TVGolo.com - Novos Golos

19 de nov. de 2008

Bruno Senna fecha dia de teste com 8º tempo

Testando pela Honda visando uma vaga de titular na temporada 2009 da Fórmula 1, Bruno Senna voltou à pista de Barcelona nesta tarde e conseguiu superar o compatriota Nelsinho Piquet, garantido na Renault. O sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna marcou 1min21s676 para ficar com o oitavo lugar, uma posição à frente do filho do tricampeão Nelson Piquet, que fez 1min22s148.

O tempo de Bruno é melhor que o obtido na terça pelo também brasileiro Lucas di Grassi (1min22s283), seu rival por uma vaga na escuderia japonesa. Praticamente garantido no time na temporada 2009, o inglês Jenson Button foi o quinto colocado, com 1min21s387.


A ponta da tabela foi mais uma vez ocupada pelos carros da Red Bull e da Toro Rosso. Líder no segundo dia de trabalhos na Catalunha, o alemão Sebastian Vettel foi o primeiro colocado mais uma vez. Na segunda posição apareceu o francês Sebastien Bourdais, seguido por Sebastien Buemi.

Pela Force India, o espanhol Pedro de la Rosa fechou a lista de tempos pelo segundo dia consecutivo, desta vez atrás do italiano Giancarlo Fisichella. Focando os trabalhos na confiabilidade do motor e da caixa de câmbio, o reserva da Ferrari Luca Badoer ocupou apenas a 11ª colocação, enquanto a McLaren do reserva Gary Paffett ficou em quarto.

A quarta-feira encerrou a primeira semana de trabalhos na pista da Fórmula 1 totalmente focada na temporada 2009. Para o ano que vem estão previstas diversas modificações no regulamento técnico, como novos padrões aerodinâmicos, pneus slicks e o KERS (Sistema de renovação de energia cinética).

Confira os melhores tempos desta quarta-feira em Barcelona:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min19s295 (75 volta)
2º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min19s839 (122)
3º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min20s154 (115)
4º. Gary Paffett (ING/McLaren) - 1min21s140 (81)
5º. Jenson Button (ING/Honda) - 1min21s387 (94)
6º. Christian Klien (AUT/BMW) - 1min21s534 (88)
7º. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min21s592 (106)
8º. Bruno Senna (BRA/Honda) - 1min21s676 (107)9
º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min22s148 (94)
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min22s410 (52)
11º. Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min22s866 (120)
12º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min23s086 (93)
13º. Pedro de la Rosa (ESP/Force India) - 1min23s103 (88)

Inglaterra marca no fim e bate Alemanha em Berlim

Alemanha e Inglaterra duelaram nesta quarta-feira em amistoso realizado em Berlim. No Olympiastadion, os donos da casa foram surpreendidos pelos ingleses, que venceram por 2 a 1.

Depois de duas cobranças consecutivas de escanteio, o lateral Matthew Upson, do West Ham, colocou a Inglaterra na frente do placar, aos 23min do primeiro tempo.

Aos 36min, os visitantes chegaram a balançar a rede alemã novamente, com Agbonlahor, mas o assistente assinalou impedimento, anulando o gol inglês em Berlim.

Na etapa final, sob o olhar feliz do técnico italiano Fabio Capello, passaram a controlar melhor a bola, sem pressa de atacar, uma vez que a Inglaterra estava à frente no marcador.
Depois disso, aos 18min, um lançamento em profundidade encontrou Patrick Helmes, que igualou o marcador: 1 a 1.

Quando a partida se encaminhava para o final, Wright-Phillips ainda recebeu passe de Darren Bent, driblou um zagueiro alemã e chutou por cima do gol, assutando a defesa adversária, aos 34min.

Aos 39min, o zagueiro e capitão John Terry pôs a Inglaterra novamente à frente do marcador, após cobrança de falta, dando números finais à partida.

Na estréia de Maradona, Argentina supera Escócia

Na partida que marcou a primeira participação de Diego Armando Maradona no comando da seleção da Argentina, a equipe não apresentou um bom futebol, mas fez o suficiente para derrotar a Escócia por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira. em amistoso disputado no Estádio Hampden Park, em Glasgow.

