TVGolo.com - Novos Golos

25 de abr. de 2008

Libertadores > São paulo e Fla vencem e se classificam

Tricolor vence Nacional e está nas oitavas
Outro Nacional, desta vez do Uruguai, será o adversário da próxima fase da Libertadores

O São Paulo fez o dever de casa e venceu o Atlético Nacional (COL) por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Morumbi, pela Libertadores. O resultado garantiu ao Tricolor a classificação às oitavas-de-final e evitou o desastre de mais uma eliminação em pouco tempo, já que o time saiu do Paulistão no último domingo. Se o gol não veio dos pés da dupla Borges e Adriano, saiu da cabeça de Alex Silva. Mas o anfitrião não jogou o futebol que a torcida esperava.

Agora o Tricolor, primeiro colocado do Grupo 7, encara o Nacional (URU) na próxima fase. Apesar de ter vencido e se classificado sem depender de uma vitória do Sportivo Luqueño (PAR) sobre o Audax Italiano (CHI), os paraguaios também deixaram a vida dos brasileiros mais tranqüila, pois golearam os chilenos. Os colombianos também se classificaram e vão encarar o Fluminense.

Difícil pelo chão, decisivo pelo alto

O técnico Muricy Ramalho escalou uma defesa sólida, com três zagueiros e dois volantes pelos lados: Zé Luis e Richarlyson. Éder Luis e Jorge Wagner cuidavam da criação para a dupla Borges e Adriano. A marcação colombiana era forte, mas mesmo assim as chances foram criadas. Só que a bola não entrava.

Aos 18, Jorge Wagner pegou um chute de primeira, que passou pertinho da trave. Aos 22, foi a vez de Alex Silva isolar uma bola na pequena área. Adriano também errou o alvo em uma cabeçada aos 32. Mas, aos 38, Alex Silva resolveu pelo alto. Ele cabeceou com precisão após cobrança de escanteio de Jorge Wagner e fez o gol justamente em seu primeiro jogo pela Libertadores este ano.

O Nacional seguia com a marcação forte e tentava algo nos contra-ataques. Rogério Ceni fez uma defesa complicada aos 33, quando espalmou um chute de Martinez.

Pressão do visitante e mais gols perdidos

Os colombianos precisavam vencer para tentar a classificação em primeiro lugar no Grupo 7 e por isso voltaram para o segundo tempo pressionando o anfitrião. Aos sete minutos, Ceni precisou espalmar para fora um chute de longe de Zuñiga. Enquanto o goleiro segurava as bolas que chegavam à área são-paulina, o Tricolor tentava o segundo gol. Alex Silva e Borges tiveram chances logo no início do segundo tempo, mas ficaram na defesa colombiana.

Aos 16, o goleiro Ospina impediu um gol de Adriano, com uma defesa em dois tempos. O Nacional balançou a rede do São Paulo aos 32, em chute de Díaz, mas o juiz anulou de forma equivocada, assinalando impedimento, confundido pelos outros dois jogadores do time que também invadiram a área. Se o jogo terminasse empatado, o Flamengo seria o adversário do time paulista nas oitavas.

Aos 40, quase que o Nacional chega ao gol. Em uma falha de Richarlyson, Zuñiga pegou o rebote e ficou diante de Ceni, mas o goleiro se atirou e impediu o gol. Sem empolgar os cerca de 25 mil torcedores que foram ao Morumbi, o Tricolor conseguiu a vaga, mas ainda deixou a desejar no futebol.

Assista aos melhores momentos:

Bruno marca, e Fla garante primeiro lugar
Goleiro faz gol de falta aos 38 do 2º tempo. Nas oitavas, time encara o América do México

O Flamengo chegou a cogitar a possibilidade de "tirar o pé" para não golear na despedida da primeira fase da Taça Libertadores. Exagerou tanto que precisou de um lance iluminado do goleiro Bruno para vencer o Coronel Bolognesi por 2 a 0, no Maracanã, na noite desta quarta-feira.

Aos 38 minutos do segundo tempo, o goleiro foi à frente e abriu, cobrando falta, o caminho da sofrida vitória. O resultado deixou o Rubro-Negro na liderança do Grupo 4, com 13 pontos, e como o time com segunda melhor campanha da fase de classificação da Libertadores. A torcida comemorou o resultado, mas o adversário nas oitavas será quem o elenco e comissão técnica não queria: o América do México. No meio das duas finais do Carioca, a equipe terá que fazer uma desgastante viagem para capital mexicana.

