TVGolo.com - Novos Golos

31 de ago. de 2008

Em 2º, Castro Neves adia decisão do título

O brasileiro Hélio Castro Neves conseguiu completar o GP de Detroit da IndyCar Series e adiou a decisão do título de 2008. Neste domingo, ele terminou a etapa de Belle Ile na segunda posição, três postos acima do líder Scott Dixon e evitou que o neozelandês antecipasse a conquista do campeonato.


Penúltima etapa do calendário, o GP de Detroit teve o inglês Justin Wilson terminando na primeira colocação. Com o resultado desta tarde, o campeão da Indy será conhecido apenas na etapa de Chicago, que fecha a programação do ano, no próximo dia 7.

Campeão da etapa no ano passado, o baiano Tony Kanaan terminou a prova em terceiro, seguido por Oriol Servia.

Veja a classificação do Grande Prêmio de Detroit:
1º Justin Wilson - Newman/Haas/Lanigan
2º Helio Castroneves - Penske
3º Tony Kanaan - Andretti Green
4º Oriol Servia - KV
5º Scott Dixon - Ganassi
6º Ryan Hunter - Reay Rahal Letterman
7º Bruno Junqueira - Dale Coyne
8º Will Power - KV
9º Ryan Briscoe - Penske
10º AJ Foyt - IVVision
11º Hideki Mutoh - Andretti Green
12º Darren Manning - Foyt
13º Graham Rahal - Newman/Haas/Lanigan
14º Ed Carpenter - Vision
15º Mario Moraes - Dale Coyne

Campeonato Alemão, Francês e Português

No Alemão...

De goleada, Bayern vence a primeira no Alemão

Depois de dois empates, o Bayern de Munique conquistou sua primeira vitória no Campeonato Alemão apenas na terceira rodada, disputada neste domingo. Dentro de casa, a equipe goleou o Hertha por 4 a 1.

>> Campeonato Alemão > 3ª rodada (jogos de sábado)

Com este resultado, o Bayern de Munique completa cinco pontos, na sétima colocação. O Hertha segue com os mesmos quatro pontos ganhos, no 10º lugar.

O time da casa mandou no jogo desde o início e saiu na frente logo aos 12min, com o italiano Luca Toni. Após sofrer o gol, a equipe da capital conseguiu se defender bem durante o primeiro tempo.

Na etapa complementar, no entanto, o Bayern construiu a goleada. Logo aos 9min, Lahm fez o segundo dos donos da casa. Dois minutos depois, Schweinsteiger aumentou em cobrança de pênalti.

O Bayern de Munique fez o quarto aos 25min do segundo tempo, através do atacante Klose. O gol de honra do Hertha foi marcado por Pantelic, seis minutos antes do final do tempo regulamentar.
Na partida que completou a rodada, o Sttutgart recebeu o Hannover e venceu por 2 a 0. Gomez e Pardo, em cobrança de pênalti, fizeram os gols do time mandante.

Todos Resultados
> Sex, 29/08/2008
15:30 - Karlsruhe 0x2 Colônia

> Sáb, 30/08/2008
10:30 - Bayer Leverkusen 5x2 Hoffenheim
10:30 - Wolfsburg 2x2 Eintracht Frankfurt
10:30 - Arminia Bielefeld 2x4 Hamburgo
10:30 - Energie Cottbus 0x1 Borussia Dortmund
10:30 - Schalke 04 1x0 Bochum
10:30 - Borussia Mönchengladbach 3x2 Werder Bremen

> Dom, 31/08/2008
12:00 > Bayern de Munique 4x1 Hertha Berlin
12:00 > Stuttgart 2x0 Hannover
No Francês...
Brasileiro marca e Lille derrota Bordeaux

Em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Francês, o Lille derrotou o Bordeaux por 2 a 1, de virada, jogando em casa, neste domingo.

O brasileiro Michel Bastos fez o primeiro gol do Lille, aos 31min do primeiro tempo, igualando o marcador, que havia sido inaugurado com Cavenaghi, aos 38min. Obraniak, aos 31min da etapa final, selou o resutado a favor dos donos da casa.

Com o resultado, o Lille ocupa a 15ª posição da tabela, com quatro pontos ganhos, enquanto o Bordeaux tem seis, na sétima colocação.

No mesmo horário jogaram Toulouse e Rennes, que ficaram em um empate sem gols. Desse modo, ambos chegam a cinco pontos na tabela e ocupam agora respectivamente a 10ª e 13ª posições.
Todos Resultados
> Sáb, 30/08/2008
14:00 - Lorient 0x2 Auxerre
14:00 - Grenoble 1x0 Monaco
14:00 - Caen 0x1 Paris Saint-Germain
14:00 - Nantes 1x4 Le Mans
14:00 - Nancy 2x1 Le Havre
14:00 - Nice 2x0 Valenciennes
16:00 - Olympique de Marselha 2x1 Sochaux
> Dom, 31/08/2008
11:00 - Toulouse 0x0 Rennes
11:00 - Lille 2x1 Bordeaux
16:00 - Saint-Etienne 0x1 Lyon
No Português...
Nacional vence Naval e lidera o Português

Buscando a liderança do Campeonato Português, o Nacional da Ilha da Madeira recebeu o Naval, em Funchal, e venceu por 2 a 1. Com a vitória, o time foi aos seis pontos, ficando com a primeira colocação. Já o Naval ficou com três, no meio da tabela.

