TVGolo.com - Novos Golos

4 de mai. de 2008

Flamengo, Palmeiras, Coritiba, Cruzeiro e Inter são campeões estaduais

Obina brilha, Fla bate Botafogo e conquista Estadual pela 30ª vez


Mais uma vez a dupla Obina-Diego Tardelli entrou em ação para salvar o Flamengo. Com gols de ambos os atacantes, o time bateu, de virada, o Botafogo por 3 a 1, neste domingo, no Maracanã, e conquistou o bicampeonato estadual. Lúcio Flávio anotou para o time de General Severiano. Esta foi a 30ª vez que o Rubro-Negro "faturou" o torneio regional, se igualando ao Fluminense.

Na primeira partida, vitória do time da Gávea por 1 a 0, os heróis desta tarde já haviam sido peças fundamentais. Tardelli foi autor do passe que originou o gol solitário do embate, anotado pelo xodó Obina.

As equipes voltam a campo em datas distintas. O Botafogo encara o Atlético-MG, na quinta, às 20h30, no Mineirão, pela rodada de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. Já o Flamengo enfrenta o América -MEX, quarta, às 21h45, no Maracanã, no jogo de volta das oitavas da Copa Libertadores.

Como toda decisão que se preza, o jogo começou muito disputado no meio-campo e com número excessivo de faltas. Tudo fruto dos nervos à flor da pele de ambas as equipes. O botafogo, precisando da vitória, tinha mais posse de bola.

Se aproveitando da vantagem, o Flamengo adotou a tática do contra-ataque, que por pouco não surtiu efeito aos 12 minutos. Marcinho recebeu, invadiu a área e rolou na medida para Ibson. Mas o apoiador, livre de marcação, conseguiu "furar" a bola, desperdiçando "gol feito".

Com o susto, o Botafogo acordou e passou a dominar as ações. Após algumas tentativas frustradas, o alvinegro contou com uma "forcinha" do goleiro Bruno. Aos 22, Lúcio Flávio cobrou falta e a bola quicou na frente do arqueiro rubro-negro, que de forma inacreditável "aceitou".

Quatro minutos mais tarde, Cristian aproveitou sobra da zaga e bateu forte, mas Renan salvou, espalmando pela linha de fundo. Foi o suficiente para acender a até então discreta torcida rubro-negra. Mas do outro lado da arquibancadas, os alvinegros não deixavam por menos.

Aos poucos o duelo foi ganhando em equilíbrio e os lances de perigo ficando mais escassos. A posse de bola era igualmente dividida. E foi desta forma que o confronto seguiu até o intervalo.

"Assim fica difícil. Os caras (Botafogo) já vêm para a bola caindo. Se for pênalti ou falta tem de marcar mesmo, mas ele (árbitro) está marcando tudo. Os caras se jogam toda hora", esbravejou o técnico Joel Santana na saída de campo.

Pelo lado alvinegro, satisfação. "Estamos bem. É só continuar assim. Temos de manter a postura, volta atentos e seguir buscando o gol", avaliou Lúcio Flávio, que ainda comentou sobre seu gol. "Temos de contar com isso também, com o erro do adversário", frisou.
Insatisfeito com o time, Joel resolveu fazer mudanças. Sacou Cristian e Ibson, promovendo as entradas de Obina e Diego Tardelli. Prova de que para o treinador não interessava uma possível disputa de pênaltis.

E a estrela do comandante rubro-negro brilhou logo aos 4 minutos. Juan levantou na área e Obina, de cabeça, escorou com estilo, fazendo a bola morrer caprichosamente no canto esquerdo de Renan.

Com um forte poderio ofensivo, o Flamengo não se conteve e continuou buscando o gol. Com isso, o jogo ficou aberto. Aos 15, Jorge Henrique emendou um lindo sem pulo da entrada da área, obrigando Bruno a realizar complicada intervenção.

