TVGolo.com - Novos Golos

24 de ago. de 2008

Série A > 22ª rodada

Nos Aflitos, Grêmio arranca empate nos acréscimos

A partida não foi tão dramática ou histórica quanto a Batalha dos Aflitos, mas o Grêmio voltou a conquistar um resultado importante no estádio pernambucano, neste domingo. Já nos acréscimos do segundo tempo, o zagueiro Réver balançou a rede e definiu o empate por 1 a 1 com o Náutico.

Líderes do Campeonato Brasileiro, os comandados de Celso Roth somam 45 pontos e seguem com cinco de vantagem sobre o segundo colocado. A diferença é que o vice-líder não é mais o Cruzeiro, e sim o Palmeiras. O Náutico, que deixaria a zona de rebaixamento em caso de vitória, está em 17º, com 22 pontos.

Pelas circunstâncias do empate, obtido aos 48min da etapa final, com a presença do goleiro Victor na área de ataque, o resultado não foi lamentado pelos gaúchos. O balanço da semana, porém, não é favorável, uma vez que o time tricolor vinha de 11 partidas sem derrota e conquistou apenas um ponto contra Flamengo e Náutico.

Vasco arranca empate no fim e quebra série do Botafogo

Em um jogo sem muitas chances, um chute do atacante Wellington Paulista e um cabeceio de Rodrigo Antônio definiram neste domingo um empate entre Vasco e Botafogo, no Maracanã. O confronto, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, impede que a equipe botafoguense alcance o sétimo triunfo consecutivo na competição.

Mesmo assim, o time de Ney Franco segue sem perder desde o dia 20 de julho. Na ocasião, o Botafogo foi superado pelo São Paulo por 2 a 1, no Morumbi. Desde então, o Botafogo somou 19 pontos e tem agora 38 pontos, na quarta colocação.

O primeiro gol da partida foi anotado aos 7min da etapa final. Carlos Alberto bateu cruzado de dentro da área, o goleiro Roberto soltou a bola e Wellington Paulista empurrou para as redes. Foi o quarto tento do atacante na competição.

Atrás no marcador, a equipe cruzmaltina foi para cima do rival, e conseguiu vencer o goleiro Castillo aos 43min, em cobrança de falta de Madson, que foi desviada por Rodrigo Antônio.
Desse modo, o Vasco chega aos 26 pontos e segue em zona intermediária da tabela, na 14ª posição. Durante o clássico, o técnico Tita foi hostilizado por parte da torcida vascaína, mas após o apito final o empate foi comemorado.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Náutico, no Engenhão, ao passo que o Vasco encara o Grêmio, líder da competição, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Palmeiras vence Portuguesa e assume vice-liderança

De volta aoPacaembu, após empate no primeiro turno, Palmeiras e Portuguesa se enfrentaram neste domingo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando como mandante, a equipe alviverde derrotou o time rubro-verde por 4 a 2 e assumiu a vice-liderança da competição.

Todos os gols do Palmeiras foram anotados ainda no primeiro tempo. Alex Mineiro, aos 21min (de pênalti) e 43min, Gustavo, aos 26min, e Kléber, aos 34min, marcaram para o time alviverde.

Na etapa final, o time de Vanderlei Luxemburgo ainda teve oportunidades de ampliar a vantagem, mas foi a Portuguesa quem soube aproveitar melhor as chances de gol. Jonas, aos 21min e aos 37min, descontou para a equipe lusa. Mas a reação parou aí.

Com a vitória, o Palmeiras chega aos 40 pontos e ultrapassa Cruzeiro e Botafogo. Enquanto a equipe minera foi derrotada pelo Santos, o Botafogo empatou com o Vasco.

A Portuguesa, por sua vez, permanece em situação incômoda na tabela da classificação, com 22 pontos conquistados e na zona de rebaixamento.

No meio de semana, o Brasileiro não terá rodadas em função da Copa Sul-Americana. Desse modo, o Palmeiras volta a jogar somente no próximo domingo, diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada. A Portuguesa receberá o Atlético-MG, no Canindé.

Empate deixa Coritiba e São Paulo fora dos 4 melhores

Em um confronto que poderia valer um lugar entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro, Coritiba e São Paulo ficaram no empate por 2 a 2 neste domingo, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, e ficaram distante do grupo que se classifica para a Copa Libertadores do próximo ano.

