TVGolo.com - Novos Golos

22 de set. de 2008

Hantuchova e Cibulkova vencem; Wozniacki decepciona

A eslovaca Daniela Hantuchova não decepcionou e confirmou seu favoritismo de sétima cabeça-de-chave do Torneio de Pequim, vencendo, nesta segunda-feira, a argentina Gisela Dulko por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1).


Com o triunfo, a 13ª melhor tenista do mundo espera a vencedora do confronto entre a eslovena Katarina Srebotnik e a tailandesa Tamarine Tanasugarn para saber quem será sua adversária na segunda rodada da competição chinesa.

Por sua vez, a dinamarquesa e nona cabeça-de-chave do evento, Caroline Wozniacki, não resistiu à espanhola Anabel Medina Garrigues, que venceu por 7/6 (7-3) e 6/4, avançando à próxima fase. Agora, a ibérica também está no aguardo para saber quem será a próxima adversária. Ela espera o resultado do confronto entre a húngara Agnes Szavay e a qualifier cazaque Yaroslava Shvedova.

A última partida do dia foi a vitória da embalada Dominika Cibulkova, da Eslováquia, sobre a freguesa Amélie Mauresmo, da França. Com o triunfo por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, a eslovaca garantiu sua terceira vitória sobre a rival, sendo a segunda seguida, já que elas também se enfrentaram na semana passada, em Tóquio.

Agora, Cibulkova espera a vencedora do jogo entre a russa cabeça oito, Anna Chavetadze, e a lucky loser tcheca Iveta Benesova para saber quem será sua próxima adversária.

Ex-goleiro do Palmeiras será titular no Liverpool

O goleiro Diego Cavalieri finalmente fará sua estréia como titular em uma partida oficial pelo Liverpool. Antes de iniciar o confronto contra o Crewe Alexandra, pela terceira fase da Copa da Liga Inglesa, o ex-arqueiro palmeirense foi elogiado pelo técnico Rafa Benítez.

"Diego Cavalieri é um profissional fantástico e que está aprendendo tudo sobre o futebol inglês. A Copa da Liga é uma competição muito importante e Cavalieri terá outras oportunidades pela frente", afirmou o comandante do Liverpool.

Benítez lembrou ainda que o estilo de jogo na Inglaterra é bem diferente do brasileiro, mas pelo que pôde acompanhar de perto na pré-temporada, Cavalieri tem tudo para realizar um bom trabalho no Liverpool e até disputar a titularidade com o espanhol Pepe Reina.

Para o guarda-metas, apesar de o adversário desta terça disputar a terceira divisão inglesa, o jogo não será fácil para o Liverpool. Assim, ele espera que a partida seja a primeira de muitas pelo novo clube.

"Disputei alguns amistosos na pré-temporada, mas a sensação de participar de um jogo oficial é diferente. Tenho um excelente relacionamento com Pepe Reina, mas vou fazer de tudo para buscar meu espaço na equipe", disse Cavalieri.

Fifa apresenta mascote oficial da Copa 2010

Restando 626 dias para o início da Copa do Mundo de 2010, a África do Sul, país-sede da competição, e a Fifa apresentaram, nesta segunda-feira, o mascote oficial do torneio: um leopardo que se chamará Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como "ZA", abreviação para África do Sul, mais "kumi", forma escrita do número dez em alguns países do continente.

O mascote da Copa africana foi apresentado a milhões de torcedores que compareceram ao evento de lançamento, em Johannesburgo. Inspirado em ídolos locais do futebol, seus criadores resolveram lhe dar cabelos verdes para que servisse de um "disfarce perfeito para se camuflar nos gramados".


"Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul, personificando a próxima Copa do Mundo. Estamos certos de que teremos muita diversão com ele, que nos guiará durante a Copa das Confederações (a ser disputada em 2009) e no Mundial", destacou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

O responsável pela criação do desenho foi Andries Odendaal, de Cape Town, enquanto as roupas e a fantasia ficaram sob a responsabilidade de Cora Simpson, de Boksburg.

"Zakumi é um orgulho sul-africano e, como tal, um embaixador ideal para o primeiro Mundial na África. Ele nasceu em 1994, no mesmo ano em que nosso país entrou na democracia. Ele é jovem, enérgico, inteligente e ambicioso, uma verdadeira inspiração para jovens e idosos, não só na África do Sul", disse Danny Jordaan, político local que atua no ramo esportivo e ligado ao comitê organizador da Copa.

Brincando com a imprensa, o ex-jogador Lucas Radebe, com passagem pelo Manchester United, disse ter se encontrado com Zakumi e analisou positivamente o novo mascote da Copa.
"Ele é extremamente orgulhoso de ser o mascote oficial e está determinado a ser o melhor acolhimento possível para todos os fãs que visitarão o nosso amado país. Tenho a certeza que ele vai ser um grande animador para os fãs e jogadores, bem como para todos nós e nossos filhos", concluiu.