Principal atração do duelo, o ídolo argentino assumiu o cargo de Alfio Basile no final de outubro, mas só nesta semana pôde trabalhar com o elenco alviceleste. Como já havia anunciado, o novo treinador fez algumas mudanças na equipe, mas manteve a formação inicial até os 25min da etapa final.


Em sua estréia, Maradona se mostrou tímido e levantou poucas vezes do banco de reservas. Em um dos poucos momentos em que deixou a área técnica, o ídolo argentino foi recepcionar o zagueiro Emiliano Papa, que foi vaiado pelos torcedores ao ser substituído por Daniel Díaz, aos 38min da etapa final. Até mesmo no gol de sua equipe, o treinador pouco festejou e em nada lembrou as comemorações dos tempos de torcedor.

Com a vitória, a Argentina volta a comemorar um bom resultado fora de casa após seguidos tropeços no ano. Nas Eliminatótias da Copa do Mundo de 2010, competição em que a equipe ocupa o segundo lugar, o time coleciona quatro jogos sem triunfos, com empates contra Brasil e Peru e derrotas para Colômbia e Chile. Além disto, venceu apenas um dos últimos sete compromissos no torneio e ficou na igualdade sem gols com a Bielo-Rússia, em amistoso disputado em agosto.

Sem poder contar com nomes importantes do elenco, como os astros Messi e Riquelme, que foram poupados, e o atacante Agüero, que foi liberado por problemas particulares, o ex-meia viu seus comandados iniciarem o duelo em ritmo intenso e já criaram boas oportunidades de marcar nos primeiros minutos.

Aos 4min, o ex-corintiano Mascherano, novo capitão da Argentina, arriscou da direita e obrigou o goleiro McGregor a trabalhar. Em seguida, aos 7min, Maradona assistiu boa trama ofensiva de sua equipe que furou o bloqueio escocês. Depois de receber de Tevez, Gutiérrez deu bom passe para Maxi Rodriguez estufar as redes.

No entanto, após ficar em vantagem, a equipe sul-americana diminuiu o ritmo e viu a Escócia equilibrar a partida, chegando até a ameaçar a meta de Carrizo em algumas oportunidades. Do lado argentino, as melhores chances saíam dos pés do atacante Tevez, que insistia nos chutes de fora da área.

Na etapa final, com muitas alterações dos dois lados, o jogo perdeu em qualidade técnica e os mandantes passaram a freqüentar mais a área argentina. No entanto, sem grande poder ofensivo, os donos da casa não transformaram o domínio em gols e confirmaram a derrota para a equipe do técnico Maradona.

Líder no solo, Diego Hypolito encara algozes olímpicos na Copa do Mundo

O brasileiro Diego Hypolito terá mais uma chance para vencer os rivais dos últimos Jogos de Pequim. Nos dias 13 e 14 de dezembro, o ginasta, que era favorito ao ouro olímpico, disputará as finais da Copa do Mundo de ginástica, que será disputada em Madri em 13 e 14 de dezembro.


Diego é o líder do ranking mundial do solo da Federação de Ginástica (FIG) e está classificado para a final da modalidade na Copa do Mundo, segundo lista publicada nesta quarta pela entidade. Com isso, o brasileiro deverá reencontrar o chinês Zou Kai e o russo Anton Golotsutskov, adversários em Pequim. Um dos maiores rivais do brasileiro, o romeno Marian Dragulescu está no segundo lugar da classificação, mas anunciou sua aposentadoria em setembro e não deve participar.

Os oito melhores ginastas das duas últimas temporadas em cada aparelho podem participar da final correspondente, mas se algum deles deixar de competir, os organizadores recorrerão a uma lista de reservas.

No feminino, Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Laís de Souza também estavam classificadas para a competição. Elas, porém, se recuperam de cirurgias e não vão participar. A única brasileira com chances de disputar a etapa é a irmã de Diego, Daniele. Ela está em 12º no ranking do solo, ou seja, na lista de espera. No último final de semana, ele tinha chances de garantir a classificação na etapa de Stuttgart, mas não teve bom desempenho.