O primeiro gol do jogo foi marcado por Matheus, depois que Juninho falhou ao tentar arrematar para o gol, aos 3min do segundo tempo. Os anfitriões ampliaram aos 7min, com gol de Alonso, que roubou a bola na esquerda e tabelou com Nenê, para depois chutar cruzado da entrada da área.

Em falta cobrada para dentro da área, Paulão apareceu livre de marcação, e cabeceou para o gol, aos 24min, diminuindo a vantagem do Nacional, mas já era tarde demais para os visitantes tentarem o empate.

Na próxima rodada, o Nacional vai enfrentar o Vitória Guimarães, fora de casa. Já o Naval, buscando ascender ao pelotão de frente, recebe o Trofense.

Em outra partida do Campeonato Portguês, o Leixões venceu o Trofense por 2 a 1, fora de casa, e somou os primeiros três pontos nesta edição da competição, subindo para a parte intermediária da tabela. Se o time visitante conseguiu deixar a última colocação, esta ficou justamente nas mãos do Trofense, que acumulou sua segunda derrota na competição e é o novo lanterna. Wesley e Manuel marcaram para o Leixões, enquanto Nascimento descontou para o time da casa.

Outro time que conseguiu a primeira vitória no torneio foi a Acadêmica Coimbra, que venceu em casa o Rio Ave, por 1 a 0, e está com três pontos. O gol da vitória foi marcado por Rivera. Os visitantes somam um ponto na tabela.
Todos Resultados
> Sex, 29/08/2008
16:30 - Belenenses 2x2 Paços de Ferreira
> Sáb, 30/08/2008
16:45 - Benfica 1x1 Porto
> Dom, 31/08/2008
12:00 - Trofense 1x2 Leixões
12:00 - Nacional 2x1 Naval
12:00 - Académica 1x0 Rio Ave
14:00 - Vitória de Setúbal 1x0 Estrela da Amadora

Campeonato Espanhol > 1ª rodada

Sem Robinho, Real Madrid perde em estréia

Sem a presença de Robinho, que na manhã deste domingo reafirmou sua vontade de deixar o clube, o Real Madrid perdeu por 2 a 1 para o Deportivo La Coruña, no Estádio Riazor, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol.
O time da casa saiu na frente com um gol de Mista, aos 26min do primeiro tempo. O Real empatou aos 2min da segunda etapa com Van Nistelrooy, mas Lopo definiu a vitória do La Coruña.

Com o resultado, o time madrileno termina a primeira rodada com nenhum ponto, enquanto o Deportivo tem três. O atual campeão espanhol não consegue vencer no estádio Riazor há 17 anos, quando ganhou por 3 a 0 em 1991.

A partida em La Coruña começou com pressão dos donos da casa, com Mista assustando Casillas logo no primeiro minuto de jogo.

Apesar da pressão nos momentos iniciais, o Deportivo só conseguiria abrir o placar aos 26min. O brasileiro naturalizado português Pepe fez falta, e após cobrança de falta de Guardado, Mista apareceu bem novamente e aproveitou para fazer 1 a 0.

Os visitantes só conseguiram igualar no segundo tempo. Logo aos 2min, Raúl chutou forte de fora da área, e a zaga deu rebote. O goleador holandês Van Nistelrooy que não desperdiçou.

No entanto, o real voltou a deixar o Deportivo à frente apenas cinco minutos mais tarde. O zagueiro aproveitou cobrança de escanteio para vencer a defesa do Real por cima e definir os 2 a 1.

Barcelona estréia com derrota para o Numancia

O Barcelona iniciou a temporada de 2008/2009 do Campeonato Espanhol, a primeira sem o meio-campista brasileiro Ronaldinho desde 2003, de forma preocupante. O time catalão foi derrotado, fora de casa, por 1 a 0 pelo Numancia, no Estádio Los Pajaritos.

O único gol do jogo foi marcado pelo meio-campista Mario, aos 12min do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, o jogador aproveitou a desatenção da zaga e completou, sozinho, para o gol.

O Barcelona dominou o restante do jogo, mas esbarrou na falta de pontaria e na boa atuação do goleiro Pablo. Na melhor chance, já nos acréscimos do segundo tempo, Messi acertou a trave em cobrança de falta.

Com o resultado, o Barcelona, agora comandado pelo ex-jogador Josep Guardiola, termina a primeira rodada sem nenhum ponto. Já o Numancia soma três e está entre os líderes.

Jogando fora de casa, o Sevilla se destacou ao começar vencendo o Racing Santander por 1 a 0 com gol do brasileiro Luís Fabiano. Mas logo cedeu o empate por 1 a 1.

O ex-jogador do São Paulo marcou aos 25min do segundo tempo ao aproveitar bola cruzada e mandá-la para as redes. Juanjo igualou o placar cinco minutos depois.