Atuando em seus domínios, o Coritiba saiu na frente do placar logo aos 12min de partida. Em uma cobrança rápida de falta, Rodrigo Heffner cruzou da direita para Ricardinho bater de primeira. O zagueiro André Dias ainda tentou salvar a jogada, mas a bola acabou dentro das redes são-paulinas.

O São Paulo chegou ao seu gol ainda no primeiro tempo, aos 42min. Jean cruzou da esquerda e o zagueiro Rodrigo, de cabeça, igualou o placar.

Os donos da casa voltaram a ter vantagem no placar no início do segundo tempo, aos 4min, novamente em um lance rápido e de falta de atenção do sistema defensivo do time paulista. Após cobrança de lateral, Keirrison recebeu a bola na direita e tocou por cobertura, na saída de Rogério Ceni, para colocar o Coritiba em vantagem.

A vitória parcial, porém, durou apenas três minutos. Aos 7min, o zagueiro Rodrigo avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Hugo, que completou para o gol. O goleiro Vanderlei ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o empate dos visitantes.

Com o resultado deste domingo, tanto Coritiba quanto São Paulo permanecem fora do grupo dos quatro melhores do Campeonato Brasileiro. O time paulista é o quinto, com 37 pontos, enquanto que a equipe paranaense, com um ponto a menos, ocupa a oitava colocação.

Na seqüência do Campeonato Brasileiro, o Coritiba irá enfrentar o Cruzeiro, no próximo domingo, no Mineirão, enquanto que o São Paulo faz o clássico diante do Santos, no mesmo dia, no Estádio do Morumbi.

Antes, porém, os comandados de Muricy Ramalho têm um compromisso pela Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, o São Paulo faz o jogo de volta com o Atlético-PR, também no Morumbi - na ida, os dois times ficaram no 0 a 0.

Goleiros falham, e Inter x Fla termina empatado

Os goleiros tiveram participação decisiva no placar de Internacional x Flamengo, neste domingo, no Estádio Beira-Rio, e não foi com grandes defesas. Bruno e Clemer falharam, respectivamente, nos gols marcados por Nilmar e Obina na partida, que terminou empatada por 1 a 1.

O resultado em Porto Alegre não foi bom para os donos da casa, que chegaram aos 30 pontos no Campeonato Brasileiro e ficaram na faixa intermediária da classificação. Já a equipe rubro-negra passou a somar 36 e seguiu próxima à zona de classificação à Copa Libertadores.

O Inter começou melhor e teve bons lances no início do jogo, em um dos quais Nilmar reclamou de pênalti de Bruno. Aos 14min, a rede foi balançada. Bruno não conseguiu segurar lançamento longo de Gustavo Nery e viu a bola explodir em seu peito. Nilmar aproveitou e cabeceou para a rede.

Os comandados de Tite tiveram outras oportunidades no primeiro tempo, mas não voltaram a marcar. As duas melhores foram novamente com Nilmar, que cabeceou com perigo em uma delas e chegou a driblar Bruno em outra, tendo o chute bloqueado por Fábio Luciano em cima da linha.

Na etapa final, com Toró e Obina nos lugares de Jaílton e Maxi, o Flamengo cresceu. A equipe dirigida por Caio Júnior chegou ao empate aos 14min, em falta cometida por Magrão. Juan levantou na área, Clemer saiu no vazio, e Obina cabeceou para a rede.

O empate persistiu até o final, mas os minutos derradeiros foram emocionantes. Pelo lado do Flamengo, Erick Flores acertou chute no travessão, e Obina desperdiçou chance na cara do goleiro. Já nos acréscimos, Nilmar fez boa jogada e bateu com muito perigo, à direita de Bruno.

Santos encerra jejum e tira Cruzeiro do 2º lugar

Ameaçado de ser rebaixado para a segunda divisão nacional, o Santos conseguiu um importante resultado na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, ao encerrar um jejum de cinco jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro, que ainda permanece entre os últimos, bateu o Cruzeiro por 2 a 0, pela 22ª rodada da competição nacional, e tirou os adversários da vice-liderança.

Depois de não conhecer triunfos contra Coritiba, Atlético-MG, Náutico, Flamengo e Ipatinga, o clube praiano voltou a comemorar três pontos após quase um mês, data em que superou o Internacional, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Para voltar a respirar na competição e deixar a penúltima colocação, o Santos contou com os gols do atacante Kléber Pereira, que mais uma vez foi decisivo ao marcar os dois tentos do time da casa. Com a boa atuação, o centroavante chegou aos 15 gols no torneio e divide a artilharia com o palmeirense Alex Mineiro.