No minuto seguinte, Diego Tardelli fez jogada de craque e tocou por cima de Renan, que com leve toque salvou a pele alvinegra. Aos 20, Marcinho recebeu de Obina e bateu, a bola desviou na zaga e carimbou o travessão adversário. E dá-lhe pressão rubro-negra.

E as coisas ainda ficariam piores para o Botafogo. Aos 30, após levar um drible desconcertante de Juan, Renato Silva fez falta e acabou recebendo o segundo cartão amarelo, conseqüentemente o vermelho. Com a vantagem numérica, os rubro-negros seguiram mandando no pedaço. Nas arquibancadas, o cenário se repetia. Desanimada a torcida do Botafogo se calou e foi "abafada" pelos rivais.

E o que já vinha se desenhando foi confirmado aos 36 minutos. Juan fez um "carnaval" pela esquerda e cruzou. A bola ainda bateu em Souza antes de sobrar para Diego Tardelli, de perna esquerda, acertar o canto direito do gol alvinegro.

Aos 47, Tardelli fez linda jogada e rolou para Obina decretar a vitória: 3 a 1. Daí em diante foi apenas acompanhar o regressivo cronômetro de Luís Antônio da Silva. Com boa parte da torcida do Botafogo já fora do Maracanã, a festa e a provocação foram rubro-negras.

Palmeiras goleia Ponte e conquista Paulista em casa após 12 anos

torcedor do Palmeiras pode comemorar um título paulista após 12 anos. E a conquista na final foi mais fácil do que o esperado. Neste domingo, a equipe alviverde goleou a Ponte Preta por 5 a 0, no estádio do Parque Antarctica, e sagrou-se pela 22ª vez campeão estadual.

O time do técnico Vanderlei Luxemburgo podia até perder por um gol de diferença em casa, mas encerrou a campanha bem-sucedida no Campeonato Paulista com mais uma vitória, a 15ª no certame.

O palco da epopéia foi o mesmo do último título estadual palmeirense, em 1996, quando o time alviverde, também sob o comando de Luxemburgo, ganhou do Santos em casa, por 2 a 0, e levantou o troféu. A parte negativa da história foram os incidentes envolvendo torcedores e policiais.

Dois gols aconteceram no primeiro tempo: Ricardo Conceição marcou contra aos 20 min, e Alex Mineiro fez de cabeça, aos 34 min. No segundo, a goleada: Valdivia marcou aos 28 min, e Alex Mineiro balançou as redes por mais duas vezes, aos 30 min aos 32 min. O camisa 9 terminou a competição como artilheiro, com 15 gols.

Como de costume, Luxemburgo deixou o banco de reservas antes do término da partida. "São os jogadores que merecem a festa", declarou, rapidamente.

O jogo
Os visitantes iniciaram a partida no campo do adversário e criaram a primeira chance de gol da partida, aos 17 min. Luis Ricardo recebeu na área e chutou, a bola desviou e Marcos espalmou.

Só que três minutos depois, os donos da casa, que estavam recuados, abriram o placar em um lance de bola parada. Leandro cruzou na área, e Ricardo Conceição cabeceou para as redes do gol do companheiro de time Aranha.

O gol abalou a equipe do interior paulista, que deixou de tomar conta da partida. Já o Palmeiras passou a ter mais posse de bola e criou duas chances de gol, mas Diego Souza e Kléber erraram na finalização.

Até que aos 34 min, a torcida paulistana começou a ensaiar o grito de campeão. Após boa troca de passes do ataque palmeirense, Élder Granja recebeu e avançou sozinho pelo lado direito. Ele cruzou na área, e Alex Mineiro mergulhou com estilo para cabecear no canto esquerdo de Aranha.

Aos 45 min, a Ponte chegou com perigo na área palmeirense e reclamou de uma infração. O zagueiro Gustavo entrou com a sola e impediu a finalização de Renato.

Na etapa final, brilharam as estrelas do camisa 10 Valdivia e de Alex Mineiro. Depois de a Ponte ameaçar uma reação, mas parar nas mãos de Marcos, o chileno pegou a bola na intermediária passou por dois adversários e chutou para marcar o mais belo gol da partida, aos 28 min. Na comemoração, deu um forte abraço no comandante palmeirense.

