TVGolo.com - Novos Golos

5 de ago. de 2008

Animadoras dominam atenções no vôlei de praia

"Nós só viemos por milagre. As outras animadoras todas, dos outros esportes, são chinesas". A explicação é de Vanessa Diaz, espanhola das Ilhas Canárias. Ela e outras seis compatriotas, todas animadoras do vôlei de praia, passaram a manhã desta terça-feira ensaiando em uma das quadras de treino do Parque Chaoyang.

Com poucas duplas treinando nas outras quadras, elas chamaram a atenção, foram alvos de fotos, câmeras e deixaram jornalistas, voluntários e, mesmo atletas, boquiabertos. Todos felizes com a presença das musas.


Questionada pela reportagem do Terra se as animadoras recebem freqüentemente cantadas dos atletas, Vanessa disse que não. "São atletas profissionais, e nós também. Temos amizade com muitos, trabalhamos juntos há muito tempo e a relação é cordial. As cantadas vêm das arquibancadas, mas são sempre em outros idiomas e nós não entendemos nada", diz, sorrindo. "Nunca dançamos aqui na China, mas creio que vão ser mais respeitosos".

Durante o ensaio desta terça, as animadoras utilizaram biquínis verde-e-amarelos. Apesar da ausência de música, elas mesmas cantavam alguns trechos, "simulando" o evento. Uma das músicas era de Carlinhos Brown.

Diaz é a líder da equipe de 40 garotas das Ilhas Canárias, entre 17 e 32 anos. Apenas sete delas vieram a Pequim, e as seis chineses foram escolhidas por Vanessa um mês atrás.

"Vim há um mês fazer um casting, escolher as seis chinesas do grupo e treiná-las. Elas são muito disciplinadas e prestam atenção em tudo. O problema é que não falam nada de espanhol e entendem pouco inglês, é difícil a comunicação. Tentamos encontrar as que tinham mais nosso estilo de dançar e os corpos parecidos", explica.

O grupo espanhol de dançarinas chama-se Personal Plus e "fornece" animadoras para o Circuito Mundial de vôlei de praia. Elas já estiveram em Atenas 2004 e agora repetem a dose em Pequim.

São Paulo e Flu desbancam Real e Milan em ranking

A Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira mais um ranking de clubes. Os times de São Paulo (11º lugar) e Fluminense(13ª posição) melhoraram as suas posições e ficaram à frente de clubes como o Milan, que está na 15ª colocação e Real Madrid, na 39ª posição.

O time do Morumbi, aliás, é o melhor brasileiro na lista que é liderada pelo Manchester United, da Inglaterra, que é o atual campeão inglês e da Copa dos Campeões, ambos conquistados sobre o rival Chelsea, terceiro lugar na relação.

Por coincidência, os dois clubes tricolores nacionais se enfrentam na próxima quarta-feira, no Estádio do Maracanã. Atrás das equipes, seguem Cruzeiro, Flamengo, Santos, Vasco, Botafogo, Sport, Grêmio e Figueirense.

Confira a lista de classificação:
1- Manchester United - 286 pontos
2- Glasgow Rangers - 258
3- Chelsea - 258
4- Bayern de Munique - 252
5- Barcelona - 251
6- Roma - 248
7- Liverpool - 243
8- Arsenal - 237
9- Boca Juniors - 231
10- Inter de Milão - 226
11- São Paulo - 223
13- Fluminense - 218
28- Cruzeiro - 190
30- Flamengo - 185
48- Santos - 163
54- Vasco - 154
62- Botafogo - 144
82- Sport - 1241
61- Grêmio - 921
68- Figueirense - 90

Inter de Milão vence o Bayern em Munique e Adriano é elogiado

O atacante Adriano manteve nesta terça-feira a boa impressão deixada após o último amistoso realizado no domingo, diante do Bari, quando voltou a marcar pela Inter de Milão e a equipe venceu por 2 a 0. Desta vez, o adversário é o poderoso Bayern de Munique, na Alemanha, e o atacante brasileiro foi elogiado pela mídia italiana.