Após 22 rodadas disputadas, o Santos chega aos 22 pontos e sobe uma posição na tabela, ocupando agora o 18º lugar. No entanto, a equipe ainda pode voltar à antiga posição neste domingo, caso o Náutico supere o líder Grêmio, nos Aflitos.

Outros Resultados
> Sábado
Fluminense 1 x 1 Sport
Figueirense 1 x 2 Vitória

> Domingo
Ipatinga 1 x 0 Goiás
Atlético-MG 4 x 0 Atlético-PR

Classificação


Próxima rodada
30/08 Botafogo x Náutico
30/08 Vitória x Ipatinga
30/08 Goiás x Figueirense
31/08 Atlético-PR x Palmeiras
31/08 Grêmio x Vasco
31/08 São Paulo x Santos
31/08 Sport x Internacional
31/08 Flamengo x Fluminense
31/08 Cruzeiro x Coritiba
31/08 Portuguesa x Atlético-MG

Nos pênaltis, Inter de Milão leva a Supercopa

Com um empate no tempo normal, por 2 a 2, a Inter de Milão venceu na decisão de pênaltis, por 6 a 5, a Roma pela Supercopa da Itália. A partida foi disputada no Estádio San Siro (Giuseppe Meazza), em Milão.


No jogo, a Inter saiu na frente aos 19min com o ganês Muntari, recém-contratado pela equipe italiana. Melhor na partida, com o trio formado por Figo, Mancini e Muntari, os mandantes foram para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, a Roma reagiu e aos 15min Danielle de Rossi empatou. Aos 38min, Balotelli colocou a equipe do português José Mourinho novamente em vantagem e mais próxima do título.
Contudo, já nos acréscimos o chileno Pizarro cobrou escanteio e de cabeça Vucinic empatou para os romanos. Com o empate, o jogo seguiu para a prorrogação.

Logo no início a Inter assustou com Balotelli, de falta. Aos 11min, Stankovic arriscou e fez o goleiro brasileiro Doni trabalhar em outra boa defesa. No segundo tempo, mais defesas de Doni e a partida foi para a disputa de pênaltis.

Pela Inter de Milão, Ibrahimovic, Balotelli, Maxwell e Cambiasso fizeram, mas Stankovic perdeu. A Roma tinha marcado todos os seus pênaltis, com Vucinic, Júlio Baptista, Cassetti e De Rossi. A cobrança decisiva era do capitão Totti, mas o atacante perdeu e a igualdade continuou.

Após Pizarro e Jiménez marcarem os seus, os brasileiros proporcionaram o momento decisivo: o goleiro Júlio César defendeu o chute de Juan. Em seguida, o veterano Javier Zanetti não desperdiçou e deu o título a Inter.

O Blog

Bem, eu (Sivaldo) levava para a minha sala um jornal, chamado Golaço. Todas as segundas o jornal que era digitado levava aos alunos as principais informações esportivas. Aí surgiu a idéia de criar um blog pro Jornal.

O 1º que fiz não era bom, pois não tinha experiência no mundo do blog. Aí fiz esse com intenção de levar aos leitores do meu jornal escolar as notícias, só que mais atualizadas. O blog foi crescendo a cada mês e hoje tem muito sucesso. Dediquei 5 meses desse ano para o JG e com certeza dedicarei muitos outros meses da minha vida.

Não esqueça que o JG só está vivo por causa de você leitor. Hoje o blog continua, mas o jornal escolar acabou-se por que quando levava pra sala a galera rasgava. E é isso que eu tenho pra contar sobre o JG

Real bate Valencia e leva Supercopa da Espanha

Em uma partida emocionante, o Real Madrid derrotou por 4 a 2 o Valencia, na segunda partida da final da Supercopa da Espanha. No primeiro jogo, o Valencia derrotou em casa os madrilenos por 3 a 2, e, sendo assim, levava a vantagem do empate para o duelo de volta.


O atacante Robinho foi poupado pelo treinador Bernd Schuster. Mesmo não tendo entrado em campo, o jogador foi vaiado pela torcida quando teve seu nome anunciado no Estádio Santiago Bernabeu como uma das opções do banco de reservas.

O Real Madrid começou pressionando, mas foi o Valencia quem abriu o placar. Em uma bobeira da zaga madrilena, os visitantes chegaram tocando com tranqüilidade dentro da área e o atacante David Silva marcou 1 a 0 para os visitantes. Com o tento, o Valencia ficou com dois gols de vantagem em cima do Real Madrid, que começou a demonstrar sinais de nervosismo.

