TVGolo.com - Novos Golos

15 de ago. de 2008

Gigante de Guam impressiona o público

Se você fosse um lutador de judô toparia bater de frente com um atleta de 181kg e 2,13m de altura? E conseguir vencer um duelo contra ele por ippon? Pois foi o que alguns judocas da categoria peso-pesado (acima de 90kg) tiveram que encarar neste sétimo dia de competições dos Jogos de Pequim. O nome da fera em questão é Ricardo Blas Jr., judoca da pequena ilha de Guam, na Oceania.

Quando entrou no ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia, nesta sexta-feira, o "atleta" de 22 anos deixou o público impressionado, mas não pelos seus golpes, já que perdeu as duas lutas de que participou. O que mais chamou a atençao foi a silhueta avantajada, exibida a cada tentativa de ataque. Toda vez que ameaçava partir para cima dos rivais, ele fazia a alegria dos fotógrafos, que aproveitaram para clicar o gigante sob diferentes ângulos.


Filho de Ricardo Blas, ex-judoca e atual presidente do Comitê Olímpico de Guam, o peso-pesado já tinha feito sucesso na cerimônia de abertura, quando teve a honra de ocupar o posto de porta-bandeira da delegação de seu país. No entanto, com um desempenho pífio em Pequim, ele ficará lembrado como o gigante dos tatames que não mete medo em ningúem.

Após sete dias, Brasil está atrás de Quirguistão e Vietnã nas Olimpíadas

Desempenho nas disputas individuais deixa o país em 43º no quadro de medalhas de Pequim. Esportes coletivos podem ajudar na reação

Com os quatro bronzes conquistados após sete dias de disputas nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil está na 43ª posição no quadro de medalhas, atrás de "potências" como Mongólia, Quirguistão, e Armênia, que arrancaram melhor. Este, no entanto, é um fator incomum, já que o país é melhor do que estes concorrentes no ranking de todas as edições dos Jogos.

Mas é bom lembrar que a alegria destes rivais deve durar pouco. Por exemplo, uma possível medalha de ouro ou de prata de César Cielo na prova dos 50m livre, que será disputada na noite desta sexta-feira, às 23h39m (de Brasília), fará com que o Brasil ultrapasse a maioria deles. Outras boas apostas são os esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, onde os brasileiros têm tradição de bons resultados.

Na América do Sul, por exemplo, o país está atrás da Colômbia, que tem apenas um terço dos habitantes e um quarto dos atletas em Pequim. Ela está três posições à frente no quadro de medalhas graças à prata conquistada por Diego Salazar, na categoria até 62kg do levantamento de peso. Esta, aliás, é a única conquista colombiana nesta edição dos Jogos até agora, mas o bastante para superar o Brasil.

Este é mesmo caso da Mongólia, que tem pouca tradição nas Olimpíadas. No entanto, o país fez história em Pequim, com a conquista de seu primeiro ouro em uma edição dos Jogos. O herói foi o judoca Tuvshinbayar Naidan, na categoria meio-pesado, a mesma do campeão mundial Luciano Corrêa, que ficou sem medalha. Com 28 atletas, a outra esperança do país é a luta olímpica, onde o Brasil também não vai bem.

Com uma delegação de 13 atletas, o Zimbábue é outro que está à frente. Ou melhor, Kirsty Coventry está à frente. Ela conseguiu três pratas para a nação africana, nos 100m costas, 200m medley e 400m medley. Ela é dona de seis das sete medalhas do país na história, sendo um ouro em Atenas.

Outro fato que ajuda a entender o fato destes países estarem à frente do Brasil é o bom desempenho deles em provas que distribuem muitas medalhas. A Armênia, o Quirguistão e o Vietnã ganharam todas as suas no levantamento de peso e na luta olímpica. Os armênios, aliás, só têm melhor colocação do que os brasileiros por causa de um terceiro lugar. É o país sem ouros com mais bronzes em Pequim.



Clique para ampliar

Felipão não se preocupa com a transferência de Robinho

O técnico do Chelsea Luiz Felipe Scolari afirmou não estar preocupado com a indecisão sobre o futuro do atacante Robinho. Para ele, o importante não é saber se irá contar com o brasileiro no time, mas sim conseguir tirar o máximo de Anelka.