Confira os oito melhores no solo no masculino e no feminino:
Masculino:

1. DIEGO HYPOLITO (BRA) 596 pontos.
2. Marian Dragulescu (ROM) 411.
3. Zou Kai (CHN) 338.
4. Anton Golotsutskov (RUS) 334.
5. Brandon Oneill (CAN) 251.
6. Gervasio Deferr (ESP) 241.
7. Fabian Hambuechen (ALE) 221.
8. Eleftherios Kosmidis (GRE) 210.

Feminino:
1. Cheng Fei (CHN) 394.
2. Sandra Izbasa (ROM) 384.
3. DAIANE DOS SANTOS (BRA) 377.
4. Elizabeth Tweddle (GBR) 255.
5. Shawn Johnson (EUA) 247.
6. Jiang Yuyan (CHN) 227.
7. Alicia Sacramone (EUA) 194.
8. Vanessa Ferrari (ITA) 176.

Sem sentir dores, Zé Luis volta a treinar com o elenco são-paulino

Volante, que ficou fora da partida contra o Figueirense por ter levado uma pancada no joelho, porém, ainda não tem retorno garantido contra o Vasco


O volante Zé Luis voltou a treinar na manhã desta quarta-feira, no CT da Barra Funda. O atleta são-paulino, que levou uma pancada no joelho direito durante o treino da quinta-feira passada, correu em torno do gramado e, segundo José Sanches, médico do clube, não sente mais dores no local.

- Ele começou a fazer um trabalho de campo e vamos ver o que acontece. Está se sentindo bem, não sente desconforto desde segunda e pode treinar na quinta ou na sexta-feira, depende do que o Muricy escolher. Mas também pode acontecer de treinar nesta tarde e não se sentir bem – afirma o médico do Tricolor, falando sobre a possibilidade de o volante voltar a jogar contra o Vasco, domingo, em São Januário.

O próprio jogador, quando passou pelos jornalistas no CT, demonstrou confiança em seu retorno, afirmando estar bem e sem dores. No entanto, caso não possa atuar, o zagueiro Anderson, que já atuou contra o Figueirense, deve ter nova chance na equipe.

Gol do ‘calção arriado’ continua sendo motivo de polêmica na Itália

O gol do “calção arriado” continua causando polêmica no futebol da Velha Bota. O ex-árbitro Pierluigi Collina – que ficou famoso por da sua “carequinha” - condenou a atitude dos jogadores do Catania que abaixaram seus shorts na frente do goleiro do Torino no último domingo em jogo válido pelo Campeonato Italiano.


- É uma atitude antidesportiva. Essa tentativa de se colocar em impedimento para logo sair não é punível, mas agora temos que ficar atentos para que não abaixem o calção dentro da área. Foi algo inacreditável - afirmou Collina, que atualmente é o Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Italiana de Futebol.

Apontado com o mentor da idéia, o técnico Walter Zenga, ex-goleiro da Azzurra, será multado pela diretoria do Catania. Mas não por mandar seus jogadores abaixarem os calções, e, sim, por ter discutido com um jornalista de uma emissora de TV durante uma entrevista coletiva.

Fifa apresenta bola oficial da Copa das Confederações

A Fifa apresentou nesta quarta-feira, na África do Sul, a bola oficial que será utilizada na Copa das Confederações de 2009, que será realizada no país africano.


Produzida pela fornecedora oficial de material esportivo da principal entidade futebolística do mundo, o artefato recebeu o nome de "Kopanya", que significa unir em alguns dialetos locais, e será utilizado pela primeira vez no amistoso entre os mandantes da Copa do Mundo de 2010 e Camarões, nesta tarde, em Rustenburg.

A Copa das Confederações será usada como teste para o Mundial de 2010, o primeiro a ser realizado no continente africano. A bola valoriza o feito e leva as cores da bandeira da África do Sul, com um design criado baseado na cultura do povo sul-africano.