Sete minutos depois, Van der Vaart deu uma entrada dura em cima de Mata e foi expulso, complicando ainda mais a situação do time da casa. O primeiro tempo terminou com a vantagem de dois gols para o Valencia, no placar agregado.

No segundo tempo, mesmo com um a menos, a equipe do Real Madrid voltou com mais volume de jogo, e, logo aos 3min, conseguiu um pênalti a seu favor. O artilheiro Van Nistelrooy bateu e igualou o placar.

O empate ainda dava o título aos visitantes. A partida ficou ainda mais dramática para os anfitriões quando Van Nistelrooy foi expulso, aos 29min de jogo. Mesmo com dois a menos, o time merengue pressionou e conseguiu a virada, com Sergio Ramos, aos 31min.

Quatro minutos depois, aos 35min, De La Red, que havia entrado no lugar de Guti, faz o terceiro do Real Madrid: 3 a 1. Aos 45min do segundo tempo, o argentino Higuaín fez o quarto gol dos madrilenos. Nos minutos finais, o atacante Fernando Morientes ainda diminuiu para o Valencia, mas já era tarde e o time da capital espanhola levantou seu primeiro título na temporada.

De virada, Boca bate Lanús e é o 3º colocado

Com gols de Vargas e Chaves, o Boca Juniors virou para cima do Lanús e venceu por 2 a 1 os visitantes, fazendo a festa na Bombonera. Com o resultado, o clube chegou a sua segunda vitória no Campeonato Argentino, somando seis pontos e subiu para a terceira posição da tabela.

O jogo não foi fácil para os anfitriões, logo aos seis minutos do primeiro tempo, em confusão na área, Sand aproveitou a sobra de um rebote e mandou pro fundo da rede, marcando 1 a 0 para o Lanús.

O gol não afetou o Boca, que saiu em busca do empate. De tanto pressionar, a equipe conseguiu igualar o placar aos 27 min de jogo, com Vargas, que aproveitou bom passe de Neri Cardozo e bateu de primeira, sem chances para o goleiro.

No segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu, mesmo mantendo a posse de bola o Boca Juniors criava poucas chances e não conseguia chegar com perigo na meta adversária. O Lanús marcou forte e só arriscava subir nas jogadas de contra-ataque.

Mas, aos 14 min, o volante Chávez fez boa jogada com o meia Neri Cardozo e ampliou o marcador. Estava decretada a virada dos anfitriões, Boca Juniors 2 x 1 Lanús. Depois do segundo tento, o time do Lanús recuou e o Boca partiu todo para cima, mas esbarrou na forte retranca do adversário e não conseguiu marcar o terceiro.

Brasil vê choros, decepções, mulheres no pódio e 3 ouros

O Brasil chegou a Pequim em condições de protagonizar a melhor Olimpíada de sua história. Se o número de atletas apontados como favoritos correspondesse às expectativas, o País terminaria em posição de destaque no quadro de medalhas. No entanto, a delegação volta para a casa com uma coletânea de choros, amenizada pela participação das mulheres, responsáveis por duas das três medalhas de ouro do Brasil na China.


Bicampeão mundial, João Derly iniciou a série de decepções em Pequim. Eliminado precocemente pelo português Pedro Dias, o judoca chorou e ainda precisou lidar com um caso embaraçoso. Após bater o brasileiro, o lutador europeu, de acordo com a imprensa portuguesa, questionou o caráter do adversário e o chamou de traidor. O caso terminou com um e-mail de desculpas de Dias e panos quentes colocados por Derly.

Se o bicampeão do mundo decepcionou, a brasiliense Ketleyn Quadros surpreendeu e iniciou a série de mulheres brasileiras no pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim. Com o bronze na categoria até 57 kg, ela se tornou a primeira atleta do País a conquistar uma medalha em prova individual. No judô, os brasileiros Leandro Guilheiro e Tiago Camilo também terminaram no terceiro lugar.
Assim como o judoca João Derly, Diego Hypólito desembarcou na China como favorito ao título. Bicampeão mundial no solo, ele errou o último movimento de sua apresentação em Pequim. Desde que se levantou, o atleta viveu os momentos mais dramáticos de sua vida. Com lágrima nos olhos, ele pediu desculpas ao povo brasileiro. Depois de passar um dia trancado no quarto, voltou a falar para tentar afastar a pecha de "amarelão".

