian logo abriram 5 a 0 após uma seqüência de bons saques. Mostrando um bom entrosamento, elas conseguiram ampliar ainda mais a vantagem (15 a 7). Assim, a nova parceria fechou a primeira parcial.

Já no segundo set, Ágatha e Shaylyn reagiram e dificultaram a vida das adversárias. Depois de terem uma vantagem de 3 a 0, Larissa e Vivian permitiram que as oponentes empatassem em 5.

Mesmo com a retomada da vantagem das vencedoras, Ágatha e Shaylyn não desistiram e conseguiram virar para 17 a 16, mas em seguida elas não souberam aproveitar os cinco set-points que tiveram e deixaram Larissa e Vivian virarem e vencer por apertados 28 a 26.

Esta foi a primeira vez que Vivian subiu ao pódio no Circuito Mundial, diferente de Larissa, que é tricampeão da competição. Somente neste ano, ao lado de Juliana, ela levou o ouro nas etapas de Adelaide e Osaka.

Werder faz cinco e humilha Bayern em Munique

O Werder Bremen não tomou conhecimento do Bayern de Munique, no Allianz Arena, neste sábado, e humilhou o adversário ao golear por 5 a 2, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Alemão.

Com o resultado, a equipe dos brasileiros Diego e Naldo alcança os oito pontos na tabela e se aproxima dos líderes da competição. Já o Bayern permanece com os mesmos oito pontos, mas vê o Werder ultrapassar na classificação.


A goleada começou aos 30min do primeiro tempo, com Rosemberg. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro brasileiro Naldo deixou sua marca na partida. O defensor marcou o segundo gol da equipe alemã.

O terceiro veio com Ozil, já no segundo tempo. Pizarro também marcou, aos 14min da etapa final do clássico alemão. Rosemberg conseguiu ainda marcar o quinto do Werder e seu segundo na partida.

Pelo lado do time da casa, Borowski marcou duas vezes, mas não foi o suficiente para reagir na partida.

Na próxima rodada, o time de Munique enfrentará o Hannover fora de casa, enquanto o Werder pega o Hoffenheim, em Bremem.

Ainda neste sábado, o Schalke 04 assumiu a liderança do Alemão, com um jogo a mais que o Hamburgo. O time derrotou o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, com um gol contra de Ochs.

Confira outros resultados da rodada:
Arminia Bielefeld 2 x 0 Colonia
Energie Cottbus 1 x 1 Bochum
Monchengladbach 0 x 1 Hertha Berlin

No Arsenal, ex-são-paulino quer manter dinastia brasileira

O volante Edu iniciou a dinastia brasileira no meio-campo do Arsenal. Contratado junto ao Corinthians em 2000, o jogador foi bicampeão inglês e da Copa da Inglaterra com a camisa do time britânico. Ele chegou a ser capitão da equipe e era presença freqüente nas listas do técnico Carlos Alberto Parreira meses antes da Copa do Mundo de 2006, quando se lesionou e perdeu a chance de brigar por uma vaga no Mundial pela Seleção.

No Highbury, Edu chegou a jogar ao lado de Gilberto Silva. Se o ex-corintiano não conseguiu disputar a Copa do Mundo, o meio-campista que iniciou a carreira de forma tardia no América-MG jogou duas edições e foi titular em todos os jogos do pentacampeonato conquistado pela Seleção em 2002. Após o título, acertou com o Arsenal. No time britânico, o volante repetiu o feito de Edu: foi capitão, ganhou um título nacional e dois da Copa da Inglaterra.


Edu deixou o Arsenal para jogar no Valencia em julho de 2005. Já Gilberto Silva, hoje no Panathinaikos, ficou até a metade deste ano. Desde então, a responsabilidade de manter a dinastia brasileira no meio-campo da equipe inglesa está nos pés de Denílson. Formado nas categorias de base do São Paulo, o jogador disputou apenas 22 jogos com o time profissional. Em agosto de 2006, então com 18 anos, o meio-campista foi contratado pelo clube europeu.

"São dois volantes que fizeram história no Arsenal e foram prestigiados vestindo a camisa da Seleção. O Gilberto Silva se firmou e é convocado até hoje. Eu estou nesse mesmo caminho.

Espero um dia poder defender a Seleção e fazer história no clube como eles fizeram", afirmou o volante. Titular do técnico Arsene Wenger em todas as partidas desta temporada, ele começa a refazer a trajetória de seus compatriotas.