TVGolo.com - Novos Golos

16 de jun. de 2008

Jankovic supera Sharapova e ranking feminino é todo sérvio

Uma semana depois de ver Ana Ivanovic chegar ao topo do ranking, a festa da Sérvia ficou completa com a subida de Jelena Jankovic ao segundo lugar da lista. Mesmo sem jogar, ela superou Maria Sharapova por somente nove pontos (3.715 contra 3.706) e alcançou a melhor marca da carreira.

Mas a alegria de Jankovic não durará muito tempo. Isso porque ela defende pontos nesta semana pelo vice em 's-Hertogenbosch de 2007 e será novamente ultrpassada pela russa. Ainda assim, deve complicar a escolha das cabeças-de-chave em Wimbledon, já que a organização utiliza sistema diferente para determinar os favoritos.

Enquanto as duas batalham pelo segundo lugar, Ivanovic segue tranqüila na ponta. Descansando e se recuperando da campanha em Roland Garros e das festas após confirmar o número 1, ela aparece com 4.222 pontos e só tem de se preocupar mesmo no Grand Slam, onde precisa repetir a semifinal de 2007.

Mais abaixo, Svetlana Kuznetsova é outra que entra na briga com Sharapova e Jankovic ao somar 3.565 pontos, na quarta colocação. A lista se manteve a mesma até o nono lugar, com apenas a subida de Daniela Hantuchova ao décimo lugar, no lugar de Marion Bartoli. A francesa, aliás, vem em péssima fase e deve despencar se não se recuperar até Wimbledon, onde foi vice no ano passado.

Os outros destaques vieram com as campeãs da semana anterior. Vencedora em Barcelona, Maria Kirilenko passou ao 19º lugar, melhor marca da carreira. Já Kateryna Bondarenko subiu nada menos que 24 posições, diretamente ao 45º, com a taça na grama de Birmingham.

Eliminatórias 2010

Com um a mais, Brasil perde jogo e invencibilidade no Paraguai

O Brasil sofreu sua segunda derrota por 2 a 0 em menos de dez dias. Depois de caírem diante da Venezuela, pela primeira vez na história, em amistoso disputado nos Estados Unidos, os comandados de Dunga sucumbiram contra o Paraguai, neste domingo, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com um colega a mais em campo durante todo o segundo tempo. O revés, aliás, foi o primeiro da equipe verde e amarela nas Eliminatórias à Copa de 2010.

Com o tropeço, o Brasil se manteve com oito pontos e na zona de classificação ao Mundial, em quarto, até por conta do empate por 1 a 1 entre Venezuela e Uruguai, que estão logo atrás. Já o Paraguai, líder isolado das Eliminatórias, passou a somar 13 pontos na tabela de classificação.

O resultado também manteve um jejum de 23 anos do Brasil. A última vitória da Seleção em solo paraguaio ocorreu em 1985, quando Zico e Casagrande marcaram no triunfo por 2 a 0.

Chile vence Bolívia com direito a gol de bicicleta

Com dois gols marcados por Medel, um deles de bicicleta, o Chile derrotou a Bolívia por 2 a 0, neste domingo, em La Paz, e ganhou fôlego na briga por um lugar na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A equipe, aliás, está uma posição abaixo de quem, ao final das Eliminatórias Sul-Americanas, disputará uma vaga com o quarto colocado das Américas Central e do Norte.

O triunfo deixou o time dirigido pelo argentino Marcelo Bielsa com sete pontos, tirando a sexta posição do Uruguai e perdendo o quinto lugar para a Venezuela no saldo de gols. Já a Bolívia é a lanterna, com um ponto conquistado até então.
Empurrada por sua torcida, a Bolívia se lançou ao ataque no primeiro tempo e viu o Chile arriscar nos contra-ataques. A estratégia dos donos da casa, porém, não deu certo na etapa inicial, diferente da adotada pelos visitantes.

Aos 28min, Morales cobrou falta e a bola acertou o travessão da meta defendida por Galarza. No rebote, Beausejour ajeitou de cabeça e Medel acertou uma bicicleta, no canto esquerdo: 1 a 0.

