TVGolo.com - Novos Golos

17 de ago. de 2008

Música torna atletas mais fortes na China

Michael Phelps, Ronaldinho, Rafael Nadal... todos escutam seus cantores favoritos antes de competir como forma de motivação e concentração

Independentemente da modalidade, a música tem se mostrado um elemento cada vez mais presente na motivação dos atletas antes das competições. Um dos casos mais representativos é o do nadador Michael Phelps, que conquistou neste domingo a sua oitava medalha de ouro e bateu o recorde que era do seu compatriota Mark Spitz, que em Munique-1972 levou sete. Phelps disse que ouve cada vez que vai à piscina do "Cubo d'Água a canção "Go Getta", de Young Jeezy (hip hop).

- Eu a ouvia nos mundiais do ano passado, e em todas as competições - afirma. Meia hora antes de cada disputa, Phelps escolhe uma música de rap ou hip-hop para se motivar. Seus outros cantores favoritos são Snoop Dogg, 50 Cent e Eminem.

Diego, da seleção brasileira, recorre ao samba e ao rap antes dos jogos. Ronaldinho também escolhe música brasileira, mas também canções melódicas de Marc Anthony.

O psicólogo Costas Karageorghis estudou durante duas décadas o uso da música entre os atletas e chegou à conclusão de que ela distrai a mente da fadiga e os estimula emocional e psicologicamente.
Os jogadores da seleção espanhola de basquete ouviam no Mundial-2006 do Japão, onde acabaram campeões, o tema "El busto", de Ricky López, que relaxava antes do jogo. O tenista Rafael Nadal confessou que ouve canções do grupo mexicano Maná, dos americanos Bon Jovi e do canadense Bryan Adams.

NBA proíbe clubes de negociarem com gigante iraniano

Diante do interesse crescente na NBA pela contratação do pivô iraniano Hamed Ehadadi, a direção da Liga norte-americana enviou uma carta aos clubes associados proibindo até o início de conversações com o atleta, informou o site americano Yahoo Sports.

No documento, escrito na sexta-feira, os representantes legais da Liga argumentam que um estatuto federal dos Estados Unidos impede pessoas ou organizações de manterem relações comerciais com iranianos por causa da tensa relação entre os dois países.

A Liga disse ainda que está enviando um ofício ao órgão que regulamenta as relações comerciais com o exterior tentando obter uma liberação para que os clubes negociem com Ehadadi, mas ressaltou que, até lá, as conversas para contar com o jogador não podem acontecer.

As sondagens dos clubes sobre o iraniano começaram depois que o comissário da NBA, David Stern, convidou o time do Irã para participar de um torneio de verão em Utah, no mês de julho. Quando as equipes começaram a notar as boas apresentações do pivô, o dirigente se apressou em iniciar o complicado processo para liberação.

E o jogador parece empolgado com a chance de jogar na principal liga de basquete do mundo. Após a sua melhor atuação na Olimpíada, quando marcou 21 pontos e pegou 16 rebotes na derrota de 97 a 82 para a Argentina, o assistente-técnico da seleção iraniana, Mehran Hatami, disse: "o sonho dele é jogar na NBA. E acrescentou: duas ou três equipes o procuraram, incluindo o Memphis Grizzlies."

Hatami afirmou ainda que os dirigentes do basquete iraniano não vão atrapalhar a possível ida do jogador para os Estados Unidos. "O importante é que ele jogue onde for melhor para ele. É um prazer ver um iraniano podendo jogar na NBA", salientou.

Sem trio brasileiro, Milan faz quatro na Juventus

Mesmo sem contar com os principais astros de seu elenco, os brasileiros Kaká, Ronaldinho e Alexandre Pato, o Milan conseguiu um bom resultado na pré-temporada antes da estréia no Campeonato Italiano e superou a rival Juventus por 4 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio San Siro, em Milão.

A boa vitória conquistada diante da equipe de Turim deu ao time rubro-negro o décimo título do troféu Luigi Berlusconi, em homenagem ao pai do cartola Silvio Berlusconi, dono do Milan, e que é disputado desde 1991.


Sem a participação de Kaká e dos atletas olímpicos Ronaldinho e Pato, que estão com a Seleção nos Jogos de Pequim, o único brasileiro em campo pela equipe de Milão foi o goleiro Dida, que está voltando aos gramados após longo período afastado por lesão.

Do lado da Juventus, o atacante Amauri, recém-contratado, foi a novidade da partida e chegou a anotar um gol, que no entanto, acabou sendo anulado pela arbitragem.

Com a bola rolando, o Milan mostrou superiodade e definiu o confronto ainda no primeiro tempo, com gols de Jankulovski, aos 21min, e Ambrosini, aos 25min.

Na volta para o intervalo, o time de Milão não diminuiu o ritmo e anotou o terceiro aos 7min, com o atacante Inzaghi. A Juventus ainda conseguiu esboçar uma reação aos 25min com Pasquato, mas aos 34min, Ambrosini deixou a sua marca novamente e fechou o placar.

Além de cair diante do rival italiano, a Juventus ainda perdeu o zagueiro Chiellini, que deixou o campo lesionado e preocupa os médicos do clube. Sem ainda ter a gravidade confirmada, o atleta sofreu uma torção no joelho direito e saiu amparado por companheiros.

Nistelrooy faz 2, mas Valencia sai na frente do Real

Nem mesmo contando com o atacante Robinho e com dois gols do artilheiro holandês Van Nistelrooy, o Real Madrid não conseguiu evitar a derrota por 3 a 2 para o Valencia na tarde deste domingo, na partida de ida da decisão da Supercopa da Espanha.

Em partida marcada pela emoção, a equipe da casa conseguiu sair com o resultado positivo e, com isso, jogará com o direito do empate no confronto de volta, que será disputado no Santiago Bernabéu, para garantir o primeiro título da temporada espanhola.

Apesar de garantir a vantagem, o atual campeão da Copa do Rei saiu atrás no marcador para os detentores do título espanhol. O time de Madri abriu o placar logo aos 14min, quando o holandês recebeu na área e chutou forte, sem chances de defesa.

O empate dos donos da casa só saiu após o intervalo, nos pés do jovem jogador Mata, em jogada individual. Depois de garantir a igualdade, o atacante voltou a ser decisivo ao cruzar para o artilheiro David Villa, que testou para as redes e decretou a virada.

Próximo do apito final, o Real Madrid voltou a empatar o duelo com Nistelrooy, mas em seguida, os visitantes foram surpreendidos com novo golpe, quando Vicente aproveitou boa jogada de ataque do Valencia e não deu chances de defesa para Casillas.

Brasileirão Série A - 20ª rodada (jogos de domingo)

Palmeiras abre era "pós-Valdívia" com vitória

Palmeiras e Coritiba se reencontraram neste domingo, no Estádio Palestra Itália, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Sem Valdívia, o time de Vanderlei Luxemburgo venceu por 1 a 0, com gol do atacante Alex Mineiro.

>> Brasileirão Série A - 20ª rodada (jogos e sábado)

O meio-campista chileno, que se transferiu para o Al-Ain, já não enfrentaria o time paranaense por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota para o Botafogo, no último domingo. Principal destaque do time de Vanderlei Luxemburgo na conquista do Campeonato Paulista, Valdívia teve como substituto neste domingo Evandro.

