TVGolo.com - Novos Golos

19 de jun. de 2008

Alemanha vence e encerra "família Scolari" em Portugal

Luiz Felipe Scolari se despediu de Portugal antes do que queria. Já anunciado como novo treinador do Chelsea, ele não conseguiu levar a seleção rubro-verde à segunda final de Eurocopa consecutiva. A Alemanha fez uma partida completa na Basiléia, contou com a maioria esmagadora da torcida, venceu por 3 a 2 com méritos e está classificada para a semifinal.

O próximo rival dos alemães sai do confronto desta sexta entre Croácia e Turquia, em Viena. Na primeira fase, os croatas venceram a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Já Portugal correrá atrás de um novo técnico que consiga pelo menos repetir o grande mérito do brasileiro (segundo os próprios portugueses): fazer a chamada "família Scolari", unindo o país em torno da seleção nacional, independente dos clubes. O nome mais cotado até agora é o de outro brasileiro, Zico.

Os gols alemães nesta sexta foram marcados por Schweinsteiger, Klose e Ballack. Portugal diminuiu com Nuno Gomes e Hélder Postiga. A Alemanha foi melhor desde o início do jogo, pressionando Portugal com os atacantes e não dando espaço para Deco, Moutinho, Simão e Cristiano Ronaldo trabalharem a bola.

A primeira grande chance de gol da partida, no entanto, foi de Portugal. Após boa jogada pela direita, Bosingwa cruzou e João Moutinho não sabia se chutava ou cabeceava. Acabou tocando de joelho, para fora.

Aos 21min, veio o gol da Alemanha. Podolski roubou a bola no meio de campo e fez uma jogada espetacular pela esquerda, tabelando com Ballack e Klose antes de ganhar na força de Bosingwa e cruzar para o meio da área. Schweinsteiger ganhou de Paulo Ferreira na corrida e tocou para marcar.

Gesticulando em direção ao banco, Scolari bufou e reclamou: "ninguém faz uma falta!".
Alguns minutos depois, no entanto, Petit fez a falta que o técnico pedia e o resultado foi trágico. Schweinsteiger levantou na área, a zaga de "baixinhos" não cortou e Klose teve até que abaixar para tocar de cabeça e fazer 2 a 0.

Portugal estava perdido em campo, mas conseguiu reagir em uma rara jogada de contra-ataque. Deco saiu com velocidade da defesa e passou para Simão, que abriu para Cristiano Ronaldo. O zagueiro Mertesacker falhou, o português ganhou na corrida, entrou na área e bateu. Lehman espalmou, mas Nuno Gomes pegou o rebote e marcou de perna esquerda.

Na volta do segundo tempo, Portugal teve a melhor chance para empatar. Aos 12min, após cobrança de escanteio, Deco desviou de cabeça e Pepe, sozinho na pequena área, tocou para fora.

Logo depois, em jogada parecida, a Alemanha praticamente matou o jogo. Após falta cruzada na área, Ballack deu um leve empurrão para deslocar Paulo Ferreira e ficou livre para tocar de cabeça e fazer 3 a 1.

Ontem, na entrevista pré-jogo, Scolari já havia demonstrado preocupação pela alta estatura do time alemão, enquanto o dele tinha jogadores de "1,15m, 1,20m". Após o gol, frustrado, o treinador reclamou muito do empurrão de Ballack com o bandeirinha e com o quarto árbitro.

A partir do 3 a 1 e com a chuva castigando o gramado na Basiléia, a virada virou missão impossível para Portugal. Scolari mandou Nani e Hélder Postiga a campo, mas o time só conseguia chutar de fora da área, e com pouco perigo.

O segundo gol saiu de uma jogada entre os dois reservas. Nani subiu pela esquerda e, mesmo marcado por três alemães, cruzou na cabeça de Postiga, que não perdoou. Os último minutos foram dramáticos, mas a retranca alemã conseguiu evitar que Portugal criasse nova chance para o empate.

No final da partida, o jogador mais inconformado em campo era Pepe, que era consolado por outros companheiros enquanto chorava. Cristiano Ronaldo saiu rápido, sozinho, para os vestiários.
Luiz Felipe Scolari foi cumprimentado por Schweinsteiger, eleito o melhor em campo, por Oliver Bierhoff, hoje dirigente alemão, e recebeu o apoio de todos os membros da delegação portuguesa antes de sair do campo.

Eliminatórias 2010

Seleção fica com vaga na zona de classificação ameaçada

Apenas um terço dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 foram disputados, mas o aproveitamento da Seleção demonstra claramente o período de crise vivido por Dunga e sua equipe. Ameaçado, o Brasil pode cair para o quinto lugar caso haja um vencedor no jogo entre Chile e Venezuela, às 22h desta quinta-feira, com acompanhamento do Terra.

Apenas os quatro primeiros colocados garantem vaga no Mundial da África do Sul. Para participar da Copa, o quinto colocado precisa passar pela repescagem diante de um adversário da Concacaf, algo que nunca aconteceu com a Seleção Brasileira, a única a participar de todas as edições da Copa do Mundo.


Em 18 pontos disputados nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira, que costuma se gabar de poder formar mais de uma equipe em condições de conquistar títulos, como aconteceu nas duas últimas edições da Copa América, agora vive uma realidade diferente ao ganhar apenas metade dos pontos.

A situação, no entanto, ainda não preocupa o técnico Dunga, que participou de três Mundiais como jogador. "Vocês devem ter visto os meus números na Seleção. As Eliminatórias não acabaram hoje, estamos apenas na sexta rodada das 18. Em 2002, tivemos dificuldades. Em 1994, também. Ainda falta muito para definir", afirmou.

Questionado se o resultado diante da Argentina ameaça sua permanência no comando da Seleção Brasileira, Dunga demonstrou irritação. "Essa pergunta foi endereçada a pessoa errada. Tem que falar com o Ricardo Teixeira (presidente da Confederação Brasileira de Futebol), que é o chefe", afirmou.

Outros Resultados
Equador 0 x 0 Colômbia
Bolívia 4 x 2 Paraguai