Das 15 medalhas conquistadas pelo Brasil durante a disputa dos Jogos de Pequim, a mais inesperada foi o bronze de Fernanda Oliveira e Isabel Swan, na classe 470 da vela. Com o primeiro lugar na regata da medalha e o terceiro no geral, a dupla brasileira surpreendeu a todos e fez história. As duas foram as primeiras mulheres a subir no pódio na história da vela brasileira nos Jogos.

Diferente da dupla de velejadoras, Dunga e seus comandados chegaram a Pequim sob forte pressão e expectativa. A caminhada da Seleção de futebol masculino rumo ao ouro inédito parou na Argentina, na semifinal dos Jogos Olímpicos. Após perder dos arqui-rivais, o meia Ronaldinho, uma das maiores estrelas da competição, passou a noite chorando no refeitório da Vila Olímpica.

No time feminino, a camisa 10 foi vestida pela talentosa Marta. Comandada pela melhor jogadora do planeta, a equipe bateu adversários expressivos, como Noruega e Alemanha. Na final diante dos Estados Unidos, no entanto, a entrega das 11 mulheres do Brasil não foi suficiente para garantir o outro. Após um jogo emocionante, decidido na prorrogação, elas ficaram com a prata. E choraram.

O time de vôlei feminino passou os últimos anos convivendo com a fama de tremer nos momentos decisivos. Nas cinco edições mais recentes dos Jogos Olímpicos, a Seleção chegou à semifinal, mas em Pequim disputou a decisão pela primeira vez, e não decepcionou. Com uma atuação irretocável diante das norte-americanas, as brasileiras garantiram o ouro e enterraram a pecha de amarelar.

Depois de ver suas compatriotas conquistarem o ouro inédito diante dos Estados Unidos, o time masculino de vôlei comandado pelo técnico Bernardinho parou no mesmo adversário e fracassou na tentativa de defender o título obtido em Atenas. Na dolorosa derrota que marcou o final de uma das mais premiadas gerações do esporte, os gigantes choraram.

Campeã mundial em 2005, prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e quarta colocada nos Jogos de Atenas, Natália Falavigna também chegou como favorita a Pequim, mas soube como lidar com a cobrança e não decepcionou em cima do tatame. A lutadora foi mais uma brasileira a fazer história na China, já que seu bronze foi a primeira medalha do País no taekwondo.

O desempenho de Maurren Higa Maggi nos Jogos veio para coroar uma Olimpíada que será lembrada justamente pela participação das mulheres do Brasil. Por um centímetro, ela conquistou o ouro no salto em distância e se tornou a primeira brasileira a vencer uma competição individual na Olimpíada. Do alto do pódio, a atleta também chorou, mas de pura emoção, assim como o nadador César Cielo, o único brasileiro dourado na China.

Espanha endurece, mas EUA ficam com ouro

A Espanha endureceu o jogo contra os Estados Unidos, na final masculina do basquete, mas não o suficiente para que o título não ficasse com os maiores favoritos da competição. Os norte-americanos venceram por 118 a 107. No último quarto do jogo, a diferença a favor dos EUA chegou a ficar em apenas dois pontos.


Na disputa do terceiro lugar, a Argentina, campeã olímpica em Atenas 2004, venceu a Lituânia por 87 a 75 e conquistou a medalha de bronze.

Na final, maior vantagem dos Estados Unidos foi conseguida no primeiro quarto, quando eles venceram os espanhóis por 38 a 31.

Os dois quartos seguintes foram marcados pelo equilíbrio, com os Estados Unidos superando os espanhóis por apenas um ponto: 31 a 30 e 22 a 21.

No último quarto, em duas oportunidades, a diferença ficou em quatro pontos, mas em nenhum momento a Espanha conseguiu ficar na frente.

Massa é penalizado, mas mantém vitória

O piloto brasileiro Felipe Massa foi penalizado em 10 mil euros (R$ 23 mil) por um incidente nos boxes com o piloto Adrian Suttil, da Force India, no Grande Prêmio da Europa, realizado neste domingo. A penalização, no entanto, não tirará a vitória de Massa em Valência.

O ocorrido poderia tirar a conquista do brasileiro, já que no segundo pit stop para reabastecimento, enquanto o piloto da Ferrari tinha 6s de vantagem para Lewis Hamilton, um mecânico da escuderia autorizou sua saída de forma precipitada, o que quase provocou um acidente com o alemão.

Com a vitória, Massa contabilizou 64 pontos e assume a vice-liderança, ficando atrás de Lewis Hamilton, com 70 pontos. Seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, teve problemas no motor e não pontuou na corrida.

Campeonato Alemão, Francês e Português

No Alemão...

