TVGolo.com - Novos Golos

13 de abr. de 2008

Estaduais

Macaca vence e agora tem vantagem
Guaratinguetá não brilha como na fase inicial e vê a tradicional Ponte vencer

A Ponte Preta mostrou força em casa contra o Guaratinguetá na primeira partida da semifinal do Paulistão. Com um gol de Eduardo Arroz, no segundo tempo, a Macaca venceu por 1 a 0, neste sábado à noite, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O resultado faz com que a vantagem agora mude para o lado do time de Sérgio Guedes, que joga por um empate no próximo sábado, em Guatinguetá, para passar à mais uma final de Campeonato Estadual em sua história.

SEGUNDO JOGO: GUARATINGUETÁ x PONTE PRETA
Sábado, dia 19/4, às 18h10m - no estádio Dario Rodrigues Leite

Macaca cheia de energia

O primeiro tempo resumiu bem o que as duas equipes tiverem de melhor até o momento. Time de melhor defesa na fase de classificação (14 gols sofridos), o Guará conseguiu segurar o ímpeto da Ponte, que tem o melhor ataque do Estadual (ao lado do Palmeiras), com 36 gols marcados.

A Macaca começou a mil por hora. Empolgada com o apoio da torcida, a Macaca apertou o Guaratinguetá desde o primeiro segundo de jogo. Em descidas rápidas de Wanderley, a Ponte chegava com facilidade à área do Guará, sem, no entanto, conseguir finalizar a gol.

Se sobrava energia ao time dentro de campo, faltava no estádio. Aos seis minutos, uma pane apagou parte da luz do estádio. O jogo ficou interrompido por 17 minutos. No reinício, a Macaca se manteve acesa. Aos 29, quase abriu o placar, com Wanderley. Ele recebeu bom cruzamento de Luís Ricardo e, livre de marcação, cabeceou por cima.

Mas o Guará é um time perigoso e mostrou isso aos 31. Após um chutão para a frente, Dinei escorou de cabeça, e a bola sobrou para Alessandro, que chutou firme de esquerda e obrigou o goleiro Aranha a espalmar e salvar a Ponte.

O ritmo do jogo era alucinante. No minuto seguinte, Michael exagerou na dose de pedalada, perdeu a bola e deu o contra-ataque para a Macaca. Elias recebeu, invadiu a área e chutou. O goleiro já estava batido, mas Renato salvou o Guará, afastando a bola quando ela estava entrando.

Após esse lance, o ritmo do jogo caiu. A Ponte continuava tomando a iniciativa, mas o Guará armava contra-ataques perigosos, sem, no entanto, chegar a ameaçar Aranha.

Gol salvador dá vantagem à Ponte
O segundo tempo começou igual ao primeiro: com o time da casa tomando a iniciativa e tentando encurralar o adversário. A diferença é que os contra-ataques do Guará, que não deram resultado na primeira parte do jogo, começaram a se encaixar.

Em uma dessas jogadas, logo aos oito minutos, por muito pouco o time do Vale do Paraíba não abriu o placar: Alessandro arrancou pela direita e cruzou para Dinei. O atacante completou de primeira, e Aranha conseguiu fazer a defesa, salvando a Ponte.

Precisando vencer para tirar a vantagem do Guará, a Macaca saiu mais para o jogo. Adiantou a marcação na tentativa de apertar as saídas de bola do Garça do Vale do Paraíba. Como jogava por dois empates, o caçula do Paulistão procurava segurar a bola, aguardando uma chance para contra-atacar.

A partir dos 20 minutos, o jogo tornou-se nervoso, com divididas duras e poucas jogadas mais inspiradas. A Ponte seguia ocupando melhor os espaços e conseguiu abrir o placar aos 29. Após cobrança de escanteio de Renato, Eduardo Arroz pegou o rebote de canhota e acertou o canto direito. Delírio no Majestoso!

A FICHA DO JOGO
PONTE PRETA 1 x 0 GUARATINGUETÁ

Gols: Eduardo Arroz, 29 do segundo tempoCartões amarelos: César, Deda, Eduardo Arroz (Ponte Preta), Toninho, Alessandro, Thiago Gomes (Guaratinguetá)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Aline Lambert
Data: 12/4/2008
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas
Público: 11.739 pagantes
Renda: R$ 269.440,00

Cruzeiro abre 4 a 1 mas permite o empate
Time comete erros na defesa contra o Ituiutaba, que busca a reação no segundo tempo

O Cruzeiro cometeu muitos erros defensivos e permitiu o empate do Ituiutaba, que fez 4 a 4 depois de estar perdendo por 4 a 1 até os 19 minutos do segundo tempo, na primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro. O time celeste jogará por um empate na partida de volta, no domingo (dia 20), também no Mineirão, para se classificar para a decisão. A outra semifinal, entre Atlético e Tupi, começa a ser disputada neste domingo.

A torcida ficou revoltada com o empate num jogo que parecia liquidado e vaiou muito a equipe após a partida. Os gols cruzeirenses foram feitos por Ramires, Amarildo (contra), Marcelo Moreno e Guilherme, numa pintura. O Ituiutaba marcou com Pachola (duas vezes), Moreno e Rodrigo Hote.

Furacão joga mal, é vaiado, mas vence
Torcida não gosta da atuação do time, mas vitória por 1 a 0 é um grande passo para a final

O Atlético-PR não jogou bem, foi vaiado pela torcida, mas deu um passo importante para se classificar para a final do Campeonato Paranaense. O time derrotou o Toledo por 1 a 0 na Arena da Baixada e agora pode até mesmo perder por um gol de diferença no jogo de volta para ir à decisão.

Apesar de o Toledo ter a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha na fase de grupos, é o Atlético-PR que joga por dois resultados iguais. Isso porque o critério para este tipo de vantagem é a campanha do time no decorrer de todo o campeonato, e neste quesito o Furacão é melhor.

Campeonato Cearense
Segundo turno - semifinais, jogos de volta
Ferroviário 0 x 0 Fortaleza - Castelão (Fortaleza)

Campeonato Piauiense
Primeira fase - sexta rodada
Piauí 1 x 3 Comercial - Jacó Sampaio (José de Freitas)
Caiçara 0 x 1 Barras - Deusdeth Melo (Campo Maior)
Parnahyba 0 x 2 River - Mão Santa (Parnaíba)

Campeonato Paraense
Segundo turno - primeira rodada
Águia 3 x 1 Vila Rica - Zinho de Oliveira (Marabá)
Ananindeua 1 x 1 Castanhal - Curuzu (Belém)

Campeonato Tocantinense
Primeiro turno - décima rodada
Grupo B
São José 2 x 1 Tocantinópolis - Nilton Santos (Palmas)


Campeonato Amapaense
Primeira fase - quarta rodada
Independente 1 x 2 Santos - Augusto Antunes (Santana)
Amapá 0 x 3 São José - Glicério Marques (Macapá)

Campeonato Sul-Mato-Grossense
Primeira fase - 15ª rodada
Grupo A
7 de Setembro 2 x 2 Maracaju - Fred Saldivar (Dourados)
Operário 5 x 1 União - Morenão (Campo Grande)