Também em um empate por 1 a 1, o Villarreal começou ganhando do Osasuna com gol de Marcos Senna, aos 8min do segundo tempo, em cobrança de falta. Nekounam, aos 23, marcaria o tento de empate.

Já o Atlético de Madrid, jogando à vontade no Vicente Calderón, não encontrou dificuldades para aplicar 4 a 0 no Málaga.

A goleada começou aos 25min do primeiro tempo, quando o holandês Heitinga mandou para o gol uma bola desviada por Agüero após batida de escanteio.

A equipe da capital ampliou a vantagem aos 37min, em nova jogada de Agüero. O argentino deu passe para Forlán, que de primeira fez os 2 a 0.

O terceiro veio ainda no primeiro tempo, e novamente com o atacante uruguaio, que fez de pênalti aos 43min.

O quarto e último gol surgiu a dez minutos do apito final, quando Pongole recebeu passe na área e acertou o ângulo direito do goleiro.

Em outras partidas da primeira rodada realizadas na tarde deste domingo, o Almeria venceu o Athletic de Bilbao por 3 a 1, o Recreativo fez 1 a 0 no Betis e o Sporting levou 2 a 1 do Getafe.

Campeonato Inglês > 3ª rodada

Belletti marca, mas Chelsea empata a primeira


Chelsea e Tottenham empataram por 1 a 1 neste domingo, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Inglês. Jogando em casa, o time do técnico Luiz Felipe Scolari abriu o placar, com o também brasileiro Belletti, mas sofreu o empate com Bent.

Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, o Chelsea chegou à liderança da competição, que foi mantida hoje. Apesar do empate, a equipe azul chega a sete pontos, um a mais que o segundo colocado, Arsenal.

O Tottenham, por sua vez, tem apenas um ponto somado em três partidas disputadas, figurando na vice-lanterna da competição.

Resultados da rodada
Chelsea 1 x 1 Tottenham
Sunderland 0 x 3 Manchester City
Arsenal 3 x 0 Newcastle
Everton 0 x 3 Portsmouth
Bolton 0 x 0 West Bromwich
Hull 0 x 5 Wigan
Middlesbrough 2 x 1 Stoke City
West Ham 4 x 1 Blackburn
Aston Villa 0 x 0 Liverpool

Liverpool empata com Aston Villa e é segundo

O Villa Park recebeu neste domingo um confronto sem gols entre Aston Villa e Liverpool, pelo fechamento da terceira rodada do Campeonato Inglês. Jogando fora de casa, o time de Rafa Benítez chegou a sete pontos e assume a segunda colocação da competição.

Na próxima rodada, o Liverpool terá o clássico contra o Manchester United, ao passo que o Aston Villa desafiará o Tottenham, fora de seus domínios.

No outro jogo deste domingo, o Manchester City bateu o Sunderland por 3 a 0. Os gols, que deram ao City a nona colocação com 4 pontos ganhos, foram anotados por Ireland e Wright-Phillips (duas vezes).
A rodada teve uma partida adiada. Manchester United x Fulham, que estava marcada para o último sábado, não foi disputada em razão da decisão da Supercopa da Europa, entre Manchester e Zenit, vencida pela equipe russa, por 2 a 1.

Classificação
Clique para ampliar

Próxima rodada
> Sáb, 13/09/2008
08:45 - Liverpool x Man. United
11:00 - West Bromwich x West Ham
11:00 - Blackburn x Arsenal
11:00 - Fulham x Bolton
11:00 - Wigan x Sunderland
11:00 - Portsmouth x Middlesbrough
11:00 - Newcastle x Hull City
13:30 - Manchester City x Chelsea
> Dom, 14/09/2008
09:30 - Stoke x Everton

> Seg, 15/09/2008
16:00 - Tottenham x Aston Villa

Federer bate checo e ainda sonha com penta

O suíço Roger Federer garantiu presença nas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos neste domingo. Tetracampeão do torneio, ele avançou ao bater o checo Radek Stepanek por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/2.

O ex-número um do mundo, que não foi tão bem na vitória diante do brasileiro Thiago Alves, se redimiu e teve uma atuação de alto nível. Esta foi sua vitória de número 30 no Aberto dos Estados Unidos.


Na próxima rodada, o tenista suíço enfrenta o russo Igor Andreev, que bateu o espanhol Fernando Verdasco por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6-4.

Roger Federer ainda não conquistou um Grand Slam nesta temporada. Na competição disputada nos Estados Unidos, ele tem sua última oportunidade.

Desde que perdeu a final de Wimbledon para o espanhol Rafael Nadal, o suíço caiu de rendimento e chegou a ser eliminado precocemente nos Masters de Toronto, Cincinnati e nos Jogos de Pequim.

Série A > 23ª rodada (jogos de domingo)

Fla marca no fim e escapa de derrota para o Flu

Com um gol de Kléberson aos 43min do segundo tempo, o Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 com o Fluminense, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Conca e Maurício marcaram para o time tricolor, enquanto Marcelinho Paraíba fez o primeiro rubro-negro.