Goleada? Só nos passes errados

Mesmo com a classificação às oitavas-de-final garantida, a torcida não esqueceu o jogo contra o Bolognesi. Muitos aproveitaram a quarta partida da final da Liga Sul-Americana de basquete, no Maracanãzinho (vitória do Fla por 86 a 79 sobre o Corrientes), para fazer jornada dupla. Só que os jogadores do time de futebol não corresponderam em campo na primeira etapa. O técnico Joel Santana, aliás, surpreendeu pela escalação defensiva. Na vaga de Ibson, colocou Jaílton. Até no banco, preferiu deixar cinco jogadores defensivos e apenas Obina e Tardelli para o ataque. O resultado de tanta cautela foi um primeiro tempo fraco. Disposto a se defender, o time peruano passou do meio-campo poucas vezes.

A cabeçada de Marcinho no travessão aos quatro minutos deu a impressão de que a partida seria fácil. Souza também tentou aos oito, mas Penny defendeu. As chances rarearam e a torcida passou a cobrar disposição. Kleberson, o mais lúcido em campo, cabeceou por cima aos 23 minutos. O cordão de volantes do Flamengo deixou um buraco entre meio-campo e ataque que nem os avanços de Leo Moura e Juan resolveram. Na última chance de etapa inicial, Toró chutou em cima do goleiro do Coronel Bolognesi.

Bruno, a pedido dos torcedores, abre o caminho

Para conseguir a vitória necessária, Joel Santana trocou Cristian por Tardelli no intervalo. Mas pouco mudou. Em dez minutos, a torcida se irritou e pediu raça. Jaílton continuou errando passes, Leo Moura insistiu nas jogadas pelo meio. A situação só não ficou pior porque Bruno defendeu a cabeçada de Ross aos 23 minutos. No contra-ataque, Souza fez fila, driblou o goleiro, mas demorou para chutar e a zaga cortou.

Aos 30 minutos, Obina recebeu de Marcinho e o camisa 1 do Coronel Bolognesi impediu o gol. Pouco depois houve uma falta frontal e os torcedores pediram Bruno. O goleiro até se animou, mas Juan pegou a bola e chutou perto do gol.

Na jogada seguinte, porém, não teve jeito. Aos 38 minutos, o goleiro rubro-negro correu, pegou a bola e bateu com muita categoria no canto direito de Penny, que ficou imóvel. O Maracanã foi à loucura. Aos 43, Marcinho cruzou e Obina se jogou para fazer o segundo.

____________________________________________________

Nas partidas de ida, quatro times brasileiros entram em campo na quarta-feira
Foram divulgadas as datas e os horários das oitavas-de-final da Taça Libertadores. Na rodada com as partidas de ida, apenas o Santos entrará em campo na quinta-feira. Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e São Paulo, que atuarão fora de casa, têm seus jogos marcados para a quarta-feira.

Verdão pára em Magrão e empata em casa
Mesmo poupando três titulares, Verdão foi melhor, mas não conseguiu superar o Leão


Mesmo poupando três titulares (Elder Granja, Alex Mineiro e Pierre, que ficaram no banco de reservas), o Palmeiras teve maior posse de bola e criou inúmeras chances de gols. Mas o Verdão parou em uma atuação impecável do goleiro Magrão e ficou no empate por 0 a 0 diante do Sport, nesta quinta-feira, no Palestra Itália, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Conhecido por ter sofrido o milésimo gol de Romário, o arqueiro do Sport foi o melhor em campo. No primeiro tempo, Magrão buscou um chute de Kléber, uma cabeçada à queima-roupa de Martinez e um torpedo de Léo Lima, de fora da área. Na etapa final, o goleiro da equipe pernambucana voltou a se destacar, defendendo um chute rasteiro de Kléber e uma cobrança de falta de Henrique.

Palmeiras e Sport voltam a medir forças, na partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 21h45m, na Ilha do Retiro, em Recife. Novo empate sem gols leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. Um empate com a rede balançando classifica o time paulista.

Após susto, Bota vence e se classifica
Alvinegros sairam na frente, permitiram a reação da Portuguesa, mas, no fim, venceram

Com emoção de sobra para os 40 mil alvinegros que foram ao Engenhão, o Botafogo venceu a Portuguesa por 2 a 1 nesta quarta-feira, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Na partida de ida, em São Paulo, o resultado havia sido 1 a 1. Lucio Flavio e Fábio marcaram para o Bota, e Christian fez o da Lusa. O placar chegou a estar 1 a 1, indo para as penalidades, mas Fábio deu alívio aos botafoguenses.

Agora, o Alvinegro espera o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Náutico para saber o seu adversário na próxima fase. No domingo, o Botafogo começa a decidir o título do Campeonato Carioca contra o Flamengo.

