TVGolo.com - Novos Golos

28 de out. de 2008

Engenheiro torce contra chuva no GP do Brasil

A pista de Interlagos recebe os últimos retoques para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Nesta terça-feira, o Terra acompanhou a preparação final do circuito com o engenheiro-chefe Luiz Ernesto Morales, que explicou as ranhuras de drenagem que têm sido feitas devido à inclinação de alguns trechos do percurso e disse torcer para que não chova no próximo domingo. Segundo ele, tudo deve estar pronto até amanhã cedo.

"Quando chove muito forte, a água cria um volume maior, que cruza a pista em pontos de chegada e saída da curva", explica o engenheiro-chefe, mostrando o trabalho de um grupo de cerca de dez pessoas na pista. "Dessa forma (sem grooving), o piloto perderia estabilidade. Fazemos o trabalho por precaução, mas tomara que não chova", acrescentou.

A decisão por aplicar o sistema de drenagem na Curva do Laranjinha, Reta Oposta e Mergulho foi tomada após as reformas da pista e, segundo Luiz Ernesto, o resultado tem sido bom. "Jogamos (água com) quatro caminhões-pipa e a pista drenou bem", disse.

As ranhuras, que são feitas por um equipamento com um disco de diamante, têm profundidade que varia de acordo com o aclive da superfície, enquanto o espaçamento entre elas é de 0,5 cm a 0,6 cm.

De acordo com o engenheiro-chefe, o sistema utilizado em Interlagos copia o que é empregado em aeroportos para dar mais aderência à pista. "Isso não atrapalhará em nada, caso não chova. Pelo contrário, dará mais estabilidade aos carros", apontou.

Até sexta-feira, a vistoria da pista será concluída em função da realização dos treinos livres para a prova. Antes disso, as equipes não têm contato direto com o trabalho de manutenção dos engenheiros, o que será feito pelas comissões de segurança da etapa.

Luxa detona Marcos após críticas: 'Não permito que ele faça isso outra vez'

O técnico Vanderlei Luxemburgo não poupou críticas ao goleiro Marcos pelas declarações após a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Durante a reunião que durou 1h10, nesta terça-feira, na Academia de Futebol, o treinador proibiu o pentacampeão de expor o elenco publicamente. O jogador disse que o Verdão merecia estar em quinto lugar e que precisava de um psicólogo para acabar com a oscilação.

- Sempre fazemos reuniões, conversamos bastante, mas desta vez não foi normal. Não gostei das declarações do Marcos. Foram inoportunas e inadequadas. Não permito que ele faça isso outra vez. A torcida o idolatra, mas ele não pode sair como São Marcos e o restante do grupo de mãos atadas. Não é a primeira vez que faz isso, mas é a última sob o meu comando – esbraveja.

Sobrou também para o meia Diego Souza. O jogador respondeu a Marcos na terça-feira dizendo que “roupa suja se leva em casa”. Luxa, porém, garantiu que o clima no elenco é positivo e descartou qualquer "racha" entre os atletas na reta final do Campeonato Brasileiro.

- A réplica do Diego funcionou como a declaração do Marcos. O jogador não pode expor o grupo. O Marcos errou, o Diego errou e conversamos. O problema está resolvido e sem seqüelas. Falar em divisão do elenco é bobagem. Quem disse que meu grupo não é unido? – questiona o comandante.

Luxemburgo disse que Marcos recebeu bem a bronca e cobrou mais atenção dos atletas para não revelarem à imprensa tudo o que acontece na equipe. Além disso, cobrou do goleiro uma grande atuação frente ao Goiás. O Palmeiras, quinto colocado, precisa vencer para continuar com chances de ficar com o título nacional.

- Se ele (Marcos) não gostou, é problema dele. Se gostou, ótimo. O Marcos não é tonto, mas precisa entender que as coisas que ele fala têm peso. Às vezes, você sabe que está acontecendo alguma coisa, mas não pode falar. É melhor sair pela tangente. A resposta em campo tem que vir a partir de quem cria o desconforto. O Marcos é o primeiro que vai precisar ter uma atuação impecável amanhã – completa.

Brazucas avançam na Vila

Brazucas avançam na Vila

Nesta terça-feira, foram disputadas todas as 16 baterias da primeira fase do Hang Loose Santa Catarina Pro, etapa do WCT que rola na praia da Vila, Imbituba (SC).

Em ondas de 1 metro e melhor formação durante a manhã, cinco dos 20 brasileiros estrearam com vitória.

