TVGolo.com - Novos Golos

23 de ago. de 2008

Natália Falavigna conquista medalha inédita para o taekwondo brasileiro

Depois de bater na trave nos Jogos de Atenas, Natália Falavigna conquistou neste sábado a primeira medalha olímpica para o taekwondo brasileiro. Na disputa pelo bronze, Natália derrotou a sueca Karolina Kedzierska por 5 a 2, na categoria acima de 67kg. A outra medalha de bronze do peso foi para a britânica Sarah Stevenson, que passou pela egípcia Noha Abd Rabo por 5 a 1.

Coincidentemente, o ginásio de Ciência e Tecnologia de Pequim foi o mesmo que recebeu o judô destes Jogos e que teve Ketleyn Quadros ganhando a primeira medalha de uma brasileira em esportes individuais na história dos Jogos. Muito emocionada, Natália pegou a bandeira do Brasil e foi para o centro do tatame, onde olhou para o céu dizendo: “é minha”. Do lado de fora, o seu treinador ajoelhava, agradecendo a conquista que ficou muito próxima em Atenas, quando Natália terminou em quarto lugar.

No ataque para pegar a medalha
Ao contrário da semifinal, Natália Falavigna voltou para esta disputa de bronze com uma postura muito mais ofensiva. E como nas primeiras lutas, a brasileira saiu na frente, abrindo 2 a 0 no primeiro minuto de luta. Movimentado-se com desenvoltura e chutando bem, Natália manteve a vantagem até o intervalo.

Enquanto conversava com o técnico Fernando Madureira, Natália mostrava o olhar determinado de quem não deixaria se repetir o drama de Atenas. E a determinação do olhar se transformava em vontade dentro do tatame, com a brasileira partindo para cima logo na volta do segundo round. Controlando as ações, Natália não deixava sua adversária lutar e partia para cima, conseguindo mais uma boa parcial, fazendo 2 a 1 e somando 4 a 1 no placar geral.

Com uma boa vantagem, a brasileira tratou de controlar o ritmo do confronto e passou a lutar no contra-ataque. A boa movimentação de Natália dificultava as ações da sueca e, do lado de fora do tatame, o técnico Fernando Madureira ia dando instruções para a brasileira ter calma na luta. Natália precisava fazer passarem os dois minutos de round e foi o que fez, conseguindo ainda mais um ponto, contra outro de Karolina, para sair vibrando, e chorando, com mais uma conquista inédita para o esporte brasileiro.

Alemã ganha ouro no mountain bike; brasileira é 19ª

A alemã Sabine Spitz venceu a prova de mountain bike da Olimpíada de Pequim no sábado, depois de assumir uma confortável liderança desde a primeira volta da prova de 27 quilômetros sob um forte sol. A brasileira Jaqueline Mourão terminou a prova na 19ª posição.


Jaqueline, que é a atual campeã brasileira e também participou dos Jogos de Atenas, em 2004, anunciou que vai deixar o esporte após a disputa Pequim.

Com uma vantagem de mais de 40 segundos sobre sua adversária mais próxima, Spitz pegou uma bandeira alemã na torcida antes mesmo de cruzar a linha de chegada.

A polonesa Maja Wloszczowska ficou com a prata e a russa Irina Kalentyeva garantiu o bronze depois de uma batalha com a canadense Catharine Pendrel.

"A parte mais difícil foi a última volta por causa do medo de cair", disse Spitz. "Eu tive que me concentrar".

O calor e o percurso difícil deixou algumas vítimas. Duas das favoritas, a espanhola Margarita Fullana e a até então campeã Gunn-Rita Dahle Flesjaa, da Noruega, deixaram a corrida na terceira e quarta voltas, respectivamente.

Dahle Flesjaa, que teve problemas de saúde mas conseguiu se recuperar, disse que tomou um tombo e que teve problemas mecânicos.
"Foi uma prova muito difícil e meu freio traseiro não funcionou perfeitamente", disse ela. "Teria sido arriscado demais continuar".

Argentina se vinga de nigerianos e conquista o bi

A Argentina conquistou o bicampeonato olímpico na manhã deste sábado, nos Jogos de Pequim. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Nigéria, acompanhada pelo astro Diego Armando Maradona no Ninho de Pássaro, a equipe sul-americana ainda se vinga dos africanos, que adiaram o sonho da primeira medalha dourada, em 1996.


Desta forma, a Argentina se iguala a União Soviética, Grã-Bretanha e Uruguai, donos de dois ouros. Com três títulos olímpicos, a Hungria segue em vantagem. Campeões em Atenas 2004, os argentinos repetem o feito dos húngaros, vencedores em 1964 e 1968. Do time atual, Mascherano é o único que estava na Grécia.

