TVGolo.com - Novos Golos

28 de ago. de 2008

Napoli goleia e avança na Copa da Uefa

O Napoli, da Itália, garantiu nesta quinta-feira sua classificação para a próxima fase da Copa da Uefa. Atuando em casa, a equipe italiana goleou o Vllaznia, da Albânia, por 5 a 0, e passou para a etapa seguinte da competição.

Rinaudo, Pià, Hamsik e o argentino Lavezzi marcaram os gols que garantiram o Napoli na próxima fase da Copa da Uefa. No jogo de ida, fora de casa, o time italiano já havia vencido por 3 a 0.

Ao todo, 32 times garantiram classificação para a próxima fase da Copa da Uefa. Destaque para o Besiktas, da Turquia, que contou com um gol do ex-corintiano Bobô na goleada por 4 a 0 sobre o Siroki Brijeg, da Bósnia.

O time turco entrou em campo com a vantagem de ter vencido a primeira partida por 2 a 1. Com tranqüilidade e jogando em casa, o Besiktas abriu o marcador com Ugur Inceman. No segundo tempo, Emre Özkan, Bobô e Rodrigo Tello ampliaram para a equipe turca.

Times como Hertha Berlin, da Alemanha, e Deportivo La Coruña, da Espanha, também se classificaram. O Hertha superou o IB Ljubljana, da Eslovênia, por 1 a 0, enquanto que o Deportivo superou o Hadjuk Split, da Croácia, por 2 a 0.

Confira todos os resultados desta quinta pela Copa da Uefa:
FC Moscou/RUS* 2 x 0 Legia Varsóvia/POL
FC Midtjylland/DIN 0 x 1 Manchester City/ING*
Hapoel Kiryat Shmona/ISR 1 x 2 Litex Lovech/BUL*
Hapoel Tel-Aviv/ISR* 3 x 0 Vojvodina Novi Sad/SER
Zrinski/BOS 0 x 2 Sporting Braga/POR*
Hertha Berlin/ALE* 1 x 0 IB Ljubljana/ESL
Slaven Belupo/CRO* 2 x 0 Aris Saloniki/GRE
SV Salzburg/AUT* 0 x 1 Suduva/LIT
Viking/NOR 1 x 2 Honka/FIN*
Cherno More Varna/BUL 2 x 0 Maccabi Netanya/ISR
Kalmar/SUE* 4 x 0 AA Gent/BEL
Lillestrom/NOR 2 x 4 FC Copenhagen/DIN*
Omonia Nicosia/CHP* 2 x 2 AEK Athens/GRE
Rosenborg/NOR* 5 x 0 Djurgarden/SUE
Austria Vienna/AUT* 2 x 0 WIT Georgia/GEO
Brondby/DIN* 2 x 0 Haka Valkeakoski/FIN
FC Vaslui/ROM* 3 x 1 L. Metalurgs/LET
Sturm Graz/AUT 1 x 1 Zurich/SUI*
Zilina/ESV* 2 x 1 Liberec/RCH
Besiktas/TUR* 4 x 0 Siroki Brijeg/BOS
Debrecen/HUN 2 x 3 Young Boys Bern/SUI*
Grasshoppers/SUI 0 x 0 Lech Poznan/POL*
Bellinzona/SUI* 2 x 1 Dnipro Dnipropetrovsk/UCR
Estrela Vermelha/SER 3 x 3 Apoel Nicosia/CHP*
Gyor/HUN 1 x 4 Stuttgart/ALE*
Rennes/FRA* 2 x 0 Stabaek/NOR
Hajduk Split/CRO 0 x 2 Deportivo La Coruña/ESP*
St. Patricks/IRL* 2 x 1 Elfsborg/SUE
Aston Villa/ING* 1 x 1 Hafnarfjordur/ISL
Napoli/ITA* 5 x 0 Vllaznia/ALB
Classificados para a próxima fase.

Número um do mundo, Ivanovic perde e é eliminada

A primeira grande zebra do Aberto dos Estados Unidos apareceu nesta quinta-feira. A sérvia Ana Ivanovic, número um do mundo, foi derrotada pela francesa Julie Coin, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3, e acabou eliminada do Grand Slam.

A sérvia, que ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim por conta de uma lesão na mão, já tinha sofrido em sua estréia na competição, quando superou a russa Vera Dushevina por 2 sets a 1, com 6/1, 4/6 e 6/4.