>> Série A > 23ª rodada (jogos de sábado)
>> Série B > 22ª rodada

Com o resultado, o Flamengo, que ficou duas vezes atrás do marcador, continua fora do grupo dos quatro melhores colocados. Com 37 pontos, o time mantém a sétima colocação e perde a chance de ultrapassar o quarto colocado Botafogo.

O Fluminense, por sua vez, esteve perto de se afastar da zona do rebaixamento. Porém, o time tricolor termina a rodada com 24 pontos, um a mais do que o Náutico, primeiro entre as equipes que cairiam para a Série B se a competição terminasse hoje.


O Flamengo volta a jogar nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), quando enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Fluminense, por sua vez, encara o Grêmio no Estádio do Maracanã, no próximo sábado, às 18h20 (de Brasília).

Cruzeiro perde pênalti e cede empate ao Coritiba

Após sair na frente e desperdiçar um pênalti, o Cruzeiro cedeu o empate por 1 a 1 ao Coritiba na noite deste domingo, no Estádio do Mineirão, nos minutos finais da partida e jogando com um homem a mais.

Com este resultado, o Cruzeiro fica com 40 pontos ganhos, no terceiro lugar, a oito pontos do líder Grêmio. Já o Coritiba fica com 37 pontos, na oitava colocação.

O Cruzeiro volta a campo para enfrentar o Vasco na próxima quinta-feira, em São Januário, às 20h30. No sábado, o Coritiba duela com o Botafogo, às 18h20, no Couto Pereira.

O Cruzeiro saiu na frente com Espinoza, logo aos 3 minutos da 1ª etapa. O Coritiba empatou aos 44 da etapa complementar, Thiago Silvy fez o gol de empate.

Diego Souza brilha e Palmeiras vence a 1ª na Arena

O Palmeiras venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada pela primeira vez na tarde deste domingo. Com grande exibição do meia Diego Souza, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo bateu os donos da casa por 2 a 1 em sua terceira vitória como visitante nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Em seis jogos na Arena da Baixada desde 2000, o Palmeiras somava quatro derrotas, dois empates e apenas um gol marcado. Mais de 20 mil torcedores foram ao estádio para tentar empurrar o Atlético-PR para longe da zona de rebaixamento, mas desta vez os visitantes levaram a melhor.

Com este resultado, o Palmeiras fica com 43 pontos e mantém a vice-liderança da competição, a cinco pontos do Grêmio, primeiro colocado. Já o Atlético-PR segue com os mesmos 23 pontos ganhos, no 16º lugar, perto da zona da degola.

Os paranaenses voltam a campo na próxima quarta-feira. O time rubro-negro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, às 19h30. O Palmeiras joga na quinta-feira. Às 20h30, a equipe alviverde recebe o Sport, no Estádio Palestra Itália.
Diego Souza abriu o placar para o time Paulista, Alan Bahia empatou de pênalti, mas Diego novamente fez o gol da vitória aos 27 do 2° tempo.
Grêmio bate Vasco e mantém vantagem na liderança

Defendendo a liderança do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Vasco da Gama neste domingo, no Estádio Olímpico, em partida válida pela 23ª rodada da competição. E conseguiu, ao vencer por 2 a 1, com gols de Soares e Marcel.

Com o resultado, o Grêmio chega a 48 pontos e mantém a distância de cinco pontos para o vice-líder, Palmeiras, que derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, na Arena da Baixada. O Vasco, por sua vez, permanece com 26 pontos, em zona intermediária da tabela.

O ataque gremista deu o tom da partida desde os minutos iniciais. Apesar do volume de jogo da equipe tricolor, o goleiro Tiago não levou sustos maiores no primeiro tempo, já que a equipe cruzmaltina armou um forte esquema defensivo.

Os gols da partida foram marcados todos no 2º tempo. Soares marcou para o Grêmio aos 9, Alan Kardec empatou para os cariocas aos 25, mas 3 minutos depois Marcel fez o gol da vitóiria.

São Paulo empata com Santos e fica fora do G-4

Em um clássico morno no primeiro tempo e emocionante no segundo, São Paulo e Santos empataram por 0 a 0 no Estádio do Morumbi, em São Paulo, neste domingo, e seguem distantes de seus objetivos no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o time da capital paulista chegou aos 38 pontos e fica mais um rodada fora do grupo dos quatro melhores da competição. O São Paulo mantém a quinta colocação, mas a desvantagem para o líder Grêmio subiu para dez pontos.

O Santos, por sua vez, segue distante da zona de classificação da Copa Sul-Americana. Para piorar, o clube permanece entre os quatro piores times, agora com 23 pontos na penútima posição, e estaria rebaixado se o campeonato terminasse hoje.

clique para ampliar

Próximos Jogos
> Qua, 03/09/2008
19:30 - Goiás x Atlético-PR
22:00 - Figueirense x Flamengo
22:00 - Santos x Vitória
22:00 - Atlético-MG x São Paulo
> Qui, 04/09/2008
20:30 - Palmeiras x Sport
20:30 - Vasco x Cruzeiro
> Sáb, 06/09/2008
18:20 - Internacional x Portuguesa
18:20 - Coritiba x Botafogo
18:20 - Náutico x Ipatinga
18:20 - Fluminense x Grêmio

Debaixo de chuva, Sevilla ultrapassa o Flamengo e vence a segunda corrida

O Sevilla venceu a segunda corrida da primeira rodada da Fórmula Superliga, disputada neste domingo em Donington Park, na Inglaterra. Borja Garcia ultrapassou Tuka Rocha, do Flamengo, que tinha largado na pole position, debaixo de muita água. O Liverpool, com Adrian Valles, completou o pódio ao ultrapassar o Borussia Dortmund, de Nelson Philippe, na última volta.

