TVGolo.com - Novos Golos

9 de mai. de 2008

Libertadores > Santos e San Lorenzo se classificam

Peixe passeia na Colômbia e vai às quartas-de-final
Sem fazer muito esforço, time de Emerson Leão vence Cúcuta-COL por 2 a 0 e agora enfrenta o América-MEX

Não foi nada daquilo que os santistas esperavam. O Cúcuta-COL não foi para o abafa, não pressionou, nada. Muito pelo contrário, quem tomou a iniciativa da partida e criou as melhores chances da partida foi o Peixe. Tanto que venceu por um tranqüilo 2 a 0 e está nas quartas-de-final da Taça Libertadores.

Agora, o Alvinegro enfrenta o América-MEX, mesmo adversário que enfrentou nessa fase da competição no ano passado. O primeiro jogo será no estádio Azteca, na Cidade do México, nesta semana. A data será decidida pela Conmebol nesta sexta-feira.

Peixe à vontade em campo

Como havia perdido o primeiro na Vila Belmiro, quinta passada, por 2 a 0, o Cúcuta precisava vencer por três gols de diferença. Já o Peixe passaria às quartas mesmo perdendo por um gol. Mas parecia que era o contrário. Tanto que o time de Emerson Leão começou a pressionar desde a saída e criou a primeira chance logo aos nove segundos de jogo, com Kléber Pereira, que recebeu de Kléber, mas arrematou mal, em cima da zaga.

Marcando muito bem no meio-de-campo, o Santos anulava o meia Torres, o mais habilidoso jogador do adversário. Assim, o Cúcuta tentava a ligação direta em chutões a partir da defesa. Sem nenhum sucesso. O Peixe, colocando a bola no chão, ia tocando a bola, superando o gramado muito irregular, e envolvendo o adversário.

Kléber Pereira voltou a desperdiçar a chance aos 12. Após receber passe de Molina, ele tentou um chute colocado, de esquerda, mas pegou muito mal na bola e apenas atrasou para o goleiro. O artilheiro ainda desperdiçou outra chance, a melhor delas, quando recebe de Molina livre pela direita, mas em vez de chutar direto, tentou driblar o goleiro e acabou desarmado.

O Cúcuta só teve uma chance na primeira etapa. Aos 17, Torres recebeu na intermediária, dominou e chutou forte. Fábio Costa espalmou. Foi o único lance em que o camisa 10 da equipe colombiana conseguiu receber em condições.

Mas quem mandava no jogo era o Santos. Aos 19, Fabão chegou a marcar o gol, mas estava impedido após o lançamento de Kléber. Aos 40, porém, não teve jeito. Kléber Pereira, que já havia perdido três gols, não deixou passar o quarto. Ele lançou Marcinho Guerreiro na direita. O volante chutou forte e o goleiro Castellanos espalmou. Na sobra, Kléber Pereira bateu de chapa, de pé direito, e acertou o ângulo. Um golaço.

Fatura liquidada

Precisando de quatro gols para se classificar, o Cúcuta arriscou tudo no segundo tempo. Deixou de marcar e se lançou com todos os jogadores para o ataque: o jogo, então, ficou a caráter para os atacantes santistas, que mataram o adversários nos contra-ataques.

Aos nove minutos, Molina, totalmente livre, avançou com a bola dominada e abriu na direita para Kléber Pereira, que recebeu e rolou para Lima vir de trás e mandar a bomba de pé direito: 2 a 0, muito fácil.

A primeira chance de gol do Cúcuta no segundo tempo só saiu aos 19 minutos. James Castro mandou uma bomba de fora da área, de pé direito, e Fábio Costa fez grande defesa, espalmando para escanteio.

No mais, o jogo era do Peixe. O terceiro quase saiu aos 32 minutos. Quiñonez, que entrou no lugar de Molina, recebeu pela esquerda e foi em direção ao gol sem ser incomodado. O equatoriano invadiu a área, limpou o marcador e chutou de direita. A bola passou raspando o pé da trave esquerda.

A partir daí virou treino. O Peixe chegava em campo com tanta facilidade que parecia que tinha jogadores sobrando. O time poderia ter voltado da Colômbia com uma goleada histórica se não tivesse desperdiçado tantas chances.

O Cúcuta ainda teve um lampejo aos 43, quando o Arriaga recebeu de frente para Fábio Costa e mandou para o gol. Mas o impedimento já estava marcado.

Em reação heróica, San Lorenzo elimina o River Plate da Libertadores
Depois de estar perdendo por 2 a 0, time de Almagro consegue o empate no Monumental de Nuñez

Já está definido o segundo e último time argentino classificado para as quartas-de-final da Libertadores. Em jogo marcado por catimba, confusões e expulsões, o San Lorenzo protagonizou uma reação heróica, empatou com o River em 2 a 2 no Monumental de Nuñez e avançou na mais importante competição do continente americano. O time de Almagro agora enfrenta a LDU de Quito.

Precisando da vítória, depois de perder o jogo na casa do adversário por 2 a 1, o River já começou pressionando o San Lorenzo, e logo aos nove minutos chegou ao gol, com Abreu. Porém, o bandeira marcou impedimento equivocadamente. Só que oito minutos depois o time do técnico Simeone abriu o placar. Abelairas cobrou falta, e Falcao Garcia atrapalhou o goleiro, fazendo a bola entrar direto na rede. No fim do primeiro tempo o San Lorenzo ainda perderia Rivero, expulso após receber dois cartões amarelos.

Na segunda etapa, após uma cotovelada desleal de Botinelli em Falcão Garcia dentro da área, o River ampliou o placar em pênalti cobrado por Abreu, aos 16 minutos. Então, aconteceu o que ninguém esperava. Mesmo com dois jogadores a menos, o San Lorenzo conseguiu a reação. Aos 24 minutos, a equipe visitante descontou com Bergessio chutando cruzado, colocando 2 a 1 no placar e encaminhando a partida para os pênaltis. Três minutos depois, o carrasco do Monumental ainda faria outro, ao desviar de cabeça uma cobrança de escanteio de D'Alessandro no primeiro pau.

O River ainda tentou a reação, mas a necessidade de dois gols para a classificação complicou a situação do time, que ainda teve Tuzzio expulso aos 46 minutos.