TVGolo.com - Novos Golos

5 de dez. de 2008

Sem Honda, Petrobras vê dificuldade em seguir na F-1

A direção da Petrobras acredita ser bastante difícil conseguir um acordo com outra equipe para continuar na Fórmula 1 na próxima temporada, depois que a Honda anunciou que não vai prosseguir na categoria.

"Dificilmente eu acho que a gente pode mudar para outra equipe nesse momento", disse o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, a jornalistas após participar de evento da indústria química em São Paulo.

"Com a Honda, assim como tínhamos com a Williams, era um contrato de fornecimento de combustível de alta performance, de desenvolvimento tecnológico, e teríamos o direito de usar publicitariamente essa questão", acrescentou Gabrielli.

A Honda anunciou oficialmente nesta sexta-feira que está deixando a categoria, para reduzir custos depois que suas vendas em alguns mercados importantes, como nos Estados Unidos, despencaram.

A montadora ainda busca um comprador para a equipe, mas não pretende nem mesmo fornecer motores no ano que vem.

O presidente da Petrobras afirmou que existem outras questões relacionadas ao assunto que também precisarão ser discutidas, como todo o projeto de publicidade ligado à participação da estatal na Fórmula 1.

"Minha equipe está analisando isso hoje. Nós temos outros impactos, que significa todo o processo de publicidade relacionado a isso (F-1). Vamos ter que tomar decisões", afirmou.
A Petrobras tinha contrato com a Williams até o final deste ano e a partir de 2009 forneceria combustível para a Honda.

Santos deve anunciar Madson e Lucio Flavio

O Santos tenta a contratação do meia-atacante Madson, principal destaque do Vasco no Campeonato Brasileiro. Os dirigentes santistas já fizeram uma proposta ao jogador e esperam o término da competição para fechar a negociação com o atleta, que fica sem contrato com o clube carioca no próximo dia 31. Outro jogador que está praticamente contratado pelo Santos é o meia Lucio Flavio, do Botafogo.

O meia está envolvido na partida decisiva entre Vasco e Vitória, no próximo domingo, às 17h (de Brasília), em São Januário e a equipe carioca precisa vencer os baianos, além de torcer por tropeços de Náutico, Atlético-PR e Figueirense para não ser rebaixada para a Série-B do Brasileiro.

"O Santos procurou realmente o Madson, mas combinamos não fechar nada agora e nem conversar por causa da situação do Vasco", afirmou o empresário do jogador, Léo Rabello.

O técnico Márcio Fernandes também confirmou que o atleta está na lista de reforços apresentada para a diretoria. "Vocês já estão sabendo se fechou? É um jogador que tem muita qualidade, é rápido, mas ainda não foi concretizado. É um dos jogadores que fizeram um bom campeonato, está em pauta e estamos precisando e procurando um jogador deste", disse Márcio Fernandes.

Sobre Lúcio Flávio, o clube da Baixada negocia com o jogador há quase dois meses e deve fechar com o atleta na próxima semana.

"Eu já respondi isso, todo bom jogador interessa, isso não tem nada de concreto. Só podemos conversar em fatos, e não foi nada decidido", concluiu Fernandes.

Dunga e Rijkaard são cotados para assumir CSKA

Com a possibilidade de perder o técnico Valery Gazzaev até o final do ano, a diretoria do CSKA já começa a se movimentar nos bastidores na procura por um substituto. Até o momento, dois nomes foram cotados para o cargo, o ex-treinador do Barcelona, Frank Rijkaard, e Dunga, da Seleção Brasileira.

O principal candidato a assumir o comando do time de Moscou é o ex-comandante da equipe catalã, que segue desempregado após uma passagem vitoriosa, conquistando duas vezes o Campeonato Espanhol e uma vez a Copa dos Campeões.

Dunga surgiria como uma opção caso os russos não concretizem o acerto com Rijkaard. No entanto, o treinador só assumiria o cargo se fosse demitido pela Confederação Brasileira de Futebol.

Renato Gaúcho pede desculpa à imprensa

Em sua última entrevista antes do término do Campeonato Brasileiro, em tom de despedida, o técnico Renato Gaúcho pediu desculpas aos jornalistas por algum destempero que tenha cometido ao longo da competição, em que tentou livrar o Vasco da zona de rebaixamento.