Wolfsburg reage e arranca empate do Bochum

Com uma boa atuação no segundo tempo, o Wolfsburg arrancou um empate por 2 a 2 do Bochum neste domingo, fora de casa, mantendo-se invicto no Campeonato Alemão. Com o resultado, o time do capitão Josué soma quatro pontos e é o quinto colocado. Já os anfitriões, que perderam na estréia, somam seu primeiro ponto.

Aproveitando-se do fator casa, o Bochum partiu para cima e construiu boa vantagem, com gols de Sestak, aos 12min do primeiro tempo, e Dabrowski, aos 5min da etapa complementar. O Wolfsburg, porém, não se rendeu e foi em busca do empate. Ricardo Costa, aos 7min, e Saglik, aos 24min, marcaram e garantiram um precioso ponto ao time visitante.

Fechando a rodada deste final de semana do Campeonato Alemão, o recém-promovido Colônia recebeu o Eintracht Frankurt e não passou de um empate por 1 a 1. Assim, os dois times, que perderam na rodada inaugural, somam um ponto e seguem nas últimas posições. Novakovic fez o gol dos donos da casa no primeiro tempo e Fenin empatou aos 36min da etapa complementar.

Com um a menos, Bayern busca empate com o Borussia

Campeão em 2007/2008 com sobras, o Bayern de Munique está sofrendo neste início de temporada no Campeonato Alemão. Neste sábado, o time que estreou com um empate em casa com o Hamburgo ficou no 1 a 1 com o Borussia Dortmund, fora de casa, e segue sem vencer na competição após duas rodadas.

Com o apoio da torcida, o Borussia partiu para cima e abriu o placar aos 9min de jogo, com gol do polonês Blaszczykowski. Para piorar a situação dos visitantes, Van Bommel recebeu dois cartões em menos de quatro minutos e foi expulso de campo na metade do primeiro tempo.

Mesmo com um a menos, o time bávaro voltou para a etapa complementar pressionando, sendo premiado aos 29min. Contratado do Werder Bremen sem custos no mês passado, Borowski entrou em campo no lugar de Klose, no intervalo, e marcou o gol de empate, salvando os comandados de Jürgen Klinsmann.

Enquanto o atual campeão soma apenas dois pontos, o recém-promovido Hoffenheim é a surpresa deste início da Bundesliga. Nesta tarde, o time do brasileiro Carlos Eduardo bateu o Borussia Monchengladbach por 1 a 0 em casa, gol de Ibisevic, e se isolou na liderança do torneio, com seis pontos e 100% de aproveitamento.

Já o Stuttgart, que tinha a chance de igualar o Hoffenheim na ponta, foi surpreendido pelo Bayer Leverkusen em casa e permaneceu com três pontos. A equipe dos brasileiros Henrique e Renato Augusto venceu por 2 a 0, gols de Helmes e Gekas, e soma quatro pontos. Quem também perdeu depois de ganhar na estréia foi o Karlsruhe, que perdeu do Hamburgo por 2 a 1 na casa do adversário.

Werder Bremen e Schake 04, que travaram longa briga para não liberarem o meia Diego e o lateral Rafinha para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim com a Seleção Brasileira, empataram por 1 a 1. Frings abriu o placar para o Werder, mas Westermann deixou tudo igual para os visitantes.

Completando os jogos deste sábado no Alemão, o Hertha Berlin não passou de um empate por 1 a 1 com o Arminia Bielefeld.

No Português...
Em busca do tetra nacional, Porto vence na estréia

No início da caminhada rumo ao tetracampeonato português, o Porto começou bem a campanha na tarde deste domingo ao vencer o Belenenses por 2 a 0 no Estádio do Dragão, em sua partida de estréia na competição nacional.

A equipe, que tenta confirmar a hegemonia no país mais uma vez, contou com um gol marcado pelo meia Mariano González logo aos 14min de jogo e outro de Hulk já no final do confronto, que garantiram os três primeiros pontos ao clube.

Campeão de cinco das últimas seis edições do Português, o time da casa, que contou com o goleiro brasileiro Hélton em campo, começou a partida tomando a iniciativa e buscou o gol desde o apito inicial.

Desta forma, o placar foi alterado após grande defesa de Júlio César em chute de perigoso de Lizandro. Sem trabalho, Mariano pegou o rebote e só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Mesmo após abrir o placar, o Porto continuou melhor no duelo e ameaçava mais o time visitante. Aos 42min, novamente Mariano fez boa jogada no ataque, passou por dois rivais e carimbou a trave do Belenenses. Na volta do intervalo, o panorama do duelo não teve mudanças e o Porto seguiu criando as melhores chances. No entanto, em erros de finalização de Lisandro e Benitez, a equipe deixou de ampliar a vantagem nos primeiros minutos após o reinício.