Foi ele, aliás, quem começou a jogada do gol do Palmeiras. Ele recebeu na direita e cruzou para área. Alex Mineiro, posicionado entre os defensores coritibanos, não desperdiçou e anotou o único tento da partida, aos 30min da etapa final de jogo.

O resultado manteve a invencibilidade do Palmeiras em casa, diante de 15.200 torcedores e com um jogador a menos - no segundo tempo, o lateral-direito Fabinho Capixaba recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

O êxito palmeirense o mantém na terceira colocação, seis pontos atrás do Grêmio, que lidera o Brasileiro com 44. O Coritiba, que poderia ultrapassar a equipe paulista se vencesse a partida, permanece com 32 pontos e fica com a oitava posição na tabela.

Na próxima rodada, o Palmeiras encara o Internacional, no Estádio Beira-Rio. O Coritiba, por sua vez, receberá o Figueirense no Estádio Couto Pereira.

Com gol irregular, Grêmio abre vantagem para o São Paulo

Com um gol em impedimento de Perea, o Grêmio derrotou o São Paulo por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e abriu vantagem de 11 pontos para o rival no Campeonato Brasileiro.

O resultado deixa os gaúchos com 44 pontos, cinco a mais do que o Cruzeiro, o vice-líder. O São Paulo, por sua vez, tem a sua posição ameaçada entre os quatro primeiros.

O time de Muricy Ramalho tentará se recuperar no Brasileiro na quarta-feira, quando receberá o Atlético-PR, no Morumbi. Já o embalado Grêmio atuará contra outro concorrente direto, o Flamengo, quinta-feira, no Maracanã.

Ameaçado, Santos cede empate ao Fla na Vila

O Santos não perdeu, mas o domingo foi triste para os donos da casa na Vila Belmiro. Ainda na zona de rebaixamento à Série B, o time alvinegro cedeu empate por 2 a 2 ao Flamengo e perdeu o atacante Maikon Leite, um dos poucos destaques da equipe no Brasileiro, com uma grave lesão no joelho direito.

Com o resultado, os comandados de Márcio Fernandes passaram a somar 18 pontos e permaneceram no grupo dos últimos quatro colocados na tabela. Já a formação dirigida por Caio Júnior, ainda em fase irregular, chegou aos 32 e seguiu próxima à zona de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano.


Botafogo vence Sport e entra no G-4

Uma arrancada brilhante, desde a chegada do técnico Ney Franco, resultou ao Botafogo a entrada na zona de classificação para a Copa Libertadores da América, o chamado G-4, neste domingo, quando o time carioca derrotou o Sport, por 1 a 0, no Estádio da Ilha do Retiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Jorge Henrique marcou o gol que deu ao time carioca a quinta vitória consecutiva na competição e a quarta posição, com 34 pontos. Os pernambucanos permaneceram com 27 pontos, na décima colocação.


Na estréia de Cuca, Flu bate Atlético-MG

O técnico Cuca estreou com vitória no comando do Fluminense. Novo comandante tricolor, ele viu seu time derrotar o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado dá novo fôlego ao clube carioca, ainda lutando para deixar as últimas posições na tabela de classificação.

O gol da vitória do Fluminense saiu apenas no segundo tempo. Prestes a ser substituído por Somália, Dodô recebeu passe de Washington dentro da área, aos 17min, e tocou na saída do goleiro Edson para abrir o placar. Com o gol do atacante, Cuca inicialmente desistiu da entrada de Somália na vaga de Dodô, o que aconteceu apenas dez minutos depois.
Com a vitória deste domingo, o Fluminense chega aos 19 pontos ganhos e sobe para o 18º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro - ainda dentro, no entanto, da zona de rebaixamento para a Série B. O Atlético-MG, por sua vez, permanece com 24 pontos, em 13º lugar.

O Fluminense volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, quando enfrentará o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em um confronto direto entre times que estão nas últimas colocações da tabela. O Atlético joga apenas no dia seguinte, quando tentará a recuperação diante do Goiás, no Estádio do Mineirão.

Outros Resultados, domingo
Goiás 3 x 0 Náutico
Vasco 4 x 0 Internacional
Classificação
Clique para ampliar

Próxima Rodada
> Qua, 20/08/2008
19:30 - Coritiba x Figueirense
19:30 - Vitória x Sport
20:30 - Botafogo x Cruzeiro
20:30 - São Paulo x Atlético-PR
22:00 - Náutico x Fluminense
22:00 - Ipatinga x Santos
22:00 - Internacional x Palmeiras
> Qui, 21/08/2008
20:30 - Flamengo x Grêmio
20:30 - Portuguesa x Vasco
20:30 - Atlético-MG x Goiás

Campeonato Alemão e Francês

No Alemão...
Sttutgart supera Monchengladbach na estréia do Alemão

O Sttutgart venceu o Monchengladbach por 3 a 1, neste domingo, na rodada de abertura do Campeonato Alemão.

>> Começou o Alemão!

Hitzlsperger abriu o placar para o Sttutgart aos 15min. Marica aumentou aos 26min e Gomez marcou o terceiro aos 44min. Pelo lado do Monchengladbach, Friend diminuiu aos 15min do segundo tempo.

O gol, porém, não foi suficiente para deter a vitória do Sttutgart, que enfrenta o Bayer Leverkusen no dia 23. Já o Monchengladbach joga contra o Hoffenheim, no mesmo dia.

Atacante brasuca marca, e Hertha Berlin derrota o Eintracht Frankfurt
Raffael, ex-Vitória, abre o placar no triunfo do time da capital alemã

Com gols de Raffael (ex-Vitória) e Ebert, o Hertha Berlin derrotou o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, fora de casa, na estréia das duas equipes no Campeonato Alemão 2008/2009.

O brasileiro Raffael abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo após receber passe do sérvio Pantelic. Na segunda etapa, o time da capital alemã, que também contou com o meia Cícero (ex-Fluminense e Figueirense) como titular, ampliou aos Ebert, que também ganhou um passe açucarado de Pantelic.

Em outro jogo deste domingo, o Stuttgart, fora de casa, derrotou o recém-promovido Borussa M´Gladbach por 3 a 1. Os gols foram marcados por Hitzlsperger, Marica e Mario Gomez. Friend descontou para os anfitriões.

Após o encerramento da primeira rodada da Bundesliga, Hoffenheim e Schalke 04 lideram a competição com três pontos casa e saldo positivo de três gols.