A Nigéria levou perigo logo no começo da decisão na China. Aos 11min de jogo, Okoronkwo avançou pela direita e chutou forte, com perigo. Aos 24min, Obinna bateu de canhota de fora da área e obrigou o goleiro Romero a fazer uma boa defesa.

O time africano perdeu duas grandes chances de marcar aos 34min. Odemwingie desceu pela esquerda e cruzou na área, mas ninguém completou. Em seguida, após nova bola cruzada, Isaac não conseguiu dominar dentro da pequena área.

Com dificuldades na partida, a seleção argentina respondeu apenas um minuto antes do final do tempo regulamentar, quando Monzón carregou pelo lado esquerdo e bateu no alto para difícil defesa do goleiro Ambruse Vanzekin.

Depois de sofrer no primeiro tempo, a Argentina voltou melhor para a disputa da etapa complementar, e abriu o marcador aos 12min. Angel Di Maria arrancou pela esquerda e tocou com muita categoria por cima do goleiro nigeriano para anotar um belo gol.

A Nigéria não sentiu o golpe e foi para o ataque em busca do empate. Aos 18min, Obbina bateu de dentro da área e Romero fez a defesa. No ataque seguinte, Odemwingie completou cruzamento rasteiro vindo da direita e Pareja colocou para escanteio.

Enquanto a equipe africana se lançava ao ataque, os argentinos apostavam no contra-golpe. Sete minutos antes do final, a Nigéria perdeu sua última chance de empatar com Anichebe, que bateu para mais uma defesa do goleiro Romero.

Série B > 20ª rodada (jogos de sexta)

Com dois de Túlio, Vila Nova vence ABC

Vila Nova e ABC se enfrentaram nesta sexta-feira em Goiânia, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e o veterano atacante Túlio foi a estrela do jogo. Artilheiro da competição, agora com 18 gols, o jogador fez dois na vitória do time goiano por 3 a 1, recolocando a equipe no G-4 da competição, na quarta colocação, com 35 pontos. O time potiguar, por outro lado, fica na 12ª posição, com 26 pontos ganhos.

O jogo no Estádio Serra Dourada começou com ritmo acelerado, e, com dez minutos de jogo, as duas equipes já haviam anotado um tento cada. Túlio, aos 3min, deixou o seu gol, após cruzamento de Osmar, que fez boa jogada pela direita. O atacante do Vila Nova aproveitou a falha do zagueiro potiguar.
O empate do ABC veio cinco minutos depois, aos 8min, com Warley. Em cobrança de falta de Bosco, a defesa dos anfitriões bobeou e deixou o atacante do clube nordestino livre para cabecear e empatar.

O início de jogo movimentado prometia um primeiro tempo emocionante, promessa esta que não se concretizou. Depois dos gols, os goleiros praticamente não trabalharam mais. O time da casa atacava mais, mas sem assustar o ABC. As equipes voltaram para o vestiário com o placar equilibrado.

De volta ao segundo tempo, o Vila Nova marcou novamente com menos de cinco minutos de partida. Desta vez, aos 4min, Reinaldo aproveitou a sobra, após cobrança de escanteio, e girou bonito, chutando forte de direita, sem chances para o goleiro Paulo Musse.

Pouco depois, aos 8min, Vando cruzou da direita, o goleiro do ABC foi na bola mas não conseguiu segurá-la, e a bola sobrou para Túlio. O artilheiro não desperdiçou e fez de cabeça: 3 a 1 para o Vila Nova.

Novamente, após um início de tempo avassalador, o jogo perdeu em qualidade e os goleiros voltaram a ter pouco trabalho. No entanto, o time da casa vencia por dois gols de diferença e podia se dar ao luxo de administrar o resultado.

No final da partida, aos 37min, parte da torcida local voltou a comemorar, pensando ter visto mais um gol, quando Túlio recebeu livre dentro da área e chutou. A bola passou tirando tinta da trave, não entrando por muito pouco.

Sem tempo para mais nada, o Vila Nova segurou o resultado até o apito final, garantindo os três pontos e a volta dos goianos ao G-4. O ABC, com a derrota, segue no meio da tabela, mais próximo da zona de rebaixamento do que do acesso à Série A de 2009.

Na próxima rodada, o Vila Nova viaja para Fortaleza, onde enfrenta a equipe do Ceará, concorrente direto na briga pelo G-4. Já o ABC enfrenta o Avaí, em casa, no Estádio Frasqueirão.

Goleiro faz gol da própria área em vitória do Avaí

Com direito a gol de goleiro no Estádio da Ressacada, em um dos lances mais inusitados da Série B do campeonato Brasileiro deste ano, o Avaí bateu o Paraná Clube por 3 a 1, na noite desta sexta-feira. Com o resultado, o time da casa continua firme no G-4, com 38 pontos, na vice-liderança, buscando se aproximar do Corinthians, enquanto os paranaenses, com sete derrotas seguidas, continuam com 17 pontos, na 18ª posição, na zona de rebaixamento.

