TVGolo.com - Novos Golos

28 de set. de 2008

Confira os oito finalistas da Série C

Quatro vagas na Série B de 2009 serão disputadas a partir de sábado por Rio Branco-AC, Águia-PA, Confiança-SE, Campinense-PB, Atlético-GO, Duque de Caxias-RJ, Guarani-SP e Brasil de Pelotas-RS. Foram esses os oito times que se classificaram na terceira fase da Série C do Brasileirão e disputarão o octogonal final. Eles se enfrentarão em turno e returno, e os quatro primeiros colocados garantem o acesso à Série B.

No Grupo 25, o Águia conseguiu um empate com o Luverdense-MT no fim do jogo e eliminou o Paysandu, derrotado pelo líder Rio Branco-AC. No Grupo 26, Confiança e Campinense foram buscar fora de casa a classificação.

No Grupo 27, três times terminaram embolados. Pelos critérios de desempate, Atlético-GO e Duque de Caxias seguem adiante, e o Guaratinguetá-SP foi eliminado. No Grupo 28, Guarani e Brasil de Pelotas já tinham a vaga assegurada com antecipação. A rodada serviu para o Guarani garantir a liderança.

Confira a tabela do octogonal final da Série C:
Sábado, 04/10
Brasil de Pelotas-RS x Rio Branco-AC
Duque de Caxias-RJ x Confiança-SE
Campinense-PB x Atlético-GO
Águia-PA x Guarani-SP

Quarta, 08/10
Rio Branco-AC x Duque de Caxias-RJ
Confiança-SE x Brasil de Pelotas-RS
Atlético-GO x Águia-PA
Guarani-SP x Campinense-PB

Sábado, 11/10
Campinense-PB x Rio Branco-AC
Águia-PA x Confiança-SE
Brasil de Pelotas-RS x Atlético-GO
Duque de Caxias-RJ x Guarani-SP

Quinta, 16/10
Rio Branco-AC x Águia-PA
Confiança-SE x Campinense-PB
Atlético-GO x Duque de Caxias-RJ
Guarani-SP x Brasil de Pelotas-RS

Domingo, 19/10

Guarani-SP x Rio Branco-AC
Atlético-GO x Confiança-SE
Águia-PA x Brasil de Pelotas-RS
Campinense-PB x Duque de Caxias-RJ

Quarta, 22/10
Rio Branco-AC x Atlético-GO
Confiança-SE x Guarani-SP
Duque de Caxias-RJ x Águia-PA
Brasil de Pelotas-RS x Campinense-PB

Sábado, 25/10

Confiança-SE x Rio Branco-AC
Guarani-SP x Atlético-GO
Campinense-PB x Águia-PA
Brasil de Pelotas-RS x Duque de Caxias-RJ

Quarta, 29/10
Rio Branco-AC x Confiança-SE
Atlético-GO x Guarani-SP
Águia-PA x Campinense-PB
Duque de Caxias-RJ x Brasil de Pelotas-RS

Domingo, 02/11
Atlético-GO x Rio Branco-AC
Guarani-SP x Confiança-SE
Águia-PA x Duque de Caxias-RJ
Campinense-PB x Brasil de Pelotas-RS

Quarta, 05/11
Rio Branco-AC x Guarani-SP
Confiança-SE x Atlético-GO
Brasil de Pelotas-RS x Águia-PA
Duque de Caxias-RJ x Campinense-PB

Domingo, 09/11
Águia-PA x Rio Branco-AC
Campinense-PB x Confiança-SE
Duque de Caxias-RJ x Atlético-GO
Brasil de Pelotas-RS x Guarani-SP

Quarta, 12/11
Rio Branco-AC x Campinense-PB
Confiança-SE x Águia-PA
Atlético-GO x Brasil de Pelotas-RS
Guarani-SP x Duque de Caxias-RJ

Domingo, 16/11
Duque de Caxias-RJ x Rio Branco-AC
Brasil de Pelotas-RS x Confiança-SE
Águia-PA x Atlético-GO
Campinense-PB x Guarani-SP

Domingo, 23/11
Rio Branco-AC x Brasil de Pelotas-RS
Confiança-SE x Duque de Caxias-RJ
Atlético-GO x Campinense-PB
Guarani-SP x Águia-PA

Série A > 27ª rodada

Inter goleia Grêmio e tira rival da liderança

Pela primeira vez desde a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não é líder. A primeira colocação foi perdida em Porto Alegre, neste domingo, da pior maneira possível para o torcedor tricolor, com goleada sofrida para o arqui-rival Internacional: 4 a 1.

