TVGolo.com - Novos Golos

12 de nov. de 2008

Presidente admite que crise mundial afetou Botafogo

O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, afirmou que a crise financeira mundial afetou em cheio o time alvinegro carioca. Com as operações de crédito paralisadas, o clube não consegue dinheiro no mercado para pagar a folha de pagamentos.

Os salários estão atrasados há três meses e o FGTS de alguns jogadores não está sendo recolhido. "Não pagamos porque não tem onde tomar dinheiro. O mercado não tem dinheiro. Não pagamos porque o mercado e os bancos não têm condições de fazer as operações que sempre fizemos", disse o presidente alvinegro.

O meia Carlos Alberto se desligou do clube nesta quarta-feira devido ao problema salarial.
Outros jogadores negociam a saída e o elenco para 2009 será enxugado. "Enquanto o Carlos Alberto esteve no Botafogo nunca causou problema. O clube não tem condições de honrar os compromissos com ele", afirmou Bebeto de Freitas.

Durante a estada no Botafogo, o meia Carlos Alberto se envolveu em confusões, expulsões e polêmicas. Além disso, se desentendeu com o capitão Lúcio Flávio.
O jogador pode ir para Fluminense ou Flamengo em 2009.

Time da 2ª divisão inglesa elimina Chelsea de Felipão

Treinado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, o Chelsea foi eliminado nos pênaltis pelo Burnley, da segunda divisão nacional, pela quarta fase da Copa da Liga Inglesa. O jogo no Stamford Bridge terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal, mas os visitantes venceram por 5 a 4 na disputa por pênaltis.

O atacante marfinense Didier Drogba abriu o placar para o Chelsea aos 27min do primeiro tempo, após uma assistência do meia Frank Lampard.

Pouco antes, Felipão havia perdido o lateral-direito brasileiro Belletti, que deixou o campo sentindo uma lesão.

O Burnley, que disputa a segunda divisão inglesa, reagiu no segundo tempo e chegou ao empate aos 24min, com Ade Akinbiyi. O jogador se excedeu na comemoração e acabou levando cartão amarelo do árbitro.

A partida foi para a prorrogação, mas ninguém conseguiu marcar.

Nos pênaltis, a equipe visitante acabou levando a melhor.

Messi faz de pênalti, e Barcelona vai às oitavas

Depois de vencer o Benidorm fora de casa, o Barcelona impôs nova derrota, nesta quarta-feira, ao time da quarta divisão espanhola. Com gol de pênalti de Messi, aos 39min do segundo tempo, a equipe catalã venceu por 1 a 0, em casa, e avançou às oitavas-de-final da Copa do Rei.

No jogo de ida, o Barcelona havia vencido pelo mesmo placar, com gol do jovem atacante Bojan Krkic, o que já permitia ao time catalão um empate no Camp Nou para seguir na competição.

No Estádio El Madrigal, o Villarreal não passou de um empate por 1 a 1 com o modesto Polideportivo Ejido. Como havia vencido por 5 a 0 na ida, o Polideportivo garantiu sua classificação à próxima fase.

Os visitantes saíram na frente com um gol de Jorge Molina aos 4min do segundo tempo. O Villarreal ainda chegou ao empate aos 8min, com Guille Franco, mas não conseguiu evitar a eliminação.

Também nesta quarta-feira, o Espanyol venceu o Celta por 3 a 0, no Estádio Olímpico Montjuic e também avançou. Na ida, as equipes empataram em 2 a 2.

Já o Valladolid se classificou ao empatar por 2 a 2 com o Hércules, diante de sua torcida. Na ida, a equipe havia vencido por 5 a 1.

Fabíola Molina fica com o ouro nos 100m costas na etapa de Estocolmo, na Suécia

Fabíola Molina continua dominando as piscinas do mundo. Nesta quarta-feira, ela conquistou o ouro e bateu o recorde sul-americano dos 100m costas na etapa do Mundo de Estocolmo, disputada em piscina longa. A brasileira fez 58s67. A russa Anastasia Zueva ficou em segundo lugar com 58s72. Completou o pódio dos 100m costas a australiana Sophie Edington, com 59s17.