Confira os resultados da 1ª rodada do Campeonato Alemão
> Sexta-feira
Bayern de Munique 2 x 2 Hamburgo

> Sábado
Arminia Bielefeld 2 x 2 Werder Bremen
Bayer Leverkusen 2 x 3 Borussia Dortmund
Energie Cottbus 0 x 3 Hoffenheim
Karlsruhe 1 x 0 Bochum
Schalke 3 x 0 Hannover
Wolfsburg 2 x 1 Colônia

> Domingo
Eintracht Frankfurt 0 x 2 Hertha Berlin
Borussia M´gladbach 1 x 3 Stuttgart


clique para ampliar

Próxima Rodada
> Sex, 22/08/2008
15:30 - Hannover x Energie Cottbus

> Sáb, 23/08/2008
10:30 - Hertha Berlin x Arminia Bielefeld
10:30 - Hamburgo x Karlsruhe
10:30 - Hoffenheim x Borussia Mönchengladbach
10:30 - Werder Bremen x Schalke 04
10:30 - Stuttgart x Bayer Leverkusen
10:30 - Borussia Dortmund x Bayern de Munique

> Dom, 24/08/2008
12:00 - Bochum x Wolfsburg
12:00 - Colônia x Eintracht Frankfurt

Resultados - Campeonato Francês (2ª rodada)
> Sáb, 16/08/2008
14:00 - Lille 1x2 Le Mans
14:00 - Nice 2x1 Nancy
14:00 - Saint-Etienne 2x1 Sochaux
14:00 - Toulouse 2x1 Le Havre
14:00 - Caen 3x1 Valenciennes
14:00 - Nantes 1x1 Monaco
16:00 - Paris Saint-Germain 1x0 Bordeaux

> Dom, 17/08/2008
11:00 - Grenoble 1x0 Rennes
11:00 - Lorient 0x0 Lyon

Campeonato Inglês > 1ª rodada

Deco marca e Chelsea goleia na estréia de Felipão

Na estréia oficial do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari no comando do time, o Chelsea goleou o Portsmouth por 4 a 0 no Stamford Bridge, em Londres, contando com um gol do brasileiro Deco, neste domingo, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Inglês.

O placar foi aberto por Joe Cole, em jogada com o alemão Michael Ballack, aos 11min do primeiro tempo. Com a ausência de Drogba no time, seu substituto, Anelka, aumentou para o Chelsea aos 25min, em lance armado por Deco, estreante em partidas oficiais do clube.


Ballack, machucado, deixou o campo aos 37min para a entrada de Malouda. Com 45min de jogo transcorridos, a bola bateu no braço do jogador Distin, do Portsmouth, dentro da área. O árbitro da partida marcou um pênalti favorável ao Chelsea e Lampard confirmou o terceiro gol da equipe.

O segundo tempo foi marcado por jogadas de Deco e Joe Cole, porém, os dois times erraram muitos passes e não conseguiram a finalização. Aos 22min, o Portsmouth fez sua primeira alteração, colocando Mvuemba no lugar de Diarra no meio-campo do time. Aos 28min, Thomas substituiu Kranjcar.

Pelo lado do Chelsea, Felipão colocou Wright-Phillips no lugar de Joe Cole, aos 32min. Bosingwa deixou o campo aos 37min para dar lugar a Paulo Ferreira. Aos 44min, Deco aumentou a goleada do Chelsea em jogada pela meia-direita e carimbou a vitória do time de Felipão.

O próximo compromisso do Chelsea é contra o Wigan Athletic FC, no dia 24 de agosto. Já o Portsmouth enfrenta o Manchester United, no dia 25.

Em outro jogo do dia, nem mesmo com o gol do brasileiro Elano, o Manchester City conseguiu evitar a primeira derrota diante do Aston Villa, que venceu por 4 a 2 atuando no Villa Park, em Birmingham .
O time da casa inaugurou o marcador aos 3min da segunda etapa, com Carew, e o ex-santista deixou tudo igual aos 19min. No entanto, o City foi surpreendido pela boa atuação de Agbonlahor, que marcou três vezes, aos 23min, 29min e 31min da etapa final. Antes do término, Corluka diminuiu para os visitantes, mas já era tarde para tentar uma reação.

Manchester esbarra em desfalques e empata na estréia

O Manchester United empatou por 1 a 1 com o Newscatle neste domingo, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Inglês, no Estádio Old Trafford.

Sem Cristiano Ronaldo, com uma lesão no tornozelo, o argentino Tevez e Anderson, com a Seleção Brasileira em Pequim, o clube não conseguiu vencer o time do treinador Kevin Keegan, que abriu o placar aos 22min do primeiro tempo, com gol de Martins, e que também não contou com a presença de Owen, machucado.

O Manchester não demorou a empatar, com lance de Giggs pela direita, originando o gol de Fletcher. Aos 26min, Alex Ferguson realizou sua primeira mudança, tirando Carrick e colocando O´Shea.

Aos 18min, o treinador fez mais uma alteração, substituindo Giggis por Possebon. O atacante Rooney, que não jogou as últimas partidas da equipe por estar infectado com um vírus, teve atuação apagada na partida e não conseguiu finalizar para o gol.

O próximo compromisso do Manchester é contra o Portsmouth, no dia 25 de agosto e o Newcastle enfrenta o Bolton Wanderers, no da 23.

Todos Resultados
> Sábado
Arsenal 1 x 0 West Bromwich
Bolton 3 x 1 Stoke
West Ham 2 x 1 Wigan
Everton 2 x 3 Blackburn
Hull 2 x 1 Fulham
Middlesbrough 2 x 1 Tottenham
Sunderland 0 x 1 Liverpool
> Domingo
Chelsea 4 x 0 Portsmouth
Aston Villa 4 x 2 Manchester City
Manchester United 1 x 1 Newcastle

Classificação

>> Clique para ampliar

Próxima Rodada
> Sáb, 23/08/2008
11:00 - Blackburn x Hull City
11:00 - West Bromwich x Everton
11:00 - Tottenham x Sunderland
11:00 - Liverpool x Middlesbrough
11:00 - Stoke x Aston Villa
11:00 - Newcastle x Bolton
13:30 - Fulham x Arsenal
> Dom, 24/08/2008
09:30 - Wigan x Chelsea
12:00 - Manchester City x West Ham
> Seg, 25/08/2008
16:00 - Portsmouth x Man. United

Loeb vence Rali da Alemanha pela sétima vez

Francês conquista décima etapa do WRC com 47s7 de vantagem para Sordo

Pelo sétimo ano consecutivo, Sébastien Loeb conquistou o Rali da Alemanha, a décima etapa do Campeonato Mundial de Rali.

O francês foi dominante durante os três dias do rali e faturou a vitória com 47s7 de vantagem para seu companheiro na equipe Citroën, Dani Sordo, que terminou na segunda posição.

François Duval fechou a prova em terceiro, seguido do finlandês Mikko Hirvonen, que desperdiçou a chance de superar Loeb na briga pela liderança do Mundial.

Loeb ocupa a ponta da tabela com 76 pontos, quatro a mais do que Hirvonen.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali começa a partir do dia 28, na Nova Zelândia.