Com o golaço marcado, o Chile se defendeu até o final dos avanços bolivianos, puxados principalmente por dois atacantes que jogaram recentemente em times do Brasil: o ex-corintiano Arce e o ex-cruzeirense Marcelo Moreno.

A Bolívia, aliás, criou boas chances para empatar o jogo, principalmente no segundo tempo, quando sufocou os chilenos no campo de ataque. Os donos da casa, porém, não acertaram o pé e tiveram de amargar a derrota em seus domínios.

Ainda deu tempo para o Chile marcar seu segundo gol no duelo. Aos 31min, Villanueva cobrou escanteio pelo lado direito do ataque, Medel ajeitou a bola no peito e chutou forte, sem dar chances de defesa para Galarza.

No fim, Argentina se salva e empata com Equador

Com um gol no fim, a Argentina conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 com o Equador neste domingo, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010.

A equipe, que enfrentará o Brasil na próxima quarta-feira, perdia até os 48min do segundo tempo, quando o atacante Palacio, do Boca Juniors, conseguiu igualar o placar.

A Argentina começou com mais volume de jogo e criou sua primeira oportunidade aos 9min. O meia Riquelme bateu da direta com efeito e obrigou o goleiro Cevallos a fazer a defesa.

Sem muita criatividade, a equipe argentina esbarrou na marcação equatoriana e chegava muito pouco ao gol do adversário. A torcida presente ao Monumental de Núñez começou a ficar impaciente com o placar inalterado, o que acabou piorando no segundo tempo.

Em uma de suas raras descidas para o ataque, aos 24min do segundo tempo, o Equador chegou ao seu gol em uma bela troca de passes. Carlos Tenório recebeu quase na marca do pênalti e ajeitou de calcanhar para Urrutia, da entrada da área, chutar forte. A bola bateu no travessão e entrou no gol de Abbondanzieri, que nada pôde fazer.

Com a desvantagem no placar, a Argentina tentou uma reação na base da pressão. Aos 29min, Agüero cabeceou e Cevallos fez boa defesa. Quatro minutos depois, o mesmo Agüero recebeu dentro da área de Verón e tentou a finalização, mas o camisa 1 equatoriano fez a defesa em dois tempos.

A pressão argentina continuou até os minutos finais do duelo e surtiu efeito apenas no último lance do confronto. Aos 48min, Abbondanzieri mandou a bola para a frente, a defesa do Equador falhou e Palacio, dentro da área, chutou para decretar o empate. O goleiro Ceballos ainda chegou a tocar na bola, que acabou mesmo no fundo do gol.

Apesar do tropeço em casa, a Argentina volta a se isolar na segunda posição das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, com 10 pontos ganhos. O Equador, por sua vez, vai a quatro pontos e está em sétimo.

Na próxima rodada das Eliminatórias, a Argentina irá enfrentar o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte. A Seleção Brasileira tentará a recuperação justamente contra o maior rival do continente, uma vez que perdeu por 2 a 0 para o Paraguai, neste domingo, em Assunção.

O Equador, por sua vez, entra em campo um dia antes. A equipe receberá a Colômbia, na próxima terça-feira.

Venezuela comemora e Uruguai lamenta empate
A seleção da Venezuela comemorou como um passo importante o empate por 1 a 1 diante do Uruguai, no sábado, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Enquanto os venezuelanos celebram o resultado, os uruguaios lamentam o ponto perdido jogando em casa.
A seleção venezuelana conquistou um ponto em Montevidéu, onde há quatro anos foi derrotada pelos uruguaios por 3 x 0, pelas Eliminatórias da Copa de 2006.

"Hoje, mostramos a consolidação do futebol venezuelano. Há quatro anos, éramos a surpresa, agora já não somos a surpresa", disse César Farías, técnico da Venezuela.

Com o resultado, a Venezuela ocupa o quinto lugar na tabela de classificação do torneio, com sete pontos. O Uruguai, no entanto, a segue com cinco pontos.

"Continuamos com o sonho vivo de ir ao Mundial, falta muito ainda, mas o objetivo é esse e a Venezuela é uma equipe que está jogando com o coração em suas mãos. Queremos manter isso até o final", acrescentou Farías.

