TVGolo.com - Novos Golos

11 de jun. de 2008

Mercado da Bola

> Confirmado
Chelsea anuncia Felipão como novo técnico

O Chelsea anunciou na tarde desta quarta-feira que o brasileiro Luiz Felipe Scolari irá dirigir a equipe londrina a partir da próxima temporada. Atualmente, o treinador, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, dirige Portugal na disputa da Eurocopa.

De acordo com o Chelsea, Felipão inicia seus trabalhos no dia 1º de julho deste ano, dois dias após a decisão da Eurocopa, disputada na Áustria e na Suíça. Em contato com o Terra, a assessoria de imprensa do técnico informou que ele não vai se pronunciar sobre o assunto.

Em seu site, o clube londrino definiu Felipão como "um dos mais importantes técnicos do mundo, com sucessos tanto em clubes como em seleções". O Chelsea também prometeu não dar mais informações sobre o negócio "em respeito ao cargo atual de Scolari como técnico da seleção de Portugal".

Ex-zagueiro do Caxias, Felipão iniciou sua carreira como técnico em 1982, no CSA-AL, e ganhou notoriedade em sua segunda passagem pelo Grêmio, quando conquistou uma Copa do Brasil (1994), dois Campeonatos Gaúchos (1995 e 1996), um Campeonato Brasileiro (1996), uma Recopa Sul-Americana (1996) e uma Libertadores (1995).

Depois disso, Felipão acertou com o Palmeiras e acumulou mais glórias. No time alviverde, o técnico foi conquistou uma Copa do Brasil (1998), uma Copa Mercosul (1998), uma Libertadores (1999) e um Torneio Rio-São Paulo (2000). Ele também foi vice do Mundial Interclubes de 1999, perdendo a final no Japão para o Manchester United, da Inglaterra.

Depois de treinar também o Cruzeiro, Felipão aceitou o convite para dirigir a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, assumindo o lugar que era de Emerson Leão. Criticado por não levar o atacante Romário ao torneio, ele superou as críticas e virou herói com o pentacampeonato mundial e o retorno do atacante Ronaldo, que estava machucado.

Em alta, Felipão acertou com Portugal após a conquista da Copa de 2002 e, em seu primeiro grande desafio, ficou com o vice-campeonato da Eurocopa de 2004, perdendo a decisão em casa para a Grécia. No Mundial da Alemanha, em 2006, ele e seus comandados ficaram com a quarta colocação.

Edmilson
País: Brasil
De: Barcelona
Para: Villarreal

> Especulações

Huntelaar
País: Holanda
De: Ajax
Para: Real Madrid

Mancini
País: Brasil
De: Roma
Para: Inter de Milão

Mario Gómez
País: Alemanha
De: Stuttgart
Para: Barcelona

Ricardo Oliveira
País: Brasil
De: Zaragoza
Para: Atlético de Madrid

Ilsinho
País: Brasil
De: Shakhtar Donetsk
Para: Sevilla

Valdívia
País: Chile
De: Palmeiras
Para: Benfica

Renan
País: Brasil
De: Internacional
Para: Sporting

Eurocopa 2008 > 2ª rodada - Grupo A

Turquia vence Suíça e classifica Portugal


Anfitriã da Eurocopa ao lado da Áustria, a Suíça deu adeus à competição continental nesta quarta-feira ao ser derrotada por 2 a 1 pela Turquia, em jogo realizado na cidade da Basiléia. O resultado, determinado apenas nos acréscimos, beneficiou também a seleção de Portugal, que assegurou a sua vaga nas quartas-de-final com uma rodada de antecedência.

Atuando em um gramado bastante castigado pela chuva na Basiléia, a Suíça saiu na frente do placar aos 31min do primeiro tempo. Foi quando Derdiyok recebeu a bola na direita e cruzou rasteiro para Yakin. A bola ainda parou em uma poça d'água dentro da pequena área turca antes de o jogador suíço empurrá-la para o fundo das redes, já com o goleiro Volkan batido no lance.

O empate turco veio no segundo tempo. Aos 11min, Nihat cruzou da esquerda e Senturk, de cabeça, venceu o goleiro Benaglio para igualar o marcador.

Quando o empate já parecia inevitável, a Turquia conseguiu a virada já nos acréscimos do segundo tempo. Turan chutou de fora da área, a bola desviou em Lichtsteiner e enganou Benaglio.

Com a derrota, a Suíça acumula duas derrotas em seus dois primeiros jogos no Grupo Ae não tem mais chances de avançar às quartas-de-final da Eurocopa. A Turquia, por sua vez, segue viva na competição: com três pontos ganhos, divide a segunda posição com a República Checa.

O resultado na Basiléia acabou sendo bom para Portugal. Com seis pontos, a equipe comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari já está garantida entre os oito melhores da competição continental, entrando na próxima rodada apenas para brigar pela primeira posição do Grupo A.

Na última rodada do Grupo A da Eurocopa, a Suíça se despedirá da competição enfrentando Portugal, na Basiléia, enquanto que Turquia e República Checa fazem o duelo pela segunda vaga da chave em Genebra. Os dois jogos serão no domingo.

Cristiano Ronaldo marca e dá 2ª vitória a Portugal

A seleção de Portugal venceu seu segundo jogo nesta Eurocopa. Com um gol do atacante Cristiano Ronaldo e participação direta nos outros dois, a equipe comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari derrotou a República Checa por 3 a 1, em Genebra, e ficou perto das quartas-de-final da competição continental.
Portugal começou o jogo com tudo e abriu o placar logo aos 8min de jogo. Após boa jogada com Nuno Gomes, Ronaldo invadiu a área e dividiu com o goleiro Petr Cech. Na sobra, o luso-brasileiro Deco mandou a bola para as redes para fazer o primeiro.

A vantagem portuguesa, no entanto, não durou muito tempo no placar. Aos 17min, Plasil cobrou escanteio da direita e Sionko se antecipou à defesa adversária para, de cabeça, superar Ricardo e empatar o confronto.

Portugal só conseguiu se colocar novamente à frente no segundo tempo. Após jogada de Deco, Cristiano Ronaldo recebeu a bola na entrada da área e chutou de primeira, sem dar chance a Cech.

Já nos acréscimos, os portugueses chegaram ao terceiro gol, em uma nova jogada com Cristiano Ronaldo. O camisa sete puxou um rápido contra-ataque, invadiu a área e passou para Quaresma, com o gol livre, dar números finais ao confronto.

Com a vitória, Portugal assumiu a liderança do Grupo A da Eurocopa, com seis pontos ganhos, e pode garantir sua classificação para as quartas-de-final ainda nesta quarta, caso a Suíça não vença a Turquia no outro confronto da chave. A República Checa, por sua vez, permanece com os três pontos obtidos na estréia.

Na terceira e última rodada da primeira fase da Eurocopa, Portugal irá enfrentar a anfitriã Suíça, enquanto que a República Checa encara a Turquia. Os dois confrontos serão no domingo.

Classificação
Próxima Rodada
15/6/081 5h45 - Suíça x Portugal
15/6/08 15h45 - Turquia x Rep. Checa