TVGolo.com - Novos Golos

30 de out. de 2008

Governo libera R$ 85 mi para promover Rio 2016

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, informou no final da manhã desta quinta-feira que o governo federal já liberou R$ 85 milhões para promover a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o ministério, o dinheiro será gasto com ações de marketing.

Barreto disse que uma da metas de sua pasta para adequar a cidade ao evento é aumentar a capacidade da rede hoteleira.

"São 27 mil vagas que já têm adesão definitiva, a meta é 40 mil. Vamos atingir com tranqüilidade. Vamos chegar a 55 mil vagas com certeza", afimou Barreto.

De acordo com o ministro, outro ponto fundamental é a melhoria da qualificação profissional do setor turístico. Ações na área de infra-estrutura serão analisadas em parceria entre os governos federal, estadual e municipal, como a recuperação da zona portuária.

Luiz Barreto explicou que equipamentos instalados para os Jogos Pan-Americanos realizados em 2007 serão adaptados e projetos que não foram implementados podem ser colocados em prática, entre eles, o veículo leve sobre trilhos, ligando a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte.

"Vai ser readequado certamente e vai ser reaproveitado sim. Todo o legado que os Jogos Pan-Americanos deixaram serão reaproveitados. O Rio passou pelo teste", acrescentou.

O ministro participou na manhã desta quinta, da assinatura de um termo de compromisso da rede hoteleira com a candidatura do Rio à sede dos Jogos Olimpicos. Trata-se de uma exigencia do Comitê Olímpico Internacional (COI) para assegurar a reserva de quartos suficiente para acomodar visitantes e delegações.

O evento aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, e contou com as presenças do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, do prefeito eleito da cidade, Eduardo Paes, e do governador do Estado, Sérgio Cabral.

Ivanovic tem o corpo mais bonito entre todos os atletas, segundo jornal europeu

O maior jornal de vendas da Europa, o Die Bild, promoveu uma pesquisa em seu site para eleger o corpo mais bonito de um esportista na atualidade, seja homem ou mulher. Confirmando o título de musa, Ana Ivanovic venceu com folga a votação.

Com mais da metade dos votos, a sérvia ficou na frente da também tenista Maria Sharapova, segunda colocada, da nadadora norte-americana Amanda Beard, terceira, e de David Beckham, quarto colocado.
Em entrevista coletiva realizada ontem, em Belgrado, Ana afirmou que, como tenista, prefere os resultados obtidos em quadra, mas se disse muito feliz com mais este reconhecimento. "Definitivamente, toda mulher gosta de receber um elogio e eu não sou diferente", comentou.

A escolha como "melhor corpo" vem a coroar um grande ano para a sérvia, o melhor de sua carreira. Além do título de Roland Garros, sua primeira conquista de Grand Slam, Ivanovic recebeu uma série de prêmios fora das quadras, se consagrando como a jogadora de tênis mais premiada de 2008.

A tenista ainda não completou 21 anos de idadeCom apenas 20 anos, a jovem foi considerada a tenista mais bonita de todos os tempos, segundo o jornal australiano Age. Já o site tennisreporters.net colocou a sérvia como a mais sexy do tênis nos últimos três anos. Em edição que listava as 100 mulheres mais sexy´s do mundo, publicada pela revista portuguesa FHM, a sérvia foi a esportista mais bem colocada.

Engana-se quem pensa que a número quatro do mundo foi lembrada apenas por sua beleza. O seu talento dentro das quadras também foi reconhecido nesta temporada. No início de outubro, levou o Michael Westphal Award como "melhor personalidade do tênis em 2008", em votação realizada pela revista alemã German Tennis Magazine. Em julho, a International Sports Press Association a elegeu a "tenista do ano", mesma premiação que recebeu em março, pela própria WTA, em votação realizada pelas colegas no final de 2007.


O último desafio da musa acontece na próxima semana, quando se juntará as oito melhores jogadoras da temporada, brigando pelo título da Masters Cup de Doha, no Catar.

Tsonga elimina Djokovic e pega Roddick em Paris

Em uma partida equilibrada, o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça-de-chave número 13, venceu o terceiro pré-classificado do Masters Series de Paris, o sérvio Novak Djokovic. Nesta terça-feira, o tenista local venceu o número três do mundo por 2 sets a 0, parciais de 6/4, 1/6 e 6/3, e se classificou às quartas-de-final da competição, onde enfrenta o norte-americano Andy Roddick.