Felipão, que fará sua estréia pelo clube londrino neste domingo, contra o Portsmouth, espera ajudar o Chelsea na briga pelo título inglês contra o Manchester United. O técnico demonstrou sinais de dúvida quando perguntado sobre a contratação de Robinho. "Isso não é da minha conta", desconversou Scolari.

Para o treinador brasileiro, o Chelsea já tem atacantes suficientes para brigar pelos títulos na temporada, lembrando que ele ainda conta com Didier Drogba e Andriy Shevchenko, que estão machucados. "Se perdermos para o Portsmouth não será porque Robinho não está aqui. Será porque não jogamos bem", afirmou. "Nós temos jogadores que podem vencer jogos".

Um desses jogadores é o francês Anelka, que chegou no começo do ano vindo do Bolton. O atacante perdeu um dos pênaltis na decisão da Liga dos Campeões na final contra o Manchester. Mesmo assim, Felipão acredita que, com um bom preparo psicológico, o francês poderá desempenhar todo o seu potencial.

Outro jogador que ganhará uma oportunidade no ataque do Chelsea é Joe Cole, que não teve muitas chances na pré-temporada. Além deles, Felipão conta ainda com a experiência de Terry e Lampard, que permaneceram no clube.

Depois de perder a final da Liga dos Campeões na temporada passada, o Chelsea coloca em Felipão a esperança e a pressão pela conquista de títulos.

Inter vence Benfica nos pênaltis e conquista Copa Eusébio

Benfica e Inter de Milão realizaram mais um amistoso preparatório para a próxima temporada européia, no estádio da Luz, em Portugal nesta sexta-feira. O jogo, válido pela festiva Copa Eusébio terminou 0 a 0, e nos pênaltis, a Inter levou a melhor: 5 a 4.

A partida marcou a volta de José Mourinho à sua terra natal. Mesmo que apenas de passagem, a presença do treinador causou alarde no aeroporto da Portela. "Voltar é bom, é ótimo e é um prazer estar nesta homenagem", disse o treinador para em seguida falar sobre o homenageado. "Eusébio é um grande personagem do futebol português e é um prazer para nós estarmos aqui", completou.

O jogo esteve bastante equilibrado no primeiro tempo com as equipes se equivalendo. Primeiro Quim fez grande defesa em chute de Luiz Figo e depois o brasileiro Júlio César contou com a sorte ao chute de Cardozo sair pela linha de fundo.

Já no final do primeiro tempo, Ruben Amorim apareceu de frente para Júlio César que saiu bem para fechar o ângulo e ficar com a bola. No segundo tempo, Ibrahimovic perdeu uma boa oportunidade e reclamou de pênalti do brasileiro Luisão, que a arbitragem não marcou.

Com o final da partida sem gols, a Copa Eusébio foi decidida nos pênaltis. Na segunda cobrança do Benfica, Fellipe Bastos bateu para fora e quando a disputa caminhava para uma vitória da Inter, na quarta cobrança, o sueco Ibrahimovic bateu por cima. Na última cobrança, porém, Nelson errou e Cambiasso garantiu a vitória para os visitantes.

Começou o Alemão!

Sem dupla, Bayern cede empate ao Hamburgo na abertura do Alemão

Sem poder contar com duas de suas principais estrelas, o francês Franck Ribery e o italiano Luca Toni, o Bayern de Munique tropeçou na estréia de sua busca pelo segundo título seguido do Campeonato Alemão. Nesta sexta, o time do técnico Jürgen Klinsmann abriu 2 a 0 em casa, mas cedeu empate para o Hamburgo em 2 a 2.

Tanto Ribery quanto Toni estão machucados. O francês só deve estar apto atuar em setembro, enquanto o atacante italiano, artilheiro da última edição do Campeonato Alemão, pode aparecer já na próxima rodada.

Nesta partida, a equipe da Baviera contou com os brasileiros Zé Roberto e Lúcio, que começaram a partida como titulares. Já o zagueiro Breno, habitualmente pouco utilizado, não pôde sequer ser relacionado por estar com a seleção brasileira nos jogos Olímpicos da China.

