TVGolo.com - Novos Golos

7 de jun. de 2008

Brasileirão Série B - 5ª rodada

Quase todo reserva, Corinthians goleia Barueri e dispara na ponta da Série B
Com três titulares, Timão faz 4 a 1 e abre cinco de vantagem na liderança

Com a cabeça na final da Copa do Brasil, quando disputará o título com o Sport na próxima quarta-feira em Recife, o Corinthians poupou muitos titulares do confronto com o Barueri, neste sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas, mesmo assim, o Timão segue mostrando a sua supremacia na Segunda Divisão. A quinta vitória em cinco rodadas – desta vez por 4 a 1 –, faz o Alvinegro disparar na liderança da tabela de classificação. Com 15 pontos, já está cinco à frente do segundo colocado.

Para dar descanso aos seus principais atletas, o técnico Mano Menezes começou o jogo só com Felipe e André Santos dos considerados titulares da Copa do Brasil (Douglas e Elias não estão inscritos na competição e só vêm atuando na Série B). Apesar dos reservas, o Timão não perdeu força e foi logo mostrando o motivo de ser o líder da Segundona.

Fora de casa, Bahia derrota Criciúma na estréia do técnico Arturzinho
Esquadrão de Aço vence por 2 a 1. Gols do Tricolor baiano foram marcados no primeiro tempo, e time resistiu a sufoco do Tigre no fim

O retorno do técnico Arturzinho ao Bahia não poderia ter sido melhor. Longe de sua torcida, mas impondo-se no Heriberto Hülse, o Esquadrão de Aço derrotou o Criciúma por 2 a 1, neste sábado, em partida válida pela quinta rodada da Série B do Brasileirão. Com os gols de Galvão e Bruno Cazarini, no primeiro tempo - o goleiro Zé Carlos, de pênalti, descontou para o Tigre -, o Tricolor baiano fugiu um pouco do grupo da zona de rebaixamento. Agora, tem sete pontos ganhos e se situa na zona intermediária. Ultrapassou, inclusive, o Criciúma, que continua com seis pontos e perdeu uma chance de encostar nos primeiros colocados.

Paraná empata em casa e continua na zona de rebaixamento
Tricolor apresenta futebol ruim e não consegue vencer o Ceará

O Paraná Clube recebeu o Ceará no Estádio Durival de Britto precisando vencer para espantar a má fase no Brasilierão Série B. Antes de entrar em campo contra o Ceará, o Tricolor estava na lanterna da competição, com dois pontos somados em quatro jogos, mas com uma partida a menos do que o Gama, 19º colocado no campeonato. Em uma partida disputada, mas com nível técnico ruim, o Paraná empatou por 2 a 2 com o Ceará e continuou na zona de rebaixamento da Série B.
Outros Resultados
> Ter, 03/06/2008
20:30 - Brasiliense 2x2 São Caetano
20:30 - Bragantino 3x2 CRB
20:30 - Santo André 2x2 Marília
Sex, 06/06/2008
20:00 - ABC 1x1 Juventude
20:00 - Ponte Preta 1x2 Gama
20:00 - Fortaleza 2x2 Avaí
Próxima Rodada
> Ter, 10/06/2008
20:30 - Marília x Ponte Preta
20:30 - Gama x CRB
20:30 - Juventude x Fortaleza
> Sex, 13/06/2008
20:30 - Barueri x Santo André
20:30 - Avaí x Vila Nova
20:30 - São Caetano x Bragantino
> Sáb, 14/06/2008
16:00 - Bahia x Paraná
16:00 - Corinthians x Brasiliense
16:00 - Ceará x América-RN
20:30 - ABC x Criciúma

Começou a EURO 2008!

> Grupo A
Brasileiro quebra tabu e Portugal vence na estréia

Pela primeira vez na história, um brasileiro marcou um gol na Eurocopa. E foi justamnete graças ao feito do zagueiro Pepe, do Real Madrid, que Portugal pôde comemorar uma vitória em sua estréia na principal competição do Velho Continente. O time do técnico Luiz Felipe Scolari superou a Turquia por 2 a 0 neste sábado, em Genebra, e se igualou à República Checa na liderança do Grupo A.

