TVGolo.com - Novos Golos

8 de out. de 2008

Morre Chicão, ex-jogador do São Paulo e da Seleção

Destaque do São Paulo nos anos 70 e um dos líderes na conquista do Campeonato Brasileiro de 1977 pelo clube, o ex-jogador Francisco Jesuino Avanzi, conhecido como Chicão, morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 59 anos, vítima de câncer. A informação foi divulgada pelo site oficial do time tricolor.

Conhecido pela raça e dedicação dentro de campo, Chicão defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. O corpo dele será velado nesta quarta, na Câmara Municipal de Piracicaba, sua cidade natal. O enterro será realizado amanhã.


O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, já decretou luto oficial em decorrência da morte do ex-jogador. Pelo clube, Chicão disputou 312 jogos entre 1973 e 1979 e assinalou 19 gols.

Além do time tricolor, o ex-volante atuou também por União Barbarense, XV de Piracicaba, São Bento, Ponte Preta, Atlético-MG, Santos, Londrina e Mogi Mirim.

Novidades de Dunga se destacam em treino

A Seleção Brasileira realizou seu primeiro treino técnico na manhã desta quarta-feira, em Teresópolis. Mancini e Alex, duas das novidades do técnico Dunga, foram os principais destaques.

O treinador colocou os gols em cima das linhas das grandes áreas e armou um campo reduzido. Divididos em três grupos de sete, os jogadores se revezavam para atacar e defender.


Em sua primeira convocação, o meia Alex, do Internacional, ganhou elogios de Dunga após fazer boas roubadas de bola. Assim como Mancini, autor de um belo gol de longa distância no final da atividade.

Em seu retorno ao time, o meia Kaká mostrou que está plenamente recuperado de lesão. Ele finalizou bastante, deu arrancadas, caiu e não sentiu nada.

Na segunda parte dos trabalhos, Dunga promoveu um treino de finalização. Contra um zagueiro, dois atacantes esperavam pelos cruzamentos dos laterais.

O zagueiro Lúcio não treinou ao lado do restante do elenco e ficou apenas na musculação. Já Juan fez um trabalho físico ao lado do preparador Paulo Paixão. No entanto, ambos não são problema.
Depois de enfrentar a Venezuela às 17h (de Brasília) do próximo domingo, fora de casa, a Seleção Brasileira recebe a Colômbia, às 22h do dia 15 de outubro, no Maracanã.

Cielo confirma fim de parceria com Scherer

O nadador brasileiro, César Cielo, campeão olímpico dos 50 m e medalhista de bronze nos 100 m em Pequim, teve sua parceria com o ex-nadador Fernando Scherer, que trabalhava com empresário de Cielo, encerrada nesta quarta-feira.

Segundo confirmou a assessoria de Cielo, o pedido para o fim da parceria partiu de Scherer, que alegou querer priorizar outros projetos pessoais, e a rescisão foi acordada amigavelmente. O Terra tentou entrar em contato com Scherer, mas não obteve sucesso.

Amigo de Cielo, Scherer deve continuar como conselheiro do campeão olímpico, que se prepara para Copa do Mundo de Natação em Belo Horizonte.

F-1 terá "pneus verdes" no GP do Japão

A Fórmula 1 terá uma novidade para o Grande Prêmio do Japão, no próximo fim de semana, no circuito de Fuji. Trata-se de pneus com ranhuras ou sulcos verdes, iniciativa que faz para da campanha ambiental da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), "Make Cars Green" (Faça os Carros Verdes, em tradução literal).

"Nós acreditamos que o lançamento do pneu 'Make Cars Green' chamará atenção para muitas iniciativas ambientais da Fórmula 1", afirmou o diretor executivo da Bridgestone, Shoshi Arakawa.


Todos os pilotos da F-1 irão usar os pneus "verdes" durante o final de semana no Japão.
A FIA estuda adotar outras tecnologias ecologicamente corretas no futuro, começando com o revolucionário KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) que será introduzido na temporada de 2009.

"Desde que foi lançando, eu fiquei feliz de ajudar a promover mensagens positivas da campanha 'Make Cars Green'", afirmou Lewis Hamilton, da McLaren.

"É um assunto que vai além de correr. O carro é uma coisa incrivelmente positiva e eu acho que as mensagens da campanha ajudam a mostrar que todos nós podemos escolher dirigir de uma forma 'verde'", acrescentou o britânico.