Embalado pelo grito de "bicampeão", o Botafogo iniciou a partida como se precisasse da vitória a qualquer custo. Logo aos três minutos, Zé Carlos fez boa jogada de linha de fundo e cruzou na medida para Wellington Paulista, que subiu mais do que a zaga e desviou, mas a bola saiu à esquerda do goleiro. Dois minutos depois, a Lusa deu um susto. Preto fez fila pelo meio da defesa e penetrou da área, Renan saiu do gol e desviou a bola, que desviou o jogador da Portuguesa e por pouco não entrou.

Refeito do susto, o Bota voltou a pressionar. Aos 11, Lucio Flavio cruzou da esquerda para Jorge Henrique, que chegou em velocidade e, na hora de chutar para dentro do gol, de frente para o goleiro, pegou mal e mandou por cima da meta da André Luis. A partir daí o Alvinegro diminuiu um pouco o ritmo, prejudicado pelo número excessivo de faltas de Lusa, que impedia a seqüência das jogadas. Mesmo assim, Alessandro esteve perto de marcar aos 30. O lateral-direto penetrou na área, a zaga tentou afastar, a bola bateu em Alessandro e passou rente à trave direita de André Luis.

Aos 32 minutos, o lance mais polêmico do primeiro tempo. Lucio Flavio cruzou na área e a bola bateu no braço do zagueiro Bruno Recife. O árbitro Heber Roberto Lopes mandou o lance seguir.

Segundo tempo cheio de emoções

Na volta do vestiário, logo no primeiro ataque do Bota, o jogo faltoso da Lusa foi castigado. Aos três minutos, após falta em Wellington Paulista, Lucio Flavio cobrou no ângulo esquerdo do goleiro André Luis e abriu o placar: 1 a 0 com direito a golaço. Com o Engenhão ainda em delírio, o time quase ampliou. Aos dez, de dentro da área, Wellington Paulista chutou forte e a bola passou rente à trave direita.

Aos 11, a Lusa mostrou que estava viva no jogo e conseguiu chegar ao gol. Diogo lançou Christian dentro da área, o goleiro Renan saiu mal e o atacante ficou livre para empurrar a bola para dentro: 1 a 1. Com o resultado, o jogo estava indo para os pênaltis, e as equipes passaram a fazer um jogo mais aberto. Aos 21, Rogério recebeu a bola na frente, Renan antecipou errado, e o jogador da Lusa chutou. Antes de a bola entrar, Leandro Guerreiro salvou.

O alívio para os alvinegros veio aos 28 minutos, em uma jogada ensaiada. Após uma falta, Lucio Flavio levantou a bola na segunda trave e Fábio, que havia entrado no lugar de Zé Carlos, subiu por trás da defesa e, de cabeça, mandou para o fundo da rede: 2 a 1. Em desvantagem, o time paulista se lançou ao ataque, mas acabou deixando espaços na defesa. Aos 33, Alessandro arrancou pela direita, cruzou para o meio da área, Wellington Paulista desviou e, novamente, Jorge Henrique perdeu um gol sozinho de frente para o goleiro André Luis.

Inter despacha o Paraná em jogo polêmico
Vestido como no título mundial, Colorado se classifica, com reclamações dos tricolores

Em um Beira-Rio explodindo de tanto incentivo, o Internacional buscou um heroísmo do tamanho de sua história quase centenária para fazer 5 a 1 no Paraná, de virada, e garantir classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil. A pedido dos jogadores, o time foi a campo todo de branco, como no Mundial de 2006.

Por outro lado, o Paraná reclama da atuações do árbitro Wagner Tardelli. Jogadores, comissão técnica, diretoria e torcedores reclamam do possíveis erros do "comandante" do jogo: um pênalti não marcado, expulsões desnecessárias e muitas marcações duvidosas.

Edmundo brilha, e Vasco está nas quartas
Atacante marca um golaço, garante o empate e coloca o time da Colina na próxima fase

O Vasco se classificou para as quartas-de-final da Copa do Brasil ao empatar com o Criciúma em 2 a 2, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Edmundo foi o nome do jogo e fez a sua melhor partida desde que retornou a São Januário. Ele marcou o primeiro gol diante dos catarinenses e ainda participou decisivamente no gol marcado por Alan Kardec, já no segundo tempo. Com o empate, o time da Colina se garantiu na próxima fase do torneio nacional.

Agora, o Vasco espera o vencedor do confronto entre Juventude e Corinthians-AL. No jogo de ida, os alagoanos venceram por 2 a 0. Na semana que vem, os times se enfrentam no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.