Avançaram direto à terceira fase o catarinense Marco Polo, o cearense Márcio Farney, o paulista Hizunomê Bettero, o pernambucano Bernardo Pigmeu e o carioca Leonardo Neves.

Bernardo também está na terceira fase. Foto: Aleko Stergiou.
Foram para a repescagem Tânio Barreto, Fábio Gouveia, Rodrigo Dornelles, Gustavo Fernandes, Heitor Alves, Jano Belo, Bruno Santos, Carybean Heleodoro, Peterson Rosa, Alejo Muniz, Pedro Henrique, Jihad Khodr, Willian Cardoso e Simão Romão.

Entre os brazucas, os maiores somatórios foram obtidos por Peterson Rosa e Hizunomê Bettero, respectivamente.

Hizu somou 8.00 e 6.83 para derrotar o sul-africano Travis Logie. O duelo contou apenas com dois atletas, já que o norte-americano Chris Ward teve problemas com o vôo e vai chegar direto para a repescagem.

Mesmo com o total de 14.84 pontos, Peterson não conseguiu passa pela primeira fase. Em duelo vencido pelo francês Jeremy Flores, o paranaense somou 7.67 e 7.17 para ficar com a segunda posição, seguido pelo português Tiago Pires, que nada encontrou na bateria.

Leonardo Neves segue na briga em Imbituba (SC). Foto: Aleko Stergiou.
pela primeira fase. Em duelo vencido pelo francês Jeremy Flores, o paranaense somou 7.67 e 7.17 para ficar com a segunda posição, seguido pelo português Tiago Pires, que nada encontrou na bateria.

Autor de 8.83 e 7.20 de Jeremy avançou direto à terceira fase. "Caí com um moleque da nova geração que está quebrando, o Mineirinho francês. Ele representa para a França o que o Mineirinho representa para o Brasil. Está surfando muito bem e pegou duas ondas boas ali", diz Peterson.

"Só que achei que as notas dele não valiam tanto, pois vi as ondas. E minha primeira onda valia um 8.50 ou 9.00, tinha mais pressão e forcei mais as manobras. Conversei com os juízes e eles acharam que a onda do Jeremy foi mais técnica, mas beleza, vamos lá", conclui o paranaense.

A primeira vitória brazuca veio com o campeão catarinense Marco Polo. Com um backside afiado, Polo somou 7.50 e 5.77 para bater o sul-africano Royden Bryson e o aussie Kieren Perrow.

Três baterias depois, foi a vez de Márcio Farney atacar uma direita com bastante pressão e ser premiado em 8.00 pontos, o que dificultou as situações do também cearense Heitor Alves e o australiano Luke Stedman.

Os brazucas só voltaram a vencer na 11a bateria, com Leonardo Neves desferindo fortes batidas e rasgadas de backside na vitória sobre o aussie Tom Whitaker e o conterrâneo Pedro Henrique.

Convidado pela Hang Loose, Bernardo Pigmeu também estreou com vitória. Com o total de 10.73 pontos, Pig deixou para trás o aussie Dayyan Neve e o paranaense Jihad Khodr.

Nas últimas baterias do dia, o Brasil teve três baixas, com Willian Cardoso, Simão Romão e Bruno Santos seus respectivos confrontos.

A direção do Hang Loose Santa Catarina Pro realiza uma chamada às 8 horas desta quarta-feira para avaliação das condições do mar na praia da Vila.

Diretoria age com rapidez e apaga pichação no Palmeiras

O CT do Palmeiras foi alvo de um protesto da torcida após a derrota para o Fluminense e a saída do G-4 do Campeonato Brasileiro. A Academia de Futebol amanheceu nesta terça-feira com uma frase pichada em um dos portões da Avenida Marquês de São Vicente com a seguinte solicitação: "Raça Verdão". Imediatamente, a direção alviverde entrou em ação e, por volta de 13h30 (de Brasília), a manifestação já estava apagada.

A diretoria do Palmeiras procurou minimizar o caso, mas considerou exagerado o pedido de raça aos atletas, responsáveis pelo título paulista no primeiro semestre. O time de Palestra Itália teve uma queda nas últimas quatro partidas, com dois empates e duas derrotas.

"Ninguém ficou satisfeito com o resultado. Entendemos que a torcida tem o seu direito de manifestação, mas não acho que houve problema de raça e sim uma má jornada. Agora é virar a página. Estamos empenhados e comprometidos na competição", disse o diretor de futebol Genaro Marino.

