TVGolo.com - Novos Golos

14 de mai. de 2008

Henin anuncia sua aposentadoria do tênis

Desanimada, número 1 do mundo esperava voltar a se empolgar na temporada de saibro

Atual número 1 do mundo, Justine Henin dá adeus às quadras de tênis. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira na Bélgica, a tenista de 25 anos anunciou que estava pendurando a raquete para buscar novos desafios na vida.

- Cheguei ao fim do meu caminho. Já vinha pensando nisso há quatro meses, em Madri, e há alguns dias resolvi tomar a decisão. É o fim de uma bela aventura, de um sonho de criança. Tenho coisas novas para fazer. Parto sem ressentimento - disse, durante a coletiva no seu clube de tênis, ao lado do seu treinador Carlos Rodríguez.

_________________________________
"20 anos de paixão, 10 anos de circuito, 10 anos de vitórias, 10 anos de emoções e mesmo de poucas derrotas... ...Obrigado Justine, e que o espírito dos campeões siga com você em sua nova aventura!"
____________________________

Justine Henin deixa o circuito profissional após ser por mais de 100 semanas a principal tenista da WTA, tendo conquistado ainda quatro títulos de Roland Garros, dois US Opens e um Australian Open, além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas e 34 títulos de torneios de WTA. No ano passado, a atual número 1 do mundo teve a melhor temporada de sua carreira, quando venceu 63 partidas e perdeu apenas quatro, conquistando 10 dos 14 títulos disputados e levando para casa um total de US$5 milhões, recorde para uma jogadora em um único ano.

Entretanto, Justine Henin começou 2008 com problemas, sendo batida com facilidade por Maria Sharapova no Australian Open e por Serena Williams no torneio de Miami. Desanimada, a belga esperava reencontrar a empolgação de jogar durante a temporada de saibro, mas voltou a sofrer uma eliminação precoce, desta vez para Dinara Safina, no WTA de Berlim.

Empresário explica aposentadoria
Apesar de ter mostrado desejo em disputar o bicampeonato olímpico, Justine Henin já vinha dando sinais de que não tinha mais motivação. Empresário da belga, Ken Meyerson lembra que a decisão foi emocional, e que se agravou devido aos problemas dos últimos tempos no joelho. Ele só não esperava que o anúncio fosse ser feito tão rápido.

- Ela simplesmente estava cansada e não tinha mais vontade para seguir em frente. Fiquei surpreso com a rapidez da decisão. Como empresário, a gente gosta de longas despedidas. Estou realmente triste. Ela fez muito pelo esporte e foi uma das melhores da história - comenta ele, em matéria do site "Espn".

Henin chamou Meyerson no último domingo para anunciar a decisão. A conversa foi muito tranqüila, e a belga chegou a lembrar que já havia ganho tudo o que era possível e que "tinha mais dinheiro do que poderia usar em três vidas".


Site oficial traz mensagem de agradecimento
Tão logo anunciou sua aposentadoria, Justine Henin foi alvo de elogios por parte das companheiras de quadra e do presidente da WTA, Larry Scott. Segundo Scott, "o dia é um dos mais tristes para o tênis", que teve em Henin um dos "revezes (golpe do tênis) mais elegantes da história". Ele ainda lembra que é raro uma atleta anunciar aposentadoria tão nova.

- A gente vai se lembrar dela como uma das maiores campeãs de todos os tempos e uma mulher que conseguiu compensar sua baixa estatura com uma vontade de vencer sem igual - disse em matéria ao jornal francês "L'Equipe".

No site oficial da jogadora, o clima também é de despedida, com uma mensagem lembrando os vinte anos de paixão pelas quadras e os dez anos de carreira profissional. "20 anos de paixão, 10 anos de circuito, 10 anos de vitórias, 10 anos de emoções e mesmo de poucas derrotas... ...Obrigado Justine, e que o espírito dos campeões siga com você em sua nova aventura!"