Em busca de mais um resultado positivo em casa, o Avaí começou no ataque. Aos 2min, Ferdinando carregou a bola até a intermediária e arriscou com perigo, à direita da meta. Na resposta, aos 8min, Murilo, do Paraná, chegou na linha de fundo e cruzou, mas a zaga do time da casa estava atenda e afastou.

Porém, aos 12min, um lance surreal. O goleiro Eduardo Martini chutou da entrada de sua área, tentando abrir o contra-ataque, a bola bateu no chão e enganou o goleiro adversário, o estreante Mauro, caindo no fundo das redes paranistas. Aos 18min, Odair tentou o cruzamento e quase encobriu Mauro mais uma vez, acertando a trave. Aos poucos, o Paraná tentava se reencontrar no jogo, mas sem conseguir penetrar da defesa adversária.

Sem acreditar no camisa 1 paranista, os jogadores do Avaí arriscavam. Aos 26min, Ferdinando bateu de muito longe, à direita da meta. Aos 33min, Cristian bateu de fora da área e a bola passou perto do gol. Mas a noite era de Marquinhos, que fazia seu 100º jogo pelo time catarinense. Aos 36min, o meio-campista viu Mauro adiantado e bateu para ampliar o placar.
O Paraná descontou aos 45min, com Cristian, que aproveitou passe de Fabinho para marcar.

No segundo tempo, o Avaí voltou com duas mudanças, tentando impedir a reação dos paranaenses. Aos 4min, Batista bateu de fora da área, mas alto demais, sem direção. Aos 8min, Odair fez fila na defesa paranista e Daniel Marques apareceu para derrubá-lo e fazer pênalti. Na cobrança, Evando balançou as redes e fez o terceiro, praticamente acabando com as esperanças do adversário.

Depois do terceiro gol, o time da casa administrava, enquanto o Paraná continuava errando demais, mostrando falta de ritmo e entrosamento dos jogadores. Aos 18min, Cristiano cobrou falta e Eduardo Martini espalmou, tirando da área.

O Avaí estava mais próximo do quarto gol que o Paraná de marcar seu segundo. Aos 31min, Evando entrou na área, driblou o goleiro Mauro e bateu para o gol, mas Daniel Marques apareceu em cima da linha para salvar.

Aos 35min, Murilo arriscou uma bicicleta e a bola explodiu no travessão. Aos 43min, Odair abriu espaço e chutou. A bola desviou em Leandro e quase enganou o goleiro Mauro.

Na próxima rodada, o Avaí vai ao Rio Grande do Norte, onde enfrenta o ABC, no Estádio Frasqueirão, na próxima terça-feira. Já o Paraná Clube, cada vez mais afundado na crise, tenta a reabilitação em casa, no mesmo dia, diante do Fortaleza.

Ponte cede empate em casa ao São Caetano

Jogando em casa, no Estádio Moisés Lucarelli, A Ponte Preta apenas empatou por 1 a 1 com o São Caetano, nesta sexta-feira, em rodada válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o São Caetano completou seis rodadas sem perder e conseguiu se manter rigorosamente no meio da tabela, em 10º lugar, com 28 pontos. Já a Ponte Preta, perdeu o seu lguar no G-4, ficando por enquanto com a quinta colocação, com 33 pontos, dois atrás do Vila Nova, primeiro dos quatro que hoje se classificariam para a primeira divisão.

Empurrada por sua torcida, foi a Ponte Preta que saiu na frente. Depois de jogada pela esquerda de Marcelo Soares, que evitou a saída da bola e cruzou, Luís Ricardo empurrou para o gol, aos 24min.

O troco do São Caetano viria apenas na etapa complementar, quando o time paulista fez boa jogada pela esquerda e Athos tirou do goleiro Aranha. A bola sobrou limpa para Caiuby, que só teve o trabalho de completar para o gol.

Embalado após cinco partidas de invencibilidade, com três vitórias e dois empates, o São Caetano foi praticamente completo para este jogo. O único desfalque era Ademir Sopa, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 3 a 3 com o Avaí, na rodada anterior. Jogando melhor, o time do ABC teve chances de vencer, mas resolveu se poupar e garantir um ponto fora de seus domínios.

A Ponte Preta, que se tivesse vencido estaria no G-4, tentará reencontrar a vitória e adentrar no pelotão de frente no jogo da próxima terça-feira, contra o Bragantino, fora de casa. Já o São Caetano, terá uma boa chance de deixar a metade da tabela, pois pega em casa o lanterna CRB.