O jogo
O Bayern começou a partida tentando manter a posse de bola, mas foi o Hamburgo que teve a primeira grande oportunidade da partida aos 10min, em finalização de Trochowski na trave.

O Bayern seguia melhor e abriu o marcador dois minutos mais tarde. O brasileiro Zé Roberto fez jogada pela esquerda e cruzou, a bola passou por toda a área do Hamburgo e sobrou para Schweinsteiger, que bateu forte de perna direita, sem chances para Rost.

O time da casa não demorou para ampliar a vantagem. Aos 16min, o árbitro viu o zagueiro Mathijsen puxar Schweinsteiger dentro da área, quando o meia tentava dominar lançamento e marcou pênalti. Na cobrança, Podolski ampliou o marcador.

O Hamburgo ainda continuou vivo no jogo graças a um gol ainda no primeiro tempo. Aos 24min, Trochowski recebeu passe de Jarolim e cruzou para Guerrero cabecear livre para os fundos das redes. O zagueiro brasileiro Lúcio ficou só olhando.

O gol parece ter abalado o Bayern, que não conseguia mais criar boas chances de gol. O castigo veio aos 11min do segundo tempo, depois que Lell derrubou Olic na área, e o árbitro marcou pênalti. Trochowski cobrou e empatou o jogo, decretando o placar final da partida.

Ibson comemora fato de jogar na sua verdadeira posição no Fla

O Flamengo vai encarar o Santos, neste domingo, ás 16h, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, com uma formação diferente. O técnico Caio Júnior decidiu escalar o lateral-direito Leonardo Moura no meio. Desta maneira, Ibson vai atuar como volante, sua posição de origem.


"O Leonardo Moura já atuou como meia, então eu acho que não é mistério para ele. O Caio está procurando o melhor esquema. Desta maneira, vou jogar na posição que mais gosto, como segundo volante, vindo de trás. Espero que dê certo no domingo", afirmou Ibson.
O novo esquema foi testado nos últimos três dias. Porém, está com os dias contados. Caio Júnior afirmou, nesta sexta-feira, que pode pensar em outra formação, caso os reforços cheguem.

"O esquema depende das contratações. O Marcelinho é um jogador diferente, pois pode atuar como atacante ou meia. Vamos observar. Tem o Sambueza, que organiza as jogadas. Mas ainda quero mais", salientou Caio Júnior.

Sendo assim, confirmado, o Flamengo encara o Santos com a seguinte formação: Bruno, Toró, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Eltinho; Jaílton, Ibson, Cristian e Leonardo Moura; Maxi Biancucchi e Obina.Na sétima posição, com 31 pontos, superando o Botafogo nos critérios de desempate, o Flamengo está apenas dois do São Paulo, que fecha o chamado G-4 do Campeonato Brasileiro (grupo de classificação para a Copa Libertadores da América 2009).

Palmeiras acerta venda de Valdivia ao Al Ain, diz agente

Valdivia não é mais jogador do Palmeiras. Nesta sexta-feira, a diretoria do clube alviverde entrou em contato com os representantes do Al Ain, dos Emirados Árabes, e confirmou que o negócio será sacramentado.

"Houve o aval do presidente [Affonso Della Monica, do Palmeiras], e estamos na expectativa de receber os documentos", informou o empresário João Francisco, um dos agentes que se reuniu com o gerente de futebol Toninho Cecílio, na última terça-feira, e apresentou a proposta.

A diretoria do Palmeiras ainda não confirma oficialmente a venda do chileno, o que deve acontecer ainda nesta sexta-feira. O jogador de 24 anos deve se despedir dos seus companheiros durante o treino na Academia de Futebol da Barra Funda, marcado para as 16h.

O discurso entre os cartolas palmeirenses é de que a oferta da equipe do Oriente Médio agradou tanto o clube quanto Valdivia, e só faltava Della Monica avalizar a transação. Na manhã desta sexta, o mandatário aprovou, e o vice-presidente de futebol, Gilbero Cipullo, entrou em contato, por volta do meio-dia, com os empresários do Al Ain.