Contra Coin, Ivanovic fez um primeiro set irregular, mas se recuperou logo depois. O bom momento da sérvia, porém, não se repetiu no terceiro set, quando a francesa reinou em quadra e garantiu o triunfo.

Na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, Coin enfrentará a também francesa Amelie Mauresmo, que levou um susto no início, mas superou a estoniana Kaia Kanepi por 2 a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/0.

Após prata, Cristiane jogará pelo Corinthians

O Corinthians anunciou uma grande contratação nesta quinta-feira. Mas para seu time feminino de futebol. Trata-se da atacante Cristiane, medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos de Pequim.

Artilheira do torneio feminino de futebol da Olimpíada de Pequim com cinco gols e uma das principais jogadoras do Brasil, Cristiane assinou com o clube paulista até 30 de novembro de 2008 e será apresentada nesta sexta-feira, após o treino do time masculino.

Cristiane chega para a disputa do Campeonato Paulista, no qual o Corinthians soma 32 pontos, divide a liderança com o Santos e já tem vaga garantida na segunda fase.

Além de Cristiane, o Corinthians conta com a atacante Fabiana, outra integrante da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpico.

Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador da Uefa da última temporada

Cech, Terry e Lampard, todos do Chelsea, levam prêmios secundários


Após o sorteio do grupos da Liga dos Campeões 2008/2009, a Uefa elegeu o meia-atacante Cristiano Ronaldo, do Manchester United, como o melhor jogador da última temporada do torneio. O ‘gajo’, que foi anunciado pelo ex-jogador francês Zinedine Zidane, sucede o brasileiro Kaká, do Milan, que era o atual detentor da honraria.

Além de ser eleito o melhor jogador, Cristiano Ronaldo, que ajudou os Red Devils na vitoriosa campanha da última Champions, também ganhou o prêmio de melhor atacante.

Já o Chelsea, vice-campeão da Liga, colocou três nomes na lista dos melhores da última temporada. Petr Cech foi eleito o melhor goleiro, John Terry o melhor defensor e Frank Lampard o melhor meia.

Confira os vencedores do prêmio de melhor jogador da Uefa
1997/1998 – Ronaldo (Inter de Milão)
1998/1999 – David Beckham (Manchester United)
1999/2000 – Fernando Redondo (Real Madrid)
2000/2001 – Effenberg (Bayern)
2001/2002 – Zidane (Real Madrid)
2002/2003 – Buffon (Juventus)
2003/2004 – Deco (Porto)
2004/2005 – Gerrard (Liverpool)
2005/2006 – Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)
2006/2007 – Kaká (Milan)
2007/2008 – Cristiano Ronaldo (Manchester United)

Com apoio do Coringa, time polonês segue na Copa Uefa

O Lech Poznan, da Polônia, garantiu nesta quinta-feira sua classificação para a próxima fase da Copa da Uefa ao empatar sem gols com o Grasshoppers, da Suíça, na casa do adversário. Para avançar, porém, o time polonês contou com um "reforço de peso" na arquibancada: o Coringa.


Interpretado pelo ator Heath Ledger, o personagem do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas serviu de ilustração para uma das principais bandeiras levadas pela torcida do Lech Poznan até a cidade suíça de St. Gallen, local do confronto. A frase repetida pelo Coringa durante a história, "Why so serious" ("Por que tão sério?", em inglês), também estava presente no adereço.

Dentro de campo, o Lech Poznan precisou apenas segurar o resultado, uma vez que, no confronto de ida, a equipe polonesa goleou o Grasshoppers por 6 a 0.

Flu pode acertar com ex-zagueiro do São Paulo

A diretoria do Fluminense pode anunciar até sexta-feira a contratação do zagueiro Edcarlos, revelado pelo São Paulo.

O jogador é pretendido por vários clubes do Brasil, entre eles Vasco e Cruzeiro.
O time tricolor atravessou a negociação com os outors clubes e está perto de fechar com o zagueiro do Benfica, de Portugal.

O técnico Cuca gosta do esquema com três zagueiros e gostaria de ter um reforço de peso para o returno do Brasileiro.

O medalhista Thiago Silva garantiu que fica até o fim do ano, mas Thiago Neves pode ir para o futebol alemão, onde desperta o interesse de Hamburgo e Hertha Berlin. O Atlético de Madrid, da Espanha, também tem interesse no atleta.

