TVGolo.com - Novos Golos

10 de nov. de 2008

Goiás é punido pelo STJD e não joga mais no Serra Dourada em 2008

Clube perde o direito de mandar três jogos no estádio por briga entre torcedores. Jogo decisivo contra o São Paulo deve ser em Itumbiara

O Goiás foi punido nesta segunda-feira com a perda do direito de mandar os três últimos jogos do Brasileirão no Serra Dourada e mais R$ 50 mil pela Primeira Comissão Disciplinar do STJD por briga entre torcedores do Alviverde e do Cruzeiro, no dia 2 de novembro. Apesar de ser o único dos quatro primeiros colocados a atuar fora de casa na última rodada, o São Paulo foi o maior beneficiado. A partida deve ocorrer no Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara, local que também receberá o Botafogo no próximo fim de semana e fica a 204km de Goiânia. O estádio tem capacidade para 20 mil pessoas.

Para piorar a situação do Esmeraldino, o auditor requisitou à Procuradoria que observasse o artigo 170 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz respeito à interdição do estádio.

Após o julgamento, a defesa do Goiás declarou que irá recorrer da decisão e entende que a pena aplicada foi exagerada.

- Os Auditores dizem que é para que seja aplicado o caráter pedagógico da pena à torcida. Mas nós não concordamos e vamos interpor Recurso. A Procuradoria chegou a pedir a interdição do Serra Dourada, que não foi acolhida pela Primeira Comissão Disciplinar. A Procuradoria pode até recorrer para que o Estádio seja interditado, mas nós entendemos que isso seria uma pena injusta não apenas ao Goiás, mas para todo o futebol goiano - declara o advogado João Bosco ao site Justiça Desportiva.

Entenda o caso
Na ocasião, houve um conflito na arquibancada entre torcedores dos dois times. O árbitro Paulo César de Oliveira paralisou o jogo por um minuto. A súmula registrou que o policiamento tomou as medidas necessárias, utilizando balas de borracha e bombas de efeito moral. No entanto, imagens que mostraram a lentidão da Polícia Militar foram citadas na denúncia. Além disso, foi alegado que o tumulto ocorreu pela falta de grades para separar as torcidas, fatores que levaram a Procuradoria a incluir e punir o Goiás baseado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do CBJD.

Em baixa no Coxa, Carlinhos Paraíba é alvo de São Paulo e Palmeiras

Carlinhos Paraíba está em baixa no Coritiba. Na mais recente partida do meia, ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Náutico, no último domingo, e atuou apenas 24 minutos, quando foi sacado. Apesar da qualidade do seu futebol estar em queda livre, o jogador segue valorizado no mercado da bola. E os dois clubes paulistas que disputam o título do Brasileirão – São Paulo e Palmeiras – estariam de olho no apoiador para a temporada 2009.

No meio do ano, o futebol árabe – mais precisamente do Qatar – e a Traffic, empresa de marketing esportivo parceira do Palmeiras, fizeram propostas por Carlinhos Paraíba, porém a diretoria alviverde negou-se a negociá-lo. A intenção dos dirigentes era renovar o contrato do meia por mais um ano, até 2011, contudo o procurador do atleta, Júlio Fresatto, o acordo atual, que vai até março de 2010 está mantido, e não será renovado. A possibilidade do jogador permanecer também é considerada difícil.

- Chegaram algumas propostas pelo Carlinhos, do Brasil e do exterior, e eu vou repassar aos dirigentes do Coritiba. Acho que o momento pode ser vantajoso para o clube fazer caixa, ainda mais para o ano do centenário, mas não podemos ver apenas o lado financeiro. O clube tem esta opção de vender ou não, e o Carlinhos vai acatar o que for decidido. Mas eu acho que uma proposta de uma equipe que vai disputar a Libertadores pode valer mais - diz Fresatto.

Apesar de não falar em tom oficial das negociações, o empresário de Carlinhos Paraíba afirmou que vai se reunir nesta semana com dirigentes de São Paulo e Palmeiras, e virá em seguida a Curitiba para conversar com o Coxa. Ao torcedor alviverde, resta a tranqüilidade de saber que o meia tem contrato em vigor e que o clube detém 70% dos seus direitos econômicos e federativos. Os 30% restantes são de Júlio Fresatto.

A multa rescisória de Carlinhos Paraíba também pode ser um entrave para a saída do jogador: 20 milhões de euros.

- O valor é fora da realidade do futebol brasileiro, então para ele sair será uma questão de conversar, e a direção ver se vale a pena ou não negociá-lo - completa o empresário, assegurando que o apoiador não tem problemas extracampo – o que justificaria seu baixo rendimento. Segundo Júlio, todo o time não está bem, não somente Carlinhos Paraíba.

Do lado coxa-branca, o diretor de futebol do clube, Homero Halila, já disse que não existe jogador inegociável no Alviverde.

- Se um jogador não quiser permanecer e existir alguma proposta, e só pagarem o que queremos - resume.