Com 22min de bola rolando na etapa final, Hélton teve que mostrar serviço e entrou em ação para evitar o empate dos visitantes. Depois de cruzamento de José Pedro, a bola desviou em Benítez e só não deu entrou graças à intervenção do brasileiro.

A resposta dos donos da casa veio aos 37min, de forma mortal. Com espaço na intermediária, Hulk recebeu e acertou chute forte de fora da área, anotando o segundo gol do Porto e praticamente decretando a vitória no Estádio dos Dragões. Na seqüência, Lucho González aproveitou cruzamento de Benitez e bateu de primeira, vendo a bola passar rente a trave adversária.

Com a partida se aproximando do fim, o Porto passou a administrar a vantagem e aguardou o apito final para garantir a primeira vitória na edição de 2008/2009 do Português. As duas equipes só voltam a campo pela competição nacional no próximo domingo. Enquanto o atual tricampeão faz o clássico com o Benfica, no Estádio da Luz, o Belenenses encara o Paços Ferreira, no Restelo, também em Lisboa.

Outros Resultados
> Sex, 22/08/2008
13:00 - Vitória de Guimarães 1x1 Vitória de Setúbal

> Sáb, 23/08/2008
13:00 - Sporting 3x1 Trofense
14:00 - Paços de Ferreira 0x2 Braga

> Dom, 24/08/2008
13:00 - Naval 1x0 Marítimo
13:00 - Estrela da Amadora 1x0 Académica
13:00 - Porto 2x0 Belenenses
13:00 - Rio Ave 1x1 Benfica
13:00 - Leixões 1x3 Nacional

No Francês...
Lyon confirma favoritismo e bate surpresa do Francês

O Lyon voltou a dar sinais de sua força na tarde deste sábado e mostrou que lutará pelo oitavo campeonato nacional consecutivo ao não dar chances ao Grenoble, principal sensação deste início de Francês, e fazer 2 a 0 nos adversários, pela terceira rodada da competição.

Com o resultado, a equipe comandada pelo brasileiro Juninho Pernambucano assume a liderança do torneio ao lado do Olympique de Marselha, ambos com sete pontos cada.

Já recém-promovido Grenoble, que em seu ano de estréia na elite do País era a única equipe que tinha 100% de aproveitamento nos dois primeiros jogos, cai para a terceira colocação, estacionando nos com seis pontos.

O primeiro gol dos vitoriosos saiu logo aos 6min, com o camaronês Jean Makoun, que subiu de cabeça após cobrança de escanteio e abriu o placar. Ainda na etapa inicial, o Lyon ampliou o placar em nova bola aérea. Depois de falta batida por Juninho, aos 37min, o artilheiro Karim Benzema completou de joelhos e garantiu boa vantagem à equipe.

Em outro jogo da rodada, o Paris Saint-German ficou no empate por 1 a 1 contra o Sochaux e manteve o início irregular no Francês. O clube comandado por Guy Lacombe já havia perdido a primeira partida da rodada para o Mônaco e vencido a segunda, diante do Bordeaux.

Erding marcou de pênalti para os visitantes, aos 5min do segundo tempo, mas Sessegnon salvou o time parisiense de uma derrota, aos 19min. O PSG contou ainda com a presença de Ceará em campo, ex-jogador do Internacional.

O próximo compromisso da equipe comandada por Guy Lacombe é contra o Caen, dia 30 de agosto. Já o Sochaux enfrenta o Olympique de Marselha, no mesmo dia, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Francês.
Outros Resultados
> Sáb, 23/08/2008
14:00 - Monaco 1x1 Caen
14:00 - Valenciennes 3x1 Lorient
14:00 - Nancy 0x0 Toulouse
14:00 - Sochaux 1x1 Paris Saint-Germain
14:00 - Le Havre 0x1 Olympique de Marselha
14:00 - Le Mans 1x0 Saint-Etienne
16:00 - Lyon 2x0 Grenoble
> Dom, 24/08/2008
11:00 - Rennes 2x1 Lille
11:00 - Auxerre 0x1 Nice
16:00 - Bordeaux x Nantes

Deco marca e garante 2ª vitória do Chelsea

A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari contabilizou a segunda vitória consecutiva no Campeonato Inglês. Após golear o Portsmouth por 4 a 0 na primeira partida, desta vez o Chelsea venceu o Wigan Athletic por 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Nacional.