O Flamengo liderava a corrida até pouco depois da metade, quando uma entrada do safety car acabou com a vantagem de pouco mais de dez segundos para o Sevilla. Com um carro melhor equilibrado, Borja Garcia conseguiu a ultrapassagem na curva da entrada da reta dos boxes. Então, o espanhol abriu uma boa vantagem para o brasileiro.

O Corinthians, pilotado pelo espanhol Andy Soucek, estava na quarta posição a três voltas do fim da prova, mas rodou quando era pressionado pelo Liverpool de Adrian Valles. Ele não conseguiu voltar à pista depois e abandonou.

Confira o resultado final da prova em Donington:
1 - Sevilla (Borja Garcia) - 22 voltas
2 - Flamengo (Tuka Rocha) - a 10s074
3 - Liverpool (Adrian Valles) - a 12s224
4 - Borussia Dortmund (Nelson Philippe) - a 14s962
5 - Tottenham Hotspur (Duncan Tappy) - a 23s666
6 - Beijing Guoan (Davide Rigon) - a 24s681
7 - Basel (Max Wissel) - a 27s225
8 - PSV Eindhoven (Yelmer Buurman) - a 42s915
9 - Porto (Tristan Gommendy) - a 54s513
10 - Roma (Enrico Toccacelo) - a 57s398
11 - Olympiacos (Kasper Andersen) - a 59s946

Não completaram:
Corinthians (Andy Soucek) - a 3 voltas/rodada
Galatasaray (Alessandro Pier Guidi) - a 14 voltas/acidente
Glasgow Rangers (Ryan Dalziel) - a 16 voltas/acidente
Al Ain (Andreas Zuber) - a 22 voltas/acidente

Meia Thiago Neves é muito elogiado em sua apresentação no Hamburgo

O técnico do Hamburgo, Martin Jol, se mostrou satisfeito com as novas contratações da equipe e aprovou principalmente a chegada do meia Thiago Neves. Segundo o treinador, o brasileiro é o jogador certo para vestir a camisa 10 do time. Jol ainda comparou o ex-jogador do Fluminense ao holandês Rafael van der Vaart, que deixou o clube nesta temporada e se transferiu para o Real Madrid.


- Thiago Neves tem as mesmas qualidades de Rafael van der Vaart. É o jogador certo para jogar com a número 10. Estou muito satisfeito com as novas contratações, que nos tornarão mais fortes - disse o treinador.

A chegada de Thiago Neves - que custou aos cofres do time alemão 9 milhões de euros, cerca de R$ 21,5 milhões, - encerrou uma ofensiva do Hamburgo no mercado de contratações, cuja pretensão é colocar a equipe na briga pelo título do Campeonato Alemão com o Bayern de Munique.

Thiago Neves também se mostrou feliz com o novo clube, após realizar os exames médicos, e disse que não foi para o futebol alemão por dinheiro, já que o Fluminense tinha feito uma oferta até maior que a do Hamburgo.

- Antes de tudo, era um momento para mim, e estou muito satisfeito, pois foi uma contratação complicada - disse o jogador, que esteve com a seleção brasileira nos Jogos de Pequim

Em final emocionante, Valdeno Brito vence Corrida do Milhão

Com briga impressionante pelo primeiro lugar, Valdeno Brito superou Cacá Bueno e venceu a Corrida do Milhão, em 1h09m22s198


Líder durante todo o final de semana, Cacé teve problemas no carro no final da prova e perdeu a liderança para o piloto paraibano. Luciano Burti e Marcos Gomes, agora líder do campeonato, completaram os primeiros lugares.

Como os próprios pilotos já haviam afirmado após o treino de sábado, ninguém forçou e a largada foi tranqüila na Corrida do Milhão. Por ser uma corrida mais longa que as demais da categoria, a preferência em guardar fôlego para o final da prova. Após forte chuva no começo da manhã, a pista estava seca no início da corrida.

Depois do início cauteloso, os pilotos começaram a arriscar mais. Na décima volta, o primeiro bom momento foi protagonizado po Valdeno Brito, Luciano Burti e Ingo Hoffmann. Na briga pelo terceiro lugar, Burti tentou cortar por fora, e Hoffmann foi logo atrás. Os dois travaram um duelo particular, mas Hoffmann acabou perdendo o controle do carro, e Valdeno Brito recuperou a posição. Na décima terceira volta, Burti tentou ultrapassar Jorge Neto e acabou encostando no adversário, que perdeu o controle. Pelo toque, Burti foi punido com uma ida ao box.