Zenit conquista inédita Copa da Uefa

Time russo bate o Glasgow Rangers por 2 a 0 na final em Manchester


O Zenit São Petesburgo conquistou nesta quarta-feira seu primeiro título continental ao derrotar o Glasgow Rangers por 2 a 0, no estádio City of Manchester, na Inglaterra. Apesar de a maioria dos torcedores presentes à final ser do Glasgow Rangers, o Zenit se impôs, principalmente no segundo tempo, e levou para a Rússia a Copa da Uefa.

Denisov e Zyrianov fizeram os gols do Zenit, que nesta temporada também se sagrou campeão russo. O time é o único de ponta em seu país que não conta com atletas brasileiros. Mais: o Zenit não aceita atletas negros por imposição de sua torcida.

Comandado pelo holandês Dick Advocaat, o Zenit chegou à final credenciado por ter eliminado grandes equipes ao longo da competição, dentre elas o Bayern de Munique (apontado como grande favorito), o Bayer Leverkusen e o Olympique de Marselha.

Ao Rangers, que chegou à decisão ao eliminar a Fiorentina nos pênaltis após dois empates sem gols, restou a frustração de uma vez mais não fazer gols. Desta vez, no entanto, a equipe escocesa pagou caro.

O jogo
O primeiro tempo foi muito pobre no aspecto técnico. As duas equipes entraram em campo com cinco homens no meio e apenas um atacante. No lado do Zenit, o desfalque do artilheiro Pogrebnyak, suspenso, foi muito sentido. Apesar disso, a melhor chance na primeira etapa foi do time russo. O lateral Anyukov acertou uma bomba de fora da área, e o goleiro Alexander se esticou para fazer boa defesa.

Depois do intervalo, os escoceses voltaram com bem mais disposição e, apesar de não ter havido substituições, o Rangers melhorou. Logo aos 8 minutos, o time se aproveitou da fraqueza da desastrada zaga russa e, na base do abafa, quase abriu o placar. Darcheville e Ferguson tentaram uma vez cada na pequena área, mas acabaram travados pelo goleiro Malafeev. O capitão Ferguson reclamou de pênalti, mas foi ignorado pela arbitragem. O lance empolgou o Rangers, que passou a suforcar o Zenit. Whittaker, em chute de fora da área, por pouco não abriu o placar, aos 22. Um minuto depois, porém, em rápido contragolpe, o Zenit por pouco não fez seu gol. Arshavin recebeu lançamento e, na intermedíaria, driblou o goleiro Alexander, que saiu atabalhoado. O atacante progrediu e bateu com consciência. No entanto, Papac, um dos dois defensores do Rangers que estavam na linha de gol, salvou de cabeça.

O jogo voltou então a ficar embolado pelo meio e, após um perde-e-ganha na intermediária, aos 27, o Zenit criou seu gol. Denisov fez boa tabela com Arshavin e saiu na cara do goleiro Alexander. O meia bateu de chapa, rasteiro, e correu para o abraço.

Atordoado, o Rangers, em vez de se aproximar do empate, acabou dando ainda mais chances ao rival russo. Zyrianov, livre no bico da pequena área, perdeu chance incrível ao carimbar a trave.

O técnico Walter Smith partiu para o tudo-ou-nada, ao sacar o defensor Papac para lançar o atacante Novo. A mudança, no entanto, surtiu pouco efeito, assim como as outras duas (entradas de McCulloch e Boyd).

No último lance do jogo, o Zenit fez o segundo e fechou o caixão. Dong Jin, que acabara de entrar, foi ao fundo e rolou para Zyrianov empurrar a bola para a rede e deflagrar a festa russa em Manchester.

Este foi o segundo título da Copa da Uefa conquistado por uma equipe russa. Em 2004-05, o CSKA, comandado por Daniel Carvalho e Vágner Love, levou a taça.

Série B

Jacaré derrota o Santo André na casa do adversário e chega aos quatro pontos

Time termina esta terça-feira empatado com o Marília na liderança da competição, mas ainda faltam os outros jogos

Em noite de Dimba, o Brasiliense venceu o Santo André no Bruno José Daniel por 3 a 1 e conquistou sua primeira vitória na Série B. O time do Distrito Federal chega a quatro pontos na tabela de classificação.

