TVGolo.com - Novos Golos

21 de mai. de 2008

Manchester United conquista a Liga dos Campeões nos pênaltis

Jogo termina empatado, e, nas penalidades, Cristiano Ronaldo perde cobrança e quase entrega o ouro. Mas Chelsea dá mole, e Diabos viram


Em jogo emocionante e cheio de alternativas, o Manchester United se sagrou campeão europeu pela terceira vez nesta quarta-feira. Após empate de 1 a 1 no tempo normal e igualdade sem gols na prorrogação, os Diabos Vermelhos venceram o Chelsea por 6 a 5 na disputa de pênaltis e levaram a taça da Liga dos Campeões , que teve a final disputada em Moscou.

Cristiano Ronaldo, cotado para melhor jogador do mundo em 2008, fez o gol do Manchester nos 90 minutos, mas quase virou vilão ao perder um dos pênaltis na disputa. Lampard fez o gol do empate do Chelsea, que esteve perto de levar o título, mas o capitão Terry, que salvou um gol incrível durante a prorrogação, escorregou no último pênalti e manteve o Manchester vivo. Depois, Anelka perdeu para o Chelsea, e os Diabos comemoraram a conquista de forma invicta (nove vitórias e quatro empates).

Os jogadores brasileiros envolvidos na decisão assistiram ao jogo do banco de reservas. Anderson, pelo Manchester United, e Belletti, no lado do Chelsea, entraram pouco antes do apito final, apenas para participar da decisão por pênaltis (converteram suas cobranças). Alex, zagueirão dos Blues, não teve chance de ir a campo.

Esta foi a primeira vez que dois times ingleses decidiram o principal torneio interclubes do futebol europeu. Foi a 11ª conquista da Inglaterra na Liga dos Campeões, que iguala assim os também recordistas Itália e Espanha.

O jogo

O Manchester United começou o jogo com amplo domínio territorial. O time demorou a ameaçar o gol de Cech mas, aos poucos, passou a criar boas oportunidades. Com Cristiano Ronaldo aberto pelo lado esquerdo e Tevez e Rooney formando a dupla de ataque, os Diabos Vermelhos levaram vantagem de fato foi no meio-de-campo. Apesar de o Chelsea ter entrado com apenas um homem de frente (Drogba), o congestionado setor de meio foi melhor aproveitado pelo Manchester.

O domínio do bicampeão inglês transformou-se em vantagem no placar aos 26 minutos. Scholes (que acabara de voltar a campo depois de ser atendido devido a um sangramento no rosto) tabelou com Brown na ponta direita. O lateral foi ao bico da área e cruzou no segundo pau, onde Cristiano Ronaldo subiu livre para cabecear e correr para o abraço.

O gol fez com que o Chelsea saísse um pouco mais para o jogo. Embora o time tenha conseguido maior poder ofensivo, também abriu espaços para perigosos contragolpes do Manchester. Os Blues por pouco não empataram aos 33. Após cruzamento na área, Drogba ajeitou para o meio, e Rio Ferdinand, acuado por Ballack, testou contra o próprio gol. Van der Sar fez grande defesa. A resposta do Manchester não demorou. Em rápido contra-ataque, Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda e cruzou para Tevez cabecear. Cech fez grande defesa e se recuperou a tempo para defender também a bomba de Carrick, que pegou o rebote na entrada da área.

Desordenado mas com muita vontade, o Chelsea seguiu buscando o empate e, novamente com Tevez no contragolpe, o Manchester quase ampliou. O esforço dos azuis, no entanto, foi premiado aos 45 minutos. Essien bateu de longe, a bola desviou na zaga e sobrou limpa para Lampard, que empurrou para o gol. O craque inglês apontou para o céu durante a comemoração, lembrando a mãe, falecida este ano.

Chelsea comanda ações no segundo tempo
Depois do intervalo, o jogo ganhou em emoção. As duas equipes voltaram impondo muito mais velocidade à partida, buscando o gol do título. Cristiano Ronaldo fez grande jogada pela esquerda e deixou Evra livre na linha de fundo. O francês cruzou, mas ninguém do Manchester alcançou a bola na área.