O líder Cacá foi para o box na 16ª volta e logo foi acompanhado pelos outros pilotos. Nos boxes, Khodair foi ultrapassado por Camilo e Burti e deu início às mudanças de posições. Quem mais lucrou foi Feldmann, que havia largado em 25º, mas, como foi para a pista já com pneus para pista seca, precisou parar apenas para reabastecer, e pulou para a segunda posição.

Em excelente corrida de recuperação, Marcos Gomes, vice-líder do campeonato, fez uma série de ultrapassagens e pulou da 18ª para a sexta posição nas primeiras 25 voltas. Jorge Neto, que estava no pelotão dianteiro, parou na 31ª volta com problemas técnicos. Com Cacá tranqüilo na dianteira, a melhor briga ficou por conta da segunda posição. Pressionado por Valdeno Brito, Feldmann suportou até a 33ª volta, mas acabou sendo ultrapassado.

Com a nova abertura de boxes, novas mudanças na dianteira e abriga pela liderança se acirrou de vez. Com a ida de Cacá para o reabastecimento, Valdeno Brito assumiu a dianteira e abriu uma boa vantagem na liderança. Quando foi para o box, Valdeno tinha 23s de diferença para Cacá Bueno, que com problemas, teve de diminuir o ritmo. Na volta para a pista, Valdeno não conseguiu seguir na frente, e Cacá reassumiu a dianteira. Mas não por muito tempo. Novamente com problemas, Cacá foi ultrapassado por Valdeno, que seguiu tranqüilo para a vitória.

Confira a classificação final da prova!
1º) Valdeno Brito (CA, PB), 47 voltas em 1h09m22s198 (média de 135.61 km/h)
2º) Luciano Burti (P3, SP), a 8s891
3º) Marcos Gomes (CA, SP), a 13s939
4º) Thiago Camilo (CA, SP), a 19s042
5º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 21s531
6º) Allam Khodair (CA, SP), a 24s493
7º) David Muffato (P3, PR), a 25s547
8º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 32s478
9º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 39s561
10º) Atila Abreu (P3, SP), a 41s249
11º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), a 43s982
12º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 48s371
13º) Duda Pamplona (ML, RJ), a 54s683
14º) Andre Bragantini (P3, SP), a 56s220
15º) Pedro Gomes (P3, SP), a 56s787
16º) Antonio Pizzonia (P3, AM), a 1m03s439
17º) Juliano Moro (CA, RS), a 1m07s518
18º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 1m09s176
19º) Popó Bueno (CA, RJ), a 1m09s347
20º) Ricardo Mauricio (P3, SP), a 1 volta
21º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 1 volta
22º) Norberto Gresse (P3, SP), a 1 volta
23º) Julio Campos (P3, PR), a 1 volta
24º) Tarso Marques (P3, PR), a 1 volta
25º) Giuliano Losacco (P3, SP), a 1 volta
26º) Carlos Alves (ML, SP), a 1 volta
27º) William Starostik (P3, SP), a 1 volta
28º) Thiago Marques (P3, PR), a 2 voltas
29º) Ruben Fontes (ML, GO), a 8 voltas
30º) Daniel Serra (CA, SP), a 10 voltas
31º) Lico Kaesemodel (ML, PR), a 12 voltas
32º) Guto Negrão (CA, SP), a 13 voltas
33º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 16 voltas
34º) Hoover Orsi (CA, MS), a 38 voltas

Melhor Volta: Nonô Figueiredo, 1m22s124

Italiano 1ª rodada > Na estréia, grandes surpreendem negativamente

Na estréia de Ronaldinho, Milan perde para o Bologna

O torcedor do Milan que compareceu ao San Siro não esperava ver uma derrota logo na primeira rodada do Campeonato Italiano. Jogando em casa, o novo time do brasileiro Ronaldinho, que estreou neste domingo, foi derrotado por 2 a 1 pelo Bologna.
Aos 18min do primeiro tempo, Di Valo abriu o marcador a favor dos visitantes. Ainda na etapa inicial de jogo, o Milan chegou ao empate com Ambrosini, que tocou de cabeça para as redes após cruzamento de Ronaldinho. Nos momentos finais de partida, Valiani foi o responsável por fechar o placar, aos 34min do segundo tempo.

Apesar do revés da nova equipe, Ronaldinho teve uma boa atuação. Com jogadas de efeito e construindo as principais oportunidades dos donos da casa, o ex-meio-campista do Barcelona fez uma estréia promissora em Milão.

Na próxima rodada, o Milan encara o Genoa, fora de seus domínios, ao passo que o Bologna recebe o Atalanta.

Roma estréia com empate diante do Napoli

Jogando no Estádio Olímpico, a Roma não saiu de um empate por 1 a 1 com o Napoli, neste domingo, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Italiano.

Na frente do placar durante boa parte do primeiro tempo, com gol marcado por Aquilani aos 29min, os donos da casa sofreram o empate somente após o retorno do intervalo. Aos 10min da etapa final, Hamsik igualou o marcador.

Na próxima rodada, o time romano encara o Palermo, fora de casa, enquanto o Napoli recebe a Fiorentina.