Agora a equipe dirigida por Celso Roth tem os mesmos 50 pontos do Palmeiras, mas os paulistas levam vantagem no desempate por terem uma vitória a mais. A formação colorada, por sua vez, passou a somar 42 pontos e terminou a 27ª rodada na oitava colocação do Nacional.


A goleada foi toda desenhada no primeiro tempo, com grande atuação do argentino D'Alessandro, que marcou um belo gol e deu duas assistências. Alex, Índio e Nilmar também balançaram a rede, deixando o Inter com boa vantagem, bem administrada após o intervalo.

Cada uma das equipes disputou a etapa final com dez jogadores. Já nos acréscimos do primeiro tempo, uma grande confusão foi formada após agressão de Edinho revidada por Tcheco. Os dois jogadores foram expulsos de campo pelo árbitro Evandro Rogério Roman.

Novo vice-líder, o Grêmio tentará reaver a ponta do Brasileiro no próximo sábado, quando enfrenta o Botafogo, em Porto Alegre. O primeiro colocado Palmeiras recebe o Atlético-MG, em São Paulo. Já o Internacional entra em campo no mesmo dia, contra o Coritiba, em Curitiba.

No fim, Flu arranca empate do Botafogo

Com um gol do zagueiro Edcarlos, já nos acréscimos, o Fluminense arrancou um empate por 1 a 1 com o Botafogo, neste domingo, no Engenhão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, porém, deixa a equipe tricolor na lanterna da competição nacional.

O Botafogo saiu na frente do placar ainda no primeiro tempo. Aos 28min, Lucio Flavio cruzou da direita e o meia Carlos Alberto, no segundo posto, cabeceou para colocar a equipe alvinegra na frente.

O time do técnico Ney Franco dominava o jogo e, durante boa parte do segundo tempo, atuou com um homem a mais, já que o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, recebeu cartão vermelho aos 17min da etapa final.

No entanto, nos últimos instantes do confronto, o Botafogo deixou a vitória escapar. Aos 44min, Zé Carlos fez falta feia e deixou o time alvinegro com dez.

Dois minutos depois, mais um castigo para os botafoguenses. Maicon cruzou, a defesa do Botafogo não conseguiu afastar e Edcarlos, de perna direita, decretou o empate do Fluminense.
Apesar do gol no fim, o resultado não tira o Fluminense da última posição no Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor tem os mesmos 26 pontos que o Vasco, mas uma vitória a menos que o rival cruzmaltino.

O Botafogo, por sua vez, chega a seis jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Com 43 pontos, a equipe ocupa a sexta colocação.

O Fluminense volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Goiás, no Estádio do Maracanã. O Botafogo atua pela competição nacional apenas no sábado, quando visitará o Grêmio, no Estádio Olímpico.

São Paulo bate Cruzeiro e embola classificação

O São Paulo apostou nas jogadas aéreas, neste domingo, e teve de esperar até os 35min do segundo tempo, mas obteve resultado. Com um gol de cabeça do zagueiro André Dias, o time tricolor definiu a vitória sobre o Cruzeiro, no Morumbi. Já nos acréscimos, Jancarlos marcou de falta e fechou o placar: 2 a 0.

O resultado deixou os comandados de Muricy Ramalho com os mesmos 46 pontos do próprio Cruzeiro e do Flamengo. A equipe dirigida por Adílson Batista leva vantagem nos critérios de desempate e aparece na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, enquanto o São Paulo está em quinto.

Palmeiras empata e assume ponta após revés gremista

O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, após empatar por 0 a 0 com o Náutico, nos Aflitos. O time se beneficiou da derrota do Grêmio por 4 a 1 para o Inter, também neste domingo, para subir para o primeiro posto da tabela de classificação.

Com este resultado, o Palmeiras chegou aos 50 pontos e igualou o Grêmio, mas conta com uma vitória a mais que os gaúchos. O time paulista volta a campo contra o Atlético-MG. O duelo acontece às 16h do próximo sábado, no Estádio Palestra Itália.