Confira os dez primeiros do Rali da Alemanha:
1º. Sébastien Loeb (Citroen), 3h26min19s7
2º. Dani Sordo (Citroen), a 47s7
3º. François Duval (Ford), a 1min20s0
4º. Mikko Hirvonen (Ford), a 1min30s1
5º. Peter Solberg (Subaru), a 2min35s3
6º. Chris Atkinson (Subaru), a 4min45s9
7º. Henning Solberg (Ford), a 5min36s2
8º. Urmo Aava (Citroen), a 5min37s8
9º. Jari-Matti Latvala (Ford), a 6min17s2
10º. Toni Gardemeister (Suzuki), a 7min16s8

Rodada de muitas supresas no boxe

Coreano bronze em Atenas elimina americano campeão mundial

Muitas surpresas marcaram a rodada das quartas-de-final do boxe neste sábado, nos jogos de Pequim. Na categoria até 64kg o destaque foi para um duelo entre o campeão mundial Serik Sapiyev, do Casaquistão, e o tailandês Manus Boonjumnongos, campeão olímpico em Atenas 2004. Muito disputado, o combate acabou vencido pelo taiolandês, que avança para as semifinais com o objetivo de ser o primeiro boxer tailandês a conquistar medalhas de ouro em duas olimpíadas consecutivas.

O ponto alto da categoria até 69kg foi a luta entre o americano campeão do mundo em 2007, Demetrius Andradea, e o coreano Kim Jungion, medalha de bronze em Atenas 2004. Em um combate disputadíssimo, no qual dois rounds terminaram empatados e dois foram vencidos apenas por um ponto de vantagem, o coreano acabou eliminando o campeão americano, até então considerado favorito ao título.

Na categoria pesado (91kg), a luta mais aguardada era uma revanche entre o russo Rakhim Chakhkiev e o francês John Mbumba. Os dois haviam lutado pela semifinal do campeonato mundial de 2007, Chakhkiev venceu o combate por 21-9. No combate deste sábado deu Chakhkiev mais uma vez. Mas o resultado surpreendeu a tosos. A luta vinha praticamente empatada até o terceiro round, quando o francês perdeu o foco no round final e deixou o russo marcar oito pontos sconsecutivos em conseguir revidar com um sequer ponto.

Até 64kg:
Manus Boonjumnong (TAI) venceu Serik Sapiyev (CAZ) por 7 a 5.

Roniel Iglesias Sotolongo (CUB) venceu Gennady Kovalev (RUS) por 5 a 2.

Félix Díaz (DOM) venceu Morteza Sepahvandi (IRI) por 11 a 6.

Alexis Vastine (FRA) venceu Munkh-Erdene Uranchimeg (MGL) por 12 a 4.

Até 69kg:
Carlos Banteaux Suarez (CUB) venceu Hosam Abdin (EGI) por 10 a 2.

Silamu Hanati (CHN) venceu Toureano Johnson (BAH) por 14 a 4.

Bakhyt Sarsekbayev (CAZ) venceu Dilshod Mahmudov (UZB) por 12 a 7.

Jungjoo Kim (COR) venceu Demetrius Andrade (EUA) por 11 a 9.

Até 91kg:
Osmai Acosta Duarte (CUB) venceu Ilias Pavlidis (GRE) por pontos.

Rakhim Chakhkiev (RUS) venceu John Mbumba (FRA) por pontos.

Deontay Wilder (EUA) venceu Mohammed Arjaoui (MAR) por pontos.

Clemente Russo (ITA) venceu Oleksandr Usyk (UCR) por pontos.

Americanas fecham a primeira fase de forma invicta e vão enfrentar a Coréia

China vence a República Tcheca e fica em segundo no grupo. Duelos das quartas-de-final já estão definidos no torneio feminino de basquete


A seleção dos Estados Unidos encerrou a primeira fase do torneio feminino em Pequim com mais uma vitória fácil. A equipe bateu a Nova Zelândia por 96 a 60 e, invicta, confirmou o primeiro lugar do grupo B. Tina Thompson voltou a se destacar, com 15 pontos, seguida por Katie Smith, com 13. Angela Marino comandou as neozelandesas com 17 pontos.

Na partida anterior, a China surpreendeu a República Tcheca numa atuação irretocável. A vitória das donas da casa, por 79 a 63, teve como destaque a craque do time, Miao Lijie, que anotou 21 pontos.

Com os resultados deste domingo, estão definidos os classificados para as quartas-de-final. As americanas enfrentam a Coréia, enquanto a Austrália, também invicta, pega a República Tcheca. As chinesas pegam a Bielorrússia, enquanto Rússia e Espanha fecham os confrontos.

O Brasil ficou fora das quartas, em 10º lugar, à frente apenas de Mali e Nova Zelândia.

Em prova sensacional e atípica, Jamaica leva um ouro e duas pratas nos 100m

Na cola do conterrâneo Usain Bolt, a jamaicana Shelly-Ann Fraser ganhou a medalha de ouro nos 100 metros feminino ao percorrer a distância em 10s78. A prata terá dois donos, já que Sherone Simpsom e Kerron Stewart, também da Jamaica, empataram na segunda posição com 10s98. Não houve bronze. A quarta colocada foi a americana Lauryn Willams.

Fraser iniciou a prova bem e não demorou muito para assumir a liderança. Ao cruzar a faixa dos 50 metros, deixou claro que seria a vencedora. A partir deste momento, a graça passou a ser acompanhar a briga pelas outras duas medalhas. Simpson e Stewart tinham a companhia de Lauryn Williams, mas, aos poucos, foram abrindo e terminaram a prova lado a lado. A decisão foi tomada com o auxílio do "fotochart", aparelho que fotografa a chegada dos atletas. Não teve jeito, foi empate. E não houve ganhadora da medalha de bronze.

Assim como aconteceu no masculino, quando Usain Bolt deixou seus rivais na poeira, a Jamaica dominou também os 100 metros feminino. Além de Fraser, ela ficou com as pratas de Simpson e Stewart.

A classificação final
1º Shelly-Ann Fraser (Jamaica) - 10s78 - Ouro
2º Sherone Simpson (Jamaica) - 10s98 - Prata
2º Kerron Stewart (Jamaica) - 10s98 - Prata
4º Lauryn Willams (Estados Unidos) - 11s03
5º Muna Lee (Estados Unidos) - 11s07
6º Jeannete Kwakye (Rei Unido) - 11s14
7º Debbie Ferguson-Mckenzie (Bahamas) - 11s19
8º Torri Edwards (Estados Unidos) - 11s20

Renata e Talita eliminam australianas e enfrentam May e Walsh na semi

A única mulher a competir em todas as edições dos Jogos Olímpicos em que o vôlei de praia foi disputado tentou tirar, pela primeira vez, o Brasil das semifinais da chave feminina. Não conseguiu. Neste domingo, Renata e Talita bateram a campeã olímpica de 2000, Natalie Cook, de 33 anos, e sua nova parceira, Tamsin Barnett.

Invictas na competição, as brasileiras tiveram dificuldades contra o forte bloqueio australiano, mas fecharam o jogo em 2 sets a 0, parciais de 24-22 e 21-14. Agora, por uma vaga na final, a dupla nacional terá pela frente as norte-americanas Misty May e Kerri Walsh, que eliminaram Larissa e Ana Paula nas quartas-de-final e são consideradas as favoritas ao ouro.

A partida foi uma verdadeira guerra na rede. Apesar das dificuldades de passar pelo bloqueio de Tamsin Barnett, de 1,93 m, as brasileiras chegaram a abrir seis pontos no meio do primeiro set, fazendo 13 a 7. Após um pedido de tempo das australianas, porém, as brasileiras se perderam.