Confira os demais resultados:
Milan 1 x 2 Bologna
Atalanta 1 x 0 Siena
Cagliari 1 x 4 Lazio
Catania 1 x 0 Genoa
Chievo 2 x 1 Reggina
Torino 3 x 0 Lecce

Sem Adriano, Inter estréia com empate no Italiano

Sampdoria e Inter de Milão empataram por 1 a 1 neste sábado, no Estádio Luigi Ferraris, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Italiano.

Depois de sair na frente, com gol de Ibrahimovic aos 33min do primeiro tempo, os visitantes sofreram o empate. Delvecchio, aos 23min da etapa final, igualou o marcador a favor da Sampdoria.

O atacante brasileiro Adriano, que se recupera de lesão muscular, foi poupado pelos médicos da Inter e não entrou em campo.

Na próxima rodada, a Inter, atual tricampeã italiana e agora comandada pelo português José Mourinho, recebe o Catania, ao passo que a Sampdoria visita a Lazio.
>> Em breve, mais notícias

Russo de 2,13 m recupera título no boxe

O russo Nikolai Valuev, de 2,13 m de altura, recuperou o título dos pesos pesados da Associação de Boxe Mundial (WBA) ao derrotar, neste sábado, o norte-americano John Ruiz, na Arena Max Schmeling, em Berlim, na Alemanha.


Valuev sagrou-se vencedor da luta após decisão unânime dos juízes, que computaram o seguinte placar: 116/113, 116/111 e 114/113.

A decisão provocou protestos de John Ruiz. "Eu acho que ganhei a luta. Eu não sei o que aconteceu na contagem dos juízes", reclamou o norte-americano.

Já Valuev disse que não lutou na melhor de suas condições e poderia ter feito melhor. "Eu não fiz o que queria porque não estava 100%", disse o campeão.

Maurren crê em Brasil como potência no atletismo

Responsável pela única medalha conquistada pelo Brasil no atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim, a saltadora Maurren Maggi acredita que o País virá a ser uma potência na modalidade nas próximas edições da Olimpíada. Após levar o ouro no salto em distância com 7,04 m - marca bem inferior, por exemplo, ao seu recorde pessoal de 7,26 m -, a atleta já espera ter sua marca superada pelas compatriotas em um futuro próximo.


"A gente colhe os frutos que planta. Tenho certeza de que haverão muitas mulheres e homens saltando mais de 7 m no Brasil. Hoje a gente já compete de igual para igual. Mais para a frente vamos ser uma grande potência no atletismo", destacou Maurren, 32 anos.

A opinião é compartilhada pelo técnico Nélio Moura, campeão também nas categoria masculina com o panamenho Irving Saladino. Para ele, a preparação foi a melhor possível dentro das limitações de infra-estrutura do Brasil.

"Eu só tenho a agradecer todo o apoio que a gente recebeu antes dos Jogos. Tivemos todo o tempo necessário para a preparação como nunca aconteceu antes em uma Olimpíada. Mais que medalhas, vale o número de finais que a gente teve em Pequim. Foi um recorde. A medalha da Maurren coroa o avanço do atletismo brasileiro. É a cereja do bolo", apontou.

O atletismo brasileiro conseguiu seis finais em Pequim, mas mostrou bom desempenho apenas em provas tradicionais do País, como o revezamento 4x100 m masculino e feminino (quarto lugar) e as provas de salto. Entre os homens, Jadel Gregório ficou em sexto no salto triplo, enquanto Keila Costa foi a 11ª no salto em distância, a prova vencida por Maurren.

Segundo Nélio, a medalha de ouro aumenta a pressão por resultados. "Se tivesse segredo (para o ouro), eu não contaria (risos). A gente montou um sistema que funciona dentro da nossa realidade. E a partir de agora o nível de exigência será maior. Mas eu gosto desse nível de desafio. E a função é cumprir as expectativas", promete o treinador.

"A Maurren vai ser modelo de milhões e milhões de crianças. E daqui para frente não tenho dúvidas de que surgirão novas Maurren, saltando marcas até maiores", completou Moura. "Com as ações que serão tomadas, nomes como a Maurren não vão aparecer mais por acaso. Vamos poder descobrir talentos com potencial e desenvolvê-los", afirmou.

Uma das novas esperanças no salto em distância já está cumprindo seu papel de protagonista: Keila Costa. Após conseguir 6,43 m em Pequim, a pernambucana, 25 anos, pode alcançar marcas ainda maiores segundo a avaliação do treinador.

"A Keila vai ser uma Keila, mas de alto nível. Ela é o único caso de uma finalista olímpica que salta com perna trocada. E ainda estava machucada. Seguramente ela vai seguir o caminho da Maurren quando se recuperar. Só precisa de tempo para se desenvolver", avaliou.

Stoner quebra e Rossi vence outra na MotoGP

O italiano Valentino Rossi contou com a quebra do pole position Casey Stoner e faturou neste domingo o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP, em Misano. Correndo em casa, ele viu o australiano abandonar a prova na oitava volta e não teve dificuldades para triunfar depois disso.

