TVGolo.com - Novos Golos

6 de mai. de 2008

Sem mudanças, CBF apresenta o Campeonato Brasileiro de 2008

Competição, que começa sábado, segue com sistema de pontos corridos

Com mais de 40 minutos de atraso, a Confederação Brasileira de Futebol apresentou oficialmente, nesta terça-feira, o Campeonato Brasileiro de 2008. O seminário foi realizado em um hotel de luxo, em São Paulo, e contou com a presença de dirigentes de clubes, de entidades ligadas ao futebol, além do ministro do Esporte, Orlando Silva.


Pelo sexto ano consecutivo, a competição será disputada no sistema de pontos corridos. As quatro piores equipes cairão para a Série B, enquanto as quatro melhores da Segunda Divisão terão o direito de participar da elite em 2009.

- O sistema mata-mata privilegia o acaso ou o dia ruim depois de uma trajetória impecável. Os pontos corridos premiam a regularidade, quem paga as contas em dia, quem se planeja melhor e mantém um desempenho mais estável ao longo do torneio - discursa o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

O dirigente, aliás, garantiu que não pensa em alterar o formato de disputa para as próximas temporadas. Mais que isso, anunciou que a Série C de 2009 terá 20 clubes e também será feita por pontos corridos para a criação da Série D, provalmente, com 64 equipes.

- Não existe espaço para essa discussão (mudança no formato). O vocabulário do futebol brasileiro não comporta mais palavras como virada-de-mesa, tapetão ou canetada - acrescenta.

Além de considerar pouco provável a adequação do calendário nacional ao europeu, que sempre tem início na metade do ano, Teixeira vê como um problema econômico o grande número de saídas de jogadores durante a temporada.

- Os clubes da Europa têm mais potencial econômico. Não que isso seja uma debandada. É muito difícil segurar alguns jogadores, praticamente impossível. Mas a expectativa é de que os clubes consigam mantê-los - completa.
1ª Rodada
Sábado 10.05.2008
Náutico x Goiás
Atlético-MG x Fluminense
Botafogo x Sport
Domingo 11.05.2008
Ipatinga x Atlético-PR
São Paulo x Grêmio
Coritiba x Palmeiras
Internacional x Vasco
Portuguesa x Figueirense
Flamengo x Santos
Vitória x Cruzeiro

Mercado da Bola Nacional

'Tiozão', Caio Júnior se apresenta ao Fla
Novo técnico chega ao Rubro-Negro disposto a ouvir os conselhos de Joel

O auditório Rogério Steinberg, na Gávea, estava lotado para receber Caio Júnior na tarde desta terça-feira. Até aplausos ele recebeu. De saída, Joel Santana observou a entrevista do sucessor com o olhar no horizonte. Mas na primeira vez que foi questionado, o "papai" da família do Flamengo passou o bastão.

- O bola da vez é ele. Me tira dessa. Vou passar como é o comportamento dos nossos jogadores. Até o quero-quero que fica ali na Gávea, o Caio tem de ter um pouco de paciência. Vai encontrar um grupo que foi manipulado desde dezembro, um dos três melhores do Brasil - diz Joel.

Novo chefão da "família", Caio assumiu o papel de "tiozão" dos jogadores e promete ouvir o antecessor nesta etapa de transição. Joel dirige o Flamengo na partida desta quarta-feira, contra o América-MEX. A estréia do treinador contratado acontece domingo, contra o Santos, no Maracanã, com portões fechados.

Transição
Primeira coisa é ouvir o Joel. Tenho de ter a humildade de reconhecer que preciso dar seqüência a um trabalho. Dirigi a seleção do campeonato ano passado com o Joel. Foi inesquecível. Vou conversar com o Joel e na quarta assistirei ao jogo de cima, sem participar da preleção.

Elenco
Conhecimento individual dos jogadores. É o ideal e o que realmente me preocupo neste momento. No mínimo, conhecer a característica da personalidade, além da área técnica. Considero as informações vividas pelo Joel nestes dez meses fundamentais.

Substituir o papai Joel
Talvez meu estilo seja o tiozão. Joel tem o perfil dele, o trabalho está realizado e preciso construir a minha. Meu primeiro desafio é conquistar os jogadores. A maior propaganda para um treinador é a divulgação pelos jogadores. Preciso de tempo. Este é um momento muito importante. Não hesitei em momento algum. Não imaginava que fosse disputar a Libertadores pelo Flamengo. Acontecem coisas na vida que a gente não entende, mas depois lá na frente vem a resposta.

Riscos
É difícil no futebol acontecer o que houve agora. Quase raro. Ao mesmo tempo que existe um risco de assumir uma equipe em bom momento, vejo que tenho um risco muito grande de ser campeão do mundo e em um primeiro instante ser vencedor da Taça Libertadores.