Para Serginho, grupo superou saída de Ricardinho

O surpreendente corte do levantador Ricardinho, considerado um dos melhores jogadores do mundo, não foi o principal motivo pelo qual a Seleção Brasileira masculina de vôlei perdeu a decisão da medalha de ouro em Pequim 2008 para os Estados Unidos. Essa é a opinião do líbero Serginho, que nesta quinta-feira, em entrevista ao Terra Esportes TV, afirmou que o grupo superou a saída do antigo companheiro.


"O Bernardinho teve seus motivos para não convocá-lo. E é ele quem manda. É claro que na época o grupo ficou assustado, afinal ninguém sabia do corte. A gente não tem como chegar e defender um dos lados. Depois que ele saiu, o grupo se fortaleceu ainda mais e nem pensa mais nesse assunto", definiu.

Segundo Serginho, é injusto criticar Marcelinho, substituto de Ricardinho, por sua atuação em Pequim. "Ele fez o que tinha de ser feito, jogou super bem. O problema é que tem muita gente falando, muita gente cobrando, e é impossível ele dar mais que 100%", disse.

"O Marcelinho carregou o piano muito bem, estava muito calmo e a pressão não poderia ter caído sobre ele. Todo mundo ali perdeu. Eu acho que ninguém tem responsabilidade, mas se tiver, ela é de todos", completou.

Criticando as análises feitas após a derrota em território chinês, o líbero diz que a medalha de prata não obriga uma renovação dentro da equipe brasileira.

"Eu nunca vi um atleta de 17, 18 anos decidir um campeonato de alto nível. Falam de renovação, mas eu não sei. Precisa trocar, mas depende da situação, talvez algumas peças. É um processo natural. Quem diria que a Fofão seria campeã aos 39 anos? E se deixassem, ela ia para mais uma (Olimpíada)", destacou.

Com planos de atuar até os 38 anos, Serginho evita falar na sua própria saída da Seleção. E não vê substituto para sua posição, pelo menos no momento. "Não sei se tem um substituto. Não vi jogos no Brasil, pois estava na Itáia e não acompanhei. Prefiro não falar alguns nomes, para não ser injusto", concluiu.

Maria Clara e Carolina avançam às quartas

As brasileiras Maria Clara e Carolina venceram a dupla Minusa/Jursone, da Letônia, por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 23/21. Disputado nesta quinta-feira, o jogo foi válido pelas oitavas-de-final do Aberto de Kristiansand (Noruega), 14ª etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia.


Após a vitória em apenas 35 minutos, as irmãs brasileiras enfrentam as norueguesas Hakedal e Torlen. A dupla levou vantagem no duelo local contra as estrelas olímpicas Maaseide e Glesnes. No encontro mais recente, no entanto, durante o Grand Slam de Moscou, as filhas da ex-jogadora Isabel ganharam por 2 a 1.

Uma vitória sobre as norueguesas coloca a dupla brasileira pela terceira vez nas semifinais de uma etapa nesta temporada, a melhor desde que começou a disputar o circuito regularmente, em 2005. Maria Clara e Carolina conquistaram a medalha de bronze em Stare Jablonki (Polônia) e Marselha (França).

O Aberto de Kristiansand, primeira competição depois dos Jogos de Pequim, poderá ter uma final brasileira, já que Maria Elisa e Val ganharam das russas Boyko e Markova por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/17. Na próxima fase, elas enfrentam as irmãs Schwaiger, da Áustria. Se as brasileiras vencerem seus próximos dois jogos, se encontrarão na decisão.

Atlético de Madrid confirma empréstimo de argentino

O Atlético de Madrid confirmou nesta quinta-feira a contratação por empréstimo do meia argentino Éver Banega, do Valencia, e já apresentou o novo reforço do time no Estádio Vicente Calderón.

Banega, que fez parte da seleção argentina que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, é a sexta contratação do Atlético para a temporada.


Além dele, o clube trouxe o goleiro francês Grégory Coupet, o defensor holandês John Heitinga, o zagueiro checo Tomas Ujfalusi, o volante brasileiro Paulo Assunção e o atacante francês Florent Sinama Pongolle.

Nesta temporada, o clube de Madrid disputará o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Copa dos Campeões.