Renata e Talita chegaram a fazer 20 a 18, mas bloqueios sucessivos de Barnett levaram a dupla da Oceania à vantagem, 21 a 20. Foi aí que Talita, com 1,81 m, começou a fazer a diferença. Com o bloqueio brasileiro agora funcionando, elas fecharam a primeira parcial em 24 a 22.

No segundo set, as brasileiras superaram a pane do primeiro set. Depois de algumas belas defesas de Cook e do bloqueio de Barnett mais uma vez funcionar, as brasileiras se controlaram e chegaram a abrir 10 a 7.

Com uma vantagem de 17 a 10 no marcador, a confiança ficou alta para as brasileiras, e as australianas erraram mais do que o comum. Com o saque forçado, Renata e Talita fizeram 21 a 14 e foram às semifinais na estréia da dupla em Olimpíadas.

Na outra semifinal estarão as duas duplas chinesas. Aproveitando a força da torcida que lotou a arena do parque de Chaoyang, as jogadoras locais não deram chance para as adversárias. Primeiro foi a vez de Tian Jia e Wang, que bateram as irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger. Suas rivais serão as jovens Xue e Zhang Xi, que bateram, com facilidade, as norte-americanas Branagh e Youngs.

Negociação de Arshavin com o Tottenham está parada, diz agente

A negociação do meio campista russo, Andrei Arshavin, do Zenit, atual campeão da Copa da Uefa, para o inglês Tottenham, neste momento, está parada. É o que afirma Dennis Lachter, agente do jogador, neste domingo.

Para a contratação de Arshavin, os ingleses utilizariam os fundos obtidos com a possível transferência do atacante búlgaro, Dimitar Berbatov ao Manchester United. Porém, segundo o próprio agente do atleta, o clube russo tem feito muitas exigências.

"Agrada muito ao Andrei a possibilidade de jogar na Inglaterra. Porém, se as coisas continuarem como estão, não haverá acordo", declarou Lachter ao jornal Daily Mail. "O Zenit não o venderá por menos de 25 milhões de euros e o Tottenham não parece disposto a passar de 22 milhões", adiantou.

Arshavin, de 27 anos, está no Zenit como profissional desde 1999 e se destacou na Eurocopa deste ano, disputada na Áustria e na Suíça, quando comandou a sua seleção que foi derrotada nas semifinais contra a campeã Espanha, por 3 a 0. Existem rumores do interesse do Barcelona em seu futebol.

Bloqueio garante vitória brasileira em 'final antecipada' com a Itália

O jogo entre Brasil e Itália deveria ser o mais disputado da primeira fase dos Jogos Olímpicos de Pequim. As brasileiras, porém, não permitiram que fosse assim. Com volume de jogo muito maior do que as européias, o time do técnico Zé Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-22 e 25-17.

Com isso, o Brasil vai para as quartas-de-final como o único time que ainda não perdeu sets na competição. Foram cinco partidas, cinco 3 a 0. "Eu fico feliz do time estar mantendo a evolução. Já tínhamos tido evolução no Grand Prix e eu sabia que ainda poderíamos evoluir mais", disse o técnico. Agora, as brasileiras enfrentam o perdedor de China ou Japão, que sairá em quarto lugar no grupo.


"Hoje, tivemos alguns momentos bons no jogo, mas só momentos bons não é suficiente para vencer uma equipe como o Brasil", disse o técnico italiano Massimo Barbolini.

Contra a Itália, o bloqueio foi afiadíssimo, com 18 pontos no fundamento ao longo do confronto. A tática ficou clara desde o início: sacar na cubana naturalizada Agüero, melhor atacante italiana, que está enfrentando dificuldades em sua nova posição de ponteira passadora. Com o passe quebrado, as opções de ataque da levantadora Lo Bianco foram reduzidas.

"Hoje, graças a Deus, o bloqueio entrou. Esse é um fundamento em que a gente sempre está correndo atrás", disse a meio-de-rede Fabiana, maior bloqueadora do jogo, com cinco pontos.

Walewska, a outra jogadora da posição, elogiou bastante o saque da equipe. "Com o saque forte como o de hoje, o trabalho no bloqueio fica mais fácil. Tiramos a Fofão do bloqueio, conseguimos bloquear mais, marcar bem o ataque da Itália", explicou.

Após um início equilibrado, o primeiro set virou um passeio do Brasil graças justamente ao bloqueio. Foram 10 pontos no fundamento, quase metade de todos os acertos brasileiros na etapa. Piccinini virou alvo fácil para as brasileiras, parando quatro vezes nas mãos de Paula Pequeno, Mari, Walewska e Fabiana. Aguero, que vem jogando de ponteira, e Gioli, meio-de-rede, também não escaparam.

Depois de chegar ao primeiro tempo técnico com 8-7, as brasileiras alcançaram o segundo intervalo com 16-13. A partir daí, foram quatro pontos consecutivos, com uma bela diagonal curta de Sheilla, uma cravada de fundo de Paula Pequeno, dois bloqueios em cima de Aguero e um ataque para fora da italiana. Bastou às brasileiras administrar o placar para fechar a primeira etapa com 25-16, em bola rápida de Fabiana levantada por Fofão com apenas uma das mãos.

Mais atentas no início do segundo set, as italianas deram novo tom de equilíbrio ao confronto graças à utilização maior das meios-de-rede Gioli e Guiggi. Mas as européias conseguiram manter a igualdade no placar apenas até o primeiro intervalo técnico, porque o bloqueio brasileiro voltou a fazer diferença. Quando não pegava as atacantes italianas, a muralha brasileira as assustava, forçando-as a cometer erros como, por exemplo, as duas bolas na antena atacadas por Aguero e Ortolani (14-8).

O técnico italiano Massimo Barbolini mexeu no time, tirando a oposta Ortolani para a entrada da ponteira Centoni. O objetivo era dar ritmo à atacante para que, no terceiro set, ela invertesse com Aguero, recolocando a cubana em sua posição de origem, a saída.

A substituição deu novo fôlego ao time italiano, que conseguiu reduzir a vantagem brasileira a apenas dois pontos (18-16). Apesar de voltar a abrir, as brasileiras logo permitiram nova reação italiana (22-21), obrigando o técnico José Roberto Guimarães a pedir tempo. De volta à quadra, o bloqueio garantiu a retomada brasileira, com dois pontos consecutivos neste fundamento. A Itália salvou o primeiro set point, mas o Brasil fechou da mesma maneira como na primeira parcial, em bola rápida com Fabiana: 25-22.

As italianas voltaram para o terceiro set com a alteração de posicionamento já esperada: Aguero na saída e Centoni na entrada. Além disso, a equipe passou a forçar mais o saque, dificultando a defesa brasileira, e melhorou seus contra-ataques.

A mudança de comportamento do time italiano deu maior equilíbrio ao jogo. O Brasil só conseguiu abrir dois pontos de vantagem no 12-10, em um erro de ataque de Aguero. A partir daí, a diferença apenas cresceu, chegando a 10 pontos. Com ataque rápido de Sheilla, o Brasil fechou com 25-17, garantindo a vitória em 1h30.

Palmeiras anuncia venda do chileno Valdívia

O Palmeiras confirmou, neste sábado, a transferência do meio-campista Valdívia ao Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O chileno participou do treinamento comandado por Vanderlei Luxemburgo e se despediu dos companheiros na Academia de Futebol.