A resposta do Chelsea foi rápida. Essien foi lançado pela direita, correu até a entrada da área e deu um drible humilhante em Cristiano Ronaldo, que ajudava na marcação. O ganês soltou a bomba de perna esquerda, mas errou o alvo.

Aos 12 minutos, foi a vez de Ballack, com uma bomba de fora da área, assustar o goleiro Van der Sar e a torcida do Manchester United. O time azul passou então a dominar o jogo territorialmente e, vez por outra, a levar algum perigo ao gol dos Diabos Vermelhos.

O Chelsea reclamou muito da arbitragem aos 31. Em disputa de bola na grande área, Malouda caiu após trançar o pé com o do zagueiro Rio Ferdinand. O árbitro Lubos Michel interpretou o lance como normal e não marcou o pênalti.

O gol da virada dos azuis foi ficando cada vez mais maduro. Aos 33, Drogba acertou belo chute de fora da área e viu a bola explodir na trave esquerda de Van der Sar. Esta, entretanto, foi a última grande oportunidade de gol no tempo normal.

Nos minutos finais, Alex Ferguson lançou Giggs no lugar de Scholes no time do Manchester. O meia galês tornou-se assim o recordista em número de jogos pelos Diabos Vermelhos, superando o lendário Bobby Charlton (759 a 758).

Tempo extra
Na prorrogação, o Chelsea seguiu comandando as ações. Lampard, após linda troca de passes na área do Manchester, carimbou o travessão de Van der Sar, logo no início. Essien, em chute de longe, também fez o público em Moscou suspirar.

O Manchester United, por sua vez, mostrou por que é apontado como um dos melhores times do mundo no momento. Aos 10, Evra fez linda jogada pelo lado esquerdo e cruzou para trás. Giggs entrou livre e bateu, já com Cech batido. O capitão Terry se entortou todo e, de cabeça, salvou o gol, mandando a bola para escanteio.

No segundo tempo da prorrogação, as duas equipes evitaram correr riscos e as chances de gol praticamente inexistiram. Aos 10 minutos, um empurra-empurra entre Tevez e Ballack acabou por gerar um tumulto generalizado. Drogba acertou um tapa no rosto de Vidic e acabou expulso. Tevez e Ballack acabaram levando apenas cartões amarelos. A partir daí, o jogo se arrastou até o apito final sem grandes emoções.

Nos pênaltis, Cristiano Ronaldo quase pôs tudo a perder ao desperdiçar sua cobrança. Mas Terry, no último pênalti que seria batido pelo Chelsea, escorregou e mandou para fora (a bola ainda raspou a trave esquerda). Na série de desempate, Anelka chutou para a defesa de Van der Sar, e o Manchester soltou o grito de campeão da garganta.

Botafogo vira sobre o Corinthians e fica em vantagem nas semifinais



Com um gol aos 43 do 2º tempo, time carioca faz 2 a 1 sobre o Timão, no Engenhão, e joga por um empate para chegar à decisão

De virada, o Botafogo saiu na frente na disputa por uma vaga na decisão da Copa do Brasil. Mesmo sem empolgar a torcida presente no Engenhão, o Alvinegro carioca bateu o Corinthians por 2 a 1, na noite desta terça-feira, e agora joga por um empate, no segundo jogo, em São Paulo, para chegar à decisão. Uma vitória por 1 a 0 classifica o Timão devido ao gol marcado como visitante. O vencedor do confronto disputa a taça contra Sport ou Vasco.

As equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Morumbi. Antes, o Corinthians enfrenta o ABC-RN, sábado, às 16h, em Natal, pela Série B. O Botafogo faz o clássico contra o Vasco, domingo, às 18h10m, novamente no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Felipe salva, e Carlos Alberto garante vantagem

Felipe salva, e Carlos Alberto garante vantagem Marcando forte a saída de bola do Corinthians, o Botafogo começou melhor a partida e perdeu duas grandes chances de abrir ótima vantagem para chegar à final. Logo aos seis minutos, a zaga do Timão marcou errado, Wellington Paulista recebeu lançamento de Zé Carlos pela esquerda da área e bateu cruzado, assustando Felipe.