Trabalho no Palmeiras
Equilíbrio é fundamental. Nem euforia, e nem depressão. Tive uma experiência ano passado no Palmeiras que sofria uma pressão muito grande. Consegui suportar bem. Mas aqui a torcida é maior, a pressão é muito maior.

Estréia com estádio vazio
Parece um treinamento. Vai ser estranho, gostaria de estrear com o apoio da torcida.

Flamengo
Flamengo representa uma seleção brasileira. A repercussão é a mesma, a dimensão é a mesma. Em todos os lugares tem torcedores do clube. Assisti a alguns jogos neste ano, como contra o Cienciano e vi a atitude audaciosa do Joel

Desconfiança da torcida
Acho normal porque sou jovem (43 anos) e trabalho como técnico há quatro anos. Tive momentos importantes, como levar o Paraná à Libertadores e a passagem pelo Palmeiras. Lamentavelmente, na reta final, o Goiás não foi feliz e isso marca muito. Mas tivemos o melhor ataque do Brasil, com 64 gols em 24 jogos.

Óculos vermelho e preto e a prancheta
Ainda não tenho, mas fico esperando. Todos os que tenho são presentes. Quero dar uma olhadinha na prancheta.

Verdão pode anunciar Keirrison na quinta
Traffic e diretoria do Coritiba farão reunião, no Paraná, e devem negociar

O Palmeiras pode sacramentar na próxima quinta-feira a contratação do atacante Keirrison, de 19 anos, destaque do Coritiba no último Campeonato Paranaense. A Traffic, parceira do Verdão nas negociações, terá uma reunião com a diretoria do Coxa para tentar levá-lo ao Palestra Itália para o Brasileirão.

A direção do Coritiba tem em mãos uma proposta oficial da empresa pelos direitos federativos do atleta. O clube, porém, ainda não se posicionou sobre a negociação, já que o atacante é o principal ídolo da torcida atualmente e sagrou-se campeão e artilheiro do Estadual, no útlimo final de semana, com 18 gols.

- Temos uma proposta da Traffic, mas nada está resolvido. O nosso presidente (Jair Cirino) voltará ao Paraná na quinta-feira e terá uma reunião com a empresa – explica o coordenador de futebol do Coxa, o ex-jogador Jamelli, durante o seminário de abertura do Campeonato Brasileiro, em São Paulo.

Curiosamente, Coritiba e Palmeiras são adversários na primeira rodada do torneio nacional, domingo, no Couto Pereira. A direção paranaense, aliás, garante que o jogador não enfrentará a ex-equipe caso a negociação seja fechada durante a semana.

- Não haveria tempo suficiente para que a documentação ficasse pronta. Mas vamos aguardar o que vai acontecer durante a semana. Ele tem contrato até o final de abril de 2009 e está treinando normalmente até agora – diz Jamelli.

O Palmeiras tenta a contratação de Keirrison desde o início da temporada, quando conseguiu contratar do Coxa o zagueiro Henrique. Ele, possivelmente, seria o substituto de Kléber, que deverá retornar ao Dínamo Kiev, da Ucrânia, no meio do ano.
Bota acerta contratação de Carlos Alberto
Jogador foi dispensado pela diretoria do São Paulo no último dia 16

Um dia depois de perder o título do Campeonato Carioca-2008, o Botafogo acertou o primeiro reforço para o restante da temporada: o meia Carlos Alberto. O acordo foi selado durante um jantar do jogador com o dirigente alvinegro Ricardo Rotenberg nesta segunda-feira. O meia será inscrito na CBF nesta terça e apresentado pelo clube no dia seguinte. O jogador terá condições de disputar a Copa do Brasil, mas não deverá atuar na quinta-feira contra o Atlético-MG.
O jogador acertou contrato, por empréstimo, com o clube carioca até o final do ano. O Palmeiras também estava interessado no atleta.
O polêmico jogador foi dispensado pela diretoria do São Paulo em 16 de abril, menos de quatro meses após ter sido contratado. Inicialmente, o jogador foi punido por ter se atrasado a um treinamento. E no dia 4 de abril, se envolveu em uma violenta discussão com o meia Fábio Santos na concentração do clube paulista.
Revelado pelo Fluminense, Carlos Alberto já atuou no Porto, Corinthians e Werder Bremen, clube alemão que ainda detém seus direitos federativos. Na equipe portuguesa, conquistou o título da Liga dos Campeões e do Mundial Interclubes em 2004. Também tem no currículo um título brasileiro (Corinthians em 2005) e da Copa do Brasil (Fluminense, 2007).