O Santo André, em contrapartida, chega à sua segunda derrota em dois jogos. Na primeira rodada, a equipe perdeu para o Bragantino, em Bragança Paulista, por 1 a 0. Sendo assim, ainda não somou pontos.

O Brasiliense saiu na frente com um minuto de partida no primeiro tempo, com Dimba. Ele mesmo marcou o segundo gol do Jacaré aos 10 minutos da etapa inicial, dando uma boa vantagem e garantindo um início excelente para o time visitante.

Aos 21, Tiago Matias diminui a diferença. O jogo foi para o intervalo com vitória por 2 a 1 do Brasiliense. Mas, aos 14 minutos do segundo tempo, Marcinho marcou e definiu o placar final.
Na sexta-feira, dia 23, o Brasiliense recebe o América-RN na Boca do Jacaré, às 20h30m. O Santo André joga no sábado, dia 24, quando enfrentará o Bahia, às 16h, novamente com o mando de campo a favor.
Marília vacila e cede empate no fim para o Barueri: 2 a 2
Depois de conseguir boa virada na primeira etapa, time de Ruy Scarpini cochila nos acréscimos e segue sem vencer

Jogando no estádio Bento de Abreu, o Marília não fez valer o mando de campo e cedeu o empate em 2 a 2 no fim para o Barueri, em partida válida pela segunda rodada do
Campeonato Brasileiro da Série B
. O time da casa, comandado por Ruy scarpino, repetiu o mau resultado da primeira rodada, quando empatou com o Brasiliense. Já o Campeão do Interior Paulista, comandado por Emerson Ávilla, conquistou seu quarto ponto, pois venceu o Gama por 2 a 0 na abertura da competição.

Mesmo jogando fora de casa, o Campeão do Interior Paulista começou a partida buscando a segunda vitória consecutiva na competição. E o gol, saiu logo aos 7 minutos com Guaru tocando na saída do goleiro após rápido contra-ataque. Atordoado depois de ficar em desvantagem logo no início da partida, o Marília acordou e conseguiu a vira ainda na primeira etapa. Júlio César marcou o primeiro, em um bonito chute de fora da área, e Romeu o segundo, escorando cruzamento pela direita após falha da zaga adversária.

No segundo tempo o time do Barueri entrou buscando pelo menos o empate, mas o Marília se fechou bem. Porém, no final da partida o campeão do interior paulista conseguiu o empate. Flavinho escorou de cabeça um cruzamento da direita e deu números finais ao confronto: 2 a 2.

Copa do Brasil > Corinthians vence e classifica-se

Corinthians despachou o São Caetano com nova vitória e aguarda agora vencedor de Botafogo x Atlético-MG, que acontece nesta quarta-feira

O Corinthians está na Série B? Sim, está. Mas está também na semifinal da Copa do Brasil e a quatro jogos de uma vaga na Taça Libertadores. Na noite desta terça-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Timão fez 3 a 1 no São Caetano e consolidou sua ascensão no torneio com uma vaga entre os quatro melhores.

A equipe do Parque São Jorge já havia levado a melhor no jogo de ida, no estádio do Morumbi, com uma vitória por 2 a 1 - dois gols marcados pelo argentino Herrera. Na partida desta noite, os heróis foram do setor defensivo, que estava em baixa: o zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo André Santos (assista ao gol no vídeo acima!) e o atacante Acosta. O gol de honra do Azulão foi marcado por Tuta, aos 44 minutos do segundo tempo, após uma falha do goleiro Felipe.

Depois de passar com facilidade pela primeira e segunda fases da Copa do Brasil, respectivamente contra Barras-PI e Fortaleza, o Corinthians foi praticamente dado como "morto" ao perder a partida de ida das oitavas-de-final para o Goiás por 3 a 1. No entanto, uma goleada por 4 a 0 no Morumbi reanimou o clube.


Com moral elevado, o Timão não teve também muitos problemas para passar pelo São Caetano, que historicamente é seu carrasco. Agora, em 22 jogos, são 12 vitórias do Azulão, três empates e sete triunfos corintianos. Mas o que prevaleveu desta vez foi o histórico positivo do Corinthians contra rivais estaduais no torneio.