A última vez que o Palmeiras ocupou a ponta da tabela do Nacional foi após a rodada do dia 19 de agosto de 2004. Na ocasião, o time alviverde estava dois pontos à frente do Santos, mas acabou vendo justamente a equipe da Baixada Santista ficar com o título.

Já o Náutico segue ameaçado pela zona de rebaixamento na tabela de classificação. Com 30 pontos ganhos, a equipe pernambucana aparece no 13º lugar. Na próxima rodada, o time alvirrubro enfrenta o Flamengo, nos Aflitos, às 18h20 do próximo sábado.
Todos os Resultados
> Sáb, 27/09/2008
18:20 Goiás 3x0 Vitória
18:20 Flamengo 2x1 Sport
18:20 Atlético-MG 0x0 Figueirense
> Dom, 28/09/2008
16:00 Ipatinga 3x1 Vasco
16:00 Coritiba 1x1 Atlético-PR
16:00 Náutico 0x0 Palmeiras
16:00 São Paulo 2x0 Cruzeiro
18:10 Botafogo 1x1 Fluminense
Próxima Rodada
> Qua, 01/10/2008
20:30 - Fluminense x Goiás
> Qui, 02/10/2008
20:30 - Cruzeiro x Sport
20:30 - Vitória x Portuguesa
> Sáb, 04/10/2008
16:00 - Ipatinga x São Paulo
16:00 - Palmeiras x Atlético-MG
16:00 - Grêmio x Botafogo
18:20 - Náutico x Flamengo
18:20 - Vasco x Figueirense
18:20 - Santos x Atlético-PR
18:20 - Coritiba x Internacional

Alonso vence 1ª prova noturna; Massa é 13º

O piloto Fernando Alonso venceu o primeiro Grande Prêmio noturno da história da Fórmula 1. A corrida, tumultuada, foi disputada em Cingapura, na manhã deste domingo. Felipe Massa terminou no 13º lugar.

O segundo colocado foi o alemão Nico Rosberg, da Williams. Com o terceiro lugar, o britânico Lewis Hamilton chega aos 84 pontos com sua McLaren e aumenta para sete a vantagem para o vice-líder Felipe Massa.


A próxima prova da Fórmula 1 acontece no dia 12 de outubro, em Fuji, no Japão. Depois da prova em Xangai, o circuito de Interlagos recebe a última corrida, no dia 2 de novembro.

Em Cingapura, Felipe Massa largou em primeiro e liderava tranqüilamente. Na 15ª volta, Nelsinho Piquet bateu com sua Renault contra o muro e o safety car entrou na pista.

Logo depois do abandono do compatriota, foi a vez de Rubens Barrichello deixar a prova, aparentemente com problemas mecânicos em sua Honda, logo após voltar dos boxes.
Felipe Massa também resolveu parar. Por um erro da Ferrari, o brasileiro deixou os boxes com a mangueira de reabastecimento ainda conectada a seu carro.

Ele acelerou após ver a luz verde e saiu arrastando o equipamento. Depois de perder tempo, Massa voltou no último lugar. Para completar, ainda foi punido pela organização da prova e obrigado a passar pelos boxes.

Um dos mais cotados para largar na pole position, Fernando Alonso teve problemas no treino classificatório e saiu no 15º lugar. Neste domingo, no entanto, a sorte estava ao lado do bicampeão.

Como parou nos boxes antes do acidente de Nelsinho, o espanhol acabou favorecido pela série de incidentes e conseguiu sua primeira vitória desde que retornou à Renault, equipe na qual ganhou seus dois mundiais.

A 11 voltas do final, Massa ainda rodou e confundiu Adrian Sutil quando retomou o traçado. O alemão bateu e o safety car voltou à pista. Após a bandeira amarela, Alonso não teve problemas para garantir a vitória.

O último triunfo do espanhol havia sido no Grande Prêmio de Monza, no ano passado, pela McLaren. Na 800ª prova da Fórmula 1, Alonso conquistou sua 20ª vitória em 118 corridas. No total, ele soma 528 pontos e 50 pódios.

