TVGolo.com - Novos Golos

13 de jan. de 2009

Trio russo lidera 10ª etapa entre os caminhões

Dono do melhor tempo da nona etapa, o russo Vladimir Chagin foi o primeiro a largar em Copiapo nesta terça-feira e permaneceu na liderança durante os 423 km da décima especial. Seu compatriota Firdaus Kabirov e o holandês Gerard De Rooy o perseguiram durante todo o percurso, mas novamente o líder do Dakar chegou à frente dos outros competidores e venceu mais uma etapa entre os caminhões.

Desde o início da especial, Kabirov se manteve atrás de Chagin e chegou muito perto da ultrapassagem. Entretanto, o líder da competição acelerou e abriu mais de cinco minutos de vantagem.

Sem conquistar a liderança, Kabirov perdeu desempenho e caiu à terceira colocação. Nos últimos quilômetros de prova, Gerard De Rooy acelerou forte e ultrapassou Kabirov, conquistando o segundo lugar. Com um ritimo forte, o holandês conseguiu diminuir sua desvantagem para 1min44s do líder na linha de chegada, também em Copiapo.

Firdaus Kabirov terminou a etapa percorrida pelo Atacama, o deserto mais árido do mundo, em terceiro lugar, a 3min56s do primeiro colocado. Mesmo assim, Kabirov conseguiu diminuir para 09min46s sua diferença para Chagin na classificação geral.

Brasileiros
Após conquistar seu melhor resultado no Dakar 2009, ao chegar na segunda colocação na nona etapa, o caminhão brasileiro liderado por André Azevedo chegou apenas na sétima colocação. Com uma queda de rendimento, Azevedo, Maykel Justo e a tcheca Mira Martinec cruzaram a linha de chegada 42min40s atrás dos russos, que venceram a etapa.

Botafogo agenda dois amistosos no Rio de Janeiro

O Botafogo marcou dois amistosos preparativos para a estréia no Campeonato Estadual, que será contra o Boavista, no dia 25 de janeiro, no Estádio Eucy Resende de Mendonça.

O time alvinegro fará um amistoso contra o time do Leme, da terceira divisão do Rio de Janeiro, no dia 18. A partida será em Caio Martins, e a diretoria do Botafogo ainda não sabe se o jogo treino será aberto ao público.

A segunda partida amigável será contra o Olaria, no dia 22, no Estádio do Engenhão, e está confirmado como aberto aos torcedores botafoguenses.

"São trabalhos importantes para entrosar o time e avaliar o grupo fisicamente. Os outros times de menor porte começaram a treinar no ano passado, e nós somente esse ano", disse o técnico Ney Franco.

Piloto espanhol de moto sofre grave acidente no Dakar

O piloto espanhol de moto Cristobal Guerrero sofreu um grave acidente durante a décima etapa do Rally Dakar, nesta terça-feira, e está em coma, anunciaram os organizadores da competição.

O espanhol, 48 anos, foi enviado de ambulância ao Hospital de Copiapó, onde será submetido a vários exames.

A equipe de segurança que acompanhava o piloto emitiu um sinal de alerta às 12h38 locais (11h38 de Brasília) para informar sobre o acidente. Em seguida, um helicóptero médico se dirigiu ao local da queda, onde encontrarou o piloto em estado de coma e o levou ao acampamento do rali, a 15 quilômetros de Copiapó.


No acampamento, uma ambulância transferiu Guerrero ao Hospital Regional de Copiapó, onde exames vão determinar a gravidade das lesões. O espanhol se acidentou no quilômetro 160 do lance cronometrado da décima etapa, com saída e chegada em Copiapó.


Guerrero, que participava pela primeira vez de um Dakar, tem quatro filhos, sendo que um deles foi campeão mundial de Enduro em 2005.


O espanhol estava na 76ª colocação na classificação geral da competição.

São Paulo é o time da moda, diz Muricy Ramalho

O técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, visitou nesta terça-feira uma loja da fornecedora de material esportivo do clube. Esbanjando confiança para a atual temporada, o comandante afirmou que o São Paulo é o time que está na moda.

"O São Paulo é o time do momento, merece ser. Isso se reflete com mais pessoas usando as camisas, as peças nas ruas. E estou vendo alguns acessórios que devem fazer muito sucesso com a torcida neste ano", disse o treinador, ao se referir aos produtos oficiais do clube.


Muricy esteve acompanhado pelos auxiliares técnicos, Milton Cruz e Tata. Todos concordaram que a temporada será bastante disputada, mas que os novos reforços do clube - apresentados na última segunda-feira - foram escolhidos cuidadosamente.