Segundo apurou o UOL Esporte, o negócio ultrapassa os 8 milhões de euros (mais de R$ 20 milhões), e o pagamento será à vista. A oferta do Hertha, da Alemanha, era parecida, porém parcelada em várias vezes, e por isso foi descartada.

O agora ex-camisa 10 palmeirense deve assinar um contrato de quatro anos com o Al Ain e receberá US$ 1 milhão de luvas.

Time de Abel Braga pode tirar meia Alex do Inter

O treinador Abel Braga, do Al Jazira, time dos Emirados Árabes, confirmou o interesse do clube no meia Valdívia, do Palmeiras, porém afirmou que a prioridade é a contratação do meia Alex, do Internacional.

O treinador aguarda a chegada de um dirigente da equipe árabe, em Niurembeg, na Alemanha, onde a equipe faz a pré-temporada, para saber como andam as negociações. A meta do Al Jazira é montar uma equipe forte para conquistar pela primeira vez em sua história o título da liga nacional dos Emirados Árabes. Sobre o interesse em Valdívia, Abel confirma que o clube deseja contratá-lo.

"Valdívia é um grande jogador e interessa a qualquer treinador. Conversei sobre ele com os dirigentes e eles estão estudando a possibilidade de contratação. Mas no momento, a prioridade é o Alex, com quem trabalhei no Internacional. É um jogador fantástico, que conheço bem e com quem conquistei a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes. Estou aguardando uma posição da diretoria e espero receber a notícia de sua contratação em breve", finalizou Abel.

Pessoa estoura tempo e Brasil fica em segundo

O cavaleiro brasileiro e atual campeão olímpico Rodrigo Pessoa não cometeu faltas em seu percurso, mas recebeu 1 ponto de penalização por estourar o tempo na eliminatória de saltos do hipismo.


O brasileiro saltou com o cavalo Rufus, e divide a 14ª colocação com outros 14 competidores.

Os outros cavaleiros do País que participaram da eliminatória também foram bem. Pedro Veniss, com o cavalo Un Blanc De Blancs, zerou o percurso, mesmo resultado obtido por Bernardo Alves, que saltou com o Chupa Chup.

Já a equipe brasileira de saltos no hipismo ficou em segundo lugar, empatada com Suíça e Canadá.

A amazona Camila Benedicto, com sua montaria Bonito Z, teve 5 pontos de penalidade, 1 por estouro de tempo e outra por derrubar um obstáculo, justamente o último do percurso, e terminou a eliminatória na 39ª posição junto de outros seis adversários.

Brasileiro termina prova dos 1.500 m sangrando

Sétimo na bateria, 20º na classificação geral, o brasileiro Hudson de Souza sofreu outro revés após a eliminatória à semifinal dos 1.500 metros rasos, disputada na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). Reclamando da "violência", o fundista deixou a pista do Ninho de Pássaro com a canela sangrando.


"A largarda foi boa, mas só que no decorrer da prova teve muito empurrão. Levei duas 'sapatilhadas'", destacou Hudson, mostrando as canelas atingidas, mas acalmando os repórteres. "Isso é normal ,viu", ressaltou.

Apesar da posição pouco convincente na eliminatória, o tempo de 3min37s06 quase elevou o brasileiro à semifinal. O último dos classificado foi justamente o 19º, Ali Belal Mansoor, do Bahrein.

"Foi por pouco, cheguei em sétimo (na bateria). Eu achava que se fosse uma prova mais rápida, eu iria melhor. Mas como em toda Olimpíada, foi uma prova mais de tática", analisou o brasileiro.
Tática sim, mas não sem força. Outro atleta do Bahrein, Rashid Ramzi, foi o primeiro colocado do dia com a marca de 3min32s89, que, se não foi suficiente para quebrar recordes, serviu para assustar Hudson. O atleta asiático atingiu o tempo enquanto o brasileiro concedia entrevista na zona mista aos jornalistas.

"Eu não esperava esses resultados que estão acontecendo, assim tão positivos já nas eliminatórias. Olha esse cara aí (diz, apontando para o placar do Ninho de Pássaro), 3min32s89, é de assustar. É tempo para ganhar prova. O ritmo está muito forte", avaliou.