Confira as posições finais do GP de Cingapura:
1 - Fernando Alonso - ESP/Renault - 61 voltas - 1h49smin931
2 - Nico Rosberg - ALE/Williams - a 2s9
3 - Lewis Hamilton - ING/McLaren - a 5s9
4 - Timo Glock - ALE/Toyota - a 8s1
5 - Sebastian Vettel - ALE/Toro Rosso - 10s2
6 - Nick Heidfeld - ALE/BMW - 11s1
7 - David Coulthard - ESC/Red Bull - 16s3
8 - Kazuki Nakajima - JAP/Williams - 18s4
9 - Jenson Button - ING/Honda - 19s8
10 - Heikki Kovalainen - FIN/McLaren - 26s9
11 - Robert Kubica - POL/BMW - 27s9
12 - Sebastien Bourdais - FRA/Toro Rosso - 29s4
13 - Felipe Massa - BRA/Ferrari - a 35s1
14 - Giancarlo Fisichella - ITA/Force India - a 43s5
15 - Kimi Raikkonen - FIN/McLaren - não completou
16 - Jarno Trulli - ITA/Toyota - não completou
17 - Adrian Sutil - ALE/Force India - não completou
18 - Mark Webber - AUS/Red Bull - não completou
19 - Rubens Barrichello - BRA/Honda - não completou
20 - Nelsinho Piquet - BRA/Renault - não completou

De virada, Maria Clara e Carol levam título

Com uma virada espetacular no set decisivo, Maria Clara e Carol conquistaram neste domingo a etapa de Vila Velha, no Espírito Santo, do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na final, diante das arquibancadas lotadas da arena da Praia da Costa, as cariocas derrotaram Maria Elisa e Val por 2 a 1, parciais de 18/16, 23/25 e 15/13, chegando ao primeiro título do ano no campeonato.

Este foi também o segundo título de Maria Clara e Carol na temporada, elas foram campeãs do Aberto de Myslowice (Polônia) pelo Circuito Mundial, e o terceiro da parceria, vencedora ainda do torneio de Santos em 2007.

Como já é tradição, as duplas fizeram uma partida nervosa e equilibrada, embora Maria Clara e Carol tenham desperdiçado cinco match points no segundo set e permitido que as rivais levassem a definição para o terceiro.

"Faltou mais tranqüilidade para definir os pontos", admitiu a capitã Maria Clara, um dos destaques da decisão com saques potentes.

A tática de sacar em cima de Maria Elisa funcionou bem no primeiro set. Com dificuldades na recepção e no ataque, a jogadora pernambucana foi o alvo escolhido pelas filhas da ex-jogadora Isabel Salgado, que se mantiveram a frente do marcador desde o início.

No segundo set, as adversárias reagiram e, graças a dois aces de Maria Elisa e erros de ataque de Carol, abriram os três pontos que pareciam levar a equipe à igualdade. Mas Maria Elisa voltou a falhar em dois ataques no final e Maria Clara e Carol inauguraram uma série de chances de fechar o jogo que desperdiçaram.

"Time grande não pode errar desse jeito, e isso nos custou o set", analisou Maria Clara.
De volta à partida, Maria Elisa e Val lideram quase todo o tie break. E o jogo parecia liquidado quando elas estabeleceram o placar de 13/10. Um providencial tempo técnico, no entanto, devolveu a tranqüilidade a Maria Clara e Carolina.

Sem se assustar com a desvantagem, foram diminuindo a diferença ponto a ponto, contando também com a colaboração das rivais, que em um ataque pra fora de Val, deram o ponto da vitória às irmãs cariocas. "Foi o jogo de sempre contra elas, ali, sem favoritos. Mas tivemos o mérito de ir para dentro e não nos encolher. E ainda demos um pouco de sorte na definição do tie break, com os erros da Val", comentou Carol.

"Mudamos a estratégia, passamos a sacar na Val e, felizmente, deu certo", completou Maria Clara, que fez questão de ressaltar o perfeito entrosamento com a irmã mais nova, de apenas 21 anos.

"Temos uma química muito boa, nos completamos bem e é um prazer jogar com ela. Só nos desentendemos de vez em quando por causa de coisas bobas, como é normal entre irmãs", finalizou.

No retrospecto da temporada, cada equipe tem agora quatro vitórias no confronto direto. Maria Clara e Carolina, no entanto, devem subir no ranking do circuito brasileiro.
Elas chegaram ao Espírito Santo ocupando a terceira colocação, com o mesmo número de pontos de Larissa e Vivian, a quem bateram na véspera pelas semifinais.