Com a nova queda precoce, Djokovic falha pela quarta vez consecutiva na tentativa de figurar entre os oito melhores tenistas do Masters francês. Para piorar, dá seqüência à série de resultados ruins, já que havia caído exatamente nesta fase há duas semanas, quando atuou em Madri.

Muito agressivo e eficiente tanto no serviço quanto nas subidas à rede, Tsonga encarou mais uma partida dramática assim como já havia feito na primeira rodada, em que superou de virada o tcheco Radek Stepanek. Depois de começar bem a partida, o francês perdeu totalmente o foco no segundo set, quando parecia acusar dores na perna esquerda.

No entanto, a pequena lesão não o impediu de voltar a mostrar seu melhor jogo na terceira parcial. Aparentemente recuperado depois de pedir atendimento médico, o vice-campeão do Aberto da Austrália, onde foi derrotado justamente pelo adversário de hoje, quebrou o serviço de Djokovic logo no segundo game e dominou o marcador até fechar por 6/3.

Classificado, Tsonga não só disputará vaga nas semifinais em Paris contra Andy Roddick como mantém vivo o sonho de disputar de forma inédita a Masters Cup. Com as eliminações de Juan Martín del Potro e Gilles Simon no torneio francês, o número 14 do planeta só depende de seus resultados para chegar à Copa do Mundo: precisa no mínimo ser vice-campeão diante de seus compatriotas.

Roddick garantido em Xangai
Tudo estava preparado no Masters Series de Paris para mais uma vitória de Gilles Simon, que poderia se colocar muito próximo da Masters Cup, mas a seqüência de boas campanhas do tenista local parou no encontro com Andy Roddick. Muito firme, o norte-americano que já entrou em quadra garantido na competição que encerra a temporada celebrou sua vaga com uma convincente vitória por sets diretos de 6/3 e 7/5.

Vivendo a melhor fase da carreira, Simon chegou há duas semanas à primeira final de Masters Series da carreira, em Madri, em resultado que o fez furar o top 10 do ranking de entradas e virar favorito para avançar à Copa do Mundo do tênis. No entanto, a vitória nesta quinta-feira sobre Roddick, que poderia colocá-lo a um passo de cumprir o objetivo, não veio: mais agressivo e muito forte no serviço, o norte-americano não deu chances ao rival e fez a tristeza da torcida da casa.

Desse modo, Simon segue no oitavo posto da Corrida dos Campeões ainda como favorito para jogar a Masters Cup, porém aguardará a definição de outros resultados. Ele ficará fora da competição se um de seus rivais diretos irem longe em Paris: James Blake e Jo-Wilfried Tsonga, que já estão nas quartas, teriam de ir à final para ultrapassar o francês, enquanto David Nalbandian, Fernando Verdasco e Gael Monfils só o fariam em caso de título.

Roddick, por sua vez, está tranqüilo quanto à sua viagem para Xangai. Devido à derrota de Juan Martín del Potro na preliminar desta quinta para David Nalbandian, o norte-americano já entrou em quadra com passagem garantida à China e agora só tem a missão de fazer uma boa preparação nas quadras francesas.

Técnico cruzeirense diz que não vai se prender a uma formação

O técnico Adilson Batista tem sofrido com vaias da torcida do Cruzeiro e algumas críticas da imprensa durante o Campeonato Brasileiro. As principais razões são as substituições durante as partidas e as contantes mudanças na equipe de um jogo para outro. Na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, ele usou uma formação ofensiva e encurralou o adversário no primeiro tempo. A escolha foi bem-sucedida, mas não quer dizer que será mantida.

- Tem que analisar o adversário. E para ser ofensivo é preciso recuperar a bola.

Nesta quarta-feira, Adilson escalou Marquinhos Paraná e Fernandinho para proteger a zaga, mas sem prendê-los na defesa. Deu liberdade a Jadilson na lateral esquerda e segurou Jonathan pela direita. Na frente, Wagner atuou praticamente como um ponta-esquerda no primeiro tempo, com Thiago Ribeiro no outro canto do campo e Guilherme mais pelo meio, por vezes recuando e distribuindo as jogadas.

