TVGolo.com - Novos Golos

25 de jun. de 2008

Alemanha quebra "encanto" da Turquia e vai à final

A Alemanha se garantiu nesta quarta-feira na decisão da Eurocopa. Em jogo realizado na cidade suíça da Basiléia, a equipe do técnico Joachim Loew deu fim ao "encanto" da seleção da Turquia, vencendo o adversário por 3 a 2, com direito a gols nos minutos finais de confronto.

A Turquia, que vinha se notabilizando por lutar até os minutos finais e conseguir gols decisivos no fim dos jogos, desta vez acabou ficando pelo caminho justamente provando de seu próprio veneno ao levar um gol aos 45min do segundo tempo. Antes, os turcos haviam tirado a República Checa, na primeira fase, e forçado a disputa de pênaltis contra a Croácia, nas quartas-de-final, com gols no fim. Ainda na fase inicial, a Turquia também venceu a Suíça, de virada, com um gol nos acréscimos.


O primeiro tempo começou movimentado e quem saiu na frente do placar foi a Turquia. Aos 21min, Kazim Kazim desviou e a bola bateu no travessão. Na seqüência, Ugur Boral pegou a sobra e mandou por entre as pernas do goleiro Lehmann para fazer 1 a 0.

A vantagem turca, porém, durou pouco tempo no placar, já que a Alemanha chegou ao empate aos 26min. Podolski foi lançado na esquerda e cruzou rasteiro para Schweinsteiger, que se antecipou à defesa rival para completar para o gol.

No segundo tempo, o ritmo de jogo caiu um pouco, com a Turquia se segurando bem na defesa diante de uma Alemanha sem criatividade. Aos 35min, porém, os germânicos conseguiram virar o jogo: Lahm cruzou da esquerda, o goleiro Rustu Recber saiu mal e Klose, de cabeça, fez 2 a 1.

No entanto, como já havia se tornado costume nos jogos da Turquia nesta Euro, a equipe do técnico Fatih Terim voltou a balançar as redes nos minutos finais. Aos 41min, Sabri fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Senturk desviar e empatar novamente o jogo.

Porém, ainda havia tempo para que os turcos acabassem provando do seu próprio veneno. Já aos 45min, Lahm fez boa jogada pela esquerda, tabelou com Hitzlsperger e recebeu dentro da área para tocar na saída de Rustu e decretar a vitória alemã.

Campeã européia em 1972, 1980 e 1996 (as duas primeiras como Alemanha Ocidental), a Alemanha tentará o seu quarto título continental no próximo domingo. O adversário na decisão, em Viena, só será definido nesta quinta-feira e sairá do duelo entre Espanha e Rússia, que também jogam na capital austríaca.