TVGolo.com - Novos Golos

31 de mai. de 2008

Boston vence e chega à final após 21 anos

Após sofrer e ter de disputar o sétimo jogo para fechar as séries contra Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers, o Boston Celtics venceu o Detroit Pistons por 89 a 81 e conquistou o título da Conferência Leste na casa do adversário, fechando a série em 4 a 2.

O time dirigido por Doc Rivers consegue quebrarum jejum de 21 anos dos Celtics sem chegar a uma decisão da NBA. Coincidentemente, a última
final foi exatamente contra o Los Angeles Lakers, seu rival em busca do título na atual temporada.

Já o Detroit amargou a terceira derrota seguida na final da Conferência Leste. O time perdeu para Miami Heat (2005-06) e Cleveland Cavaliers (2006-07), antes de cair diante do Boston.
No jogo desta sexta, o que fez a diferença foi a boa atuação do trio Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. Pierce foi o grande destaque dos Celtics, marcando 27 pontos e pegando oito rebotes.
Allen, que estava apagado durante os playoffs, marcou 17 pontos e apanhou seis rebotes. Garnett somou mais 16 pontos e seis rebotes na partida em Detroit.

Pelo lado dos Pistons, a decepção ficou por conta de Rasheed Wallace e Tayshaun Prince, que tiveram um desempenho abaixo da média. O grande nome do time de Flip Saunders foi o armador Chauncey Billups, que marcou 29 pontos, pegou seis rebotes e deu seis assistências.
Esta será a 12º final entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers, que duelaram em decisões durante quase toda a década de 60 e parte da década de 80.

O Boston leva uma vantagem de nove vitórias contra apenas duas dos Lakers nos confrontos realizados até hoje em um dos duelos mais famosos da NBA.

O time de Boston também leva vantagem em número de títulos. Até agora, os Celtics levantaram o troféu de campeão por 16 vezes contra 14 do Los Angeles Lakers (cinco destes títulos, quando o time se chamava Minneapolis Lakers).

O confronto deste ano colocará frente a frente, os primeiros colocados das Conferências Leste e Oeste e dois dos maiores jogadores da NBA nos últimos anos: Kevin Garnett e Kobe Bryant.

Garnett, que passou anos no Minessota Timberwolves, tenta conquistar seu primeiro título na NBA. Já Bryant, que foi tricampeão no fim da década de 90 e começo dos anos 2000, busca acabar com estigma de não conquistar títulos sem a presença do pivô Shaquille O'Neal ao seu lado.

O confronto também marcará o duelo entre o experiente Phil Jackson, nove vezes campeão da NBA, contra Doc Rivers, que vai em busca do seu primeiro título na competição.