Foi a quinta medalha de Fabíola na prova nesta temporada. Ela subiu ao pódio em todas as etapas que disputou, somando dois ouros, uma prata e dois bronzes. Em Estocolmo, em 2007, a brasileira também faturou o ouro, novamente com recorde.

Nos 50m, a brasileira também tem feito bonito. Na última terça-feira, conquistou a prata, a sua quinta medalha na prova este ano em etapas de Copa do Mundo.

- É muito bom terminar na casa de 58s. Ano passado era uma coisa inacreditável. Mas a gente vai ficando mais experiente. Quero agradecer ao meu marido, Diogo, e meu técnico. É uma energia a mais aqui - diz Fabíola, em entrevista ao SporTV, que também participou dos 100m medley e garantiu a sétima colocação (1m01s55).

Logo após o triunfo de Fabíola, o marido Digo Yabe entrou na água para nadar os 200 metros medley. Ele ficou apenas na quarta colocação, com o tempo de 1m58s79. Em primeiro lugar, ficaram empatados o russo Darian Townsend e o tunisiano Oussama Mellouli com 1m54s96. O lituano Vytautas Janusaitis, com o tempo de 1m55s48.


Mais uma medalha para o Brasil
Joanna Maranhão garantiu mais uma medalha para o Brasil na Copa do Mundo de Estocolmo. Na prova de 400 metros medley, a nadadora ficou com o bronze ao marcar 4m35s62. A campeã foi a russa Katheryn Meaklim, que obteve a nova marca mundial com 4m27s21. Emma Smithurst completou o pódio: 4m35s29.

O Circuito da Copa do Mundo vai agora para sua última etapa, neste fim de semana (15 e 16 de novembro), em Berlim. Na Alemanha, o Brasil estará representado por Fabíola Molina (50m e 100m costas e 100m medley), Gabriella Silva (50m e 100m borboleta e 50m livre), Guilherme Guido (50m, 100m e 200m costas) e Nicholas Santos (50m e 100m livre e 50m borboleta).

Imbróglio na Federação Peruana pode abrir três vagas na Libertadores

Um imbróglio envolvendo o comando da Federação Peruana pode acabar fazendo com que o futebol brasileiro tenha mais do que cinco representantes na próxima edição da Taça Libertadores. Como houve intervenção do governo do Peru na federação, a Fifa pode suspender o país de competições internacionais (clubes e seleções). Sendo assim, os três clubes representantes do Peru não jogariam a próxima Libertadores - atualmente, o Universitario do Peru está classificado, e as outras duas vagas estão sendo disputadas por Sporting Cristal, Deportivo San Martin e Sport Ancash.


A Fifa deu prazo até 21 de novembro para que a Federação Peruana aponte seu novo presidente. No momento, o ocupante do cargo foi indicado pelo Ministério dos Esportes. Segundo noticiado recentemente na imprensa local, um entendimento entre as partes está longe de acontecer. Se de fato for suspenso, o Peru não poderá jogar partidas das eliminatórias e ainda deixará em aberto suas vagas na Libertadores.

A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o possível critério que usaria para preencher as vagas peruanas. Especula-se que uma delas seria destinada ao campeão da Copa Sul-Americana(Internacional é semifinalista do torneio).

Inter na expectativa
O Internacional é um dos principais interessados em vagas extras que podem surgir na Libertadores. O presidente do clube gaúcho, Vitório Piffero, torce para que o Colorado ganhe um "prêmio" por conquistar a Copa Sul-Americana.

- É uma informação que está correndo por aqui. Temos indícios disso também. Para nós, seria uma justiça, já que sempre valorizamos a competição. É o único título que nos falta. Desde 2006, conquistamos tudo - diz Piffero.

O dirigente, no entanto, lembra que de nada adiantará a mudança para o seu clube se o Inter não for campeão.