A tradição de se ter mascotes nas Copas surgiu na Inglaterra 1966, com o leão Willie. Entre personagens pouco carismáticos e outros esquecidos, os mais lembrados até hoje são o menino Gauchito, da Argentina 1978, e o cachorro Striker, nos Estados Unidos 1994.

Confira a lista de todos os mascotes da Copa:Willie, um leão - (Inglaterra 1966)Juanito, um garoto com sombreiro - (México 1970)Tip e Tap, dois jovens - (Alemanha Ocidental 1974) Gauchito, um menino - (Argentina 1978) Naranjito, uma laranja - (Espanha 1982)Pique, uma pimenta - (México 1986) Ciao, um boneco - (Itália 1990) Striker, um cachorro - (EUA 1994)Footix, um galo - (França 1998) Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro - (Coréia do Sul e Japão 2002)Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante - (Alemanha 2006)

Zico acerta com time de Rivaldo no Uzbequistão

O técnico Zico acertou sua ida para o Bunyodkor, do Uzbequistão, equipe que já conta com o meia brasileiro Rivaldo.

Os dirigentes uzbeques enviaram uma cópia do contrato ao Brasil e o que há, até o momento, é um acerto verbal, segundo informou a assessoria de imprensa de Zico. O ex-jogador do Flamengo aceitou a proposta e viaja nesta segunda-feira para o Uzbequistão.

Segundo o porta-voz do técnico, o contrato terá a duração de um ano. No clube uzbeque, Zico vai substituir Mirdjalol Kasimov, que assumiu recentemente a seleção.

"Pela manhã aqui no Brasil, eu recebi a notícia de que na Ásia já falavam na minha contratação pelo time do Uzbequistão, o Bunyadkor. Já há um acerto verbal com os dirigentes do clube e estou embarcando hoje para a assinatura do contrato", disse.

Com as bases do contrato já acertadas, o ex-treinador do Fenerbahce terá que encarar uma longa viagem à Ásia. A primeira etapa será Paris, onde terá que esperar por 14 horas para um vôo à Turquia. De lá, o técnico embarcará para Tashkent.

Além disso, o técnico poderá assumir o cargo de consultor da seleção local. Mais cedo, a imprensa russa informou que, ao chegar em Tashkent, o ex-treinador do Fenerbahce vai se reunir com dirigentes da federação de futebol local.

A idéia dos cartolas é que Zico acumule as funções de técnico do Bunyodkor e consultor da seleção local.

"Bunyodkor e a federação querem que Zico assuma as funções de técnico do clube e consultor de Kasimov na seleção", publicou a imprensa russa.

"Prefiro dar mais detalhes quando eu estiver lá, mas a idéia é que eu retorne ao Brasil apenas no início de dezembro, após o término do campeonato nacional", disse Zico, em comunicado publicado no seu site oficial.

O acerto com Zico seria mais um passo no ousado plano de Mirabror Usmanov, presidente da federação local. O dirigente afirmou que o país vem investindo muito no futebol.

"O Governo vem fazendo um grande esforço para promover o futebol nacional, dando atenção especial às categorias de base, que vem recebe investimentos na infra-estrutura", disse.

"Muito dinheiro foi investido nos últimos dois anos, não só na construção de um novo Estádio Nacional, mas também nas categorias de base", completou Usmanov em entrevista ao site da Fifa.

No Bunyodkor, Zico terá a oportunidade de trabalhar, além de Rivaldo, com o zagueiro brasileiro Luisão e o atacante chileno José Luis Villanueva, ambos com passagens recentes pelo Vasco.

Excluída de Pequim, grega se defende

A atleta grega Fani Halkia chegou nesta segunda-feira à corte de Atenas para se defender da acusação de uso de drogas ilícitas durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

À época, a grega chegou a ser expulsa de Pequim. No entanto, Fani, como defesa, insiste que não usou medicamentos para melhora de desempenho de forma intencional.

Fani foi medalhista de ouro nos 400 metros com barreira dos Jogos de Atenas, em 2004, e testou positivo para o esteróide metribolone no último dia 16 de agosto.

Após 85 anos, Yankees se despedem de estádio

Maior vencedor da história do beisebol norte-americano, com 26 conquistas, o New York Yankees se despediu de seu estádio neste domingo. Com uma vitória por 7 a 3 sobre o Baltimore Orioles, a equipe atuou pela última vez no Yankee Stadium.