Renata e Talita completam o pódio
Quartas colocadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, a carioca Renata e a alagoana Talita ficaram com a terceira colocação da etapa capixaba. Na disputa de terceiro lugar, elas bateram as paraenses Vivian e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 13/18, 18/16 e 15/12. "Encaramos este terceiro lugar como um bom resultado. Passamos por momentos de dificuldades na competição e conseguimos reagir. A derrota na semifinal foi muito difícil de ser digerida. Mas colocamos a cabeça no lugar e nos superamos para sair daqui com este terceiro lugar", avalia Renata. A 12ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, na cidade de Camaçari, na Bahia, que pela primeira vez receberá a competição.

Antes, as principais duplas do país disputarão a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes, a 17ª e antepenúltima etapa do Circuito Mundial, entre os dias 5 e 10 de outubro. No feminino, o Brasil tem quatro parcerias inscritas: Ana Paula/Shelda, Maria Clara/Carol, Maria Elisa/Val e Leila/Bárbara Seixas.

Cuba repete 2000 e derruba Brasil na final

A seleção de Cuba conquistou o bicampeonato da Copa América de vôlei ao derrotar o Brasil na final da competição, neste domingo. O jogo, disputado em Cuiabá, terminou com o placar de 3 sets a 2, parciais de 26/24, 19/25, 27/25, 16/25 e 15/9.

Foi a segunda conquista de Cuba na competição. O primeiro título dos cubanos no torneio foi vencido também no Brasil, em São Bernardo do Campo, em 2000. Na decisão, a vitória também foi contra a Seleção - o time verde e amarelo, aliás, jamais venceu uma edição da Copa América jogando em casa.

Depois de um primeiro set equilibrado - e que acabou com vitória cubana por 26 a 24 -, os comandados de Bernardinho melhoraram no segundo set. Os brasileiros diminuíram a quantidade de erros e abriu uma boa vantagem no placar, o que possibilitou ao time verde e amarelo fechar a parcial em 25 a 19.

No terceiro set, porém, Cuba voltou a impor seu jogo e, após várias trocas de liderança no placar, fez 2 a 1 após um erro de ataque de Murilo. Os brasileiros reagiram no quarto set: chegaram a estar vencendo por 18 a 10, antes de fechar em 25 a 16 e forçar o desempate.

O Brasil começou bem o tie break, mas deixou Cuba crescer na partida, tanto que os visitantes abriram 10 a 5 no placar. Nem as broncas de Bernardinho surtiram efeito e, com um erro de saque de Bruno, Cuba fechou em 15 a 10 e garantiu o bicampeonato da Copa América.

Rossi leva título da MotoGP pela 6ª vez

O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, garantiu neste domingo, no circuito de Motegi, o seu sexto título na MotoGP ao vencer o Grande Prêmio do Japão. O piloto ainda tem mais dois títulos mundiais no motociclismo.

Rossi chegou à frente do australiano Casey Stoner, segundo colocado, e do espanhol Dani Pedrosa, terceiro, para ser campeão com três provas de antecedência.

Rossi não conquistava um título da categoria há dois anos. O australiano Casey Stoner levantou o troféu na última temporada e o norte-americano Nicky Hayden foi campeão em 2006.

Começando a prova na segunda fila, ele travou uma disputa acirrada pela ponta contra Casey Stoner e Dani Pedrosa, os dois que poderiam adiar sua comemoração. Mas na 14ª volta, assumiu a liderança de maneira definitiva para vencer sua sétima prova em 2008.

O calendário da MotoGP prevê ainda mais três etapas nesta temporada. A próxima será o Grange Prêmio da Austrália, dia 5 de outubro, no circuito Phillip Island.

Confira a classificação final da etapa:
1 - Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) - 43min09s599
2 - Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro) - a 1s943
3 - Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda) - a 4s866
4 - Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha) - a 6s165
5 - Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda) - a 24s593
6 - Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki) - a 25s685
7 - Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha) - a 25s918
8 - Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda) - a 26s003
9 - Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot) - a 26s219
10 - John Hopkins (EUA/Kawasaki Racing) - a 37s131
11 - James Toseland (GBR/Tech 3 Yamaha) - a 37s574
12 - Randy de Puniet (FRA/LCR Honda) - a 38s020
13 - Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro) - a 39s768
14 - Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team) - a 45s846
15 - Anthony West (AUS/Kawasaki Racing) - a 55s748
16 - Toni Elias (ESP/Alice Team) - a 59s320
17 - Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda) - a 1min12s398