TVGolo.com - Novos Golos

12 de dez. de 2008

Vice do Grêmio promete reforços de "lotar aeroporto"

A saída de Rafael Carioca, um dos destaques do Grêmio, e os possíveis reforços - Ruy, Wellington Paulista, Felipe - não animam muito a torcida do time gaúcho. Mas nesta sexta-feira o vice-presidente de futebol André Krieger garantiu que o quadro se reverterá em breve e a equipe irá atrás de reforços de nome.

"Vamos contratar um ou dois jogadores de primeira linha, daqueles de lotar aeroporto", prometeu Krieger.

Para dar uma idéia da categoria dos reforços pretendidos, Krieger admitiu que conversou com o centroavante Ricardo Oliveira, atualmente no Zaragoza, para saber se poderia tentar sua contratação.

"Não fomos em frente porque o Ricardo nos cortou de cara, dizendo não ter interesse em voltar agora para o Brasil", contou o dirigente.

Outro nome que Krieger diz ter sondado foi o centroavante Washington. "Mas, com a entrada do São Paulo na parada, ficou impossível competir. Há poucas opções no mercado. E quem tem não quer vender. Mas continuamos tentando, e haveremos de conseguir um atacante de alta categoria", completou.

Leitores do JG, volto a atualizar o blog no domingo ou na segunda e uma dica para se manterem informados é por meio dos meus blogs esportivos parceiros. Bom Final de semana a todos!

CBF divulga tabela da Copa do Brasil

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta sexta-feira, através de seu site oficial, a tabela da Copa do Brasil de 2009. A principal competição em mata-mata do País mantém o número de 64 participantes, definidos através de classificação nos Estaduais e o ranking da entidade.

Os clubes que participam da Copa Libertadores (Sport - atual campeão da disputa -, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras) não jogam o torneio, que terá início a partir do dia 18 de fevereiro. As finais estão agendadas para os dias 17 de junho e 1 de julho.

São seis fases, sendo primeira, segunda, oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final. Nas duas primeiras, vitória por dois ou mais gols de diferença do time visitante no primeiro jogo garante antecipadamente a classificação.

Todos os 27 Estados brasileiros têm representantes na disputa, sendo 54 vindos das competições estaduais e dez do ranking da CBF, atualizado após o término das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O campeão estará na Libertadores de 2010.

Atual vice-campeão do torneio e em evidência após o título da Série B e a contratação do atacante Ronaldo, o Corinthians estréia no dia 4 de março, diante do Itumbiara, atual campeão goiano, no Estádio Juscelino Kubitschek.

Um dos confrontos mais curiosos, no entanto, é o do Vasco. Recém-rebaixado no Campeonato Brasileiro, o clube de São Januário vai a campo antes, no dia 18 de fevereiro, para enfrentar o Flamengo. Não se trata do rival carioca, mas sim um homônimo piauiense, em partida no Estádio Albertão.

"Eliminado" da Libertadores na última rodada do Brasileiro, após perder para o Atlético-PR, o Flamengo pega uma das novidades da competição: o Ivinhema-MS, no dia 4 de março, no Estádio Morenão.

Dois anos depois, quem volta à Copa do Brasil é o Santos, que irá até a Arena da Floresta, no Acre, para enfrentar o Rio Branco, no dia 18 de fevereiro.

Confira todos os confrontos da primeira fase:
Rio Branco (AC) x Santos (SP)
Itumbiara (GO) x Corinthians (SP)
Flamengo (PI) x Vasco (RJ)
Icasa (CE) x Portuguesa (SP)
Itabaiana (SE) x Atlético-MG
Guaratinguetá (SP) x Caxias (RS)
Misto (MS) x Campinense (PB)
Nacional (PB) x Fluminense (RJ)
Americano (RJ) x Santa Cruz (PE)
Sampaio Correa (MA) x Figueirense (SC)
Holanda (AM) x Coritiba (PR)
Mixto (MT) x Paraná (PR)
Desportiva (ES) x Fortaleza (CE)
União Rondonópolis (MT) x Internacional (RS)
J. Malucelli (PR) x Guarani (SP)
Tupi (MG) x Criciúma (SC)
Central (PE) x Ceará (CE)
Confiança (SE) x América (RN)
ASA (AL) x Vitória (BA)
Atlético Sorocaba (SP) x Juventude (RS)
Tocantins (TO) x Atlético-PR
Fast Clube (AM) x ABC (RN)
Águia de Marabá (PA) x América (MG)
Atlético-RR x Goiás (GO)
Cristal (AP) x Brasiliense (DF)
Vilhena (RO) x Ponte Preta (SP)
Serra (ES) x CSA (AL)
Potiguar (RN) x Bahia (BA)
Ivinhema (MS) x Flamengo (RJ)
Barras (PI) x Remo (PA)
Moto Clube (MA) x Náutico (PE)
Dom Pedro (DF) x Botafogo (RJ)

