TVGolo.com - Novos Golos

3 de set. de 2008

Cielo: ‘Em vários pontos estava errado’

Um dia após fazer duras críticas à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, o nadador César Cielo afirmou ter se acertado com o dirigente Coaracy Nunes. Após uma conversa realizada antes do início das disputas do Trofeú José Finkel, na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, o campeão olímpico admitiu, inclusive, que estava errado em alguns pontos ao reclamar da falta de apoio da CBDA.

- Vi que em vários pontos eu estava errado. Ele me explicou várias coisas que eu não sabia. Parece que foi depositado dinheiro na minha conta aqui no Brasil e eu nem sabia porque não tenho muito controle de lá (EUA) - disse o nadador, que também destacou que a CBDA se comprometeu a pagar os R$ 4 mil que sua família gastou na última temporada.

Cielo, que já saiu da sala de reunião com o boné da CBDA na cabeça, quer esquecer o conflito com a entidade.

- Sem dúvida acho que a gente deixou o que aconteceu ontem para ontem. Hoje é um novo dia. Ontem foi um dia meio conturbado, mas hoje passamos uma borracha - garantiu o nadador que fez questão de posar para fotos ao lado de Coaracy Nunes.

O presidente da CBDA não quis entrar em detalhes sobre o que foi conversado na reunião que também contou com a presença do diretor técnico da seleção Ricardo de Moura. No entanto, garantiu que foi tudo acertado.

- Foi tudo esclarecido. Ele é um atleta que está em uma corrida, com os holofotes muito em cima dele - explicou.

Thiago Pereira vence 200m peito e bate recorde do Troféu José Finkel

Na classificação, ele se poupou. Ainda cansado há duas semanas das Olimpíadas, Thiago Pereira preferiu forçar o ritmo apenas na final dos 200m peito do Troféu José Finkel. E foi isso que ele fez. Com o tempo de 2m13s37, o nadador do Minas Tênis Clube bateu o recorde da competição e conquistou a medalha de ouro.


- Eu sabia que seria difícil porque existe uma certa pressão e eu não estou 100% na minha forma física. Mas o importante é que apenas duas semanas após as Olimpíadas eu já estou aqui e consegui ajudar o meu clube a pontuar na competição – disse Thiago, que ficou em quarto lugar na final dos 200m medley em Pequim.

A medalha de prata ficou com Tales Cerdeira, que terminou a prova em 2min14s68. Já o bronze foi para Henrique Barbosa, com o tempo de 2m15s87.

No feminino dos 200m peito, Thamy Ventorin, do Álvares Cabral, conquistou o ouro, com o tempo de 2m38s29, sem tomar conhecimento da nadadora olímpica e recordista brasileira, Tatiane Sakemi.

- Foi muito bom para mim nadar ao lado de uma atleta que disputou as Olimpíadas. Estou focada em melhorar o meu tempo para tentar chegar ao índice para o Mundial de Roma, que ainda está um pouco longe (2m27s62). Mas agora vi que dá para chegar – disse Thamy.

A prata ficou com Carolina Mussi (2m39s30) e o bronze foi para a nadadora olímpica, que ficou em 10° lugar com a equipe brasileira no revezamento 4x100m medley, Tatiane Sakemi (2m39s80).

Lucas: "suspensão me pegou de surpresa"

O volante Lucas recebeu uma má notícia nesta quarta-feira ao ser notificado que sua expulsão contra a Argentina, pela Olimpíada de Pequim, lhe rendeu mais uma partida de suspensão, o deixando fora do jogo contra Chile, em Santiago, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2010.

"Estou bastante frustrado, fui pego de surpresa. Não foi uma falta tão violenta assim para receber sequer o cartão vermelho direto, quanto mais dois jogos de suspensão", lamentou.
Mesmo fora contra os chilenos, Lucas não teme perder a vaga entre o selecionado de Dunga. "Tenho que ter a cabeça no lugar, sei que estou sendo convocado sempre e que essa suspensão não vai me atrapalhar".


Questionado sobre se esse jogo contra o Chile seria sua grande chance como titular, o volante minimizou sua ausência.

"Acho que todos que estão aqui tem essa intenção (de ser titular), então agora é ficar na torcida para que conquistamos uma vitória contra o Chile e depois pensar no jogo contra a Bolívia".

O Brasil aparece na quinta colocação das Eliminatórias com nove pontos, um a menos que o Chile, adversário do próximo domingo, em Santiago, às 21h (horário de Brasília). O quinto lugar enfrenta um representante da Concacaf (Américas do Norte e Central) por uma vaga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Ladrão apanha ao tentar assaltar casa de lutadora

Um ladrão que tentou roubar uma casa na cidade colombiana de Manizales (oeste do país) que pertencia a vários lutadores de artes marciais foi surpreendido pelos moradores e entregue à polícia, informaram nesta quarta-feira as vítimas da tentativa de assalto.