Love marca quatro em goleada do CSKA

Com quatro gols de Vágner Love, o CSKA venceu o rival FC Moscou nesta segunda-feira. Em jogo que fechou a 28ª rodada do Campeonato Russo, o brasileiro fez todos na vitória por 4 a 1 de sua equipe no torneio nacional.

O primeiro gol de Vágner Love saiu logo aos 6min do primeiro tempo. Aos 23min, ele aumentou a vantagem. No começo do segundo tempo, aos 9min, o brasileiro fez o terceiro e repetiu a dose aos 16min. Dez minutos antes do final da partida, Bracamonte fez o único do FC Moscou.


"Eu me lembro de ter feito três gols em um único jogo, mas quatro eu só tinha feito nas categorias de base. Nosso time entrou muito aceso no jogo e eu fui muito feliz nas finalizações. Estou muito contente por ter ajudado a equipe a conseguir mais uma vitória", disse o camisa 9.

Com o resultado, o CSKA chega aos 53 pontos ganhos e fica isolado na vice-liderança do Campeonato Russo. Na próxima rodada, a equipe de Love enfrenta o campeão Rubin e, em caso de vitória, pode garantir de vez a classificação para a Copa dos Campeões.

"Demos um passo importantíssimo para garantir a vaga na Copa dos Campeões. Temos que jogar dessa mesma forma contra o Rubin para garantir de vez a nossa classificação", completou. Com 17 gols, Love é o artilheiro do campeonato. Na temporada, ele tem 23 tentos em 30 jogos, média de 0,76 gol por partida.

D'Alessandro passa mal e não viaja para o México

O meia D'Alessandro deve desfalcar o Internacional diante do Chivas pela Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira. Segundo informações da Rádio Gaúcha, minutos antes do embarque da delegação colorada para o México, na tarde desta segunda-feira, o argentino sentiu-se mal e foi vetado da viagem.

O jogador, um dos principais nomes do elenco colorado e aposta do técnico Tite contra os mexicanos, sofreu uma intoxicação alimentar e sua mulher teve de buscá-lo no aeroporto, pouco tempo antes de a delegação do clube gaúcho entrar no avião.

Atendido pelo diretor-médico do Inter, Carlos Rabello, o meia argentino foi encaminhado para o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegra, para ter a sua situação melhor avaliada.

Há a possibilidade do jogador viajar na terça-feira junto com o presidente Vitório Piffero, que não se desloca junto com o restante do elenco, pois disputa a reeleição à presidência na noite desta segunda-feira. Porém, caso D'Alessandro vá junto com o dirigente, ele chegaria à América do Norte somente no dia do jogo.

Caso o desfalque seja confirmado, os meias Andrezinho e Taison, o volante Sandro e o atacante Daniel Carvalho brigam pela vaga no time titular do Internacional, no primeiro dos duelos contra os mexicanos.

Contundido, Nadal está fora da final da Copa Davis

O tenista Rafael Nadal, número um do mundo, confirmou nesta segunda-feira que não defenderá a Espanha no confronto com a Argentina, válido pela final da Copa Davis, entre 21 e 23 de novembro.


O jogador sofre com uma lesão no joelho direito, a mesma que o tirou da Masters Cup da ATP, em Xangai.

O campeão de Wimbledon e Roland Garros foi submetido a exames médicos em Barcelona. Após saber do resultado, Nadal afirmou que não terá condições de se recuperar a tempo de jogar em Mar del Plata.

"Após um ano longo e muito positivo, ficar longe de dois objetivos no ano, Xangai e a final da Davis. É um momento difícil, mas fiz todo o possível para tentar chegar a esta final", lamentou o número um do mundo.

"Tinha uma esperança enorme. Estou acostumado a jogar com dor, mas esta é diferente, nova, não consigo controlar", acrescentou.

A decisão teria que ser tomada até esta segunda, data limite para o capitão da equipe, Emílio Sánchez, anunciar a equipe que viajará a Mar del Plata na próxima quinta.

O número um do mundo não atua desde as quartas-de-final do Masters Series de Paris, quando abandonou a partida diante do russo Nikolay Davydenko. Ele desistiu de participar da Masters Cup, que reúne os melhores do ano na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Bolt e Isinbayeva lideram corrida pelo prêmio de melhor atleta do ano

Principais nomes do atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim, o jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva são os favoritos para a disputa do prêmio de atleta do ano, oferecido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Os resultados no masculino e no feminino serão anunciados no dia 23 de novembro, em Mônaco.

Com três medalhas de ouro olímpicas, Bolt disputa o prêmio com o cubano Dayron Robles, campeão olímpico dos 110m com barreiras, e o etíope Kenesisa Bekele, ouro nos 5.000m e 10.000m em Pequim.

Na categoria feminina, as concorrentes de Isinbayeva, medalha de ouro no salto com vara em Pequim, são a etíope Tirunesh Dibaba, que conseguiu a dobradinha 5.000m/10.000m dos Jogos, e a queniana Pamela Jelimo, que venceu os 800mEm 2007, os escolhidos foram o corredor americano Tyson Gay e a etíope Meseret Defar.