Apesar de ver as chances caírem por pouco, o brasileiro avalia que o saldo geral foi negativo com a eliminação. "Estou meio chateado. Eu esperava me classificar, mas isso faz parte do esporte", concluiu.

Em jogo de 3 sets, Nadal bate Djokovic e luta pelo ouro

O tenista espanhol Rafael Nadal, segundo cabeça-de-chave, venceu nesta sexta-feira a semifinal do torneio de simples contra o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/4, e continua na disputa pelo ouro.


Futuro número um do ranking de entradas, Nadal teve um primeiro set bastante disputado contra Djokovic, e com uma quebra de serviço, fechou por 6/4.

No segundo set, o sérvio, terceiro melhor tenista do mundo, não tomou conhecimento do adversário e venceu com certa facilidade por 6/1.

No set decisivo, Nadal e Djokovic seguiam confirmando seus saques com dificuldades. No entanto, o sérvio permitiu a quebra no décimo game e a vitória do espanhol, por 6/4.
Nadal enfrenta na final, no próximo domingo à partir das 05h (de Brasília), o chileno Fernando González, que bateu o norte-americano James Blake, algoz de Roger Federer, por 2 sets a 1.

De virada, Botafogo abre vantagem sobre Atlético-MG

Mesmo saindo atrás no placar, o Botafogo conseguiu mostrar seu poder de reação e vencer o primeiro jogo contra o Atlético-MG pela Copa Sul-Americana por 3 a 1, no Estádio João Havalange, o Engenhão. Com isso, o time carioca pode até perder por um gol de diferença no segundo jogo, no dia 27 de agosto, no Estádio Mineirão.

Este foi o quinto triunfo seguido do time carioca, contando com os jogos do Campeonato Brasileiro. Se o Atlético-MG vencer por dois gols de diferença no segundo e decisivo jogo, avança na competição. Se os mineiros fizerem 3 a 1, levam a decisão para os pênaltis.


Apesar de começar melhor, foi o Botafogo que sofreu o primeiro gol do jogo. Em uma jogada individual, o Atlético-MG abriu o placar, aos 15min. Petkovic deu um belo lançamento para Jael, nas costas da defesa do Botafogo. O ex-atacante do Criciúma recebeu livre dentro da área e cruzou para Marques, que só teve o trabalho de completar de cabeça, fazendo 1 a 0.

Muito marcado, o time do Botafogo só conseguiu igualar o placar em uma bola parada, já aos 45min do primeiro tempo. Fábio sofreu falta de Leandro Almeida perto da linha da grande área.

Na cobrança, Carlos Alberto colocou a bola no ângulo direito de Édson, retomando a igualdade.
Voltando com uma atitude mais aguerrida para a etapa complementar, o time carioca conseguiu virar o placar aos 39min, quando Lucas Silva fez boa jogada pelo meio e deu um belo passe para Eduardo. O jogador teve calma para esperar o goleiro Édson cair e tocar por cima com categoria, marcando um belo gol.

Nos acréscimos, aos 47min, em boa jogada individual, o meio-campista Carlos Alberto garantiu a vitória botafoguense, quando conseguiu se desvencilhar da zaga e chutou forte no ângulo esquerdo da meta da equipe mineira, fechando o jogo com um ótimo 3 a 1 para o Botafogo.

O ganhador deste duelo enfrenta nas oitavas-de-final o classificado do encontro colombiano entre América de Cali e Deportivo Cali.

Com dois golaços, Brasil bate Noruega e vai a semi

As brasileiras Marta e Daniela Alves brilharam nesta sexta-feira e levaram a Seleção às semifinais dos Jogos Olímpicos de Pequim. Jogando em Tianjin, as duas estrelas da equipe de Jorge Barcellos marcaram dois belos gols e deram a vitória ao time verde e amarelo sobre a Noruega por 2 a 1.


Agora classificado, o Brasil pega o vencedor de Suécia e Alemanha, que se enfrentam ainda nesta sexta. Na primeira fase do torneio olímpico, a Seleção já encontrou as alemãs em uma reedição da final do Mundial de 2007. O duelo terminou empatado por 0 a 0.