Nesta terça-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o gerente de futebol Toninho Cecílio terão a missão de apagar o incêndio na Academia. Desde a derrota no Rio de Janeiro, dois importantes jogadores entraram em colisão através da mídia.

Logo na saída do gramado, o goleiro Marcos, visivelmente abalado com a má atuação palmeirense, apontou as falhas da equipe no Maracanã. A resposta veio através do meia Diego Souza, que pediu ao companheiro mais cuidado nas declarações.

"Acho que ambos têm razão", opinou Genaro Marino, claramente evitando prolongar a polêmica. "É melhor você falar o que pensa, tendo coerência, do que não falar nada. É uma demonstração de sentimento. O Marcos não fala para denegrir. Já o Diego Souza entendeu que era algo a ser discutido no grupo", emendou o cartola.

Tursunov abandona e Djokovic avança às oitavas

O sérvio Novak Djokovic teve a vida facilitada em sua estréia no Masters Series de Paris. Nesta terça-feira, o número três do ranking mundial venceu o russo Dmitry Tursunov, que abandonou a partida no oitavo game do segundo set, quando perdia a parcial por 4 a 3, e avançou às oitavas-de-final da competição.

Empolgado com a boa estréia diante do francês Adrian Mannarino, por 6/3 e 6/2, o russo Dmitry Tursunov, atual número 26 do mundo, entrou em quadra motivado para o duelo contra Novak Djokovic, mas logo no início o sérvio impôs o seu ritmo de jogo, quebrou o serviço do adversário e venceu o primeiro set por 6/2.


Na volta para o segundo set, o russo pediu atendimento médico e dava a impressão de que iria abandonar a partida, porém resolveu continuar e para surpresa de todos na quadra central, quebrou o saque de Djokovic e abriu 2 a 1.

Mas a alegria do russo não durou muito, no game seguinte, Tursunov teve seu serviço quebrado e Djokovic se manteve vivo no set. Quando o sérvio marcou 4 a 3 na parcial, o russo não aguentou as dores no ombro e desistiu da partida.

Na próxima rodada, Djokovic espera pelo vencedor do duelo entre o cabeça-de-chave 13, o francês Jo-Wilfried Tsonga, e o checo, Radek Stephanek, que nesta terça, venceu o francês Marc Gicquel por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

Roddick vence na estréia
O norte-americano Andy Roddick usou da sua principal qualidade para avançar às oitavas-de-final no Masters Series de Paris. Nesta terça-feira, o atual número seis do mundo fez 13 aces, pontos direto de saque, para vencer o espanhol Feliciano Lopez por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, em uma hora e cinco mimutos de partida.

Na próxima rodada o norte-americano enfrenta o vencedor da partida entre o russo Igor Andreev e a sensação francesa Gilles Simon, que vem embalado pelo vice-campeonato conquistado no Masters Series de Madri.

Na atual temporada, os melhores resultados de Roddick em torneio da série Masters foram as semifinais em Miami e Roma. Caso o norte-americano e Djokovic saiam vitoriosos de suas partidas, eles se enfrentariam nas quartas-de-finais em Paris.

Maradona é o novo técnico da seleção argentina

O nome de Diego Maradona foi confirmado nesta terça-feira como novo técnico da seleção argentina pelo presidente da federação local, Julio Grondona. Maradona substituirá Alfio Basile, que pediu demissão ápós a derrota para o Chile por 1 a 0, no último dia 15, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

O anúncio foi feito após uma reunião entre Grondona, Carlos Bilardo, técnico campeão com a Argentina em 86, e o próprio ídolo local.

"Eu vou trabalhar com Diego, que é o novo técnico da seleção", disse Bilardo aos jornalistas que aguardavam o término de sua reunião com Grondona. Na reunião, ficou acertado que Bilardo será o diretor-geral da seleção, enquanto a preparação física ficará com Fernando Signorini - que já trabalhou como personal trainer de Maradona.

"Eu que formarei a equipe", disse Maradona, afirmando que ele mesmo convocará os atletas para a seleção.

A imprensa local já nomeia o plano de Grondona em contar com Maradona e Bilardo para estar à frente da Argentina. Segundo o Clarín, se trata do "Projeto 86", referindo-se a dois dos maiores nomes da conquista do Mundial deste ano.

Como jogador, o astro argentino conquistou 12 títulos e disputou quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994) em seus 21 anos como profissional, em carreira iniciada em 1976 no Argentinos Juniors, uma semana antes de completar 16 anos de idade.