Afegãos recebem 1º medalhista com tapete vermelho

O povo do Afeganistão recebeu nesta quinta-feira, com tapete vermelho, o primeiro medalhista olímpico do país, Rohullah Nikpai.


Todas as estradas de acesso ao aeroporto internacional de Cabul foram decoradas com fotos e cartazes com foto de Nikpai, acompanhados da mensagem "receba os parabéns de todos os afegãos".

O primeiro medalhista afegão, protegido por um grande aparato de segurança, foi ao Estádio de Esporte de Cabul, onde uma multidão o recebeu com gritos entoados em coro como "Nikpai, orgulho do Afeganistão" e "Viva o Afeganistão".

Nikpai, 20 anos, ganhou a medalha de bronze depois de derrotar rivais da Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha no taekwondo, nos Jogos Olímpicos de Pequim.

No estádio, o segundo vice-presidente do país, Mohammad Karim Khalili fez um discurso para parabenizar a vitória de Nikpai.

"É um orgulho para todos nós, para o governo e para o povo do Afeganistão, mostrando que um país que sofreu tanto com a guerra também tem a capacidade de conquistar uma medalha na Olimpíada de Pequim 2008", notou Khalili.

Felipão pega Roma e Bordeaux na Copa dos Campeões

A Uefa realizou nesta quinta-feira, em Mônaco, o sorteio do grupo da Copa dos Campeões. De acordo com ranking das últimas cinco temporadas, foram definidos os seguintes cabeças-de-chave: Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Arsenal, Lyon, Inter de Milão e Real Madrid.

Em sorteio que contou com a presença do ex-jogador italiano Bruno Conti, também foram escolhidos os principais jogadores da temporada passada. Petr Cech (melhor goleiro), John Terry (melhor zagueiro), Frank Lampard (melhor meio-campista) e Cristiano Ronaldo (melhor atacante e melhor jogador) foram os homenageados.


O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, que deixou a seleção de Portugal para comandar o Chelsea, terá pela frente na primeira fase da competição clubes como Roma e Bordeaux, além do romeno Cluj. Será a primeira participação de Felipão na Copa dos Campeões.

Atual campeão da competição, o Manchester United, por sua vez, dividirá grupo com o espanhol Villrreal, o escocês Celtic e o dinamarquês Aalborg.

Confira os grupos:
Grupo A: Chelsea (Inglaterra), Roma (Itália), Bordeaux (França) e Cluj (Romênia).
Grupo B: Inter de Milão (Itália), Werder Bremen (Alemanha), Panathinaikos (Grécia) e Anorthosis (Chipre).

Grupo C: Barcelona (Espanha), Sporting (Portugal), Basel (Suíça) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia).
Grupo D: Liverpool (Inglaterra), PSV Eindhoven (Holanda), Olympique de Marselha (França) e Atlético de Madrid (Espanha).

Grupo E: Manchester United (Inglaterra), Villarreal (Espanha), Celtic (Escócia) e Aalborg (Dinamarca).

Grupo F: Lyon (França), Bayern de Munique (Alemanha), Steua Bucareste (Romênia) e Fiorentina (Itália).

Grupo G: Arsenal (Inglaterra), Porto (Portugal), Fenerbahce (Turquia) e Dinamo de Kiev (Ucrânia).

Grupo H: Real Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Zenit (Rússia) e BATE Borisov (Bielo-Rússia).

Copa Sul-Americana (jogos de quarta)

Nos pênaltis, Atlético-PR bate São Paulo e avança

São Paulo e Atlético-PR se enfrentaram nesta quarta-feira, no Morumbi, e repetiram o placar do jogo de ida, na Arena da Baixada: 0 a 0. Desta forma, os dois times disputaram uma vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana nos pênaltis e quem levou a melhor foram os paranaenses, por 4 a 3, avançando assim na competição continental.

Nas cobranças de pênaltis, Juninho e Oscar falharam para o São Paulo e Alan Bahia viu seu chute parar na trave. O Atlético-PR, aliás, converteu com Antônio Carlos, Danilo, Fernando e Pedro Oldoni, enquanto Rogério Ceni, Sérgio Mota e Bruno marcaram para os donos da casa.