"Vocês sabem que eu respeito todos vocês, de todos os setores. Desculpe se eu levantei a voz alguma vez ou se houve alguma divergência, mas a vida de técnico de futebol não é fácil", avaliou o treinador.

Para garantir o Vasco na primeira divisão, Renato precisa da vitória sobre o Vitória às 17h (de Brasília) deste domingo, em São Januário, além de torcer por duas derrotas dos concorrentes diretos Náutico, Atlético-PR e Figueirense. A situação vem abalando o treinador.

"Vocês deveriam se colocar no meu lugar para entender como é complicado a situação. Obrigado por tudo. Estaremos juntos em outras oportunidades", disse Renato, que assumiu o Vasco em setembro.

Mesmo com a dificuldade, o comandante cruzmaltino mantém a esperança em livrar o clube do rebaixamento. "De cara é possível sim ficar na primeira divisão. Acredito no meu time e aproveito para agradecer aos jogadores e a torcida do Vasco", concluiu.

Time mexicano chega ao Japão para Mundial

A equipe mexicana do Pachuca desembarcou na manhã desta sexta-feira no aeroporto de Tóquio para a disputa do Mundial de Clubes, competição em que briga com mais sete equipes pelo título.

O time do goleiro Miguel Calero jogará no próximo dia 12 contra a equipe do Al Ahly, em partida válida pelas quartas-de-final do torneio.

O vencedor da disputa entrará em campo contra a LDU, que já está classificada para as semifinais.


A grande final do torneio será disputada no dia 21 de dezembro, em Yokohama, no Japão, e elegerá o grande campeão mundial da categoria.

Júnior César estaria próximo do Hertha Berlim

O lateral-esquerdo Júnior César está se despedindo do Fluminense. O jogador, que tem proposta do São Paulo e do futebol mexicano, não chegou a um acordo sobre a renovação (as bases salariais comprometeram o acerto), mas seu destino deve ser o Hertha Berlim.

Paulo Tonietto, empresário do lateral, negocia com o time alemão e está próximo de um acerto. Júnior César, assim, deve repetir o meia Cícero, que trocou as Laranjeiras pelo Hertha após a disputa da Copa Libertadores.

O Flu ainda corre o risco de perder outros atletas. É o caso do atacante Washington, que recebeu bons convites de clubes japoneses, além de sondagens de outros clubes brasileiros. Apesar disso, o atleta afirma que deseja permanecer.

"Quando o Fluminense estava lutando contra o rebaixamento recebi propostas de Gamba Osaka e Urawa Red, ambos do Japão. Mas na época nem quis ouvir, pois estava focado no time, que passava por um momento delicado. Acredito que hoje estou muito mais para ficar do que para sair. Estou muito ambientado ao Fluminense e ao Rio de Janeiro. Apenas uma proposta irrecusável me tiraria do clube", garante o artilheiro.

Até mesmo os atletas considerados reservas do Fluminense estão sendo assediados. O volante Ygor, que foi titular boa parte da temporada e acabou ficando em segundo plano recentemente, já fala em tom de despedida. Seu destino será o Sport, que vai disputar a Copa Libertadores de 2009. O jogador sabe que estará numa possível lista de dispensa.

"A diretoria do Fluminense já tem uma opinião formada sobre mim e não posso fazer nada quanto a isso. Não preciso provar nada a ninguém. Tenho uma proposta do Sport, que quer contar com meu futebol na Copa Libertadores, e vou analisar com muito carinho. Vamos ver o que vai acontecer", afirmou Ygor.

O volante deve integrar uma relação que contará ainda com outros nomes, como os laterais Rafael e Carlinhos e o zagueiro Roger, autor do gol do título da Copa do Brasil do ano passado.

Eurico reza para salvar Vasco do rebaixamento

O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, participou de uma missa comandada por Padre Lino, na manhã desta sexta-feira, na Igreja de São Francisco de Paula, Centro do Rio de Janeiro. Além dele, estiveram presentes membros da ex-diretoria do clube de São Januário, todos na torcida para evitar o rebaixamento.

Preterido pela atual administração do clube, Padre Lino comandou a missa vestindo a sua estola com a cruz de malta. Ele foi pároco por 15 anos da capela de Nossa Senhora das Vitórias, localizada dentro da sede do Vasco, e há cerca de duas semanas foi substituido por Frei Raimundo. O motivo seria a ligação dele com a antiga diretoria.