A “blitz” carioca continuou surtindo efeito e, no minuto seguinte, mais uma oportunidade desperdiçada por Wellington Paulista, há seis jogos sem balançar a rede. Desta vez, frente a frente com Felipe. Eduardo Ramos saiu jogando errado e entregou um presentão ao atacante. Ele avançou totalmente sem marcação, invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro.

Aos poucos, o Corinthians conseguiu igualar as ações e aproveitou a ótima fase do argentino Herrera para abrir o placar. Aos 22 minutos, o atacante deu lindo passe para o lateral-direito Carlos Alberto bater cruzado e colocar o Timão na frente. A bola ainda tocou na trave direita de Renan antes de entrar.

Ao corrigir a marcação na defesa, o Corinthians não só evitou qualquer reação do Botafogo como irritou a torcida rival, que pediu raça ao time. Aos 29, Diogo Rincón carimbou o travessão com uma forte cabeçada e por pouco não ampliou. Nos minutos finais, Herrera teve outras duas chances, mas não conseguiu ampliar. Antes de ir para os vestiários vaiado pela massa, o Fogão só assustou, aos 46, quando Alessandro chutou forte, e Felipe espalmou.

Bota melhora com Fábio e chega ao empate
No segundo tempo, o técnico Cuca apostou na entrada de Fábio no lugar de Zé Carlos. E, logo no primeiro lance, empurrado pela torcida, o atacante conseguiu uma falta perigosa. Lúcio Flávio bateu com estilo e a bola raspou à trave esquerda de Felipe.

Até então um dos destaques da partida, o lateral Carlos Alberto decidiu colaborar para o Botafogo chegar ao empate. Aos sete minutos, com o braço esquerdo, o jogador derrubou Jorge Henrique na área. Pênalti, que Lúcio Flávio bateu no meio do gol e deixou tudo igual outra vez.

Para tentar anular a mudança tática de Cuca, Mano Menezes sacou o meia Lulinha para a entrada do zagueiro Fábio Ferreira. A troca, porém, não surtiu efeito, e o Botafogo seguiu dominando. Fábio, aos 18, perdeu boa chance ao carimbar a zaga, sem marcação, na marca do pênalti.

Assim como na etapa inicial, o Corinthians foi melhorando e chegando com perigo. Aos 26, o goleiro Renan saiu errado após cobrança de falta, e Herrera cabeceou mal com o gol livre. Cinco minutos depois, Fabinho arriscou de longe, a bola bateu em Leandro Guerreiro e passou perto do travessão.

Quando a partida caminhava para terminar empatada, o Botafogo obteve a virada, aos 43. Alessandro cruzou da direita, a zaga cortou errado para o meio da área, e Jorge Henrique completou para o gol de Felipe.

Série B > 3ª rodada

Paraná conquista primeiro ponto
Tricolor paranaense arranca empate fora de casa contra o Marília

Em uma partida muito disputada, Marília e Paraná ficaram no empate em 0 a 0 nesta terça-feira à noite pela terceira rodada da Série B do Brasileiro. Com o resultado, o Marília chegou aos três pontos, ocupando a 15ª posição. Já o Tricolor marcou o seu primeiro ponto, subindo para a 17ª colocação.

Na busca pela primeira vitória na competição, Marília e Paraná fizeram um primeiro tempo com poucas chances claras de gol, apesar do domínio da casa. Só que abusando dos erros de passes, o MAC esbarra nos três zagueiros paranistas, que antecipavam todas as jogadas. Já a equipe paranista também não estava numa noite muito inspirada e só foi assustar o goleiro.

Vila Nova vence o CRB de virada
Túlio Maravilha passa em branco, mas ajuda no gol de Osmar

O Vila Nova derrotou o CRB de virada por 2 a 1, em casa, nesta terça-feira, às 20h30m, pela terceira rodada da Série B do Brasileirão. Os gols foram de Ricardo Xavier, pelo visitante, Osmar e Reinaldo, pelo Vila. Na próxima rodada, o Colorado encara o São Caetano fora de casa. O CRB recebe o Criciúma.