Mesmo com todas as suas variações, Adilson não abre mão do esquema 4-4-2. O Cruzeiro é o único time na briga pelo título a usar essa tática, já que os concorrentes - Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Flamengo - preferem atuar com três zagueiros, sejam eles de origem ou improvisados.

- O Cruzeiro é um time que o Brasil vem elogiando - diz, repetindo uma frase que usou nos últimos dias. - É o time que joga com dois zagueiros, o que facilita a saída de bola.

Terceiro colocado com 58 pontos, o Cruzeiro enfrentará o Goiás na próxima rodada. O jogo será às 17h de domingo no Serra Dourada. O técnico não contará com Ramires, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, mas terá à disposição Henrique e Thiago Heleno, que cumpriram suspensão automática.

Igreja Maradoniana festeja 48 anos do eterno ídolo argentino

Ídolo argentino e novo técnico da seleção de seu país, Diego Armando Maradona festeja nesta quinta-feira seus 48 anos com a missão de levar a Argentina para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Para celebrar a data, a Igreja Maradoniana, fundada na Argentina para cultuar o ex-jogador, organizou um banquete na noite da última quarta-feira, em Buenos Aires. Os fiéis receberam do ídolo um telefonema de agradecimento.

- Obrigado por esta grande manifestação de afeto que, neste momento, é para mim de máxima importância – teria dito o técnico argentino.

Em relação às responsabilidades no comando da seleção, Maradona assegurou que "Deus dará com certeza uma outra alegria, como em 86", referindo-se ao ano em que conquistou o bicampeonato mundial para a Argentina.

Jean vota nele mesmo para revelação do Campeonato Brasileiro

A descoberta do ano de Muricy Ramalho deu as cartas contra o Botafogo. Autor de um lindo gol na vitória por 2 a 1 (assista ao lance ao lado), no Engenhão, o volante Jean ditou o ritmo no meio-campo do São Paulo, marcou, armou e provou as suas qualidades, que, na opinião do próprio jogador, lhe garantem um título: o de revelação do Brasileirão. Perguntado se Jean votaria nele mesmo nesta categoria do Prêmio Craque Brasileirão 2008, o volante não titubeou.

- Com certeza. É isso que eu quero. A cada jogo tenho crescido e mostrado meu trabalho. O principal é ser revelação? Então, é isso que busco. E vou conseguir este título.

Em êxtase, ele não cansava de explicar para a imprensa o lance do gol de cobertura marcado no Rio de Janeiro.

- Quando vi que o goleiro pegou a bola para o lançamento, vi que ele errou e a bola vinha na minha direção. Aí, nem pensei mais no goleiro, porque sabia que ele estava fora do gol, estava morto. Só pensei em acertar o domínio e a batida. Fui corajoso.

Diante de tanta autoconfiança e coragem, qual seria o próximo passo de Jean na carreira?

- Seleção brasileira, com certeza.

Rivais, Massa e Hamilton têm em comum paixão por Interlagos

Rivais diretos na luta pelo título da Fórmula 1, Felipe Massa e Lewis Hamilton terão a chance neste domingo de tornar o circuito de Interlagos ainda mais especial em suas carreiras. Afinal, este será o primeiro título na carreira para qualquer um dos desafiantes. Independentemente do resultado de domingo, o brasileiro, claro, fez questão de colocar Interlagos como um o local mais especial de sua vida no automobilismo.


- Eu cresci aqui e fiz toda minha carreira em Interlagos, desde o kart. Amo esta pista e tenho enorme prazer em competir aqui, ainda mais decidindo o título mundial. Com certeza, é uma motivação extra para mim. A energia positiva da torcida vai me ajudar - diz Massa.

Hamilton também não economizou palavras de carinho para o autódromo paulistano.
- Amo este circuito. Interlagos era uma de minhas pistas favoritas até no video-game. Além disso, como torcedor da Fórmula 1, sempre gostei do GP do Brasil porque as corridas são bem movimentadas e emocionantes - diz Lewis Hamilton.

O inglês também ressaltou que Interlagos é um circuito bastante seletivo.

- A pista brasileira tem todos os tipos de curva, de baixa, média e alta velocidade. É também um bom trecho de aceleração total, permitindo ultrapassagens. Definitivamente, Interlagos tem personalidade. Hamilton também faz questão de sempre ressaltar que Ayrton Senna é seu principal ídolo e fonte inspiradora inclusive para as cores de seu capacete, com o predomínio do amarelo, como o tricampeão brasileiro.