"Foram contratações muito pensadas, escolhidas de forma muito criteriosa. Todos os reforços estão ambientados ao clube, estão em treinamento e preparação para entrar na temporada", concluiu.

Sob olhar de Maradona, Adriano marca e Inter avança

A Inter de Milão derrotou o Genoa, por 3 a 1, nesta terça-feira, em jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa da Itália. Destaque para o centroavante brasileiro Adriano, que desperdiçou cobrança de pênalti, mas se redimiu e anotou um dos gols do triunfo.


Com a vitória, que foi vista pelo técnico da seleção argentina, Diego Maradona, a Inter enfrentará a rival Roma, na próxima fase da competição nacional.

Adriano, que foi escalado pelo português José Mourinho após um longo período afastado do time, começou mal a partida e chegou a perder um pênalti aos 21min do primeiro tempo, quando o placar ainda não tinha sido movimentado.

No entanto, Adriano conseguiu se recuperar e abriu o placar para a Inter, aos 30min da etapa complementar. Logo depois de inaugurar o marcador, o centroavante deixou o campo para a entrada do sueco Ibrahimovic.

O empate do Genoa saiu aos 39min do segundo tempo, com Rossi, o que levou a partida para a prorrogação.

A classificação da Inter foi decidida apenas no tempo extra, com gols de Cambiasso, aos 10min, e Ibrahimovic, aos 14min, ambos do primeiro tempo.

Técnico do Milan aconselha Beckham a jogar até os 40 anos

Atualmente com 33 anos, o astro inglês David Beckham pode prolongar sua carreira como jogador de futebol profissional até os 40. A convivência com o defensor Paolo Maldini fez com que o meia vislumbre a possibilidade de estender seu tempo nos gramados. Questionado sobre o assunto, o técnico Carlo Ancelotti apoiou a decisão do atleta.

Ancelotti deu força ao inglês, achando perfeitamente possível para Beckham se manter em alto nível mesmo com uma idade considerada avançada.

"Ele (Beckham) pode jogar por muito tempo ainda. Eu acho que dá para atuar até os 40 anos, pois ele trabalha duro, com muita intensidade e disciplina", declarou Ancelotti.

O próprio jogador reconheceu que gostaria que isto acontecesse. "Tomara que eu jogue até os 40. Eu amo o jogo, quando eu me aposentar será quando eu parar de amar o jogo. Mas eu ainda estou apaixonado pelo futebol", completou.

Becks está emprestado ao Milan e tem apenas mais dois meses de contrato no San Siro. Especula-se que o clube italiano irá tentar, junto ao LA Galaxy, clube detentor de seu passe, prolongar o empréstimo do inglês. Beckham tem vínculo de mais um ano e meio com os norte-americanos.

City mira Kaká e manda dois dirigentes a Milão

Com o dinheiro de magnatas árabes por trás, o Manchester City começa a colocar em prática o plano de montar um time recheado de estrelas. Para tanto, o clube mandou dois dirigentes a Milão para negociar a compra do brasileiro Kaká.

De acordo com o jornal inglês Daily Express, Gary Cook, chefe executivo, e Paul Aldridge, chefe de operações, já estão na Itália preparados para fazer uma proposta que faça Silvio Berlusconi, dono do Milan, balançar. No entanto, o diário não informa de quanto será a oferta.

O salário que seria oferecido a Kaká para jogar ao lado do companheiro de Seleção Brasileira Robinho gira em torno de 200 mil libras (cerca de R$ 677 mil) por semana. Se aceita, esta quantia o tornará o jogador mais bem pago do futebol.

As negociações entre os dois clubes estão começando agora, mas a transferência seria só no meio do ano, quando acaba a temporada européia. Ainda segundo o jornal inglês, Robinho também estaria tentando persuadir Kaká a se mudar para Manchester.

Felipe Massa satisfeito com as primeiras voltas dadas pela nova Ferrari

Diversão? Que nada! Para Felipe Massa, as primeiras voltas com o F60, carro que usará nesta temporada da Fórmula 1 foi de muito trabalho. Empolgado por ser o primeiro a levar a nova Ferrari às pistas, logo após o seu lançamento, o brasileiro ficou satisfeito com as primeiras voltas dadas em Mugello, no norte da Itália.


- Tiramos o primeiro dia para verificar alguns comportamentos do motor, da caixa de câmbio, da suspensão e do Kers. Foi positivo, porque tudo correu bem, começamos a usar o Kers aos poucos e fomos evoluindo. Queríamos dar 100 voltas, mas na realidade hoje testamos mais do que prevíamos – disse ele, na coletiva de imprensa após o teste.