Agora, o Atlético-PR encara o vencedor do confronto envolvendo Aragua, da Venezuela, e Chivas Guadalajara, do México, em jogos marcados para os dias 24 de setembro e 1º de outubro, o primeiro fora e o segundo em casa.

No tempo normal, a etapa inicial foi fraca tecnicamente, com uma boa chance de gol criada para cada lado. O São Paulo apostou no jovem Oscar, tido como uma das revelações do time, mas o garoto sofreu com a marcação e criou pouco.

A segunda etapa veio e o Atlético-PR, com personalidade em campo, ficou mais próximo de abrir o placar do que o São Paulo. O time da casa, alias, produziu pouco ofensivamente, mas segurou os avanços dos paranaenses.

Botafogo faz 5 e volta a eliminar o Atlético-MG

Depois de tirar o Atlético-MG das duas últimas edições da Copa do Brasil, o Botafogo eliminou novamente o adversário na noite desta quarta-feira, quando voltou a vencer o time mineiro, desta vez por 5 a 2 no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e avançou às oitavas-de-final da Sul-Americana.

Sem poupar seus titulares, a formação carioca não teve dificuldades para derrotar o time comandado pelo interino Marcelo Oliveira e aumentar a crise vivida pelo clube mineiro, que usou nova camisa em homenagem ao centenário de sua fundação.

Com as duas vitórias, o Botafogo se credencia para enfrentar o Deportivo Quito na próxima fase, já que os equatorianos superaram o Universitário, do Peru, na fase inicial do torneio.
Em ascensão no Campeonato Brasileiro, após a chegada do técnico Ney Franco, o Botafogo não teve problemas nos dois duelos com o Atlético-MG. Na primeira partida, mesmo saindo atrás, os cariocas conseguiram a vitória por 3 a 1, no Estádio Engenhão.

Além das três eliminações recentes, o time carioca também triunfou sobre o adversário de Minas Gerais em partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. Em outra partida na nova casa botafoguense, os mandantes golearam por 4 a 0.

Apesar da facilidade encontrada pelo Botafogo, o primeiro lance de perigo do jogo foi do Atlético-MG. Logo aos 7min, depois de jogada de Jael, Pedro Paulo recebeu e arriscou de fora da área. A bola ainda desviou em Castillo e passou rente ao travessão.

No entanto, em seguida, foi a vez dos visitantes inaugurarem o marcador e aumentarem a vantagem no duelo. Depois de cruzamento de Gil, aos 21min, e desvio da zaga, o meia Lucio Flavio bateu de primeira e acertou o ângulo do goleiro Édson.

Aproveitando o bom momento e o nervosismo do rival, o Botafogo conseguiu chegar ao segundo apenas cinco minutos depois. Em jogada rápida pelo lado direito, Jorge Henrique foi ao fundo e cruzou para trás, encontrando Lucio Flavio. Com liberdade, o meia bateu forte e aumentou.

Na volta para o segundo tempo, os cariocas não deram tempo para o Atlético-MG pensar em uma reação. No primeiro minuto, Zé Carlos enfiou boa bola para Jorge Henrique no bico da área, que arriscou o chute cruzado e venceu novamente o goleiro Édson.

Com a desvantagem e os protestos da torcida, o time da casa foi para cima e conseguiu descontar. Depois de chute de Márcio Araújo que o goleiro Castillo não segurou, o meia Lenílson aproveitou o rebote e diminuiu.

Mas na seqüência, o Botafogo voltou às redes e desanimou os mandantes. Aos 19min, depois de ser lançado no setor esquerdo, o atacante Gil foi ao fundo e cruzou na cabeça de Carlos Alberto. Sozinho, o meia testou para as redes e fez o quarto. Aos 34min, o cariocas perderam a chance de chegar ao quinto, quando Jorge Henrique foi derrubado dentro da área por Serginho, que recebeu o cartão vermelho. Na cobrança, Gil chutou muito alto e desperdiçou.

Em seguida, aos 36min, Lenílson recebeu passe na entrada da área, passou pela marcação de Túlio e bateu bem na saída de Castillo, marcando o seu segundo no confronto. No entanto, quatro minutos depois, a zaga mineira voltou a falhar e viu sua rede ser balançada mais uma vez. Depois de cruzamento de Carlos Alberto para Gil, o defensor Leandro Almeida se atrapalhou e jogou contra o próprio gol, fechando o placar no Mineirão.