O CRB surpreendeu o oponente com sua postura ofensiva e pressionou no início do jogo. O Vila Nova só conseguiu equilibrar a partida a partir dos 20 minutos do primeiro tempo. Aos 26, Túlio Maravilha perdeu grande chance. Ele não marcou, mas levou perigo ao gol adversário. Foi dele o chute cujo rebote deu no gol de Osmar, aos 32. O tento de virada, por sua vez, saiu de um golaço de fora da área de Reinaldo, aos 34 da etapa final.
Com o resultado, o Vila chegou a 6 pontos e ocupa a segunda posição. O CRB segue com apenas um ponto.

De virada, Criciúma bate o Azulão: 2 a 1
Tigre conseguiu a vitória com gol aos 45 minutos do segundo tempo

Em uma partida emocionante no Heriberto Hulse o Criciúma conseguiu se recuperar da derrota na última rodada e venceu o São Caetano por 2 a 1, com um gol no último minuto do tempo regulamentar. O Tigre chegou aos seis pontos na tabela de classificação da Série B, enquanto o Azulão sofreu seu primeiro revés na competição, permanecendo com quatro pontos.

O time do ABC paulista conseguiu o que queria logo no início da partida. Antes mesmo de completar um minuto de bola rolando o Azulão já estava na frente. Rafinha cobrou escanteio e o zagueiro Aderaldo pegou bonito de primeira, da entrada da área, abrindo o placar. Assustado, o time de Santa Catarina saiu para o ataque de maneira desordenada para o ataque, deixando espaços na defesa. O São Caetano só não aumentou graças às boas defesas do goleiro Zé Carlos.

Na segunda etapa, o Tigre voltou com tudo para buscar a virada, mas não conseguiu encaixar suas jogadas de ataque. Apenas aos 26 minutos conseguiu o empate. Beto entrou em velocidade na área e foi derrubado. Jael bateu com força no canto esquerdo de Luís para igualar o placar. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes. Ao fim do jogo, os dois times ainda tiveram chances mas o empate parecia permanecer até o fim.

Porém, aos 45 minutos, Aderaldo se perpetuaria como personagem da partida. Depois de lançamento longo do Criciúma o zagueiro tentou recuar para Luís mas acabou colocando a bola no fundo do próprio gol, dando números finais à partida.


Boston sai na frente do Detroit

Celtics superam Pistons no primeiro jogo da final da Conferência Leste e mantêm invencibilidade em casa nos playoffs

O Boston Celtics venceu o primeiro jogo da série decisiva da Conferência Leste nesta terça-feira. A equipe que teve melhor campanha na fase regular, mas que sofreu com confrontos apertados até chegar à final, superou o Detroit Pistons pelo placar de 88 a 79 diante de sua torcida. Os Celtics seguem invictos em casa nos playoffs com nove vitórias, mas ainda não conseguiu vencer fora nas seis oportunidades que atuou longe de seu ginásio.

Kevin Garnett foi o cestinha da partida com 26 pontos, além de nove rebotes. Paul Pierce foi seu fiel escudeiro com 22 pontos, seis rebotes e seis assistências. Tayshaun Prince foi o maior pontuador do Detroit Pistons com 16.


Com oito pontos do ex-Minessota no primeiro quarto, o Boston abriu 22 a 17. Só que o Detroit voltou com tudo no período seguinte e manteve a disputa em aberto na ida para o intervalo com apenas um ponto de desvantagem (41 a 40).

Liderados pela dupla Garnett-Pierce, o Boston voltou a ampliar sua vantagem e fechou o terceiro quarto com a maior diferença da partida (69 a 57), depois do reserva Eddie House marcar uma bela cesta de três no estouro do relógio.

No período decisivo, os Pistons conseguiram baixar a diferença para seis pontos por duas vezes, mas não foram além disso. Com ótima participação de Rondo no ataque, os Celtics garantiram a vitória e a invencibilidade em Boston.