Série A > 32ª rodada (jogos de quarta)

São Paulo bate Botafogo e tira vantagem do Grêmio

O São Paulo conseguiu uma importante vitória nesta quarta-feira. Em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe tricolor atuou pela primeira vez no Engenhão, derrotou o Botafogo por 2 a 1 e chegou à mesma pontuação do líder Grêmio, mas se manteve na vice-liderança da competição.

Com o êxito, o São Paulo segue sem perder desde a primeira rodada do segundo turno, quando foi superado pelo Grêmio, por 1 a 0, em 17 de agosto. Na ocasião, o time gaúcho abriu 11 pontos de vantagem para a equipe paulista, que hoje iguala a pontuação com o líder do campeonato - ambos somam 59 pontos.

Para o Botafogo, que permanece com 49 pontos, o revés faz piorar o clima do clube, que após a derrota para o Estudiantes por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana, foi cercado por rumores de que o elenco alvinegro estaria rachado. Mesmo depois de vencer o Ipatinga por 3 a 0, no último sábado, o clima em General Severiano não era dos melhores.


As duas equipes voltam a campo no próximo. Às 17h (de Brasília), o Botafogo encara o Atlético-MG, no Mineirão. O São Paulo, por sua vez, recebe o Internacional, a partir de 19h10, no Morumbi.

Com gol aos 14s, Cruzeiro bate líder e segura 3º lugar

Ameaçado de perder a posição após a vitória do Palmeiras e vindo de um tropeço contra o Atlético-PR no último final de semana, o Cruzeiro teve forças para se recuperar na noite desta quarta-feira com uma vitória por 3 a 0 sobre o líder Grêmio, no Estádio do Mineirão. A equipe da casa contou com um gol logo aos 14s para sair em vantagem e segurar o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, após 32 rodadas disputadas.

O tento anotado por Wagner, quando o Grêmio ainda se organizava em campo, é o segundo mais rápido desta edição da competição nacional, perdendo apenas para o que foi marcado por Dinei, atuando pelo Vitória. No dia 6 de julho, pela nona rodada, o centroavante balançou as redes da Portuguesa aos 9s, na vitória por 2 a 1, no Canindé.

Com a ajuda de seus torcedores, que lotaram as dependências do Mineirão, o time celeste devolveu a derrota sofrida para os gaúchos no primeiro turno (1 a 0) e fica a apenas um ponto dos rivais, que mantiveram a primeira posição mesmo com a derrota.

O 18º triunfo do Cruzeiro na competição nacional leva a equipe aos 58 pontos, ultrapassando novamente o adversário do Palestra Itália, que horas antes passou pelo Goiás em casa. Já o Grêmio, com o revés, vê a ameaça do São Paulo ficar mais perto. Com a vitória sobre o Botafogo, o time do Morumbi iguala o número de pontos do líder.

Em busca da vitória para seguir com condições de título e reduzir a vantagem para o líder, o Cruzeiro foi para cima logo após o apito inicial e já conseguiu ficar em vantagem na primeira descida, aos 14s. Depois de jogada iniciada na esquerda, Guilherme serviu o meia Wágner, que bateu forte e não deu chances de defesa para Victor.

O gol relâmpago aumentou o tom de otimismo dos torcedores cruzeirenses, que comparecerem em bom número ao estádio mineiro. Com isso, o time da casa continuou melhor na partida e por pouco não aumentou aos 4min, em lance que Thiago Ribeiro recebeu de Wagner, mas parou na boa presença do goleiro gremista.

Sem dar chances para o rival respirar, o time celeste deu seqüência ao bom momento e voltou com perigo aos 11min, desta vez com Ramires. Em cobrança de falta, Fernandinho levantou na área e o volante só não marcou porque Victor se esticou e jogou a bola para escanteio. Em seguida, os gaúchos responderam da mesma forma com Douglas Costa, mas o jovem se precipitou e mandou de cabeça para fora.

Já em desvantagem no placar, Celso Roth viu a situação de sua equipe ficar ainda pior aos 26min, quando perdeu o zagueiro Pereira, que saiu machucado. Precisando do empate, o treinador mandou a campo o atacante Perea. Mas, mesmo assim, o Cruzeiro seguia melhor e quase ampliou em seguida, sempre em jogadas que terminavam no artilheiro Guilherme.