Na próxima rodada das Eliminatórias, a Venezuela receberá o Chile, na quinta-feira. "A Venezuela já está criando seu nome, estamos nos fazendo respeitar em todos os campos. Vamos tranqüilos e muito felizes pensar no Chile agora", comentou o goleiro Renny Veja.

Mas o empate ¿ com gols do uruguaio Diego Lugano e do venezuelano Ronald Vargas ¿ deixou um sabor amargo para o time da casa. "Fizemos de tudo que podíamos, jogamos e pressionamos, mas saímos com um sabor de derrota", afirmou o defensor uruguaio Diego Godín.

Na próxima terça-feira, o Uruguai enfrentará o Peru, também em Montevidéu, e a equipe tentará levantar a cabeça depois do empate com os venezuelanos.

Peru 1 x 1 Colômbia

clique para ampliar
Próxima rodada - 7ª
> Sáb, 06/09/2008
16:00
Equador x Bolívia
Argentina x Paraguai
Colômbia x Uruguai
Peru x Venezuela
Chile x Brasil

Eurocopa 2008 > 3ª rodada

Alemanha vence e encara Portugal nas quartas

A Alemanha garantiu nesta segunda-feira a sua classificação para as quartas-de-final da Eurocopa. A equipe do técnico Joachim Low derrotou a Áustria por 1 a 0, em Viena, e agora irá enfrentar Portugal na próxima etapa da competição continental.

A Alemanha dependia apenas de um empate para se classificar para as quartas-de-final da Euro e conservou a igualdade no placar na etapa inicial. Sem muita criatividade, os alemães pouco levaram perigo ao gol de Macho. A Áustria, por sua vez, conseguiu ser ainda menos efetiva no ataque, ainda mais para quem jogava em casa e que dependia de uma vitória para lutar pela permanência.

No segundo tempo, a Alemanha finalmente chegou ao seu gol, mas em uma jogada de bola parada. Aos 4min, o meia Ballack bateu forte, de longe, e acertou o ângulo do gol austríaco para fazer 1 a 0.

Com a vitória desta segunda-feira, a Alemanha chegou aos seis pontos ganhos e se garantiu no segundo lugar do Grupo B da Eurocopa. Desta maneira, a equipe alemã irá enfrentar ninguém menos que Portugal nas quartas-de-final do torneio continental.

Portugueses e alemães entram em campo na luta por uma vaga na semifinal na próxima quinta-feira, na cidade suíça da Basiléia. O confronto será uma reedição da decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2006 - na ocasião, a Alemanha, que atuava em casa, venceu a equipe de Luiz Felipe Scolari por 3 a 1.
A Áustria, por sua vez, fica com apenas um ponto ganho nesta Eurocopa. O país, que é uma das sedes da competição continental, se despede na terceira posição do Grupo B, ao lado da também eliminada Polônia.

Já classificada, Croácia vence e encerra 1ª fase com 100%

Classificada às quartas-de-final por antecipação no Grupo B da Eurocopa, a Croácia venceu mais uma na competição. Dessa vez, a vítima foi a Polônia, que foi derrotada por 1 a 0 e acabou eliminada. Com a vitória, os croatas encerram a primeira fase com 100% de aproveitamento.

A vitória deixou os croatas com nove pontos no grupo. Garantidos em primeiro lugar, a seleção pegará a Turquia na próxima fase. A equipe turca se classificou no segundo lugar do Grupo A, que teve Portugal como líder.
O único gol da partida goi marcado pelo atacante Klasnic, aos 8min da etapa final. Foi o primeiro gol do jogador na competição.

Pranjic dominou na lateral de área e rolou para trás. Klasnic bateu de primeira e acertou o canto do goleiro Boruc, garantindo mais três pontos para a Croácia na Euro 2008.

A Croácia segue como a sensação da Eurocopa. Além de estar com 100% de aproveitamento, os croatas eliminaram a tradicional seleção inglesa nas Eliminatórias da competição européia.

Classificação
Resultados > Grupo A - 15/06/08
Suíça 2 x 0 Portugal
Turquia 3 x 2 República Checa
Confrontos Definidos até agora
19/6/08 15h45 - Portugal x Alemanha
20/6/08 15h45 - Croácia x Turquia