Hamilton e Massa vão a Prêmio de Gala da FIA

Mônaco recebeu nesta sexta-feira a edição 2008 da famosa Noite de Gala da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que premia os destaques do automobilismo na temporada.

Entre as presenças de destaque, estiveram o campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, o brasileiro Felipe Massa e os principais dirigentes da principal categoria do automobilismo.


A festa ocorre no dia em que a FIA anunciou medidas para o corte de custos na categoria a partir do próximo ano. Os motores deverão durar três etapas consecutivas e os pilotos não poderão utilizar mais de oito blocos de propulsão durante a temporada.

Entre diversos flahses, Hamilton recebeu cumprimentos do Príncipe Albert II, do principado de Mônaco. Além deles, os dirigentes Max Mosley e Bernie Ecclestone também compareceram à festa.

Vice-campeão mundial em 2008, Massa, que testou com a Ferrari durante a semana no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, chegou ao prêmio acompanhado da mulher Rafaela.

Mercado da Bola (técnicos)

Dorival é apresentado no Vasco e pede apoio da torcida


O técnico Dorival Junior foi apresentado pela diretoria do Vasco na tarde desta sexta-feira. O novo comandante pediu apoio da torcida cruzmaltina, já que terá a missão de levar o time de volta à primeira primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Dorival chega ao time de São Januário para substituir Renato Gaúcho, que deixou o clube após a queda para a segunda divisão nacional.

Antes de assumir o Vasco, Dorival comandou o Coritiba e levou o time à Copa Sul-Americana de 2009, terminando o Campeonato Brasileiro deste ano na nona colocação.

Ao lado do presidente Roberto Dinamite, o treinador demonstrou sua admiração pela torcida vascaína, que incentivou o clube até o último jogo do Brasileiro. "A demonstração de amor que deu a torcida foi uma coisa que impressionou a todos nós, profissionais que trabalhamos com o futebol. Aquilo sim foi a demonstração do verdadeiro torcedor. Peço o apoio dos vascaínos ao nosso trabalho para que no fim de 2009 possamos estar satisfeitos", destacou.

Além disso, Dorival se mostrou otimista e afirmou que seus comandados irão brigar por títulos na próxima temporada.

"Vai ser um trabalho árduo, moroso, mas será um grande desafio. O Vasco, pela sua grandeza, tem a capacidade de se equilibrar muito rápido. Nós queremos o título estadual também. O Vasco tem que pensar sempre no ponto mais alto, que é o título", disse o treinador.

Durante a apresentação, Dorival vestiu a camisa com a frase "O Sentimento não pode parar". "Essa frase resume tudo aquilo que o torcedor mostrou nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro. É claro que dói ver o seu clube nessa situação, mas podemos reverter isso rapidamente. Vamos fazer um grande ano", completou.
Cuca assume comando técnico do Flamengo

Cuca é o novo técnico do Flamengo. O clube e o treinador chegaram a um acordo no início da noite desta sexta-feira, em um encontro com o vice-presidente de futebol, Kleber Leite.

A duração do contrato não ainda não foi divulgada, mas Cuca, que assumirá o comando técnico do time após a saída de Caio Júnior, já se apresenta nesta segunda, na Gávea.
Cuca passou pelo Flamengo em 2005 e dirigiu o time em 12 oportunidades, com cinco vitórias, quatro empates e três derrotas.

Em 2008, o treinador teve passagens ruins por Santos e Fluminense, além do vice-campeonato carioca pelo Botafogo, perdido justamente para o Flamengo.

Adriano Mineirinho cai nas quartas, e Brasil dá adeus ao WCT de Pipeline

Acabou nas oitavas-de-final o sonho brasileiro nas ondas de Pipeline. Em uma bateria equilibrada, decidida somente nos últimos minutos, Adriano de Souza, o Mineirinho, sucumbiu diante de Adrian Buchan, australiano que, na etapa da França, adiou o eneacampeonato mundial de Kelly Slater. Com a derrota, o paulista perde a chance de encerrar a temporada no top 5 do ranking. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo o Billabong Pipeline Masters, última etapa do Circuito Mundial (WCT) e da Tríplice Coroa Havaiana.