Portugal e República Checa somam três pontos no Grupo A do torneio. Os dois países se enfrentam na próxima quarta-feira, em Genebra, e quem vencer terá a vaga nas quartas-de-final praticamente garantida. Já a Turquia jogará pela sobrevivência contra a Suíça, no mesmo dia, mas na Basiléia.

O feito do zagueiro, naturalizado português após um pedido especial de Felipão, poderia ser maior. Aos 16min do primeiro tempo, Simão Sambrosa cobrou falta da direita e o jogador se adiantou à defesa para desviar às redes. A arbitragem anulou o lance alegando impedimento.
Aos 15min do segundo tempo, entretanto, Pepe se arriscou ao ataque tabelou com Nuno Gomes e saiu na cara do goleiro. Daí foi só bater para abrir o placar e colocar os lusitanos à frente.

O técnico brasileiro havia alertado para as dificuldades da estréia contra os turcos e sabia que a vitória era decisiva para definitivamente credenciar Portugal como um dos favoritos na competição.

Com as arquibancadas do Stade de Geneve com um número maior de portugueses do que de turcos, a seleção rubro-verde tomou o comando das ações desde o primeiro minuto de jogo. A Turquia apenas se limitava a tentar colocar bolas longas para os atacantes Nihat e Erdinc, sem sucesso.

A linha de quatro meio-campistas turcos conseguia atrapalhar Cristiano Ronaldo, mas não anulava as investidas de Simão pelo lado direito. Ainda que apagado e individualista demais, Cristiano Ronaldo conseguiu criar duas jogadas de perigo. Uma aos 30min, quando passou driblando por vários adversários para depois chutar fraco. E outra aos 38min, cobrando falta na trave.

A Turquia voltou melhor para o segundo tempo, com a entrada de Sabri no lugar de Erdinc. Mas Portugal manteve a posse de bola no meio-de-campo com Deco e o bom camisa 10, João Moutinho.

O primeiro aviso veio logo no início, com uma bola de Nuno Gomes na trave. O centroavante acertou também o travessão depois de cruzamento de Cristiano Ronaldo.

Mas, a partir do gol de Pepe, que saiu após tabela com Nuno Gomes, e com Deco claramente cansado, Portugal recuou. A Turquia teve duas chances de gol, sem sucesso. A seleção turca acabou a partida com apenas uma finalização na direção do gol.

Portugal pôde matar a partida antes, mas somente no último minuto conseguiu criar um contra-ataque eficiente. Aos 47min, Cristiano Ronaldo subiu pela esquerda e passou para Moutinho, que fez ótimo movimento e deixou Raul Meireles, que havia entrado no segundo tempo, livre para marcar.

Dez minutos após o apito final, Pepe foi anunciado pela Uefa no telão do estádio como o homem do jogo. A torcida portuguesa mal percebeu, já que ainda lotava as arquibancadas e gritava incessantemente o já conhecido "Por-tu-gal".

Checos calam mandantes e iniciam Euro com vitória

Na abertura oficial da Eurocopa 2008, um dos candidatos ao título mostrou sua força. Mesmo atuando sob forte pressão da torcida local, que lotou o Estádio St. Jakob-Park, na Basiléia, a República Checa venceu os mandantes suíços por 1 a 0 e inicia de forma positiva a sua caminhada no Grupo A da principal competição do Velho Continente.

O único gol da partida aconteceu aos 24min do segundo tempo. A Suíça tentou sair jogando da defesa e errou. Sverkos, em posição legal, recebeu o passe de cabeça e tocou na saída do goleiro para definir a vitória checa na Basiléia. No geral, contudo, a abertura da Euro ficou devendo uma maior movimentação.

Após um início movimentado, com boas chances para as duas equipes, a Suíça mostrou maior empolgação e quase marcou aos 19min, quando Frei desviou um cruzamento e viu Peter Cech salvar com os pés.

Mas foi só. Os mandantes, empurrados pela torcida, estavam melhores no jogo, mas caíram de produção e não conseguiam superar a forte defesa checa. Para piorar a situação, o melhor jogador da equipe do técnico Jakob Koebi Kuhn, o atacante Frei, teve de deixar o campo no final do primeiro tempo contundido e preocupa para o restante da competição.