O Vasco enfrenta neste domingo o Vitória, em São Januário, às 17h (de Brasília). Para escapar da Série B, o time cruzmaltino precisa vencer a equipe baiana e torcer por uma combinação de resultados envolvendo concorrentes diretos.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou e puniu os envolvidos na briga entre jogadores de Corinthians e Avaí, em partida disputada no

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou e puniu os envolvidos na briga entre jogadores de Corinthians e Avaí, em partida disputada no Estádio do Pacaembu, dia 22 de novembro, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante Moraes, do time paulista e o meio-campista Marquinhos, do Avaí, foram os mais prejudicados. O corintiano pegou 125 dias de suspensão, já o avaiano foi punido com 120 dias.

Os dois atletas foram enquadrados no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ou seja, praticar agressão física, que prevê pena de 120 a até 540 dias de gancho.
No julgamento, a defesa do Corinthians chegou a argumentar que o soco desferido pelo meia não atingiu o Marquinhos, que esteve presente ao tribunal e garantiu que não teve culpa pela briga. Ambos, porém, não escaparam de longos ganchos.

Já o volante corintiano Elias e o avaiano Batista, que se envolveram no lance que iniciou a briga, em dividida, foram igualmente enquadrados no artigo 253 do CBJD, mas as defesas dos dois clubes conseguiram convencer o tribunal a desclassificar para o 255 (ato hostil, que prevê suspensão de uma a três partidas).

Os dois, assim, foram condenados a dois jogos de gancho, e como cumpriram a automática, só ficam fora de um jogo em 2009.

Quem também encarou o STJD e se deu mal nesta sexta-feira foi Herrera, pelo lado do Corinthians, e Rafael, do Avaí. Ambos não foram expulsos pelo árbitro na confusão generalizada, mas acabaram indiciados pelo STJD através da análise do vídeo da partida e levaram um jogo de gancho depois de também serem enquadrados no artigo 255.

Quem também se deu mal no julgamento desta sexta-feira Chicão, que não participou da confusão ocorrida no segundo tempo, mas foi expulso no final do jogo por forte entrada no atacante Abuda.

Assim, o jogador acabou entrando no artigo 254 do CBJD (praticar jogada violenta) e pegou três jogos de suspensão (o artigo prevê pena entre duas e seis partidas). Há dois meses, o jogador já fora punido pelo tribunal com um gancho de 120 dias por ter pisado em um atleta do São Caetano. A pena seria aliviada pouco depois.

A única "vitória" do Corinthians na batalha no STJD nesta sexta-feira é que o clube não foi punido no artigo 213 (não prevenir invasão). Apesar de um torcedor ter entrado no gramado do Pacaembu durante o duelo com o Avaí, o tribunal optou pela absolvição. O time alvinegro corria risco de perder mando de campo por até dez jogos e ainda pagar multa de R$ 200 mil se condenado.

Honda "ignora" Barrichello e pede desculpas a Button

Após o anúncio de que a equipe Honda deixaria a Fórmula 1 em 2009, o presidente da escuderia japonesa, Takeo Fukui, pediu desculpas ao piloto Jenson Button pelo ocorrido, porém não mencionou o brasileiro Rubens Barrichello, que estava em situação indefinida na escuderia para a próxima temporada.

"É uma grande pena e sinto-me muito decepcionado por Button. Não tínhamos escolha pelas condições financeiras", afirmou o dirigente, que não descarta a possibilidade de vender a equipe em 2009.


O chefe da Honda disse não ter conversado ainda com o competidor inglês e afirmou desconhecer sua reação diante do ocorrido. Button esteve na fábrica da Honda nesta sexta-feira e se encontrou com alguns dirigentes da equipe.

"Não falei com Button e não sei sua reação. Ross Brawn (chefe de equipe) e Nick Fry (diretor) certamente estão decepcionados, porém, somos muito profissionais. Eles entenderam que a situação econômica na Honda exigia que encerrássemos as atividades", completou.

Outros dois brasileiros realizavam testes na escuderia japonesa visando uma vaga na principal categoria do automobilismo em 2009. Bruno Senna e Lucas di Grassi testaram neste mês em Barcelona, porém, com o fechamento da equipe, tiveram seus sonhos de atuar pela F-1 adiados.