As meninas do futebol seguem em busca do ouro inédito. Na Olimpíada de Atenas 2004, a Seleção Brasileira chegou à final da competição, mas ficou com a prata, sendo derrotada pelos Estados Unidos por 2 a 1.
No primeiro tempo, o Brasil encontrou dificuldades, principalmente pela forte marcação norueguesa, que sempre deixava duas defensoras em Marta e duas em Cristiane. No entanto, Daniela Alves ficou livre.

Aos 42min da etapa inicial, a camisa 7 dominou e, de muito longe, acertou um chute forte, pegando a goleira norueguesa adiantada e balançando as redes para o Brasil.

No segundo tempo, as norueguesas abriram mais espaço na defesa e deixaram as atacantes brasileiras mais livres para criar boas jogadas. Mesmo assim, a Seleção não chegava com perigo e o segundo gol veio em uma falha da zaga adversária.

Aos 11min, Fiane Christensen atrasou mal para a goleira, Marta aproveitou e encobriu a camisa 1 norueguesa. No entanto, o jogo que parecia ganho, com uma vantagem de dois gols para o Brasil, ficou apertado nos minutos finais.

Aos 36min, a goleira Barbara derrubou Thorsnes e a árbitra marcou pênalti. Nordby cobrou no canto direito da camisa 12 brasileira e diminuiu a vantagem da Seleção. Mas já não havia tempo para mais nada. O Brasil passou a administrar o resultado, só esperando o apito final.

Jade cai, chora e termina em 10º no individual

A ginasta brasileira Jade Barbosa terminou na 10ª posição na final do individual geral da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Pequim. A brasileira caiu no solo e no salto sobre a mesa e não conseguiu segurar o choro durante a prova.


Ao final, mais calma, Jade disse que ficou satisfeita com o resultado e que a sua colocação foi uma evolução da ginástica brasileira.

"Foi uma pena. Eu comecei bem, mas errei no solo. No salto, eu arrisquei tudo e acabei errando novamente", disse.

Apesar de ter começado bem nas barras assimétricas e na trave, a brasileira não repetiu a performance no solo e no salto sobre a mesa, quando sofreu duas quedas.
Depois das primeiras apresentações de Jade, o técnicos do time brasileiro Oleg Ostapenko e Iryna Ilyaschenko comemoraram muito a atuação dela com aplausos e abraços.

Jade volta a competir no domingo, na final do salto. No mesmo dia, acontecem as finais do solo. O Brasil compete com Daiane dos Santos e com Diego Hypólito, com chances de medalhas.

"Eu me sinto preparada para a final do salto. Já estou muito feliz de estar aqui e vamos ver o que vai acontecer", disse.

A colocação de Jade foi a melhor classificação brasileira na categoria na história das Olimpíadas. Em 2004, em Atenas, Daniele Hypólito terminou na 12ª posição, melhor resultado até então. A também brasileira Ana Cláudia Silva terminou na 22ª posição em Pequim.

Ana Cláudia disse que gostou da participação dela em Pequim. Na final por equipes, ela deixou de fazer um dos movimentos e acabou comprometendo o resultado final do Brasil.

"Para mim, aquilo lá foi roubado. Hoje eu fiz exatamente o mesmo movimento e não me tiraram nota. Preciso melhorar nas barras e no solo. Tenho muita esperança que a Daiane consiga uma medalha. Se ela fizer tudo certinho, acho que dá", disse.
Ouro

A prova foi vencida pela norte-americana Nastia Liukin. Ela superou a sua compatriota e favorita ao título Shawn Johnson.

Liukin alcançou 63.325 pontos na soma dos quatro aparelhos, contra 62.725 da segunda colocada e 62.650 da chinesa Yang Yilin, medalha de bronze.

A vitória da americana foi a primeira na ginástica, que vinha sendo dominada pela China. os chineses terminaram na primeira posição nas provas masculina e feminina por equipes e no individual geral masculino.

Esta foi a terceira vez que um país teve dois atletas nas primeiras posições no individual geral dos Jogos Olímpicos. Em 1960, as soviéticas Larissa Latynina e Sófia Muratova ficaram com o ouro e a prata. Em 2000, em Sydney, as romenas Simona Amanar e Maria Olaru ficaram nas duas primeiras posições.