Mineirinho ainda se recupera de uma lesão no tornozelo direito. Na estréia em Pipe, derrotou o havaiano Kekoa Bacalso. Nesta sexta, não conseguiu repetir o bom desempenho. Viu o aussie tirar 6,67 e garantir a vitória com um 9,10 nos minutos finais. O brasileiro tirou 4,83 em sua primeira onda, e 6,73 na segunda. Um bom tubo, mas insuficiente para levá-lo à liderança.

- Foi por pouco, as ondas agora estão começando a melhorar. Ele achou uma onda incrível no final - diz Mineirinho.

O paulista será um dos três brasileiros na elite mundial em 2009. Ele se classificou pelo próprio ranking do WCT, assim como o cearense Heitor Alves. O paranaense Jihad Kohdr garantiu vaga pela divisão de acesso, o WQS.

- Se eu passasse essa bateria, me garantiria entre os cinco primeiros, o que era o meu objetivo neste ano - diz.

Eduardo Costa acerta com o São Paulo

O São Paulo acertou verbalmente a contratação do volante Eduardo Costa, do Espanyol (ESP), nesta sexta-feira. O jogador, que também negociava com o Fluminense, optou pelo Tricolor Paulista. No último Campeonato Brasileiro, ele defendeu o Grêmio.
Segundo o empresário do jogador, Cristiano Muller, as bases do contrato, como valores e tempo de vínculo, já foram acertadas, mas ele só revelará detalhes após o clube se pronunciar oficialmente sobre o acerto e assinar o contrato.

- O acordo está praticamente selado, estamos só esperando a divulgação do São Paulo sobre a contratação. Como o clube ainda não se pronunciou, prefiro não dar detalhes do que foi combinado. Vamos aguardar um fax ou um telefonema para fechar, quem sabe ainda nesta sexta-feira - explica o empresário.

O São Paulo não confirmou o acerto, mas admite que a negociação está em andamento. Eduardo Costa seria o primeiro reforço para 2009, além de deixar no ar a possibilidade de o clube paulista perder dois jogadores da posição: Richarlyson e Hernanes, que estão visados pelo mercado europeu.

Atlético de Madrid deve mudar de estádio em 2012

O Atlético de Madrid trocará o Vicente Calderón pelo campo de La Peineta, proposto como Estádio Olímpico na candidatura da capital espanhola aos Jogos de 2016, a partir de 2012.
As obras para transformar o estádio na nova casa do Atlético começarão em aproximadamente seis meses e estarão previstas para um prazo máximo de três anos.


Com isso, a mudança será na temporada 2012-13, segundo um convênio assinado pelo prefeito da capital, Alberto Ruiz-Gallardón, e o presidente do clube, Enrique Cerezo.

A equipe pagará aproximadamente 195 milhões de euros pelas reformas, que incluem um aumento da capacidade de 20 mil para 73.729 lugares e uma cobertura.

Se Madri for eleita para os Jogos de 2016, o Atlético ficará sem jogar no local de junho de 2015 a dezembro do ano seguinte, já que a Prefeitura precisará realizar algumas obras que não estão previstas no projeto - como a instalação de uma pista de atletismo, a ser retirada depois.

A possível realização dos Jogos em Madri fará com que a propriedade do local só passe ao Atlético em definitivo em abril de 2017, ou após 2020 ou 2024 caso o país perca a disputa e resolva ser candidata novamente.

O clube poderá decidir então prorrogar a concessão por um prazo máximo de 75 anos. Até lá, a equipe receberá o local como um "empréstimo administrativo" da Prefeitura, mas terá todos os direitos de uso.

Já a área onde hoje está o Vicente Calderón, de mais de 31 mil m², será transformado num parque público que levará o nome do clube.

Em noite histórica, Celtics batem Wizards pela NBA

O Boston Celtics venceu, nesta quinta-feira, fora de casa, o Washington Wizards por 122 a 88, em uma noite histórica para os atuais campeões da NBA.