Aproveitando-se do abatimento rival pela saída de seu artilheiro, a República Checa cresceu de produção na etapa final e foi um pouco mais ao ataque. Mesmo assim, após encontrar o gol, os checos optaram por privilegiar a defesa. Quase foi uma opção fatal para a equipe do Leste europeu.

Aos 33min, os suíços se arriscaram com tudo ao ataque e conseguiram um escanteio. A defesa da República Checa desviou a primeira cobrança, os jogadores pararam para pedir toque de mão e, no rebote, Behrami chutou da meia-lua exigindo mais uma excelente aparição do goleiro Cech. O lance voltou nos pés de Vonlanthen, umas das jovens opções dos mandantes, que no arremate acertou o travessão do goleiro do Chelsea.

Animada pela vitória, a República Checa faz a "decisão" da chave diante de Portugal na próxima quarta-feira, em Genebra. No mesmo dia, a Suíça volta a campo na Basiléia para buscar a recuperação frente à Turquia, a outra zebra do Grupo A. Portugueses e turcos se enfrentam ainda neste sábado.

Classificação

2ª Rodada - Grupo A
11/6/08 13h - Rep. Checa x Portugal
11/6/08 15h45 - Suíça x Turquia

Ana Paula/Shelda fatura 1º título na Polônia

Formada no início desta temporada, a dupla Shelda e Ana Paula conseguiu neste sábado o primeiro título em três meses de parceria. As representantes nacionais venceram as duas partidas do dia, faturaram a etapa de Polônia do Circuito Mundial de vôlei de praia e continuam sonhando com a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Shelda e Ana Paula começaram o dia superando as também brasileiras Renata e Talita, suas principais adversárias na briga pela classificação olímpica.

O triunfo foi obtido por 2 sets a 0, com as parciais de 21/19 e 21/13, em apenas 34 minutos. O resultado colocou as campeãs da Polônia em vantagem no duelo com as compatriotas: agora são quatro vitórias em sete jogos.

Logo depois, as duas representantes nacionais se depararam com as norte-americanas Rachel Wacholder e Tyra Turner, e novamente o triunfo foi obtido por sets seguidos: 2 a 0, mas com parciais de 21/19 e 21/13, em 39 minutos de atuação.

"Fizemos um campeonato taticamente perfeito", destacou Shelda, que ao lado de Ana Paula venceu todas as partidas disputadas na etapa polonesa. "O que me deixou mais contente foi o fato de que, mesmo quando estávamos atrás no placar, tivemos paciência e tranqüilidade para reverter a situação", complementou.

A experiente Shelda, que viu no final do ano passado a sua antiga parceira Adriana Behar anunciar a aposentadoria, comemorou também a atuação de sua nova companheira. "A Ana jogou muito bem durante toda a competição e nossa dupla está de parabéns pelo que apresentou aqui", festejou.

Ivanovic bate Safina e conquista Roland Garros

Em uma hora e 38 minutos de final, a sérvia Ana Ivanovic não teve muitos problemas para superar a russa Dinara Safina, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, e conquistar o seu primeiro título de Grand Slam em Roland Garros, neste sábado.

Como havia confirmado o salto para a primeira posição do ranking da WTA, ao vencer a compatriota Jelena Jankovic na semifinal, a musa sérvia fecha com chave de ouro o torneio realizado em quadras de saibro.

Muito emocionada ao final do jogo, Ivanovic fez questão de subir na arquibancada da quadra Philippe Chatrier e abraçar a família que deu seu apoio durante toda a carreira.

Depois de eliminar o trio russo Maria Sharapova, Elena Dementieva e Svetlana Kuznetsova, Safina chegou à final como zebra e não repetiu o melhor jogo das partida anteriores.

Mesmo assim, a 14ª tenista do ranking tem motivo de sobra para comemorar, já que nunca havia passado das quartas nos quatro torneios mais importantes do circuito. Além disso, os pontos devem lhe render posições.