"A decisão foi tomada após análise de que, além de ser um bom negócio para o clube, seria impossível cobrir a proposta feita ao jogador pelo Al-Ain, que representará a sua independência financeira", diz comunicado divulgado pelo clube do Palestra Itália.

"Desejamos boa sorte ao jogador Valdívia, que no Palmeiras ganhou o apelido de Mago, um atleta que sempre honrou a nossa camisa e deixa inúmeros fãs com seu futebol vistoso e irreverente", acrescenta o texto.

Para contar com o futebol do atleta, o Al-Ain vai desembolsar 8 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões). Valdívia deve se apresentar ao clube depois de disputar um amistoso da seleção chilena contra a Turquia, marcado para o dia 20, em Istambul.

No revezamento, Phelps ganha 8º ouro e bate Spitz

Michael Phelps conquistou sua oitava medalha de ouro nos Jogos de Pequim neste domingo. Ao vencer a prova do revezamento 4x100 m medley ao lado da equipe norte-americana com o tempo de 3min29s34, novo recorde mundial, o nadador bateu a marca histórica de Mark Spitz, que ganhou sete ouros na Olimpíada de 1972, em Munique.


Michael Phelps foi o terceiro a nadar na equipe completada por Aaron Peirsol, Brendan Hansen e Jason Lezak. Ele entrou na água no terceiro lugar e saiu na liderança. Com Lezak como último nadador, os Estados Unidos venceram com folga.

A equipe australiana, que contava com o recordista mundial dos 50 m e 100 m livre, Eamon Sullivan, ficou com a medalha de prata ao completar a prova em 3min30s04. Os japoneses chegaram a liderar com Kosuke Kitajima, mas terminaram no terceiro lugar, com o tempo de 3min31s18.

Na China, Phelps já havia superado Spitz no número de recordes mundiais batidos. Entre 1967 e 1972, o veterano estabeleceu 23 marcas. Michael Phelps, 23 anos, já bateu 26 recordes mundiais em provas individuais. O nadador contabiliza 16 medalhas olímpicas, cinco a mais que o compatriota.

Dono de 14 ouros, Michael Phelps é o maior atleta olímpico da história. Além das oito medalhas douradas conquistadas em Pequim, ele ganhou seis nos Jogos de Atenas, disputados em 2004. Na Grécia, o atleta ainda levou dois bronzes.

Com nove medalhas de ouro, quatro atletas estão cada vez mais atrás de Phelps. A ginasta Larissa Latynina, que competia pela União Soviética, o velocista norte-americano Carl Lewis, o fundista finlandês Paavo Nurmi e o nadador Mark Spitz, dos Estados Unidos, dividem o segundo posto.

Com 16 medalhas olímpicas conquistadas em três edições dos Jogos, Phelps se torna o maior medalhista de toda a história entre os homens. Ao vencer o revezamento 4x100 m medley, ele bateu o ginasta soviético Nikolai Andrianov (7 ouros - 5 pratas - 3 bronzes). O nadador é superado apenas pela ginasta soviética Larissa Latynina, que ganhou 18 medalhas (9-5-4).

Ao lado de Phelps, o ginasta soviético Aleksandr Dityatin (3-4-1) é o atleta que mais ganhou medalhas em uma única edição dos Jogos. No entanto, o nadador norte-americano é o único que conseguiu ganhar oito medalhas em duas edições da Olimpíada (Atenas e Pequim).

Nos três revezamentos (4x200 m livre, 4x100 m medley e 4x100 m livre), a equipe norte-americana estabeleceu novos recordes mundiais. Sozinho, o maior medalhista olímpico da história da natação fez o mesmo nos 400 m medley, 200 m livre, 200 m borboleta e 200 m. Nos 100 m borboleta, ele bateu "apenas" a marca olímpica.

Desta forma, Phelps encerra sua trajetória brilhante nos Jogos de Pequim. Depois de corresponder às expectativas criadas pelo mundo, ele deixa a competição como o maior atleta da história olímpica. As poucas marcas que restaram, o nadador de 23 anos ainda tem muito tempo para derrubar.

Stoner falha e Rossi dispara na ponta

O italiano Valentino Rossi, que largou em segundo lugar na corrida deste domingo, no circuito de Brno, na República Checa, venceu o rival Casey Stoner e disparou na liderança do Mundial de MotoGP.

Depois de ser superado por Stoner em três dos quatro preparativos realizados no circuito de Brno, incluindo o treino classificatório, o italiano foi beneficiado por um erro do piloto da Ducati, que perdeu o controle de sua moto em uma chicane e foi para a caixa de brita, abandonando a disputa.


Desse modo, o caminho ficou livre para Rossi garantir a vitória. Àquela altura, o representante da Fiat Yamaha já tinha a vantagem de 12s para Chris Vermeulen, até então o vice-líder e que não conseguiria ameaçar o italiano, confirmou sua maior vantagem na ponta do Mundial, com um total de 237 pontos, 50 a mais que Stoner.

O grande destaque ficou para o espanhol Toni Elías, que levou a equipe-satélite da Ducati, a Alice Team, a uma expressiva segunda colocação, deixando Loris Capirossi em terceiro.

As decepções foram marcadas pelos espanhóis Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. O companheiro de Rossi seguiu mostrando que ainda não se recuperou totalmente das contusões da metade da temporada e ficou apenas com o décimo lugar. Já Pedrosa terminou no 15º posto.

Confira o resultado final:
1º Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) - 43min28s841
2º Toni Elias (ESP/Alice Team) - a 15s004
3º Loris Capirossi (ITA/Suzuki) - a 21s689
4º Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini) - a 25s859
5º Anthony West (AUS/Kawasaki) - a 29s465
6º Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) - a 30s608
7º Marco Melandri (ITA/Ducati) - a 36s453
8º Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini) - a 36s750
9º Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot) - a 38s822
10º Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha) - a 39s573
11º John Hopkins (EUA/Kawasaki) - a 39s610
12º Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team) - a 40s892
13º James Toseland (ING/Yamaha Tech 3) - a 1min11s490
14º Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3) - a 1min21s133
15º Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda - a 1min37s038
16º Randy de Puniet (FRA/LCR Honda) - a 1min38s407
Não completou:
Casey Stoner (AUS/Ducati) - a 16 voltas

Após nova decepção, Daiane descarta Londres 2012

Mais uma vez sem uma medalha olímpica no peito, assim como em Atenas 2004, a ginasta Daiane dos Santos já descartou participar dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A brasileira, 25 anos, irá deixar Pequim sem subir ao pódio. Ela foi apenas sexta colocada na decisão do solo, neste domingo.


"Vou seguir competindo porque sou a primeira do ranking, mas não vou para Londres. Quero terminar a faculdade. Parece até que estou estudando medicina. Já faz seis anos que estou na faculdade. Eu tenho que estudar. Eu quero continuar treinando, mas a dedicação para uma Olimpíada vocês que estão de fora não vêem, mas é muito grande. Por que os atletas choram quando perdem ou ganham? É um desabafo, porque é muito difícil treinar quatro, oito anos para às vezes a coisa não acontecer do jeito que você quer", comentou.