Aos 32min, o jovem atacante quase surpreendeu Victor com um chute da intermediária, que saiu sobre o travessão. Três minutos depois, o centroavante voltou a arriscar de longe, mas foi parou no arqueiro tricolor, que estava bem colocado. E, na última chance da primeira etapa, aos 42min, o jogador aproveitou sobra e finalizou forte, de primeira, assustando novamente os visitantes.

Na volta dos vestiários, o atual líder do campeonato mudou a postura e passou a ser mais agressivo. Logo aos 2min, Souza fez bom lançamento e Perea bateu de primeira, sobre a meta de Fábio. Cinco minutos depois, o colombiano levou perigo novamente ao chutar cruzado, pela linha de fundo.

No entanto, quando o Grêmio esboçava uma reação, o Cruzeiro aproveitou um rápido contra-ataque para ampliar a vantagem e esfriar os adversários. Aos 9min, Jonathan foi acionado por Marquinhos Paraná e, quase sem ângulo, bateu para as redes.

Aproveitando o bom momento e a instabilidade do time do Olímpico, os mineiros chegaram ao terceiro aos 21min. Em lance que Fernandinho bateu para o gol da esquerda, Guilherme apareceu no meio do caminho e, com espaço, teve tempo para dominar e estufar as redes de Victor mais uma vez, coroando boa atuação.

Após o encontro nesta quarta-feira, as duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Enquanto o Cruzeiro tem difícil compromisso diante do Goiás, no Estádio Serra Dourada, o Grêmio tentará sustentar a liderança em seus domínios, diante do Figueirense, no Olímpico.

Empate com "apagão" na BA tira Fla do G-4

Um empate por 0 a 0 com o Vitória, no Barradão, nesta quarta-feira, tirou o Flamengo da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2009. A partida no estádio baiano foi marcada por muitas chances de gol para ambos os lados, mas o principal ingrediente foi a queda de luz no local logos aos 6min do primeiro tempo.

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi muito positiva para o time carioca. Após voltar ao G-4 beneficiado por uma derrota do Palmeiras para o Fluminense no último fim de semana, a equipe comandada por Caio Júnior viu o clube alviverde vencer, o São Paulo triunfar e o Cruzeiro passar pelo ainda líder Grêmio. Com isso, o Fla vai a 56 pontos e fica a dois do Palmeiras, quarto colocado.

Já o Vitória também ganha um ponto e chega a 45, subindo para a nona colocação e tentando permanecer na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

A partida começou bastante movimentada, com as equipes correndo bastante e buscando o jogo ofensivo até que, aos 6min dois refletores do Barradão se apagaram e a partida precisou ser paralisada por cerca de 25 minutos. Enquanto as luzes não voltavam ao normal, jogadores das duas equipes se aqueciam e conversavam com seus respectivos técnicos.

Somente aos 30min, a partida recomeçou, mas não com a mesma velocidade e rapidez que antes. Mesmo assim, as duas equipes seguiram em um jogo equilibrado e os dois goleiros precisaram trabalhar bastante.

Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram com o objetivo da vitória, mas o Flamengo abusou das chances desperdiçadas. Aos 15min, após cruzamento de Marcelinho Paraíba, Obina subiu sozinho e tocou de cabeça para fora.

Mas quatro minutos mais tarde, Léo Moura perdeu um gol feito. Maxi fez boa jogada, mas a bola parou nas mãos de Viáfara. O camisa 2 do Fla pegou o rebote e, sem goleiro, chutou por cima das traves da equipe da casa, mantendo o 0 a 0 no placar do Barradão.
Outros Resultados
Portuguesa 2 x 0 Ipatinga
Coritiba 2 x 1 Atlético-MG
Palmeiras 1 x 0 Goiás
Internacional 1 x 1 Náutico

Phillies levam título da liga americana de beisebol

O Philadelphia Phillies venceu na quarta-feira o Tampa Bay Rays na quinta e decisiva partida da decisão da Liga de Beisebol dos Estados Unidos (MLB) e conquistou título pela segunda vez na história.

Os Phillies venceram a partida por 4 a 3 e voltaram a conquistar a Série Mundial depois do título de 1980.


A quinta partida do playoff pode ser considerada a mais longa da histórias das decisões, já que durou quase dois dias, depois de ter sido suspensa na segunda-feira pela chuva no sexto inning quando estava empatada em duas corridas.