O jornal La Gazzeta dello Sport destacou que no primeiro tempo, a única oportunidade da equipe do técnico português José Mourinho, nasceu dos pés do brasileiro, quando aos 18 minutos arriscou chute para a defesa do jovem goleiro alemão Rensing.


O Imperador, como ficou conhecido após a sua primeira passagem pelo time italiano ainda foi elogiado por se mostrar ativo na partida, indo pra cima dos adversários e arriscando conclusões para o gol.

No entanto, outro brasileiro roubou a cena no confronto. Contratado junto ao Roma, Macini, que veste a camisa 33 na nova equipe marcou o seu primeiro gol pela Inter de Milão, após jogada do português Figo, decretando a vitória de seu time, por 1 a 0, em pleno Allianz Arena. O jogador brasileiro que começou a carreira no Atlético Mineiro como lateral-direito foi escalado no ataque por Mourinho.

O treinador português ainda escalou outros dois brasileiros, os laterais Maicon e Maxwell. Por sua vez, o treinador alemão Jürgen Klinsmann, também se utilizou de alguns brasileiros como o zagueiro Lúcio e o experiente meia Zé Roberto.

Ambas as equipes vêm de boas temporadas, principalmente nas ligas nacionais. O Bayern foi campeão alemão com folga, já que teve dez pontos à frente do segundo colocado, o Werder Bremen. Já a Interzionale de Milão terá a missão de buscar o tetra na Liga Italiana na temporada 2008/2009.

Austrália dá trabalho, mas EUA vencem último amistoso

A seleção norte-americana de basquete venceu a Austrália por 87 a 76 nesta terça-feira, em Shangai, no quinto e último amistoso da equipe antes dos Jogos Olímpicos. Este foi também a partida mais difícil para os astros da NBA, que até então haviam vencido Canadá, Turquia, Lituânia e Rússia por mais de 20 pontos de diferença.

Sem a presença de seu melhor atleta, Andrews Bogut, do Milwalkee Bucks, que ficou fora do amistoso por conta de dores no tornozelo direito, a Austrália contou com uma equipe equilibrada, em que cinco atletas marcaram 10 ou mais pontos. Pelos norte-americanos, o que se viu foi um mau aproveitamento de arremessos de três pontos (16,7%) e nos lances-livres (60,6%). Em 2006, estes dois mesmos fundamentos foram cruciais na derrota para a Grécia, nas semifinais do mundial de basquete do Japão.

O lateral Dwyane Wade foi o cestinha da equipe do técnico Mike Krzyzewski com 22 pontos. Carmelo Anthony com 12 pontos e 10 rebotes também foi destaque, confirmando a estratégia de Krzyzewski de colocar o lateral do Denver Nuggets atuando mais perto do garrafão durante os Jogos.

Depois de liderar por uma folgada vantagem de 15 pontos (44 a 29) no intervalo de jogo, os Estados Unidos viram a Austrália diminuir a diferença no placar para apenas quatro pontos na metade do terceiro quarto. Os australianos, inclusive, venceram esta parcial por 26 a 21. Em meados do último quarto, a Austrália perdia por apenas sete pontos, tornando possível a esperança de uma zebra contra os favoritos norte-americanos.

Uma defesa forte seguida de contra-ataques eficientes permitiu aos Estados Unidos abrirem o placar no final do amistoso e fechar a partida com uma vitória por 11 pontos (87 a 76).

Os australianos que só superaram os Estados Unidos em um fundamento, o arremesso de três pontos (40% com 8 acertos em 20 tentativas), saem fortalecidos da partida por manterem os favoritos à medalha abaixo da média de pontos nos seus quatro amistosos (110,8).

D'Alessandro treina no Inter e acha difícil enfrentar o Cruzeiro

Na manhã desta terça-feira o meia D'Alessandro realizou seu primeiro treino no Beira-Rio. O grande reforço do Inter nesse meio de ano conta com bom preparo físico, mas ainda não sabe quando poderá fazer sua estréia. Apesar da vontade, o jogador considera difícil estar liberado legalmente para o confronto com o Cruzeiro, nesta quinta-feira.