- Influências nos bastidores não definirão a questão. No momento, o passo que temos a dar é ganhar a Sul-Americana - analisa.

No Flu, assunto é novidade
Vice-campeão da Libertadores 2008, o Fluminense também poderia ser um dos postulantes às vagas que se abririam. O presidente Roberto Horcades vai procurar se aprofundar mais no assunto.

- Estou viajando e ainda não soube disso. Vou procurar me informar assim que chegar ao Rio. Se isso for verdadeiro, vamos correr atrás. Obviamente, temos total interesse. É importante até mesmo para a manutenção de jogadores e planejamento da próxima temporada - diz.

Gamba Osaka se garante no Mundial com gols de brasileiro

Com gols do brasileiro Lucas, ex-jogador de clubes como Corinthians e Atlético-PR, o Gamba Osaka venceu o Adelaid United por 2 a 0 e garantiu o título da Copa dos Campeões da Ásia nesta quarta-feira. Desta forma, a equipe japonesa se classifica para a disputa do Mundial de Clubes.

Na primeira partida, jogando como mandante, o Gamba Oasaka venceu por 3 a 0. Apesar da boa vantagem, os japoneses partiram para cima e decidiram o jogo ainda no primeiro tempo. Logo aos 4min, Lucas aproveitou rebote do goleiro Mark Birighitti após chute de Hayato Sasaki para marcar.


O time japonês aproveitou o momento favorável na partida e fez mais um aos 15min do primeiro tempo. O atacante Lucas recebeu passe de Takahiro Futagawa e encerrou o placar. Assim, o Gamba ganha seu primeiro título na Copa dos Campeões. Em 12 partidas, o time permaneceu invicto.

Mesmo derrotado na final, o Adelaide United também está garantido no Mundial que será disputado em dezembro. Como o Gamba Osaka já conquistou a classificação, o Japão perde o direito de indicar um clube por ser país-sede e o time australiano fica com a vaga.

Além de Lucas, o Gamba Osaka conta com o atacante Roni, ex-Fluminense, e o zagueiro Mineiro, que passou pelo Internacional. O Adelaide tem o lateral-esquerdo Cássio, ex-Flamengo, o meia Diego e o atacante Cristiano.

Recopa pode dar vaga para a Libertadores a partir de 2009

Caso derrote o Chivas Guadalajara, vá à final da Copa Sul-Americana e conquiste o título, o Internacional pode ser o primeiro beneficiado pelas mudanças que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) estuda fazer para o próximo ano. Isso porque o vencedor da competição continental - até hoje secundária - se classifica para a Recopa. E o embate com o vencedor da Copa Libertadores valeria vaga na principal competição continental.

A decisão da entidade pode ser confirmada no próximo dia 25 deste mês, quando a cúpula da Conmebol voltará a se reunir, em Assunção, capital do Paraguai.

Segundo Ildo Nejar, delegado da Conmebol no Brasil, não existe nada decidido e para que haja a mudança na classificação, os dez países filiados à entidade precisam se manifestar. "Dia 25 será feita essa reunião e discutiremos essa possibilidade", avaliou.

O maior dos prejudicados por uma mudança da Conmebol no regulamento de suas competições seria a LDU, do Equador, que após derrotar o Fluminense na final deste ano, em pleno Maracanã, teria que realizar um duelo com o campeão da Sul-Americana para confirmar sua vaga na Libertadores de 2009.

O Clube dos 13, através de seu presidente Fábio Koff, confirma que o Inter seria o primeiro beneficiado caso vença a Sul-Americana. O time gaúcho enfrenta o Chivas nos dias 12 e 19 deste mês. A outra semifinal é feita pelos argentinos Estudiantes e Argentinos Juniors.

Se o Inter conquistar mesmo a vaga na Libertadores, o Brasil terá seis times na Libertadores pela segunda vez na história. Em 2007, quando entrou como atual campeão, os gaúchos tiveram a companhia do rival Grêmio, além de São Paulo, Flamengo, Paraná Clube e Santos.