Christina Garces, que ficou em segundo lugar no primeiro Campeonato Pan-Americano juvenil de wu shu, disputado em Campinas entre 16 e 20 de julho deste ano, disse aos jornalistas que o fato ocorreu na terça-feira em sua casa, em um bairro da capital do departamento de Caldas (oeste), onde ela mora com os pais.

No dia, também estavam no local o treinador da atleta, Jairo López, e outros especialistas em wu shu.

O ladrão já tinha colocado em um saco um laptop, duas câmeras digitais e outros artigos de valor, os quais abandonou antes de tentar fugir, mas foi alcançado e apanhou dos moradores até a chegada da polícia.

"Acho que o ladrão não tem mais vontade de voltar a roubar, estava muito assustado", disse Christina. "As artes marciais me ensinaram a me defender", afirmou, por sua vez, López.

O criminoso, cuja identidade não foi anunciada, foi apresentado à imprensa pela polícia de Caldas.

Bem feito pra esse ladrão. Seriam bom se existissem mais milhares e milhares de casas com lutadores em todo mundo.

Cristiane pode seguir Barcellos e jogar nos EUA

Após comandar a Seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Pequim, o técnico Jorge Barcellos acertou com o Saint Louis United, um dos times da recém-criada liga profissional norte-americana. A atacante Cristiane pode seguir o mesmo caminho do treinador e jogar nos Estados Unidos.

"Eu e meu agente estamos analisando, mas ainda não há nada definido", diz a jogadora, premiada na sede da Federação Paulista de Futebol, nesta quarta-feira. Além de três propostas de equipes norte-americanas, ela ainda teria uma oferta para atuar na Suécia. Seu atual contrato com o Corinthians vence no final desta temporada.

"Temos de ver ainda, porque ainda não sei nem o calendário que vão ter na Liga", ponderou a jogadora. Segundo ela, o interesse foi manifestado pelos times de Boston, Nova York e Los Angeles. Cristiane deve definir seu futuro apenas no final do contrato com o Corinthians, em novembro.

Eleita a terceira melhor jogadora do mundo em 2007 - atrás apenas da compatriota Marta e da alemã Birgit Prinz -, Cristiane defendeu o Linköpings, da Suécia, na temporada passada. Para este ano, a equipe sueca já conta com a volante Daniela.

Pelé critica Robinho e diz que Chelsea teve sorte em perdê-lo

A atitude de Robinho em forçar a sua saída do Real Madrid ao dizer que estava com a cabeça no Chelsea e, logo depois, acertar a sua transferência para o Manchester City, deixou o ex-jogador Pelé indignado.

Para ele, o time do técnico Luiz Felipe Scolari escapou de uma fria ao perder o jogador para o rival no último dia do prazo para realizar transferências.

"O Chelsea teve sorte. Esse garoto precisa de alguns bons conselhos. Na minha opinião, ele tem sido muito mal assessorado", criticou o ex-jogador, em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph.

Na matéria publicada nesta quarta-feira, o diário escreve que até a mãe do jogador, Marina, não entendeu porque o filho foi negociado ao Manchester City em vez de se transferir para o Chelsea de Felipão.

Por fim, o Daily Telegraph ainda traz uma declaração de Marcelo Teixeira, presidente do Santos, condenando a atitude do atleta. "Este é um dos episódios mais vergonhosos do futebol brasileiro. Ele é um jogador que é um ídolo para as crianças, um exemplo. Mas ele não agiu como tal", disparou.

Antes de deixar o clube da baixada santista, onde foi revelado, Robinho chegou a fazer greve e repetiu a atitude que adotou para sair do time madrileno, dizendo, na época, que estava com a cabeça no Real Madrid e não tinha condições de seguir no Santos.

Hamilton descarta favoritismo da Ferrari em Spa

Apesar de viver um bom momento na temporada 2008, tendo dominado os Grandes Prêmios da Hungria e da Europa, a Ferrari não é considerada favorita à vitória no GP da Bélgica. Quem garante é o piloto inglês Lewis Hamilton, que atrela o bom rendimento da escuderia italiana nas duas últimas etapas da Fórmula 1 ao tipo de pneu escolhido pela Bridgestone.

Depois de não dar chances aos adversários em Valência, onde Felipe Massa venceu de ponta a ponta, e em Hungaroring, onde o brasileiro só não triunfou devido à quebra de seu motor, a Ferrari aparece como candidata a novamente bater a McLaren em Spa-Francorchamps, circuito no qual os italianos conseguiram uma dobradinha no ano passado.

