TVGolo.com - Novos Golos

3 de ago. de 2008

Brasileirão - 17ª rodada

Grêmio bate Vitória em casa e mantém liderança

O Grêmio recebeu o Vitória no Estádio Olímpico na tarde deste domingo e conseguiu o triunfo sobre o adversário baiano ao vencer por 2 a 0, para manter a liderança isolada no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe comandada por Celso Roth chega a 35 pontos, contra 33 do Cruzeiro, que venceu o Flamengo também neste domingo em pleno Maracanã. Já o time baiano mantém os 29 pontos no campeonato e deixa a zona de classificação para a Copa Libertadores.

A 17ª rodada contou com movimentações na parte de cima da classificação. Além de Grêmio x Vitória e Flamengo x Cruzeiro, o Palmeiras venceu o Ipatinga em Minas Gerais e o São Paulo derrotou o Vasco no Morumbi. Com isso, as duas equipes paulistas entraram na zona de classificação para a competição continental.

Cruzeiro bate Fla de virada e segue na cola do líder

O Cruzeiro visitou o Flamengo, neste domingo, no Estádio do Maracanã, e impôs mais um resultado ruim ao time rubro-negro. Após ver Vandinho abrir o placar para os anfitriões, a equipe celeste conseguiu o triunfo por 2 a 1, gols marcados por Guilherme e Rômulo.

O resultado no Rio de Janeiro deixou os comandados de Adílson Batista com 33 pontos e os manteve na cola do líder Grêmio, que soma 35. Em queda livre desde que o técnico Caio Júnior ganhou novo contrato, o Fla chegou à sexta partida seguida sem vitória, estacionou nos 28 e caiu para sexto lugar.

Além da partida, o time da Gávea perdeu Diego Tardelli, com uma fratura no braço. O atacante levou a pior na queda, após disputa de bola pelo alto, e deixou os donos da casa com um a menos nos 20 minutos finais, uma vez que as três alterações já haviam sido utilizadas pelo treinador.

Valdívia marca 2 e Palmeiras vence Ipatinga em MG

Principal protagonista do Palmeiras na semana que passou, Valdívia mostrou que continua com os holofotes apontados para si dentro da equipe alviverde. Foi do meia chileno os dois gols da vitória por 2 a 1 dos paulistas sobre o lanterna Ipatinga na tarde deste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Ipatingão.

Na última semana, Valdívia saiu de campo irritado e foi direto para os vestiários durante a vitória sobre o Flamengo na última quinta, recebeu críticas públicas do técnico Vanderlei Luxemburgo e informou que se sentia frustrado por não acertar transferência para o futebol europeu, além de dizer que passa por problemas pessoais que estariam influenciando seu rendimento.

A sucessão de polêmicas alçou o nome do chileno às manchetes e sua saída do Palestra Itália começava a ser cogitada pela própria diretoria, que deu respaldo a Luxemburgo e também criticou o seu camisa 10 pela postura no episódio.

Neste domingo, entretanto, até Luxemburgo teve de cumprimentar o meia. Em dia de gala, Valdívia foi a única fonte de inspiração em um jogo sem muita critividade e chances de gol. E para superar os problemas, nada melhor que quebrar um jejum de quase dois meses e reencontrar o caminho dos gols em dose dupla.

A última vez que o chileno marcara um gol foi em 12 de junho, na goleada sobre o Cruzeiro por 5 a 2, no Palestra Itália. E o tabu do camisa 10 não foi o único a cair. A equipe reencontra as vitórias atuando fora de casa. A última vez fora nos 2 a 0 sobre o Vasco, no dia 22 de junho, em São Januário. Ao todo, além dos êxitos, o Palmeiras registra três empates e quatro derrotas nas nove partidas como visitante.

A vitória sobre o Ipatinga coloca o Palmeiras pela quarta vez no campeonato na zona de classificação à Copa Libertadores da América. A equipe, graças à derrota do Flamengo em casa para o Cruzeiro, chega aos 31 pontos e se isola na terceira colocação, quatro pontos atrás do líder Grêmio.

Pior para o Ipatinga, que desperdiça uma chance de deixar a lanterna sozinha com o Fluminense. Os mineiros têm os mesmos 13 pontos que os cariocas, mas ficam em desvantagem pelos critérios de desempate.

André Lima e Ceni marcam em goleada do São Paulo

Na sua partida de estréia pelo São Paulo, André Lima marcou dois gols e contribuiu para a vitória do São Paulo por 4 a 0 sobre o Vasco, neste domingo, no Estádio do Morumbi. Rogério Ceni fechou o placar ao marcar um gol de falta e outro de pênalti. Com o resultado, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe tricolor chegou aos 30 pontos e integra o G-4 pela primeira vez na competição. Já os cariocas, permanecem com 19 pontos.

O São Paulo começou a partida segurando a bola em seu sistema ofensivo, mesmo sem chegar com perigo à meta de Tiago. Já o Vasco se fechou atrás e mostrou que só avançaria em contra-ataques. Aos poucos, os jogadores da equipe da casa se adaptaram ao esquema tático implantado pelo técnico Muricy Ramalho, com André Lima e Dagoberto recebendo passes de Jorge Wagner e Éder Luis.

Outros Resultados
> Sábado, 02/08/08
Goiás 4 x 0 Portuguesa
Náutico 1 x 2 Figueirense
Fluminense 1 x 2 Internacional

> Domingo, 03/08/08
Atlético-PR 0 x 3 Botafogo
Santos 1 x 3 Coritiba
Atlético-MG 2 x 1 Sport