Pela primeira vez em sua história, os Celtics conseguiram chegar à marca de 22 vitórias e apenas 2 derrotas em um começo de temporada da liga profissional norte-americana de basquete.
Nem mesmo a lendária equipe comandada por Larry Bird foi capaz de iniciar uma campanha de maneira tão vitoriosa na principal liga de basquete.

Além disso, os atuais campeões confirmaram seu 13ª triunfo consecutivo na atual temporada, a maior seqüência vitoriosa da NBA.

No triunfo desta quinta, o Celtics contou mais uma vez com o talento do ala Paul Pierce e do armador Ray Allen, que marcaram 22 pontos, cada um. O Boston, com sua inédita campanha vitoriosa, lidera com folga a Divisão Atlântico.

Pelos Wizards, o ala Caron Butler marcou 19 pontos, enquanto o companheiro de ataque Antawn Jamison e o armador Juan Dixon converteram outros 17, cada um.

A franquia da capital americana tem agora uma campanha de 16 derrotas e apenas 4 vitórias, igualando sua pior marca em um começo de temporada, registrada em 1966-67 quando era conhecida como Baltimore Bullets.

Atual campeão, Kaká é finalista de prêmio da Fifa

Atual vencedor do prêmio de melhor jogador do ano oferecido pela Fifa, o meio-campista brasileiro Kaká, do Milan, aparece entre os finalistas da edição de 2008 da premiação e concorre ao bi no dia 12 de janeiro, quando será realizada a cerimônia na Casa da Ópera de Zurique, na Suíça.

Neste ano, a Fifa modificou as regras e definiu que o número de finalistas passará de três para cinco. Além de Kaká, concorrem ao prêmio masculino o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e os espanhóis Fernando Torres e Xavi.

Cristiano Ronaldo, do Manchester United, surge como principal favorito em sua segunda aparição entre os finalistas. O português, terceiro em 2007, já levou para casa o tradicional prêmio Bola de Ouro, oferecido pela revista France Football ao melhor jogador da temporada.

Já Xavi, do Barcelona, e Fernando Torres, do Liverpool, têm como trunfo a campanha da Espanha na Eurocopa. A seleção foi campeã e os dois jogadores foram dois dos maiores destaques e ganharam a indicação inédita.

Já Lionel Messi, do Barcelona e da seleção argentina, tenta melhorar a colocação do último ano, quando foi eleito o segundo melhor. O jogador vive grande fase no clube catalão.


Marta e Cristiane concorrem ao prêmio da Fifa

Mesmo sem conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil tem duas representantes na final que decidirá o prêmio de melhor jogadora de 2008 oferecido pela Fifa. Assim como na última edição, Cristiane e Marta são as concorrentes e podem levar o prêmio na cerimônia marcada para o dia 12 de janeiro, na Casa da Ópera de Zurique, na Suíça.

A entidade mudou, nesta edição, o número de finalistas de três para cinco. As outras concorrentes ao prêmio femininp são a inglesa Kelly Smith e as alemãs Nadine Angerer e Birgit Prinz.

Em 2007, Marta, que atualmente joga no Umea da Suécia, foi a grande vencedora do prêmio. Cristiane, atualmente no Corinthians, ficou com a terceira colocação.

Prinz também foi finalista na última edição, quando foi eleita a segunda melhor do mundo. Angerer e Smith disputam pela primeira vez a premiação.

Dorival Júnior acerta com Vasco por um ano

Um "discípulo" do vitorioso Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro pelo São Paulo, terá a missão de reerguer o Vasco, em 2009. Natural de Araraquara, interior paulista, Dorival Silvestre Júnior, 46 anos, chega a São Januário com uma missão vital: conquistar o título da Série B e levar o Vasco de volta à elite do Brasileiro, em 2010.

Depois de uma longa reunião com o presidente Roberto Dinamite na noite da última quinta-feira, Dorival, que chegou ao Rio ao anoitecer, acertou as bases do contrato de um ano e será apresentado, na tarde desta sexta-feira, em São Januário.

Técnico da nova geração, Dorival chega com autonomia para montar o novo elenco do Vasco, que promete ser forte com base nas receitas das novas parcerias do clube com a Eletrobrás e a Champs. O treinador começará a trabalhar no dia 5 de janeiro, data da apresentação dos jogadores, na Colina, já visando à pré-temporada, que deverá ser realizada no Vasco-Barra.