A nova Ferrari chega bastante modificada, devido às novas regras impostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para esta temporada. A aerodinâmica foi a parte mais afetada, para que influencie menos no ganho de velocidade. O aerofólio traseiro ficou mais estreito e a asa frontal foi rebaixada, ganhando aletas laterais. Os pneus slick voltaram e o carro testado por Massa já tem o sistema de recuperação de energia cinética, o Kers. O brasileiro considera o F60 mais difícil de pilotar e espera que o “patinho feio” seja rápido nas pistas.

- É um carro com muitas modificações e a pilotagem vai ser diferente. Você sempre vê carros muito bonitos ano após ano. Eu não esperava um carro bonito, mas eu devo dizer que ele está muito bonito, apesar das regras, que deixou os carros mais feios. Espero que seja rápido. Prefiro um carro feio rápido a um carro bonito, mas lento.

E a diversão? Felipe Massa espera que ela comece com os testes em conjunto com as outras equipes. A Ferrari está programada para participar dos quatro previstos para esta pré-temporada: em Portimão (Portugal), Bahrein, Jerez de la Frontera (Espanha) e Barcelona (Espanha).

- É muito mais divertido quando você está ao lado de outros carros, quando você pode comparar os tempos. Hoje teve muito menos diversão nesse aspecto, mas estávamos aqui para rodarmos os carros. Eu me diverti fazendo isso. Espero que na próxima semana, em Portugal, eu tenha um carro para girar o dia inteiro.

Serena atropela italiana e chega às quartas

Cabeça-de-chave número 1, a tenista norte-americana Serena Williams atropelou a italiana Sara Errani, nesta terça-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, e garantiu vaga nas quartas-de-final do Torneio de Sydney.

Com o resultado conquistado em apenas 50 minutos, a norte-americana enfrentará a dinamarquesa Carolina Wozniacki na próxima fase. Oitava cabeça-de-chave, a tenista também não teve problemas para eliminar a britânica Melanie South por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0.

A segunda favorita, Dinara Safina, também passou com tranqüilidade pela russa Vera Dushevina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Com o triunfo, Safina enfrentará Alize Cornet, que derrotou a russa Alisa Kleybanova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1.

O Torneio de Sydney é disputado em quadra de cimento e distribui US$ 600 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) em prêmios .

Dunga é eleito 9º melhor técnico de seleção

O técnico Dunga, que comanda a Seleção Brasileira, aparece na nona posição do ranking de melhores treinadores de seleções em 2008 da Federação Internacional de Futebol, História e Estatística (IFFHS), relação que é liderada por Luis Aragonés, atualmente no Fenerbahce, mas que ganhou projeção ao conquistar a Eurocopa com a Espanha.

Em um ano no qual viveu tanto momentos de alegria como de tristeza, como a derrota para a Venezuela e a vitória sobre Portugal, Dunga viveu constantemente em meio a críticas, o que faz com que o nono lugar no ranking do IFFHS seja um resultado a ser comemorado.
O primeiro colocado da relação foi Luis Aragonés, que levou a Espanha à conquista da segunda Eurocopa de sua história.

Já a segunda posição do ranking ficou com o técnico Guus Hiddink, que também cumpriu uma bela campanha com a Rússia na Euro. O outro brasileiro a aparecer no ranking foi Luiz Felipe Scolari, que aparece na 12ª posição e que está atualmente no Chelsea. Ele que cumpriu um 2008 muito proveitoso no comando da seleção de Portugal.

Confira o ranking de melhores técnicos:
1. José Luis Aragonés - Espanha - 252
2. Guus Hiddink - Rússia - 145
3. Fatih Terim - Turquia - 72
4. Sergio Batista - Argentina/Olímpica - 62
5. Joachim Löw - Alemanha - 48
6. Hassan Shehata - Egito - 46
7. Fabio Capello - Inglaterra - 38
8. Gerardo Martino - Paraguai - 36
9. Dunga - Brasil - 24
10. Marcello Lippi - Itália - 18
11. Slaven Bilic - Croácia - 17
12. Marco van Basten - Holanda - 16
13. Luiz Felipe Scolari - Portugal - 16
14. Roberto Donadoni - Itália - 12
15. Samson Siasia - Nigéria - 11
16. Otto Rehhagel - Grécia - 8
17. Jean-François De Sart - Bélgica/Olímpica - 7
18. Marcelo Bielsa - Chile - 6
19. Giovanni Trapattoni - Irlanda - 5

Hernanes lidera lista de jogadores promissores para 2009

O meio-campista Hernanes, craque do Campeonato Brasileiro de 2008 e campeão com o São Paulo, lidera uma lista elaborada pelo jornal britânico The Times de jogadores promissores para o ano de 2009.