Apresentado na última quinta-feira, o argentino retornou de Buenos Aires na segunda, onde estava resolvendo questões burocráticas. Nesta terça participou do primeiro trabalho com os novos colegas. "Estou bem, já vinha treinando na Argentina (pelo San Lorenzo), e vou continuar até solucionar os papéis", declarou.


A diretoria colorada espera inscrever D'Alessandro no Boletim Informativo Diário (BID) até quarta-feira, o que permitiria a estréia no Mineirão. No entanto, nem mesmo o jogador acredita que haverá tempo para a regularização.

"Contra o Cruzeiro eu não sei. Pela documentação, espero jogar só contra o Figueirense (10/8). Se não der, tem o Gre-Nal (estréia na Copa Sul-Americana, 13/8). Estou contente em estar aqui e vou esperar o momento", ressaltou.

Flamengo entra com uma queixa-crime contra os "torcedores"

O Flamengo virou um palco de guerra quando "torcedores" invadiram o treino desta terça-feira, pela manhã, na Gávea, e protestaram contra o momento ruim do Campeonato Brasileiro. O clube já movimentou e entrou com uma queixa-crime, na 14ª Delegacia de Policia, no Leblon, Zona Sul da cidade, contra os baderneiros.

"Não foi a primeira e nem a última vez que passamos por um momento de dificuldade. É com união que vamos superar este momento difícil. O elenco é bom e tem condições de dar a volta por cima", salientou o presidente do Flamengo, Márcio Braga.

Tudo começou quando os jogadores participavam normalmente do treinamento. Os "torcedores" invadiram o gramado e xingaram o grupo e cobraram explicações pelos últimos resultados. Para completar o lamentável episódio, ainda atiraram um rojão contra os atletas.

Os estilhaços da bomba atingiram o zagueiro Dininho e o atacante Obina. Fábio Luciano, capitão do time, em tom conciliador, tentou acalmar os ânimos.

"Serviu como aprendizado para todos nós. Eles têm o direito de externar o que estão sentindo. A bomba foi um fato isolado. Sei que vai dar o que falar, mas está tudo em paz", salientou o "xerife" rubro-negro.

A delegação do Flamengo seguiu para Goiânia por volta das 15h30. Nesta quarta-feira, a equipe enfrenta o Goiás, às 21h45, no Serra Dourada, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-Negro, que não vence há seis partidas, está na sexta posição do certame, com 28 pontos. Nos últimos compromissos, o Flamengo perdeu para (Coritiba, Vitória, Palmeiras e Cruzeiro) e empatou com (Portuguesa e Botafogo).

Torcida do Flamengo invade treino da equipe

Depois de seis partidas consecutivas sem vencer neste Campeonato Brasileiro e perder a liderança isolada da competição, a torcida do Flamengo resolveu se mostrar revoltada da pior maneira possível. Nesta terça-feira, durante o treinamento da equipe na Gávea, cerca de 30 torcedores protestaram contra a fase ruim da equipe. Porém, o que começou de maneira tranqüila, acabou em confusão.

Enquanto os atletas participavam da recreação, os manifestantes invadiram o campo, agrediram verbalmente o grupo, cobraram explicações, fizeram exigências para uma reunião com os jogadores e, para completar a selvageria, ainda atiraram um rojão contra os atletas. Em campo, o lateral-esquerdo Juan e o apoiador Ibson deram claras demonstrações de irritação e não aceitaram as atitudes dos torcedores. O lateral-direito Leonardo Moura foi um dos principais alvos das críticas.

Após um período tenso, o goleiro Diego e o zagueiro Fábio Luciano conseguiram acalmar os mais nervosos. Eles foram os responsáveis por levarem alguns manifestantes para um local mais reservado e iniciar um entendimento.

O zagueiro e capitão Fábio Luciano destacou que o grupo sempre estará aberto para receber os torcedores. Ele entende a preocupação dos manifestantes e minimizou o rojão que foi atirado em direção aos jogadores.

"Serviu como aprendizado para todos nós. Eles têm o direito de externar o que estão sentindo. A bomba foi um fato isolado. Sei que vai dar o que falar, mas está tudo em paz", disse Fábio Luciano.