Essa foi a terceira vez que o clube do Parque São Jorge encarou um time do seu estado no mata-mata da Copa do Brasil. Nas outras duas, o Alvinegro também se deu bem. Foi assim contra a Ponte Preta em 2001 e ante o São Paulo em 2002. Os dois confrontos aconteceram em semifinais, mas a equipe foi campeã só em 2002.

O adversário do Timão na semifinal de 2008 sai do duelo entre Botafogo x Atlético-MG , que acontece nesta quarta-feira à noite. No primeiro jogo, em Belo Horizonte, empate por 0 a 0. As partidas acontecerão na semana que vem e na outra, mas os mandos de campo só serão definidos em sorteio na CBF na quinta-feira.

Pela Série B do Brasileiro, Corinthians e São Caetano voltam a campo no próximo sábado. O Timão encara o Gama, na Boca do Jacaré, no Distrito Federal, enquanto a equipe do ABC visita o CRB, no Rei Pelé, em Maceió. Os dois jogos serão às 16h.

Soberano, Timão aumenta vantagem
O São Caetano é que precisava ganhar, mas foi o Corinthians que tomou a iniciativa do jogo. Com forte marcação na saída de bola adversária, o Timão não deu espaço ao adversário. Melhor ainda: teve ótima chance de abrir o placar aos 8 minutos, após duas demonstrações de raça do atacante Herrera.

Em lance praticamente perdido na lateral direita, o argentino conseguiu recuperar a bola e tocar para Lulinha. O jovem tentou cruzar, mas a bola ia cair nos pés do zagueiro do Azulão não fosse um carrinho de Herrera. Diogo Rincón, então, dominou, driblou um marcador e perdeu gol incrível ao chutar para fora.

O Timão voltou a levar real perigo de gol ao São Caetano aos 26 minutos. Carlos Alberto avançou pela direita e rolou para Lulinha, que bateu de primeira e viu o goleiro Luiz desviar. Na segunda cobrança do tiro de canto, André Santos mandou para a área, Chicão desviou de coxa e abriu o placar em Ribeirão Preto.

A vantagem no placar deu ainda mais tranquilidade ao Corinthians na partida. Afinal, o São Caetano passava a ter a obrigação de fazer três gols para avançar de fase ou então dois para levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Classificação consolidada e festa em Ribeirão
Para a etapa final, o técnico Pintado tentou deixar o São Caetano mais ofensivo. Tirou Tobi, que estava improvisado de zagueiro, e colocou o estreante Rosembrick. Mas o Corinthians não deu tempo para o Azulão testar sua nova formação. Logo aos cinco minutos, o Timão aumentou sua vantagem no placar.

Em cobrança de falta, o lateral-esquerdo André Santos acertou belo chute no canto direito de Luiz. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. O gol acabou com as chances de reação do time do ABC, que depois disso perdeu a chance de levar a decisão para os pênaltis. Pior: precisaria de quatro gols para classificar.

Com esse gol marcado, André Santos chegou a nove gols e empatou na artilharia do time na temporada com os atacantes Herrera e Dentinho.

Assim que tomou o segundo gol, o São Caetano morreu de vez no jogo e mal aparecia em seu campo de ataque. Para conseguir a classificação, o Azulão precisava de um milagre: marcar quatro gols. Enquanto isso, o Corinthians seguia sobrando dentro de campo.

Aos 38 minutos, Acosta, que havia acabado de entrar no jogo no lugar de Diogo Rincón, ampliou o placar para o Timão, com um bonito gol. Herrera arrancou pelo lado direito, deixou a marcação para trás e cruzou para o companheiro uruguaio mandar para o fundo da rede.

Com o jogo já decidido, o São Caetano diminuiu o placar com Tuta. Cara a cara com o goleiro Felipe, o atacante do Azulão chutou em cima do arqueiro corintiano que se atrapalhou todo e acabou engolindo um frango. Mas nada que tirasse o bom humor da torcida corintiana, que logo após o gol passou a gritar 'eliminado' com a boca cheia das arquibancadas de Ribeirão Preto.