E se depender dos títulos que o novo técnico conquistou, o Vasco, traumatizado pela queda à Série B, estará bem servido. Foram quatro em cinco anos de atividade. Dorival iniciou a carreira, em 2004, levando o Figueirense ao título de campeão catarinense.

Em 2005, no Fortaleza, foi campeão cearense. Em 2006, no Sport, ganhou o título pernambucano. Em 2008, foi campeão paranaense no Coritiba e nono lugar do Brasileiro, garantindo o clube na Sul-Americana 2009.

Ainda em 2007, dirigindo o São Caetano, Dorival chegou à final do Campeonato Paulista, eliminando o poderoso São Paulo nas semifinais (perdeu a decisão para o Santos) e, no mesmo ano, pôs o Cruzeiro na Libertadores 2008.

Elogios
Muricy Ramalho teve influência direta, ao convencer o ex-jogador Dorival Júnior, que foi seu auxiliar-técnico no Figueirense, a tornar-se treinador de futebol.

"A carreira do Júnior teve um pouquinho do meu dedo. Ele foi meu auxiliar e, na época, queria trabalhar na parte administrativa. Eu disse que ele tinha capacidade para comandar um time.

Ele chegou a testar a outra área, mas voltou para o trabalho de treinador. Agora, está mostrando que eu tinha razão. É um cara muito inteligente", elogiou Muricy, recentemente.
Além dos clubes citados, Dorival Júnior também dirigiu Criciúma e Juventude.

Com festa, Ronaldo veste a camisa 9 do Corinthians

Novo reforço do Corinthians, o atacante Ronaldo recebeu das mãos do presidente Andrés Sanchez, nesta manhã de sexta-feira, a camisa 9 do time alvinegro, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Parque São Jorge.

Antes de vestir a camisa do seu novo clube, Ronaldo ouviu as palavras de Sanchéz, que confirmou, agora de forma oficial, o acerto com o atacante.


"Ronaldo é da Fiel. Natal fenomenal. Ronaldo e Fiel têm tudo a ver", disse o presidente corintiano. Já com a camisa no corpo, Ronaldo fez questão de agradecer o apoio neste recomeço no futebol.

"Queria agradecer a todos. É um desafio enorme que estou encarando de frente. Terei todo empenho para enfrentar este desafio. Não vai ser fácil esse retorno, mas com muito esforço e amor ao futebol vou conseguir", afirmou Ronaldo ao vestir a camisa alvinegra.

Durante a sua entrevista à imprensa, o jogador afirmou que sentia falta do País e comemorava o seu retorno a um clube brasileiro 14 anos depois de ter defendido o Cruzeiro. E mesmo com toda a euforia, não quer tratamento especial no Parque São Jorge.

"Falei com o Mano Menezes há pouco e disse que sou só mais um jogador. Não terei privilégios e nem farei nada diferente dos outros jogadores", destacou Ronaldo.

"Serei cobrado como todos e se um dia eu não jogar bem, vou ser vaiado. É normal. Eu já fui vaiado em algumas oportunidades. Mas espero sempre o apoio da torcida", completou.

O momento mais esperado do dia, entretanto, foi o encontro de Ronaldo com a torcida. Com o hino do clube de fundo e arquibancadas lotadas, o Parque São Jorge viveu um dia inesquecível.

Torcedores que não conseguiram ingresso se aglomeraram do lado de fora no momento em que Ronaldo deixava o Salão Nobre. Com isso, o trajeto de pouco mais de 200 metros teve de ser feito de carro, escoltado por seguranças.

Ao subir no gramado junto do presidente Andrés Sanchez, Ronaldo foi recepcionado pelo rapper Rappin Hood, além da Miss Fiel, Ana Paula Minerato, e a apresentadora de televisão Sabrina Sato. As musas entregaram uma camisa de uma facção organizada do clube, vestida rapidamente e retirada logo em seguida pelo novo ídolo.

Durou cerca de dez minutos o evento onde Ronaldo foi ovacionado, deu uma volta olímpica, recebeu troféus e chutou bolas para a arquibancada, tudo aos gritos de "Não é mole não, Ronaldo é mais um louco para jogar no Coringão", que promete ser o novo hit das arquibancadas.

"Agora sou mais um no bando de loucos. Vamos com tudo", afirmou Ronaldo à torcida, aplaudido. "Isto é um sonho realizado da nação corintiana. O protagonista de tudo isso é a nação corintiana", brandou Sanchez, enquanto fogos e serpentinas enfeitavam a festa alvinegra.