Goleira alemã diz que é vital pontuar na estréia contra brasileiras

A goleira da seleção feminina de futebol da Alemanha colocou a partida de estréia contra o Brasil, nesta quarta-feira, como uma das mais importantes da equipe na primeira fase dos Jogos Olímpicos de Pequim. Nadine Angerer afirmou que considera vital que seu time pontue para garantir o avanço de fase mais adiante.

"Estamos no grupo da morte e, neste jogo, precisamos ao menos de um empate", afirmou Angerer. "Temos que dar nosso melhor desde o princípio da partida". A seleção brasileira é a primeira adversária das alemãs, que ainda enfrentam a Nigéria, no sábado, e a Coréia do Norte na outra quarta-feira.

Além de importante para a competição, o jogo serve como uma revanche para as brasileiras que foram derrotadas no último Mundial feminino, também realizado na China. A goleira foi uma das principais jogadoras de sua equipe na ocasião, defendendo pênalti cobrado por Marta e conquistando o bicampeonato.

"Será importante nos defendermos, mas temos de estar atentas para o fato de termos de marcar também", completou a alemã. A equipe nunca conquistou uma medalha de ouro olímpica, desde que a modalidade foi posta no programa oficial dos Jogos, em Atlanta-1996. Em Sydney-2000, o time conquistou o bronze.

Brasileiro é cortado da Olimpíada por doping

O armador Jaqson foi cortado da Seleção Brasileira de handebol masculino que irá aos Jogos Olímpicos por ter sido flagrado no exame antidoping, informou a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Com isso, o jogador nem viaja para a China. Ele terá como substituto o pivô Alexandre Rodrigues, da Unopar/Londrina. A substância encontrada no exame de Jaqson não foi divulgada.

"Nós, da Confederação Brasileira, colocamos todos os atletas à disposição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização de exames anti-doping justamente para coibir esse tipo de atitude".

"Infelizmente aconteceu esse caso", comentou o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.

Musas da vela acertam últimos detalhes em Qingdao

Depois de lutar para retirar toneladas de algas do mar a tempo de receber as provas de vela dos Jogos Olímpicos, o povo de Qingdao foi amplamente recompensado.

Na manhã desta terça-feira, algumas das atletas da vela de diversos países aproveitaram para acertar os últimos detalhes em suas embarcações antes dos Jogos. Belas e cuidadosas, as garotas roubaram a cena.


Nascida em Washington enquanto o pai trabalhava no exterior, Patrícia Freitas, que competirá pelo Brasil na prancha a vela, marcou presença nos ensaios desta terça.

A abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim acontece nesta sexta-feira, no Ninho de Pássaro. No dia seguinte, começam as competições de Vela em Qingdao.

Para ministro, maior adversário por 2016 é o próprio Rio

O ministro dos Esportes, Orlando Silva Junior, é um dos que trabalham nos bastidores em Pequim para promover a candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016. Representa o governo brasileiro antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apóia o Comitê Olímpico Brasileiro na busca pelo sonho de receber uma Olimpíada. Em entrevista ao Terra, nesta segunda-feira, o ministro apontou o principal obstáculo.

"Eu diria que o principal adversário do Rio de Janeiro é o Rio de Janeiro. Temos que demonstrar para o mundo que fazer no Rio tem uma repercussão maior dos ideais olímpicos. É fazer com que a assembléia do COI pare e reflita: Chicago, Madri, Tóquio e Rio de Janeiro? Muitas dessas cidades já possuem infra-estrutura urbana, instalações esportivas, tradição no movimento olímpico. O Rio terá uma oportunidade de transformação única, a juventude vai se mirar no esporte como nunca. Aposto muito no que vai ficar no Brasil depois de 2016", disse.


No último dia 4 de julho, o Rio de Janeiro avançou como finalista pela disputa da Olimpíada posterior a Londres 2012. Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) são as outras cidades no páreo, enquanto Doha (Catar), Praga (República Checa) e Baku (Azerbaijão) foram eliminadas. O anúncio oficial da cidade-sede de 2016 por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) será realizado no dia 2 de outubro de 2009.