"O novo pneu 'Make Cars Green' que todos os times vão usar em Fuji, é uma grande forma de promover a campanha e uma grande idéia para a Fórmula 1. O esporte pode ajudar de outras formas também, especialmente com o uso de novas tecnologias de eficiência energética na próxima temporada", completou Hamilton, líder do Mundial de Pilotos com 88 pontos.

Time de Zico e Rivaldo é derrotado na Austrália

Em jogo válido pela semifinal da Copa dos Campeões da Ásia, o Bunyodkor, dos brasileiros Zico e Rivaldo, foi derrotado pelo Adelaide United nesta quarta-feira, por 3 a 0, na Austrália.

O placar permaneceu inalterado durante o primeiro tempo. No entanto, logo aos 12min da etapa complementar, o brasileiro Diego abriu o placar. Aos 31min, Barbiero aumentou.

O time da casa fez o terceiro um minuto antes do final do tempo regulamentar. Em cobrança de pênalti, o brasileiro Cristiano fechou o placar.

A equipe comandada pelo técnico Zico conta com o jogo de volta para reverter a vantagem australiana. A partida acontece no próximo dia 22, no Uzbequistão.

Na outra semifinal, o duelo é entre os japoneses Gamba Osaka e Urawa Red Diamonds. A primeira partida terminou com empate por 1 a 1. O jogo de volta também acontece no dia 22, com mando do Urawa.

Cibulkova elimina Ivanovic no Torneio de Moscou

A sérvia Ana Ivanovic foi eliminada do Torneio de Moscou nesta quarta-feira. Ela se despediu da disputa após cair diante da eslovaca Dominika Cibulkova por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 7/6 (7/4).

Em baixa desde que anunciou sua ausência nos Jogos de Pequim, Ivanovic atribuiu a fase ruim a dores no braço direito e negou supostos problemas emocionais.


Classificada para a próxima rodada do Torneio de Moscou, Cibulkova espera pela vencedora do duelo entre a russa Vera Zvonareva e a eslovaca Daniela Hantuchova.

Já Svetlana Kuznetsova avançou ao vencer a italiana Sara Errani. A tenista da Rússia ganhou a partida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/0) e 6/1.

Cabeça-de-chave número três, a russa Elena Dementieva precisou de duas horas e 32 minutos para derrotar a eslovena Katarina Srebotnik e avançar às quartas-de-final também nesta quarta-feira.

Atual campeã da competição russa, a tenista da casa eliminou a adversária por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7/2), avançando às quartas.

Assim, Dementieva aguarda pela vencedora da partida entre Nadia Petrova e Caroline Wozniacki. O Torneio de Moscou é disputado em quadra de carpete e distribui US$ 1,340 milhão (cerca de R$ 3 milhões) em prêmios.

Seleção goleia Cuba e garante primeiro lugar

A Seleção Brasileira garantiu a primeira colocação do Grupo A do Mundial de Futsal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, ao golear Cuba por 9 a 0.

Com este resultado, o Brasil mantém 100% de aproveitamento no torneio e encerra a primeira fase com 12 pontos ganhos, na liderança da chave. Em quatro jogos, a equipe marcou 49 gols e sofreu apenas um.


Eliminada, a seleção cubana termina no quarto lugar, com três pontos. A Rússia, que goleou o Japão também nesta quarta-feira, se classifica na segunda colocação.

Na próxima fase, os oito classificados se dividem em dois grupos de quatro seleções. O Brasil joga no próximo sábado, no Rio de Janeiro, contra o segundo colocado do Grupo D.

O Brasil saiu na frente logo aos 4min. Lenísio roubou a bola e rolou para Schumacher abrir o placar no contra-ataque. Quatro minutos depois, Wilde recebeu livre após cobrança de lateral e tocou na saída do goleiro.

Aos 13min, de pênalti, Falcão entrou para marcar o seu primeiro gol no jogo. Três minutos antes do final da etapa inicial, ele tocou para Wilde ampliar. Aos 19min, Lenísio tabelou com Schumacher e fez o quinto.

No primeiro minuto da etapa complementar, Vinícius fez boa trama com Wilde e estufou as redes. Três minutos depois, em cobrança de falta, a bola foi rolada para Falcão bater forte, sem chances de defesa.

Aos 7min, Lenísio puxou contra-golpe e tocou para chute certeiro de Betão. O último gol do jogo saiu cinco minutos antes do final. Após belo drible de Ari, Betão tabelou com Falcão e marcou seu sexto gol no torneio.