Dois minutos depois, Valdivia tocou para Martinez. O camisa 11, mesmo em posição irregular, saiu na cara de Aranha e rolou para Alex Mineiro só tocar para o gol. Aos 32 min, o centroavante dominou a bola após Diego Souza dividir com a zaga, invadiu a área e bateu na saída do arqueiro ponte pretano.

Coritiba perde, mas é campeão na Arena
Henrique Dias mostra estrela de novo ao marcar o gol na derrota por 2 a 1 para o Atlético

O Coritiba comemorou o título paranaense no campo do inimigo. A derrota por 2 a 1 para o Atlético na Arena da Baixada, neste domingo, não foi suficiente para tirar o troféu dos alviverdes, que haviam vencido por 2 a 0 na partida de ida, no Couto Pereira.

Henrique Dias, autor do gol que garantiu a conquista da Série B do Brasileirão em 2007, foi mais uma vez o responsável pelo título, o 33º estadual da história do clube. O Coxa não ganhava o campeonato desde 2004.

Cruzeiro vence de novo e é campeão mineiro
Time celeste conquista título pela 35ª vez na história e se concentra para jogo com o Boca

O desfecho já era esperado desde a semana passada: amparado pela goleada histórica por 5 a 0 da semana passada, o Cruzeiro jogou com tranqüilidade e conquistou o título do Campeonato Mineiro pela 35ª vez na história, ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Mineirão. A Raposa não precisou se esforçar muito, já que poderia até perder pela mesma diferença de gols por ter feito a melhor campanha da primeira fase. Mesmo assim, Marcelo Moreno deixou a sua marcar. O clube alvinegro ainda tem a vantagem histórica da competição, com 39 conquistas estaduais.

Os jogadores do Galo mostraram brios, fizeram um jogo equilibrado e poderiam até sair vencedores, mesmo diante de uma torcida azul bem maior que a alvinegra, mais preocupada em comemorar o placar elástico da semana passada do que de assistir ao jogo em andamento.

O Cruzeiro volta a enfrentar o Boca Juniors, nesta quarta-feira, desta vez no Mineirão. O time celeste precisa vencer por 1 a 0 para chegar às quartas-de-final da Taça Libertadores. O Atlético agora se concentra em mais uma revanche, desta vez na quinta-feira, contra o Botafogo, de novo adversário das quartas-de-final da Copa do Brasil, também em Belo Horizonte.

Carrossel amassa o Ju e é campeão
Inter faz 8 a 1 no Juventude, rasga a touca e levanta a taça do Gauchão pela 38ª vez

Quem manda no futebol dos Pampas é o carrossel colorado. Em mais uma atuação histórica, de encher de orgulho cada torcedor, o Internacional esmagou o Juventude neste domingo, no Beira-Rio, e garantiu o caneco do Campeonato Gaúcho pela 38ª vez. A goleada por 8 a 1 acabou com a touca alviverde, que insistia em habitar a cabeça colorada nos últimos dez anos. Foi uma tarde perfeita para os vermelhos.

A vitória foi definida ainda no primeiro tempo, com quatro gols. O grande destaque do carrossel de Abel Braga foi o eterno Fernandão, já imortalizado na história quase centenária do clube do Beira-Rio. Ele marcou três gols. Os outros foram de Danny, mais uma jóia lapidada nos juniores, Alex, o melhor jogador do campeonato, Nilmar, que finalmente encontrou o gol que tanto buscava, e ìndio, que se redimiu por ter marcaod contra momentos antes. Para completar, até o camisa 1, Clemer, deixou a sua marca no fim, de pênalti.

Com novo título, o Inter amplia para três conquistas a vantagem sobre o Grêmio. Agora, o clube colorado parte em busca do caneco da Copa do Brasil. Na quarta-feira, recebe o Sport pelas quartas-de-final. O Juventude, apesar da chinelada, leva boa base para a disputa da Segundona do Brasileirão.