"A campanha tem um foco, que se dá sobre quem vota: 115 eleitores do Comitê Olímpico Internacional. Nosso contato é direcionado a estas pessoas. Todo momento que temos a oportunidade de encontrar um membro do COI, nós conversamos. Muitos estiveram no Rio de Janeiro durante o Pan e a maioria se surpreendeu com a eficiência dos serviços. Apontamos para eles que a Olimpíada é boa para o futuro do esporte brasileiro", declarou.

Esta é a terceira vez que a cidade brasileira tenta sediar os Jogos e a primeira vez que fica entre as finalistas. Antes dessa tentativa, o Rio de Janeiro foi derrotado em 2004, quando Atenas venceu a disputa, e em 2012, para a cidade inglesa de Londres. Os trunfos da nova chance são o know-how adquirido após a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e a exposição do País na Copa do Mundo de futebol em 2014.

"Primeiro é preciso antecipar ao máximo o planejamento. Os chineses são precisos nesse esforço, cuidam de tudo no mínimo detalhe e isso é uma lição importante. Segundo é valorizar o que se tem de melhor em cada nação. O Brasil tem uma criatividade enorme, é um povo muito afável. Essa magia do povo brasileiro é um diferencial importante. Temos que pensar no que fica depois dos Jogos. Na China, o sistema de metrô de Pequim teve um salto muito importante. Creio que o Brasil vai ter que pensar na infra-estrutura do Rio de Janeiro", lembrou o ministro.

Um dos maiores cabos eleitorais é João Havelange, ex-presidente da Fifa e membro-executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Influente, o cartola foi presidente da entidade máxima do futebol por 24 anos (entre 1974 e 1998). O próximo convidado para a candidatura deve será o escritor Paulo Coelho, que já ajudou a promover a vitoriosa empreitada do Brasil para organizar a Copa do Mundo de 2014.

Deco faz lobby por Robinho no Chelsea

O jogador da seleção portuguesa de futebol, Deco, causou mais repercussão após sua saída do Barcelona para o clube inglês Chelsea por 8 milhões de euros (R$ 19 milhões).

Deco declarou ao jornal americano The Sun que o atacante brasileiro Robinho, do Real Madrid, é quem pode levantar a torcida no estádio.

Rumores dão conta de que o desejo de ter o brasileiro no time levaria o Chelsea a aumentar sua oferta de 25 milhões de euros (R$60 milhões) pelo jogador.

Para Deco, o clube só tem a ganhar se concretizar a compra do ex-jogador do Santos. "Robinho é um jogador espetacular com uma habilidade inacreditável", elogiou o português. "Ele tem mágica e é capaz de qualquer coisa em um campo de futebol", finalizou Deco.

Com família, holandês realiza sonho e chega ao Real

Principal reforço do Real Madrid para a temporada, o meia holandês Rafael van der Vaart foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, no Estádio Santiago Bernabéu, como novo jogador da equipe espanhola, com quem assinou contrato de cinco anos. A aposta do time da capital chegou ao lado de seus familiares e da mulher, a modelo Sylvie Meis.

Também estavam presentes na apresentação o ex-jogador argentino Alfredo Di Stéfano, ídolo no clube madrileno, e o presidente Ramón Calderón, que não poupou elogios a mais nova contratação.


"Rafael van der Vaart é a primeira contratação deste ano e certamente a única. Os técnicos o definem como um jogador de qualidade extraordinária. É um meia defensivo que faz gols e vai nos ajudar muito nesta temporada", disse o dirigente.

Já o meia arriscou algumas palavras em espanhol antes de receber a camisa do novo clube, ainda sem numeração. "Estou muito contente por jogar na melhor equipe do mundo. É o sonho da minha família e quero vencer já. Vamos, Madri!", disse.

Com a chegada de van der Vaart, o Real Madrid passa a ter cinco holandeses em seu elenco, lembrando um pouco o rival Barcelona do final dos anos 90, que também contava com vários jogadores deste país.

Além do novo reforço, o clube da capital espanhola conta com os meias Wesley Sneijder e Royston Drenthe, além dos atacantes Ruud van Nistelrooy e Arjen Robben.