Entretanto, Hamilton tem o motivo para a evolução repentina da equipe italiana, dizendo que os pneus mais moles utilizados nas duas últimas corridas favoreceram o F2008. "Acho que a Ferrari esteve muito bem nas corridas em que utilizamos os compostos mais suaves", explicou em entrevista à publicação suíça Motorsport Aktuell, lembrando que para a Bélgica, a Brigestone levará pneus duros, que beneficiariam seu carro, o MP4-23.

O inglês ainda focou seus comentários no campeonato mundial, em que lidera com seis pontos de vantagem sobre Massa, destacando que, apesar da boa forma do brasileiro, acredita no potencial da McLaren. "Massa teve uma performance impressionante nas duas últimas provas, mas acredito que atualmente o nosso carro é o mais competitivo", afirmou.

Rivaldo é recebido com festa no Uzbequistão

Recém-contratado pelo Bunyodkor, do Uzbequistão, o brasileiro Rivaldo foi recebido com festa pelos torcedores do seu novo clube ao ser apresentado no estádio MHSK.


O meia-atacante, pentacampeão com a Seleção Brasileira, passou quatro temporadas no futebol grego defendendo o Olympiacos e AEK. Seu contrato com o clube no Uzbequistão prevê um ano na equipe.

Além de Rivaldo, o Bunyodkor também conta com o brasileiro Luisão, ex-zagueiro do Vasco. O clube uzbeque ofereceu no mês passado US$ 30 milhões (cerca de R$ 48 milhões) ao Barcelona pelo camaronês Samuel Eto'o.

Rivaldo já conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e já levou a Bola de Ouro em 1999.

Safina atropela italiana e garante vaga na semi

A russa Dinara Safina, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, bateu a italiana Flavia Pennetta nesta quarta-feira pelas quartas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. A tenista superou a adversária por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e garantiu vaga na semifinal para enfrentar uma das irmãs Williams, que duelam na outra chave.

Safina ficou 1h11 na quadra central Arthur Ashe para confirmar a classificação para a penúltima etapa do Grand Slam de encerramento da temporada. Ao longo deste tempo, contudo, a russa acabou oscilando bastante na partida: ao mesmo tempo em que encaixou 25 bolas vencedoras (contra 13 de Pennetta), cometeu 19 erros não-forçados e outras cinco duplas-faltas (contra oito e um da adversária, respectivamente).


Ainda assim, a irmã mais nova de Marat Safin manteve a superioridade sobre a tenista italiana. A russa, que conseguiu nesta quarta a sua vitória de número cinco sobre Pennetta, jamais perdeu para a italiana no circuito profissional. Este ano, inclusive, foram realizadas duas partidas antes do US Open, e triunfos nas oitavas-de-final do Torneio de Gold Coast e na decisão de Los Angeles.

Esta será primeira vez que Safina disputa a semifinal do Aberto dos Estados Unidos na carreira. Seu melhor desempenho até então fora o de 2006, quando parou nas quartas-de-final diante da francesa Amélie Mauresmo, então cabeça-de-chave número um.

Agora, a russa pegará uma das irmãs Williams na semifinal. Ainda nesta quarta-feira, Venus e Serena se encontrarão também na quadra Arthur Ashe para definir qual será a representante da família na próxima etapa do Aberto dos EUA.

Barcellos admite que falta de estrutura motivou saída

A Olimpíada de Pequim foi a última participação de Jorge Barcellos no comando da Seleção. O treinador acertou com o Saint Louis United, um dos times da recém-criada liga profissional norte-americana. Logo depois de ganhar uma medalha concedida pela Federação Paulista de Futebol, nesta quarta-feira, ele admitiu que a falta de estrutura do futebol feminino no País foi um dos motivos que o levaram a sair.

"Se tivéssemos campeonatos fortes nos estados, com certeza eu ficaria", afirmou o treinador depois de garantir que seu relacionamento com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi "ótimo" desde que assumiu a equipe, em 2006. A Seleção deve ficar inativa durante cerca de um ano, já que o próximo campeonato no calendário é o Sul-Americano, ainda sem data e local confirmados.


"E daí? O que vai acontecer? Você não tem perspectiva. Não posso ficar esperando", declarou Jorge Barcellos. Depois de penar dentro do futebol feminino durante os últimos anos, o técnico se prepara para trabalhar nos Estados Unidos, um dos países onde a modalidade é mais desenvolvida. "É uma decisão profissional de disputar a liga", explicou o treinador, ainda com o escudo da CBF no terno.

Barcellos comandou o time no vice-campeonato do Mundial disputado na China, em 2007, e ganhou a prata na Olimpíada de Pequim. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, conquistou o ouro. De saída, ele aposta na evolução do esporte no Brasil. "Com certeza, a tendência hoje é de crescer, mas a disparidade em relação ao futebol masculino ainda é muito grande", ponderou.