Ao pisar fora do tablado por duas vezes, a brasileira tirou a nota 14,975 e lementou o erro que ocasiounou o resultado negativo. "Infelizmente errei ali. Acontece com todo mundo, mas eu sabia que medalha era muito, muito difícil", explicou.

Mesmo entrando para a história da ginástica brasileira, ao ajudar a classificar o País para a inédita final por equipes, além de outras finais individuais, Daiane não conseguiu esconder a decepção de o Brasil ficar sem nenhuma medalha no esporte.

"A gente chegou na final por equipes, teve mais atletas nas finais. Agora é continuar treinando e seguir em frente. A sementinha está brotando, está crescendo. Você vê evolução nas meninas novas que chegaram, Jade e Ana Cláudia", afirmou.

"Foi uma decepção para nós. Queríamos sair daqui com pelo menos com uma medalha. A do Diego era praticamente certa, mas acontece. Espero que ele tenha gana para continuar treinando firme porque ele tem condições de seguir ganhando no solo, de ir para Londres e ganhar uma medalha. Tanto ele como a Jade", completou.

A 24 horas de ser número 1, Nadal bate chileno e é ouro em Pequim

O tenista espanhol Rafael Nadal, que na próxima segunda-feira será confirmado como novo número um do mundo no ranking de entradas da ATP, não deu chances ao chileno Fernando González e faturou o ouro olímpico ao vencer por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 6/3.


Campeão de Roland Garros e Wimbledon, Nadal faz sua melhor temporada da carreira. Mesmo assim ele afirmou que um de seus maiores objetivos era conquistar a medalha de ouro nos Jogos.
"Vim a Pequim para ganhar alguma medalha, e se eu perdesse a final, eu também ficaria contente. Mas, como ganhei a de ouro, claro que fico mais feliz", afirmou o espanhol.

"Estou contente por mim e pela Espanha, e esta medalha é para todos que me apóiam lá, e também para todo meu corpo técnico e as pessoas que me acompanham. Estou muito feliz por tudo que esta acontecendo comigo nesta temporada", celebrou.

Logo no primeiro set, Nadal mostrou que não estava para brincadeira e abriu 3 games a 0. González conseguiu se recuperar, mas o espanhol esteve firme em seu saque e fechou em 6/3.

No set seguinte, o tenista chileno, medalhista de bronze no torneio de simples e ouro no de duplas em Atenas 2004, se mostrou vivo no jogo e chegou a ter 2 set points no saque de Nadal. No entanto, o espanhol se recuperou e abriu 2 a 0 ao vencer o tie break por 7 a 2.

Com a vantagem de Nadal, González sentiu um pouco o cansaço e permitiu que o espanhol abrisse 4 a 1 no terceiro set. O novo número 1 teve um pouco de dificuldade para fechar, mas conquistou a medalha de ouro em uma devolução na rede do chileno, 6/3.

"Isso é um sonho, algo inimaginável. O que esta acontecendo comigo nesta temporada, nem eu mesmo posso acreditar. Ganhar uma medalha de ouro, ser o número um do mundo", comemorou Nadal, para depois manter os pés no chão.

"É uma excelente temporada. Mas tenho que estar tranqüilo, porque depois poderão vir momento ruins", acrescentou.

A medalha de bronze saiu no último sábado, quando o sérvio Novak Djokovic venceu bateu o norte-americano James Blake por 2 sets a 0, 6/3 e 7/6 (7/4).

Cercada de grande expectativa, ginástica artística do Brasil decepciona em Pequim

Uma das maiores esperanças de medalhas em Pequim, a equipe brasileira de ginástica artística retornará de mãos vazias. Neste domingo, Diego Hypolito e Daiane dos Santos, no solo, e Jade Barbosa, no salto sobre o cavalo, encerraram, sem sucesso, a participação do Brasil na competição.



Bicampeão mundial no solo e apontado como grande favorito, Diego Hypolito se classificou para a final com a primeira nota do aparelho, Ele optou por uma série conservadora para a decisão, deixando de lado o salto "Hypolito", considerado muito arriscado. O brasileiro fazia uma boa apresentação, mas caiu na última aterrissagem e desperdiçou qualquer chance de brigar por uma medalha. Perplexo, ele sequer saudou o público ao se levantar. Depois, chorou e foi sincero ao falar sobre seu sexto lugar.

- Estou decepcionado. Não sei o que aconteceu. Eu estou na minha melhor fase. Não acreditei quando caí, simplesmente não acreditei. Eu, mais do que qualquer pessoa, queria muito essa medalha. Peço desculpas aos brasileiros que acreditaram em mim, mas dessa vez não deu – disse o ginasta, de 21 anos, em entrevista à TV Globo.

Se decepção é uma palavra forte para resumir a campanha de Jade Barbosa, fica a impressão também que a ginasta poderia ter obtido resultados melhores. Bronze no individual geral no Mundial de Stuttgart, no ano passado, a atleta de 17 anos ficou em décimo lugar em Pequim. Jade também não foi bem no solo, uma de suas especialidades, e sequer chegou à final. Depois, no salto sobre o cavalo, errou nas suas duas passagens e acabou em sétimo.

Na disputa por equipes, Jade compôs a equipe brasileira que, ao lado de Daniele Hypolito, Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos, Laís Souza e Ethiene Franco, classificou-se pela primeira vez para uma decisão olímpica. O oitavo e último lugar na final, se não pode ser visto como ruim, também não chega a empolgar, já que o Brasil terminou em quinto no último Mundial.

Desacreditada pelo técnico, Daiane é a única a fazer a final do solo
A última chance de medalha do Brasil veio representada por Daiane Santos no solo. A brasileira fazia uma apresentação boa, mas pisou duas vezes fora da área delimitada e terminou em sexto lugar.

Decepção? Não desta vez, já que a ginasta não era apontada nem pelo próprio técnico, o ucraniano Oleg Ostapenko, como uma das credenciadas a subir ao pódo. Porém, aos 25 anos, Daiane dificilmente voltará a participar das Olimpíadas. E deve ter se lembrado de Atenas, quando era favoritíssima no solo, mas errou e acabou somente em quinto lugar.

Ana Paula/Larissa cai diante de campeãs olímpicas e dá adeus aos Jogos de 2008

Dupla não consegue superar americanas Walsh e May, favoritas ao ouro

Elas tentaram até o fim, mas a missão era difícil demais. O sonho de uma medalha para as brasileiras Ana Paula e Larissa esbarrou no bloqueio de Walsh e na defesa de May. A dupla, que se uniu às pressas para disputar os Jogos após a desistência de Juliana, deu trabalho, mas não conseguiu derrotar as atuais campeãs olímpicas e caiu nas quartas-de-final por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/15.

Agora, as americanas podem encarar outra dupla brasileira pela frente. Suas adversárias nas semifinais sairão do confronto entre Renata e Talita e as australianas Barnett e Cook, realizado às 10h (de Brasília) deste domingo.