A bola é composta por 14 gomos que, ao invés de serem costurados, são colados através de uma ligação térmica. Isso dá maior precisão nos passes e nos chutes.

A Kopanya começará a ser vendida no Brasil em dezembro deste ano. Três modelos serão disponibilizados pelo público: oficial (R$ 399,99), réplica (R$ 49,90) e mini-bola (R$ 39,90).

Stock Car apresenta novo carro para 2009

A Stock Car estará de "roupa nova" em 2009. A principal categoria do automobilismo nacional apresentou nesta quarta-feira o seu novo carro para a próxima temporada, que substituirá o atual projeto, há nove anos na disputa.


O novo protótipo foi baseado em uma maior segurança e custos mais baixos de manutenção e tem assinatura dos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que prometem tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Stock terá 16 equipes e grid com 32 carros.

O evento desta quarta, em São Paulo, contou com a presença de patrocinadores, dirigentes e dos pilotos Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Popó Bueno, Átila Abreu, Nonô Figueiredo, Alan Khodair e Paulo Gomes.

"O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria", explicou Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car.

"O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009", completou.

O novo carro utiliza materiais mais nobres, que o deixam com peso de cerca de 50 quilos a menos que o modelo atual, além de torná-lo um dos mais modernos do mundo.

A segurança, contudo, foi o item mais aperfeiçoado, com um novo modelo de banco e posicionamento do piloto. O teto, agora, também abrirá permitindo a imbolização e retirada mais rápida do piloto em caso de acidente.

"Em termos de segurança, é um grande avanço em todas as diretrizes que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) recomenda. Meu trabalho vai ser muito facilitado, pois terei um acesso melhor ao piloto graças à possibilidade da abertura do teto. Isso é muito importante e, sem dúvida, dará melhores condições de segurança para a categoria", disse Dino Altmann, presidente da Comissão Nacional de Medicina Desportiva da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e médico oficial da Stock Car e da etapa brasileira da Fórmula 1.

Além do novo carro, os organizadores da Stock aproveitaram para homenager o ídolo Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da categoria e que se aposenta no automobilismo ao término desta temporada.

Também foi apresentado o calendário oficial para o próximo ano. Todas as 12 etapas acontecerão no domingo, com a novidade da realização da "Corrida Verde", com foco na ecologia, programada para a nona etapa, em Curitiba. A idéia é, nesta prova, apresentar o protótipo do veículo movido a Etanol para 2010.

China e Argentina empatam na estréia do Mundial Sub-20

Um jogo movimentado, com boas alternativas, mas sem gol. Foi assim a partida de abertura da Copa do Mundo Sub-20 de futebol feminino. Nesta quarta-feira, China e Argentina empataram por 0 a 0, na cidade de Chillán, no Chile, em partida válida pelo Grupo B.

A china começou a partida pressionando mais a equipe da argentina, abusando das jogadas pela esquerda e, em uma dessas investidas, as chinesas chegaram ao gol, mas a atacante Wen Li estava em posição irregular e o tento foi bem anulado.

As chinesas mostravam um bom toque de bola que não dava chances à seleção Argentina, que pior tecnicamente, só se preocupava em defender, oferecendo pouco trabalho à goleira Yue Zhang, que quase não foi exigida nos primeiros 45 minutos.

A segunda etapa começou e as chinesas logo mostraram que não estavam satisfeitas com o empate. A atacante Yasha Gu, melhor jogadora da partida, chutou bem de fora da área e acertou a trave da goleira Guadalupe Calello.

Com o forte calor que fez durante a partida, as argentinas mostraram um melhor preparo físico e, a partir da metade da segunda etapa, passaram a sair mais para o ataque, mas sempre paravam nas boas defesas da goleira chinesa.

No último lance da partida, quase que a China faz o gol que buscou ao longo dos 90 minutos. A atacante Yasha Gu recebeu dentro da grande área e tocou com categoria na saída da goleira argentina, mas a bola caprichosamente acertou o travessão.