Na última segunda-feira, o são-paulino foi oficializado como o novo camisa 10 da equipe tricolor que, em 2009, disputará o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores e tentará o hepta no Campeonato Brasileiro.

O jornal inglês elogia o atleta, dizendo que é "inevitável" comparar o jogador a Kaká, hoje no Milan, e faz uma pergunta. "Em quanto tempo irá se transferir para Europa?".

Em quinto lugar aparece Douglas Costa, do Grêmio. Segundo o jornal, o novo Anderson, do Manchester United, ou até mesmo o novo Ronaldinho, do Milan. O gremista já teria atraído as atenções da diretoria do Real Madrid e do Manchester, dois dos maiores clubes de futebol do mundo.

Em 11º vem o ex-gremista Carlos Eduardo, hoje no Hoffenheim. Thiago Silva, zagueiro do Milan e que foi um dos destaques do Fluminense em 2008, aparece em 20º.

Outro zagueiro brasileiro que teve destaque na lista foi Miranda, do São Paulo, que aparece em 39º. A publicação diz ainda que o defensor é disputado por Milan e Fiorentina e pode deixar o hexacampeão brasileiro.

Grêmio descarta uso de Viagra na Libertadores

Márcio Bolzoni, médico do Grêmio, descartou a possibilidade de a equipe tricolor fazer o uso do Viagra, remédio usado contra a impotência sexual, para melhorar o desempenho dos atletas em jogos de altitude na Copa Libertadores da América deste ano.

"Nós não faremos uso de nenhuma medicação com esse objetivo. Com os vasos dilatados, melhoraria a função de alguns atletas na altitude. Mas existe a possibilidade de se proibir esse medicamento. Não saberia dizer detalhes de quanto isso melhora na altitude, mas inclusive existe a preocupação do COI (Comitê Olímpico Internacional), isso mostra que pode ajudar", afirmou Bolzoni, em entrevista à rádio Jovem Pan.

O médico disse ainda que a imprensa gaúcha chegou a afirmar que o Palmeiras cogitou a possibilidade de utilizar o medicamento para a Libertadores.

Em contato com o Terra, o fisiologista alviverde, Cláudio Pavanelli, não descartou a possibilidade, mas acredita que é preciso mais estudos para que o uso possa ser feito.

"Nós não cogitamos. Existem vários trabalhos falando que realmente diminui os efeitos na altitude, mas não cogitamos de forma alguma, até porque temos outras formas para trabalhar, como com a cafeína. Comentamos, mas não para utilização", afirmou.

"Não descartaria, mas é questão de conhecer mais. Não vejo como primordial. A gente utiliza muito o hábito das coisas que já são comprovadas. Não fazemos cobaias dos jogadores. Fazemos trabalhos com pesquisas científicas. Para agora eu acho difícil por falta de trabalhos publicados.
Tem uma série de coisas para serem estudadas. Você falar em laboratório é uma coisa, na prática é outra", completou.

Não encaro São Paulo como trampolim, diz Arouca

Em sua apresentação oficial à equipe do São Paulo, o volante Arouca, um dos seis reforços do clube tricolor para a temporada 2009, descartou se utilizar da fama e prestígio do time para garantir uma transferência à Europa.

"Não encaro o São Paulo como um plataforma. É um clube em que vou me dedicar ao máximo, me doar ao máximo e ficar na história. Mas é claro que todos os jogadores sonham com a Europa. Porém, quero me firmar no São Paulo e chegar à Seleção", disse Arouca.


O atleta aproveitou para elogiar o treinador Muricy Ramalho e o trabalho que desenvolve na equipe, além de destacar as qualidades dos jogadores do plantel.

"Tinha boas referências do São Paulo e principalmente do Muricy. Muitos jogadores falaram que ele não era essa pessoa que aparece nas entrevistas. Ele é uma ótima pessoa, além de um ótimo profissional", completou o jogador.

Arouca falou sobre o imbróglio em que esteve envolvido na equipe do Fluminense, clube que o liberou para atuar pelo tricolor paulista.

"No Fluminense, cheguei a conversar mas não rolou um acordo e deixaram de lado. Pela lei, tinha condições de assinar contrato com outro clube, e era o que queria fazer, já que tinha o objetivo de sair. Pretendo conquistar meu espaço aqui, participar da história do clube com títulos e fazer o máximo para a torcida", vislumbrou o volante.