Em um de seus últimos atos como treinador da Seleção, Barcellos manifestou o desejo de retornar no futuro. Em seu contrato com o Saint Louis United, o treinador incluiu uma cláusula que proporciona sua liberação após os dois primeiros anos de compromisso. "Ficou faltando alguma coisa, mas posso voltar para tentar resgatar isso", declarou o técnico após falar sobre o ouro que não veio em Pequim.

Robinho chega de helicóptero à Granja Comary

Após a conturbada transferência para o futebol inglês, o atacante Robinho chegou de helicóptero, por volta das 14h desta quarta-feira, na Granja Comary, local onde a Seleção Brasileira treina para as partidas contra Chile e Bolívia pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

O helicóptero que levou o atacante de Santos, onde visitava seu filho, para Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, pousou no Clube Comary, localizado ao lado da propriedade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Em seguida, Robinho entrou em um carro e subiu até o alojamento sem falar com a imprensa. Durante este trajeto houve muito tumulto por parte dos jornalistas que cercaram o veículo tentando uma palavra do jogador e devido a essa confusão, um repórter alegou ter sido atingido pelo automóvel.

Robinho irá participar normalmente do treinamento da Seleção Brasileira que o técnico Dunga dará para os jogadores no período da tarde, com início previsto às 16h (de Brasília).

Em situação delicada nas Eliminatórias, a Seleção tem dois jogos importantes contra o Chile, em Santiago, no próximo domingo, às 22h (de Brasília) e Bolívia, na próxima quarta-feira, 10 de setembro, no Engenhão, no Rio de Janeiro, precisando de duas vitórias para subir na tabela.

O Brasil é apenas o 5º colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas, com nove pontos, um a menos que Chile e Colômbia, empatados com 10 pontos. Neste momento, a Seleção precisaria disputar uma inédita repescagem contra um representante asiático para tentar uma vaga na Copa da África do Sul, em 2010.

Ronaldo veste camisa e inicia tratamento no Fla

O atacante Ronaldo chegou ao Flamengo nesta quarta-feira para começar o trabalho final de sua recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo sofrida em fevereiro.

Clinicamente recuperado, o atacante vestiu a camisa de treinamento do clube carioca e distribuiu autógrafos para os fãs.

"Estamos começando a última etapa da recuperação, para mim é a parte mais difícil, a que eu vou sofrer mais", afirmou Ronaldo, que está sem clube desde o fim de seu contrato com o Milan (ITA) em junho.

Com a chegada ao Rio de Janeiro, seguem especulações sobre uma possível permanência do jogador no Flamengo, que já confessou ser seu time do coração. No entanto, nada de concreto foi acertado.

Outro time de olho nos gols de Ronaldo é o inglês Manchester City, que anunciou a contratação de Robinho na última segunda-feira.

Estudo brasileiro alerta para riscos de sediar Olimpíada

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou nesta quarta-feira o estudo "Leitura econômica dos Jogos Olímpicos: financiamento, organização e resultados". Na conclusão, o texto aponta que "investir na cidade (e região) - e não no evento - é algo que deve ser colocado como prioridade na hora de formular uma proposta de candidatura para sediar um evento desse porte".

Apesar de não citar especificamente a candidatura Rio 2016, o estudo da fundação pública vinculada ao governo federal reitera que tem a intenção de ajudar nos "problemas e dilemas que devem ser considerados no processo de elaboração e validação de uma candidatura brasileira".

A cidade brasileira está entre as finalistas do processo seletivo para a edição posterior a Londres 2012 e concorre com Chicago, Tóquio e Madri. A vencedora será conhecida em outubro do ano que vem. Após o contato do Terra, a assessoria do Rio 2016 disse que ainda não tem uma posição sobre o estudo.

O texto do Ipea expõe riscos para quem planeja receber os Jogos. "Investir na construção de um estádio olímpico pode, por exemplo, tornar necessário que se adie a construção de um hospital ou impedir que o governo eleve os salários dos professores da rede pública", diz.

Segundo o próprio Ipea, sua função é fornecer suporte técnico e institucional às ações de política pública e desenvolvimento. Seus relatórios divulgam resultados de estudos feitos. O exemplar divulgado nesta quarta-feira faz um balanço das últimas cinco edições da Olimpíada: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Segundo o estudo, diante do panorama encontrado após a análise, o ponto mais crítico do debate econômico é a questão do financiamento. O modelo mais comum é o que o Estado assume a função da alocação dos recursos. "As receitas com o marketing olímpico podem pagar a conta da festa, mas não pagam a construção dos locais da festa, nem o suporte logístico", alerta o texto.