Por outro lado, a musa dos Balcãs nunca havia faturado um Grand Slam, ficando na "rede" nos Abertos de França 2007 e Austrália 2008, quando perdeu para Sharapova na decisão. Na última temporada, a sérvia também chegou à semifinal de Wimbledon, caindo diante da norte-americana Venus Williams.

Desta vez, Ivanovic não deu chances para nenhuma de suas rivais e levantou o troféu com uma campanha invejável: apenas um set perdido. Na estréia, a russa superou a sueca Sofia Arvidsson por 6/2 e 7/5, ganhando moral para atropelar a tcheca Lucie Safarova na etapa seguinte, por 6/1 e 6/2.

A sérvia ainda passou na terceira rodada pela revelação dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça 30, por 6/1 e 6/4, antes de humilhar sua adversária nas oitavas-de-final. Ivanovic aplicou uma bicicleta (duplo 6/0) na checa Petra Cetkovska e avançou às quartas-de-final para despachar a suíça Patty Schnyder, por 6/3 e 6/2.

O confronto mais complicado para a mais nova campeã de Roland Garros aconteceu nas semifinais, quando suou diante da compatriota Jelena Jankovic, cabeça-de-chave número três. Ivanovic superou a adversária por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

Ao superar Safina neste sábado, Ivanovic levantou seu sétimo título de simples no circuito da WTA. Antes, ela já havia faturado os torneios de Camberra 2005, Montreal 2006, Berlim, Los Angeles e Luxemburgo (os três em 2007) e Indian Wells este ano. A sérvia ainda chegou às finais de Roland Garros e Tóquio (ambos em 2007) e no Australian Open deste ano.

Sob vaias, Brasil perde pela 1ª vez para Venezuela

O Brasil sofreu nesta sexta-feira a sua primeira derrota na história para a Venezuela ao cair por 2 a 0 no Gillette Stadium, em Boston, nos Estados Unidos, em amistoso de preparação para as Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010. Maioria nas arquibancadas, a torcida verde e amarela vaiou bastante os comandados do técnico Dunga.

Até então, o Brasil tinha vencido os 17 confrontos que teve com a Venezuela, marcando 78 gols e sofrendo apenas quatro. Nesses duelos, o time verde e amarelo impôs diversas goleadas sobre o rival.

No primeiro amistoso da excursão nos EUA, o Brasil também levou sustos, mas saiu de campo vitorioso. Contra o Canadá, em Seattle, a equipe levou dois gols até assegurar o triunfo por 3 a 2, com Robinho.

O primeiro tempo do amistoso contra Venezuela foi péssimo para o Brasil. Com pouco entrosamento, a equipe foi mal no campo de ataque e ainda saiu atrás no placar, logo aos 5min, com o atacante Maldonado.

Na jogada do gol venezuelano, feita em um rápido contra-ataque, Vargas lançou entre a zaga e Maldonado partiu sozinho em direção à área. De frente para Doni, ele tocou por cima do goleiro e balançou a rede.

Com Adriano, Alexandre Pato e Robinho no ataque, o Brasil insistiu nas jogadas aéreas e tabelas no meio da área, mas não encontrou espaços para furar o bloqueio da defesa da Venezuela, atenta a tudo.

Para piorar, em uma falha da defesa verde e amarela, a Venezuela ampliou o marcador. Aos 43min da etapa inicial, após um erro de Henrique, Vargas avançou pelo meio, driblou Luisão e chutou no canto esquerdo.

O segundo tempo veio e o Brasil fez três alterações: Maicon, Josué e Diego entraram nos lugares de Daniel Alves, Gilberto Silva e Alexandre Pato e ajudaram o time verde e amarelo a melhorar seu desempenho.

Mesmo assim, o Brasil não conseguiu ao menos diminuir o marcador. O time teve boas chances para marcar, uma delas com Diego, de bicicleta, e outra com Adriano, de letra, mas não obteve êxito nas suas investidas.

Agora, o Brasil volta a campo no próximo dia 15, para enfrentar o Paraguai - líder das Eliminatórias Sul-Americanas -, em Assunção. Três dias depois, a equipe medirá forças com a Argentina, em Belo Horizonte