TVGolo.com - Novos Golos

15 de out. de 2008

Após quatro séculos, escola de equitação aceita mulheres

Em seus 430 anos, a Escola de Equitação Espanhola de Viena se tornou uma das mais tradicionais do planeta. Na manhã desta quarta-feira, a instituição centerária tomou uma decisão importante.


Pela primeira vez em mais de quatro séculos de funcionamento, a escola de eqüitação aceitou mulheres como treinadoras e preparadoras de seus cavalos.

A honra coube a austríaca Hannah Zeitlhofer. A jovem montou um belo cavalo lipizzano e posou para os fotógrafos, que registraram o momento histórico.

Austrália goleia e Japão empata nas Eliminatórias

O Grupo 1 das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2010 teve dois jogos disputados nesta quarta-feira. Enquanto a Austrália goleou o Catar por 4 a 0, o Japão empatou por 1 a 1 com o Uzbequistão.

Com este resultado, a Austrália chega aos seis pontos ganhos e assume a liderança da chave. Com quatro pontos, Japão e Catar vêm em seguida na tabela de classificação.


Dentro de casa, os australianos inauguraram o marcador aos 9min, através de Cahill. Sete minutos depois, o time mandante aumentou com Emerton, em cobrança de pênalti.

A Austrália ampliou ainda mais a vantagem durante o segundo tempo. Aos 14min, Emerton fez mais um. Aos 31min, Kennedy fechou a goleada australiana.

O Japão também jogou diante de sua torcida, mas não conseguiu sair do empate. Aos 28min, Shatskikh abriu o placar para o Uzbequistão. Cinco minutos antes do final do primeiro tempo, Tamada empatou.

Em outra partida das Eliminatórias asiáticas, a Coréia do Sul não teve problemas para golear os Emirados Árabes Unidos por 4 a 1, pelo Grupo 2. Lee Keun Ho, duas vezes, Park Ji Sung e Kwak Tae Hee marcaram para os anfitriões, com Hammadi descontando.

Com o resultado, os sul-coreanos chegaram aos mesmos quatro pontos de Coréia do Norte e Arábia Saudita, mas levam vantagem no saldo de gols. Os árabes aparecem em último (quinto lugar), sem pontos conquistados.

Morte repentina de jogador de hóquei será investigada

A Liga Continental de Hóquei da Rússia anunciou na última terça-feira a formação de uma comissão especial para investigar as circunstâncias da morte de Alexei Cherepanov, 19 anos, atacante do Avangard Omsk selecionado para jogar no New York Rangers, time da NHL, a liga norte-americana de hóquei.

Cherepanov morreu depois de sofrer um colapso durante uma partida, na última segunda-feira. A comissão, presidida pelo diretor executivo da liga russa, Vladimir Shalaev, vai investigar se o time da casa, o Vityaz Chekhov, ou o ginásio devem receber punição por apresentarem resposta insuficiente à emergência médica sofrida por Cherepanov.

Shalaev declarou, em entrevista à televisão russa, que no momento do colapso de Cherepanov, no ginásio de Omsk, "não havia ambulância presente, o que constitui uma flagrante violação". As conclusões da comissão devem ser reportadas dentro de três semanas, disse Shalaev.

Pavel Krasheninnikov, membro do Parlamento russo e da Federação Russa de Hóquei, disse à televisão russa que os paramédicos que atenderam o jogador não contavam com um desfibrilador em condição de funcionamento e demoraram demais a reagir. "Existem elementos de negligência aqui", disse ele.

De acordo com reportagens publicadas na Rússia na última segunda-feira, os paramédicos precisaram de 15 minutos para chegar ao ginásio. Uma autópsia preliminar concluiu que Cherepanov morreu de cardiomiopatia, de acordo com o site da liga. O termo denota um enfraquecimento geral do músculo cardíaco.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, uma investigadora regional, Yulia Zhukova, disse que Cherepanov talvez sofresse de isquemia crônica - uma condição médica que impede que o coração receba influxo suficiente de sangue. "Realizaremos verificações para esclarecer, especialmente, por que um esportista que sofre de uma doença como essa foi autorizado a entrar na quadra", disse Zhukova.

O Avangard anunciou em seu site que um serviço fúnebre em honra de Cherepanov seria realizado no ginásio de Omsk, na quarta-feira. A declaração do clube informa que ele será sepultado no cemitério da cidade, na Sibéria, às 14h da quarta-feira, horário local.

Jaromir Jagr está aparentemente muito abalado com a morte de Cherepanov. O jogador estava conversando com o colega no banco a menos de três minutos do final da partida quando Cherepanov desmaiou. Jagr pode ser visto em um vídeo de grande circulação sobre o incidente, assistindo, com uma expressão de angústia, enquanto o amigo é carregado para os vestiário.

De acordo com reportagens de jornais russos, Jagr estava chorando de maneira descontrolada quando Cherepanov foi colocado na ambulância, depois da partida, e gritava: "Lyoshka, acorde!".

"É terrivelmente difícil para mim falar a respeito disso", disse Jagr, que já jogou pelo New York Rangers, em uma entrevista publicada na terça-feira por um jornal checo. "Horrível. Trata-se de um choque que desafia toda descrição. Eu era muito próximo dele", lamentou.