O gol da equipe de Felipão saiu aos 4min de jogo, marcado pelo brasileiro naturalizado português Deco, em cobrança de falta. Os também brasileiros Beletti e Alex ficaram no banco de reservas.
Deco e Ballack comandaram as jogadas da equipe no primeiro tempo e Anelka, autor de um dos gols na vitória em cima do Portsmouth, teve atuação apagada na partida.

Na segunda etapa do jogo, Daniel de Ridder substituiu Jason Koumas, do Wigan, que saiu machucado. Scolari manteve o time sem alterações.

O próximo compromisso do Wigan Athletic é contra o Hull City, no dia 30 de agosto. Já o Chelsea enfrenta o Tottenham, no dia 31 de agosto, pela terceira rodada do Campeonato Inglês.

Elano marca 2 e comanda reação do Manchester City

Após derrota por 4 a 2 para o Aston Villa no início do Campeonato Inglês, o Manchester City bateu o West Ham por 3 a 0 neste domingo, com gols do brasileiro Elano, em partida válida pela segunda rodada.

O primeiro gol da equipe saiu aos 20min do segundo tempo, dos pés de Sturridge. Aos 25 min, o brasileiro Elano ampliou para o time, com um chute certeiro. Novamente do ex-santista, o terceiro gol saiu aos 31min, em jogada com Corluka.

O próximo compromisso do West Ham é contra o Blackburn Rovers dia 30 de agosto. Já o Manchester City enfrenta o Sunderland, dia 31 de agosto, pela terceira rodada do Inglês.
Outros Resultados
Sábado
Blackburn 1 x 1 Hull
Liverpool 2 x 1 Middlesbrough
Newcastle 1 x 0 Bolton
Stoke 3 x 2 Aston Villa
Tottenham 1 x 2 Sunderland
West Brom 1 x 2 Everton
Fulham 1 x 0 Arsenal

Bernardinho defende Marcelinho: com Ricardinho "não dava"

Era inevitável. Após a derrota da Seleção masculina de vôlei na final olímpica contra os Estados Unidos e com atuação discreta do levantador Marcelinho, o técnico Bernardinho sabia que iria escutar perguntas sobre o polêmico afastamento de Ricardinho, fora do grupo desde o ano passado.


A reportagem do Terra foi a primeira em falar sobre o tema com o treinador, que logo rebateu. "Perdemos com o Ricardinho também. Perdemos o Pan (2003), uma Liga Mundial. Nenhum time depende de um jogador. O Ricardo é um jogador excepcional, foi fundamental na história dessa Seleção, mas eu não posso atribuir essa derrota de hoje à ausência dele. É óbvio que a pergunta viria. Porque é parte do nosso País, buscar conveniência sempre, o resultado a qualquer preço e não aquilo que é certo", disse.

Mais tarde, em conversa com vários jornalistas, o treinador disse que seria uma "hipocrisia" dizer que tecnicamente Ricardinho não faz falta. Mas deixou outras perguntas no ar. "Será que é só isso que importa? Será que teríamos chegado até aqui do jeito que as coisas estavam andando? Alguém aqui tem dúvida de que não dava mais?", questionou.

Em um ano desde o afastamento do levantador, a seleção brasileira ganhou o Pan do Rio e a Copa do Mundo no ano passado, mas perdeu a Liga Mundial deste ano e a final olímpica em Pequim, sempre com os Estados Unidos como algozes. O técnico defendeu seu titular da posição, Marcelinho, que não esteve presente no ouro de Atenas e era o jogador mais abalado neste domingo.

"Marcelinho teve um ano fantástico. Fez muito bem o que cabia a ele fazer. E se as decisões foram tomadas, se há alguém responsável por alguma mudança, sou eu. Ele foi peça importante, trouxe de novo a equipe, depois de oito anos de desgaste e trabalho, a uma final olímpica. A ele eu vou dizer 'obrigado'", falou Bernardinho.

No terceiro set, quando o Brasil parecia fora de jogo, o treinador resolveu sacar Marcelinho de quadra e colocou o filho Bruninho. A troca animou o time, mas foi desfeita no início da quarta parcial. "O Marcelinho era quem queria mais o ouro, por isso a frustração de hoje. O Bruninho desabou no fim, devia estar se perguntando 'será que eu devia estar aqui?'. É normal. Eu poderia ter deixado o Bruno mais tempo em quadra? Sim, poderia. Mas depois é fácil (falar)".