O início do jogo foi animador para as brasileiras, que abriram 3 a 1. Para desestabilizar a defesa das favoritas, Ana Paula e Larissa escolheram sacar em cima de Walsh e fugir da “baixinha” May, de 1,82m. A estratégia, porém, não deu certo. Após duas grandes defesas de Larissa, Ana Paula mandou a bola na rede e abriu espaço para as rivais. A partir daí, as americanas dominaram completamente a partida. Com o jogo em 14 a 10, a dupla verde-amarela pediu tempo para refletir.

No entanto, logo ficou claro que seria difícil encontrar uma maneira de furar o bloqueio de Walsh e a defesa de May. A vantagem só aumentou para a dupla dos EUA, que chegou ao set point em 20 a 15. Guerreiras, as brasileiras não se deram por vencidas e reagiram, marcando três pontos em seqüência. Mas era tarde. Em um erro de saque de Larissa, as americanas fecharam em 21 a 18.

Brasileirão Série A - 20ª rodada (jogos e sábado)

Cruzeiro bate Vitória e mantém vice-liderança

O Cruzeiro derrotou o Vitória neste sábado por 2 a 1, no Mineirão, pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. O triunfo do time mineiro assegura-lhe a vice-liderança da competição ao menos até a próxima rodada.

Com os gols de Charles, aos 39min do primeiro tempo, e Guilherme, aos 11min da segunda etapa, a equipe celeste chegou aos 39 pontos, dois a menos que o Grêmio, líder da competição. Já o Vitória, que diminuiu com Ricardinho, permanece em 5º, com 32 pontos conquistados.


A formação rubro-negra chegou a assustar nos primeiros minutos de partida, mas foram os donos da casa que tiveram as principais iniciativas e dominaram o jogo.

As duas equipes voltam a campo pelo Brasileiro na próxima quarta-feira. O Vitória enfrenta o Sport em Salvador. Já o Cruzeiro vai ao Rio de Janeiro, onde encara o Botafogo.

Atlético-PR goleia Ipatinga na estréia de Mário Sérgio

A estréia do técnico Mário Sérgio à frente do Atlético-PR marcou a recuperação do clube no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, na Arena da Baixada, a equipe rubronegra goleou o Ipatinga por 5 a 0 e conseguiu respirar na classificação, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno.

O destaque da partida foi o atacante Pedro Oldoni, autor de três gols. Danilo e Ferreira completaram a goleada. O jogo também foi especial para Mário Sérgio, que assumiu o time paranaense depois que o interino Tico dos Santos ocupou o cargo desde a demissão de Roberto Fernandes. Com a vitória deste sábado, o Atlético-PR chegou aos 23 pontos e pulou para o 13º lugar. Já o Ipatinga afundou ainda mais na lanterna, com 16.

O Atlético tentará dar seqüência à recuperação na quarta-feira, quando enfrentará o São Paulo, no Estádio do Morumbi. Já o Ipatinga buscará a reação no mesmo dia, contra o Santos, no Estádio Ipatingão.

Figueirense vence e complica Portuguesa

Figueirense e Portuguesa não conseguiram repetir, neste sábado, o vistoso jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, que terminou com empate por 5 a 5 no Estádio do Canindé. Melhor para o time catarinense, que ganhou por 2 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli.

Assim, caiu por terra a expectativa do elenco do time paulista, que sonhava com um resultado positivo fora de casa. A derrota volta a atestar a irregularidade da equipe no Brasileiro, deixando a possibilidade de voltar à zona de rebaixamento, em caso de vitória de Náutico e Vasco neste domingo.

Já o Figueirense, volta a vencer diante de sua torcida, o que não conseguia fazer há três rodadas. O resultado faz a equipe subir temporariamente uma posição na tabela, ficando em nono, com 28 pontos.

Brasileirão Série B > 19ª rodada (jogos de sábado)

Corinthians espanta ameaça e volta a abrir vantagem

Depois de ver a sua liderança ser ameaçada pela primeira vez na Série B do Campeonato Brasileiro, após amargar dois jogos sem vitória, o Corinthians contou com o apoio de seu torcedor para retomar o caminho de sucesso na tarde deste sábado, no Pacaembu, quando bateu o América-RN por 2 a 0 e voltou a abrir boa vantagem na ponta da competição nacional.

>> Série B - 19ª rodada (jogos de sexta)

A equipe de Mano Menezes, que acompanhou a evolução do Avaí nas últimas rodadas, contou com o tropeço do rival catarinense nesta sexta-feira e fez a lição de casa na capital paulista, mais uma vez com a casa cheia.

Após ver o segundo colocado ficar no empate por 3 a 3 com o São Caetano, o time do Parque São Jorge não teve dificuldades para fazer a sua parte e voltar a abrir quatro pontos de diferença no primeiro lugar, com boa atuação do meia Douglas.

Com o 11º triunfo em 19 rodadas, o Corinthians encerrou a participação no primeiro turno do Brasileiro com 39 pontos e manteve a folga em relação aos seus adversários na luta para voltar à elite do futebol nacional. Já o time potiguar, que não partida há dois jogos, estacionou nos 20 pontos e volta a ocupar a zona de rebaixamento após a derrota.

No confronto deste sábado, o time alvinegro esbarrou nas boas defesas do goleiro Fabiano, que estava inspirado principalmente no primeiro tempo. O arqueiro da equipe potiguar parou tentativas de William, de cabeça, e Douglas, com um bom chute de pé direito, logo nos primeiros minutos.

Fabiano voltou a aparecer bem nos lances seguintes, quando salvou sua equipe em pelo menos mais três oportunidades. Em cobrança de falta do lateral André Santos, o arqueiro se esticou para tocar para fora. Em seguida, Lulinha, em uma bonita virada, e Dentinho, em jogada individual, também foram impedidos de comemorar depois de ver grande participação do adversário.

No entanto, na volta para o segundo tempo, o Corinthians conseguiu converter o domínio em gols. Depois de perder boas chances com Herrera e novamente Dentinho, que quase surpreendeu Fabiano com um toque por cobertura, Douglas se encarregou de balançar as redes e dar alegria aos torcedores presentes. Aos 13min, depois de receber na entrada da área, o canhoto aproveitou bobeada de Saulo e, com liberdade, tocou na saída do goleiro para abrir o placar no Pacaembu.

Com a vantagem, os donos da casa diminuíram o ritmo e só voltaram a marcar aos 31min, depois de nova jogada individual de seu camisa dez e outra falha da defesa da equipe de Natal. Pelo setor esquerdo, Douglas se livrou da marcação e tirou do goleiro Fabiano. No entanto, Anderson Bill tentou antecipar, se atrapalhou sozinho e mandou contra as próprias redes.

No próximo sábado, as duas equipes voltam a entrar em campo pelo returno da segunda divisão nacional. Enquanto o Corinthians encara o CRB no Estádio Rei Pelé, o América-RN atuará no Machadão diante do Criciúma.

Todos os Resultados - Sábado
16/08 - 16h10 > Cricíuma 0 x 3 Ponte Preta
16/08 - 16h10 > Brasiliense 0 x 0 Fortaleza
16/08 - 16h10 > Corinthians 2 x 0 América-RN
16/08 - 16h10 > ABC 1 x 0 CRB
16/08 - 16h10 > Barueri 4 x 0 Juventude
16/08 - 20h30 > Bragantino 2 x 1 Vila Nova