Para completar a festa de Rossi, cujos familiares e amigos mais próximos foram a Misano para prestigiar o piloto, ele também quebrou um tabu, uma vez que a prova de San Marino era a única presente no calendário que ele ainda não havia ganhado. Mais que isso: ainda apagou a decepção do ano passado, quando abandonou correndo frente à torcida, e tem tudo nas mãos para faturar um novo título: com 287 pontos na classificação, ele tem 75 de vantagem para Stoner, e há apenas mais 125 em disputa.

A vitória do italiano neste domingo, a terceira dele seguida na temporada, foi muito mais fácil do que o esperado. Após ver o australiano da Ducati dominar todos os treinos livres e também a classificação, o favorito dos torcedores ocupava o segundo posto até a oitava volta e não vislumbrava muitas perspectivas.

Foi então que, tendo confortáveis 2s7 à frente do rival, Stoner se precipitou, saindo de traseira em uma curva. Desse modo, ele abandonou uma corrida por erro próprio assim como já havia feito na República Checa e praticamente deu adeus ao bicampeonato, deixando o título mundial no colo do representante da Fiat Yamaha.

No restante da prova, o destaque foi para os "retornos" de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Os espanhóis, que ainda sofrendo conseqüências de lesões contraídas durante o ano, estiveram na rabeira em solo checo, desta vez fizeram jus ao bom rendimento de suas motos. Companheiro de Rossi, Lorenzo anotou o segundo posto, enquanto o piloto da Repsol Honda só não subiu ao pódio devido a Toni Elías, outro espanhol que voltou a brilhar com a equipe satélite da Ducati, a Alice Team.

Confira a classificação:
1. Valentino Rossi (Yamaha) 44min41s884
2. Jorge Lorenzo (Yamaha) - a 3s163
3. Toni Elias (Ducati) - a 11s705
4. Dani Pedrosa (Honda) - a 17s470
5. Chris Vermeulen (Suzuki) - a 23s409
6. James Toseland (Yamaha) - a 26s208
7. Loris Capirossi (Suzuki) - a 26s824
8. Andrea Dovizioso (Honda) - a 27s591
9. Marco Melandri (Ducati) - a 33s169
10. Colin Edwards (Yamaha) - a 36s529
11. Sylvain Guintoli (Ducati) - a 42s081
12. Shinya Nakano (Honda) - a 43s808
13. Anthony West (Kawasaki) - a 54s874
14. John Hopkins (Kawasaki) - a 55s154

Abandonaram:
Casey Stoner (Ducati)
Alex de Angelis (Honda)
Randy de Puniet (Honda)

Série A > 23ª rodada (jogos de sábado)

Botafogo empata e perde chance de ser vice-líder

O Botafogo desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado. Jogando no Engenhão, mesmo com um jogador a mais, o time do técnico Ney Franco cedeu o empate por 1 a 1 ao Náutico.

Com 39 pontos ganhos, o Botafogo fica no quarto lugar da tabela de classificação, a seis pontos do Grêmio, primeiro colocado. A equipe carioca volta a campo contra o Coritiba, no Paraná, às 18h20 do próximo sábado.


Já o Náutico totaliza 23 pontos, na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento do torneio nacional. O time pernambucano também joga às 18h20 do próximo sábado, diante do lanterna Ipatinga, no Estádio dos Aflitos.

No Rio de Janeiro, Botafogo e Náutico se reencontraram após um confronto tumultuado no primeiro turno. Depois da derrota por 3 a 0 no Recife, o zagueiro André Luís e o presidente Bebeto de Freitas chegaram a ser presos em uma grande confusão travada com a polícia pernambucana.

Vitória empata com lanterna em casa e segue fora do G-4

O Vitória perdeu uma oportunidade de entrar no grupo dos quatro melhores times da Série A do Campeonato Brasileiro ao empatar por 0 a 0 com o lanterna Ipatinga, neste sábado, no Estádio do Barradão, em Salvador. Quem terminar o torneio no G-4 garantirá uma vaga na Copa Libertadores de 2009.

Com o resultado, o Vitória chega aos 37 pontos e assume provisoriamente a quinta colocação. No entanto, o time baiano pode ser ultrapassado por São Paulo, Coritiba e Flamengo neste domingo.
O Ipatinga, por sua vez, continua na lanterna da competição, agora com 21 pontos, um a menos do que os dois times à sua frente na tabela: o Santos e a Portuguesa.
O Vitória volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), quando enfrentará o Santos na Vila Belmiro. Já o Ipatinga terá pela frente o Náutico, no próximo sábado, às 18h20 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos.

Goiás vence e ultrapassa Figueirense

O Goiás conseguiu sua reabilitação neste sábado ao fazer o dever de casa e vencer o Figueirense por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado recupera o time depois da derrota para o Ipatinga, enquanto complica a situação do Figueirense, que passa a rondar a zona de rebaixamento da competição.

Em um jogo de poucas chances e muita marcação, o Goiás contou com a sorte de Iarley, que interceptou chute errado dentro da área para finalizar na saída do goleiro Wilson e com a categoria de Romerito, que recebeu livre e driblou o goleiro rival, para garantir o resultado.

A partida ainda contou com dois jogadores expulsos, ambos por duras faltas cometidas no intuito de parar contra-ataques: o atacante Adriano Gabiru, pelo Goiás, e o lateral Diego, pelo Figueirense.