Diversas personalidades da história do Yankees foram ao estádio para prestigiar o time no local pela última vez. O primeiro arremesso do jogo foi feito, de forma simbólica, por Julia Ruth Stevens, filha do lendário George "Babe" Ruth, um dos maiores jogadores da história dos Yankees.

Depois da partida, torcedores e até mesmo jogadores escreveram nas paredes do estádio e tentaram levar alguma lembrança para casa, nem que fosse um pouco do gramado ou mesmo um pedaço das paredes.

Construído há 85 anos, o Yankee Stadium será demolido. Atualmente, está em construção o New Yankee Stadium, arena que será utilizada pela franquia a partir da próxima temporada.

Hamilton depõe para buscar pontos perdidos

O piloto britânico Lewis Hamilton já se apresentou nesta segunda-feira à Corte de Apelação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para prestar depoimento sobre o recurso da McLaren contra a punição que o inglês recebeu após o GP da Bélgica.

Na ocasião, Hamilton foi punido com 25 segundos depois da corrida em Spa-Francorchamps, pois os comissários de pista julgaram que o inglês foi beneficiado ao cruzar a chicane durante a disputa pela liderança com o finlandês da Ferrari Kimi Raikkonen.


Assim, Hamilton, que havia vencido a corrida, caiu para o terceiro lugar da prova, permitindo que Massa e Nick Heidfeld ocupassem a primeira e a segunda colocações.

O piloto está na capital francesa junto do chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, seu engenheiro de corrida, Phil Prew, o diretor de assuntos jurídicos da equipe, Tim Murnane, e o representamente jurídico, Baker McKenzie.

Apesar da apelação da McLaren, Whitmarsh não está confiante em uma alteração de resultados.
"Nós esperamos que isto aconteça (devolução dos pontos, mas claramente está fora de nossa alçada. Tudo o que podemos fazer é apresentar os fatos", disse para o Autosport.

Caso tenha sua apelação aceita, Hamilton alcançará 82 pontos no campeonato, aumentando para sete a vantagem sobre Massa, que atualmente está em segundo e apenas a um ponto do inglês.
"Não estamos contando com esses pontos. Nós estamos liderando o campeonato de pilotos por um ponto e pensamos em aumentar a diferença na próximas corridas", afirmou o chefe da McLaren.

Dentinho aguarda 2009 para se destacar na Série A

Com 11 pontos de vantagem na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem boas chances de voltar à elite na próxima temporada. Na Série A, Dentinho espera ter mais espaço para se destacar. Ele reclama da forte marcação das equipes que estão na Série B.

"A Série A é um pouco diferente da B. Na primeira divisão, a gente tem um pouco mais de espaço. Os adversários não ficam tanto na cola, e os campos são melhores", disse Dentinho, satisfeito com os resultados obtidos em 2008.

"Depois de uma tristeza muito grande de cair para a Série B, esse ano está sendo espetacular para mim. Já comecei muito bem, sendo a revelação do Campeonato Paulista. Espero que a próxima temporada seja ainda melhor", projetou.

Apesar de incomodado com seus marcadores, Dentinho evita atritos durante as partidas do Corinthians. "Procuro me proteger ao máximo. Também não fico brigando porque depois, no futuro, o outro atleta poderá estar jogando ao meu lado", explicou o atacante, recuperado recentemente de lesão no tornozelo.

Caçado em campo ou não, o corintiano promete não mudar seu estilo de jogo. "Algumas pessoas ficam bravas quando passo o pé em cima da bola, mas a firula é uma coisa minha. Não tem como tirar", avisou o atacante do time alvinegro.

Resumão - Brasileirão Série A (26ª rodada)

Resultados
Sábado
18h20 - Fluminense 2 x 3 Coritiba
18h20 - Atlético-MG 2 x 1 Náutico
18h20 - Serra Dourada Goiás 4 x 1 Santos

Domingo
16h - Portuguesa 3 x 1 Botafogo
16h - Atlético-PR 0 x 0 Grêmio
16h - Sport 0 x 0 São Paulo
16h - Figueirense 3 x 4 Cruzeiro
18h10 - Internacional 1 x 0 Vitória
18h10 - Flamengo 1 x 0 Ipatinga
18h10 - Palmeiras 2 x 0 Vasco

Proxima Rodada
> Sáb, 27/09/2008
18:20 - Goiás x Vitória
18:20 - Flamengo x Sport
18:20 - Atlético-MG x Figueirense


> Dom, 28/09/2008
16:00 - Ipatinga x Vasco
16:00 - Coritiba x Atlético-PR
16:00 - Náutico x Palmeiras
16:00 - São Paulo x Cruzeiro
18:10 - Botafogo x Fluminense
18:10 - Internacional x Grêmio
18:10 - Santos x Portuguesa