Renata e Talita são campeãs em Xangai

A dupla brasileira Renata e Talita voltou a superar as tricampeãs mundiais Juliana e Larissa e garantiu o título da etapa de Xangai, a segunda do Circuito Mundial em 2008. A segunda melhor dupla do Brasil venceu as favoritas por 2 a 0, parciais de 21/18 e 22/20. Com a conquista, a parceria quebrou a hegemonia das campeãs pan-americanas, que haviam vencido os sete torneios disputados na temporada, incluindo as cinco etapas do Brasileiro.

A vitória deste domingo foi apenas a quarta de Renata e Talita sobre Juliana e Larissa em 25 duelos pelo Mundial. O resultado teve um sabor ainda mais especial para a dupla, que já havia derrotado as adversárias nas quartas-de-final do torneio chinês.

- Este é um grande feito para nós. Derrotar duas vezes Juliana e Larissa no mesmo torneio é inesquecível. Temos jogado muito bem e estamos satisfeitas por estar competindo em um nível tão elevado no início da temporada 2008 - comemora Renata

Com o título na China, Renata e Talita se aproximam ainda mais dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Agora, elas somam 4.260 pontos, contra 2.680 de Maria Clara e Carolina e 1.140 de Ana Paula e Shelda, as principais concorrentes pela segunda vaga verde e amarela na competição. As líderes da corrida olímpica brasileira são Juliana e Larissa, com 5.240 pontos.

Para Juliana, uma das razões para a derrota foi o cansaço de sua dupla. No entanto, a atleta garante que a medalha de prata motivará a parceria a se preparar para a próxima etapa feminina do circuito, que será realizada na Coréia do Sul, entre os dias 13 e 18 de maio.

- Será uma temporada longa e estamos jogando desde fevereiro. Este foi nosso oitavo torneio no ano. Não mantivemos a energia das competições anteriores. Renata e Talita jogaram muito bem e estamos tristes com a derrota, mas isso servirá de motivação para nos prepararmos melhor para a etapa da Coréia do Sul - aponta Juliana.

Ana Paula e Shelda fora do pódio
Ana Paula e Shelda, que lutavam pela medalha de bronze em Xangai, acabaram derrotadas pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi por 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/18. A derrota impediu que o Brasil repetisse o desempenho de Adelaide, quando dominou o pódio da etapa.

Campeão tatua sua fé e supera síndrome

Americano tem mais de 30 espalhadas pelo corpo, e ganhou um apelido por conta de doença

É difícil achar partes da pele de Jeremy Stenberg que não estejam cobertas por tinta. O piloto americano que venceu a etapa brasileira do X-Fighters, no Rio de Janeiro, tem mais de 30 tatuagens pelo corpo. Um delas, de Jesus Cristo. Com fé, ele conseguiu se tornar um dos melhores pilotos de moto estilo livre, mesmo depois que, aos 5 anos, teve diagnosticada a Síndrome de Tourette.


A doença neurológica fez com que ele ganhasse um apelido carinhoso dos amigos: Twitch ou tique. Embora provoque reações involuntárias, o problema não impediu que o menino – que começou a andar de moto aos 2 anos de idade, quando ganhou uma do pai, de presente de Natal – continuasse no esporte que amava.

Aos 26 anos, Jeremy tem no currículo uma medalha de ouro no Best Trick (melhor manobra) dos X Games 2005. Venceu a mesma prova em 2006, na edição de inverno dos jogos. No ano passado, ficou em terceiro na competição de pista.

A vitória carioca entra para o currículo, e o Rio de Janeiro para seu coração. Quando voltar para casa, pretende voltar a se tatuar. Desta vez, para colorir a imagem de Jesus.

- Parei de contra as tatuagens, mas certamente tenho mais de 30. A preferida é a de Jesus. Ela ainda não está colorida…Dói muito. Mas vou colori-la em breve – diz, rindo.
*Colaborou Rafael Lopes